PplWare Mobile

Router Fiber Gateway MEO: Como ligar um segundo router?


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Rafael Oliveira says:

    Para que colocar um segundo router? os novos routers da operadora já começam a ser bons o suficiente. Não vejo vantagens em colocar outro router.

    melhores cumprimentos.

    • Casimiro Alves says:

      as vantagens sao para os clientes empresariais!!! Finalmente fazer barulho deu sucesso!

    • Miguel Ribeiro says:

      Eu vejo imensas vantagens, como tal, uso outro router ligado ao da operadora.
      Depende das necessidades.
      No meu caso, uso o Asus RT-AC5300, que faz muito mais do que o router da operadora.

      • Nathan Yure says:

        Eu tenho um router Asus RT-AC 3200 e o que me fez decidir qual operadora contratar foi exatamente a possibilidade de usar um segundor router.

    • Francisco Esquina says:

      Podes não ver, mas elas existem.

    • Alexandre Machado says:

      Discordo, também uso dois routers RT-AC87U (Divisão de Baixo) e RT-AC88U (Divisão de Cima) e tem mais funcionalidades e actualizações versus os das operadoras.

    • Joao says:

      Por exemplo para alterar o servidor de DNS, coisa que esta’ (na minha opiniao) estupidamente bloqueada neste equipamento.

    • arc says:

      Claro, bons o suficiente, mas ainda muito restritivos em termos de funcionalidades extra para um utilizador avançado. Daí a recorrência para quem pode e deseja funcionalidades mais avançadas, a optarem por routers que não se encontrem sob a alçada de um ISP.

    • rfas says:

      Boas
      Na sexta feira passada, estava com esta necessidade, pois por DMZ não funcionava exactamente como eu queria, principalmente na questão do acesso externo via ddns. Hoje sai esta noticia e fui verificar e já lá estava a dita opção e funciona bem!

    • Hugo Freitas says:

      Eu uso um router meu maioritariamente por privacidade. Não me agrada ter alguém do ISP com autorização para me andar a vasculhar a rede doméstica.

  2. Fernando says:

    Como actualizo o firmware??!!

  3. arc says:

    Nada como esperar pela actualização do firmware via ISP, isto no caso de ser possuir o Router Fiber Gateway da MEO.

  4. Mc says:

    Instalaram-me a semana passada quando migrei para pacote giga. Este meu S6 edge sò liga à net via vpn senão è uma lentidão, quer em 2.4 quer em 5 GHz. Tanto o Toshiba como o Vaio idem aspas. Os fixos têm os dns da google. Deve ser a Sofia…boa m###a

  5. Bruno Neves says:

    Eu tenho a minha box ligada a um segundo router, que esta a uns 20m do da meo. So que o router so permitia velocidades ate 100mbs (tenho net de 200mb)
    Entao comprei um novo, com norma AC e que aguenta at 1000mbs, mas agora ao ligar o cabo do novo router a box ela so consegue dar cada canal 10s e depois vai abaixo?
    Este metodo vai resolver este problema? ou algum conhece uma possivel solução?

    • Diogo says:

      Viva,

      Tens de desactivar a opção IGMP Snooping, tambem conhecido por “multicast filter” no teu segundo router.

    • Bruno says:

      Este novo router com norma AC está ligado ao router da MEO ou funciona como router independente?
      Vê se encontras uma opção no router chamada IGMP Snooping e ativa.
      Nos routers Asus podes encontrar esta opção em “Lan” – > “IPTV”
      Eu tenho as opções IGMP Proxy e IGMP Snooping ativas e funciona bem

      • Bruno Neves says:

        O meu router da MEO esta no sotao, onde a ligação entra em minha casa, e posteriormente vem um cabo pela parede ate a sala onde ligo ao router e depois a box, para ela desbloquear os canais.
        So que com este novo router da Xiaomi, a box bloqueia passado 10s.
        OK, quando chegar a casa vou tentar encontrar essa opção, não sei ser facil pq na interface web esta tudo em ingles XD

  6. Mc says:

    Instalaram-me a semana passada quando migrei para pacote giga. Este meu S6 edge sò liga à net via vpn senão è uma lentidão, quer em 2.4 quer em 5 GHz. Tanto o Toshiba como o Vaio idem aspas. Os fixos têm os dns da google. Deve ser a Sofia…boa m###a

  7. Boneco dos bots says:

    Ainda não tenho este firmware, como posso pedir atualização?

  8. Bob says:

    FINALMENTE!!!! 😀

    É dificil ter o modo bridge, para os clientes que quiserem usar…. não só empresariais (apesar de sim, agora já os considerar como hipotese para clientes).
    Quem não precisar, não se preocupem com o botão ali. Não incomoda.

    Assim que aparecer no meu, vou testar.

    • Bob says:

      Confirmo que ainda não tenho este firmware.
      Por outro lado, voltaram a alterar a password de acesso ao router, e deixar toda a gente aceder ao mesmo…..
      (dado que a password é pública…..)

  9. Raul Ramos says:

    Pera lá…. eu nem sequer tenho o primeiro de fibra (sem fibra na zona) já vós ides no segundo? 🙁 :P.

    Há muitas vantagens em colocar um segundo router mas por motivos de segurança é o meu motivo principal. substituir é melhor ainda. Quanto tempo leva uma operadora a corrigir uma falha? meses, no melhor das hipóteses semanas e depois de um par de anos provavelmente nunca e quem saberá ao certo que serviços o router têm que podem estar a fazer auditorias à rede interna mesmo personalizando o DNS visto a maior parte das transferências serem encriptadas. O meu segundo motivo é melhores ferramentas e mais personalizáveis, por exemplo o Dynamic DNS, a maioria tem uma dúzia de fornecedores o que eu uso tem trinta e tal (pfsense) sendo um deles genérico e personalizável, serviços como Snort ou Suricata (inspetores e bloqueadores de pacotes de fonte aberta), FreeRadius (servidor de autenticação e de contas). E não estou a falar de empresas, isto tudo em casa.

    Para quando uma operadora fornecerá uma config para usar e iniciar configurações em routers comerciais ou de fonte livre como pfSense. Eu sei que o telefone por ip precisa de ser configurável e compatível mas dariam alternativas. Porque tem que ser tudo material deles?

    Boa semana

  10. Balmer says:

    Noice.

    Para clientes Fibra NOS e Vodafone, isto é de momento possivel? NOS tinha ficado com a impressão que a opção tinha sido retirada por alguma razão, mas posso estar completamente errado.

    • Márcio Correia says:

      Boas,

      Pelo menos na NOS entrando com o super utilizador tens lá a opção, ainda pouco tempo adquiri um Asus AC87U e posso dizer que a diferença é do dia para noite… Não só a jogar e a navegar, mas também internamente (quem tem NAS e outras coisas como eu entende perfeitamente o que estou a dizer!!!).

    • Arlindo says:

      Sim, na NOS é possível em qualquer dos routers. Seleciona nas opções “ativar modo bridge”.

      Nos routers 1.0 – 3.0, tens de entrar com as credenciais: home_admin (user) + zonnetadmin (password)

    • Pedro says:

      Na NOS pode-se fazer outra coisa e evitar o modo bridge: ligas um cabo do ont a um switch. Do switch ligas um cabo ao modem da NOS e outro ao outro modem. Assim ficamos a trabalhar mesmo independente e com 2 ips

  11. Miguel says:

    Ola..
    Eu não tenho essa opcao. É porque o firmware ainda não foi actualizado??? Tenho um segundo router a 20 mts de distancia porque a minha casa tem 3 pisos e ele esta ligado ao router do MEO mas com DHCP desligado para ter wifi.

  12. Jorge Manuel Veloso Duarte says:

    Boa tarde já tenho essa versão do firmware e mesmo assim não consigo ativar essa funcionalidade

  13. Manuel says:

    Boas,

    E um tutorial para o modem da NOWO. Não há???
    Obrigado,
    Manuel

  14. Duarte says:

    A data da atualização disponibilizada está mal. Não foi a partir de 27-03-2018 mas sim desde 12-03-2018.
    Cumps

  15. Eugénio says:

    Tenho este router em casa, em termos de hardware parece-me ser bom. Já o software é bastante limitado e com alguns bugs. Por exemplo, tenho uma instância de nextcloud na rede local, na qual uso um domínio dinâmico para aceder, mas como o software está bugado não da para aceder localmente através do domínio. No pc dá para contornar a situação alterando “/etc/hosts”, mas no android não consigo alterar o ficheiro “hosts” porque não tenho os meus sistemas android com root. Ainda consegui aceder ao router através de ssh a ver se conseguia fazer qualquer coisa, mas as permissões do utilizador são muito limitadas. Se alguém conseguir root acces ao router, partilhem se faz favor.

    PS. Em suma, tenho a impressão que o software foi desenhado por engenheiros e desenvolvido por designers, ou então o controlo de qualidade da altice é inexistente.

    • Bob says:

      Só consegui descobrir o user: meo…. que só tem permissões de user, e não admin.
      Logo, estamos bastante limitados ao que podemos fazer. Daí que prefiro ter o meu própio router, como muita gente que não quer estar limitado.

  16. Cândido Daniel Rosa dos Santos says:

    Boas. Tenho impressora multifuncoes com ligação wi.fi mas não consigo ligar.
    Alguém já tem uma solução?

  17. Cândido Daniel Rosa dos Santos says:

    Boas. Tenho impressora multifuncoes com ligação wi.fi mas não consigo ligar.
    Alguém já tem uma solução?

  18. Bob says:

    Por acaso recebi uma chamada do suporte técnico da MEO, para resolver outro assunto, e perguntei sobre este firmware. E se seria possivel saber quando estaria planeado o upgrade na minha zona, ou se podia pedir para efectuarem a actualização.
    A resposta que obtive foi que, esta versão está disponivel, sim. Mas estava só a ser feito o upgrade, para clientes que estejam a pedir a opção de Bridge. (algo que peço, desde que existe MEO fibra!)
    Disseram que me ligavam dentro de 24horas, para o técnico ajudar com o pedido. Penso que vão efectuar o upgrade para o novo firmware. Estou à espera 🙂

  19. Bruno Mota says:

    Tenho este router há uma semana, e a performance do mesmo deixa muito a desejar, quero seja em WiFi ou por cabo.
    Com este router em modo bridge e com um TP-Link WR841ND, router bastante velho, com firmware Gargoyle, obtenho mais velocidade de download e de upload.
    Fiquei bastante decepcionado com o router da MEO.

  20. Sílvio Domingos says:

    Esta configuração já foi testada?
    Como fica o meogo e a possibilidade de utilizar o meo comando?
    Obrigado

  21. Samuel Viegas says:

    Qual a vantagem de ter mais um router a operar?

    • Sílvio Domingos says:

      Boas, na minha opinião tem algumas vantagens.

      Segurança: os routers dos operadores chegam a estar entre 6 a 18meses sem qualquer atualização.

      Privacidade: os operadores têm acesso ao equipamento deles e sabem o que está ou esteve ligado à rede local do equipamento, quem me diz que não há uma fuga de informação e alguém utiliza informação privilegiada para o mal?

      Controle total: com os equipamentos dos operadores não há muita coisa a fazer, por exemplo eu tenho num “site” com 3redes separadas estou a utilizar VLANs para o efeito, existem serviços que não gostam muito dos double-nat.

      Neste momento o “site” tem dois acessos um meo e outro só net gpon para poder gerir tudo com o meu equipamento, gostava de poder usufruir em pleno de tudo como “deveria” ter direito.

      (Nota: tenho estado a investigar e existem ISPs que dão os 3serviços mas pode-se escolher a instalação com equipamentos privados e eles providenciam as configurações necessárias, em Portugal é que parece ser algo de outro mundo)
      Cumps

      • Samuel Viegas says:

        Antes de mais, obrigado Silvio!
        Na segurança, consigo perceber a vantagem. Na privacidade tambem.
        Mas se depois o novo router vai estar ligado ao da meo, todo o trafego nao passará por lá? Entao estes dois aspetos continuam a verificar-se?
        No controle total, consigo perceber o uso de vlans para separar e tornar tudo mais logico, mas nao percebo o resto. Nao estou familarizado com gpon.
        Obrigado outra vez e cumps.
        Ps.- Se me conseguisses ajudar a perceber o resto ficava muito agradecido.

        • Sílvio Domingos says:

          Boas Samuel,
          Como falei anteriormente tens os três grandes pilares no meu ponto de vista a segurança, privacidade e o controle total, pelo que entendi percebeste estes meus três pilares, certo ?

          O resto, a ligação do teu router privado ao router da meo, é esta a grande dúvida ?!? , o equipamento da meo apenas ficaria a servir para transformar o tráfego de ETH para Fibra Ótica, visto que o tráfego ao sair pela porta wan do teu equipamento já vai encriptado.

          Se houver alguma dúvida disponha, tentarei me explicar da melhor forma. Cumps

          • Samuel Viegas says:

            Ok, só não entendi muito bem o controle total, mas isso pode-se dever à falta de conhecimento do que se pode fazer com redes de computadores.
            O resto já percebi, obrigado por explicar.
            Cumps

        • Sílvio Domingos says:

          Boas Samuel,
          Como falei anteriormente tens os três grandes pilares no meu ponto de vista a segurança, privacidade e o controle total, pelo que entendi percebeste estes meus três pilares, certo ?

          O resto, a ligação do teu router privado ao router da meo, é esta a grande dúvida ?!? , o equipamento da meo apenas ficaria a servir para transformar o tráfego de ETH para Fibra Ótica, visto que o tráfego ao sair pela porta wan do teu equipamento já vai encriptado.

          Se houver alguma dúvida disponha, tentarei me explicar da melhor forma. Cumps

  22. MF says:

    Viva só para vos comunicar este Router anuncia modo Brigde mas não funciona estou precisamente numa instalação e não funciona , é o que da fazer publicações sem testar os equipamentos .

    comprimentos a todos

    • Sílvio Domingos says:

      Boas MF,
      Verifique a versão do firmware ou tente forçar a atualização (desligar a fibra, botão reset e após ele reiniciar voltar a ligar a fibra).

      Estou a utilizar a funcionalidade em pleno em alguns locais diferentes.

      Cumprimentos

  23. Bruno Santos says:

    Boas gostava de fazer o mesmo mas o meu router é um Technicolor TG784n v3

    Algum tutorial por aí que sirva?

    Obrigado

    • Alexandre says:

      Boa Tarde,
      Aproveito para informar que simplesmente não é possível, eu estive em debate com a meo durante 1 semana onde fui enviado entre as diversas linhas de suporte (16200 > 16209 > 16202) onde cada qual me informava “Tem que ligar para a linha x”. No entanto, fartei-me da situação e abri uma reclamação escrita via site, ameaçando o abandono da mesma e expus que “apenas” necessitava do modo bridge no meu router como outras operadoras já possuem, ao fim de 2 / 3 dias fui contactado para efetuar a troca do router por um meo TG789vac v2 que já possui a funcionalidade desejada com o mesmo interface que o TG784n v3, até ao momento tem funcionado na normalidade, no entanto, o meu conselho para o Bruno, se for cliente meo, deve falar diretamente com os serviços 16209 (Serviço de suporte tecnologico da meo, visto que são os únicos que podem resolver a situação, o 16202 só presta serviço de suporte informático),

      Notas Importantes:

      1. A meo vai tentar persuadir a efetuar um upgrade ao firmware do router que possui atualmente, o que não vai resultar devido a ultima firmware da meo para o TG784n v3 nunca ter possuido suporte a bridge mode. O que no meu caso, quando efetuaram o upgrade da minha firmware, fui confrontado com o “tecnico” que me respondeu ao telefone quando confrontando com a minha questão pela qual foi solicitado relativamente ao Bridge Mode, “Quanto a essa situação eu não sei, terá que ver o senhor”, o profissionalismo na resposta infelizmente.

      2. Aquando da substituição do router, reforço a palavra substituição, foram 2 tecnicos apenas para substituir um router, no qual, ambos me disseram quando confrontados com a questão que levou a ser trocado o router, “Bridge Mode? Não sei o que é isso, nós não temos formação para isso”.

      Enfim um rodopio resolvido apenas com a substituição do router por um TG789vac v2 e com conhecimentos técnicos próprios.

      • Bruno Santos says:

        Obrigado Alexandre,

        O que dizes da solução da ASUS – http://asus-portugal.com/isp-config/

        Será que não temos o controlo da MEO a nível de TS e outras limitações que eles impoe no router deles?

        E os Draytek será que não dava para substituir o router da MEO?

        Pelo que estou a entender o problema é o Router da Meo em fazer Bridge? e daí não dar para meter um segundo router só para controlar a net?

        Obrigado

        • Alexandre says:

          Boa Tarde Bruno,

          Por experiência própria, Asus funciona perfeitamente em substituição do router da meo (excepto telefone fixo devido a inexistência de saida RJ11), são routers mais potentes devido as suas tecnologias existentes nos routers que possui uma diversidade desde utilizador base até avançado, incluindo, uma velocidade e segurança excepcional,

          Neste momento possuo RT-AC88U (Configurado via IPTV – Perfil ISP: Meo) > AiMesh RT-AC86U & RT-AC68U (Para uma melhor abrangência de sinal), ainda ligado via bridge mode no RT-AC88U, encontra-se o router da meo apenas para o telefone fixo.

          Espero ter ajudado.

  24. Bruno Santos says:

    Mas eu consigo arranjar um TG789vac v2 para meter em minha casa, agora a questão é configurar esse router, se ligar diretamente fico com a Net e os serviços a dar?

    Só para relembrar que eu tenho é ADSL e não FIBRA

    • Alexandre says:

      Caso o TG789vac v2 em questão possuir a interface da meo, penso que sim, no entanto, sem certeza absoluta, visto que em alguns casos, precisam de associar o Mac Address do router para obter certas funcionalidades.

      • Bruno Santos says:

        Boas já consegui, troquei os router e fiz reset ao router no novo e ele registou-se na rede e já tenho o router com a opção de bridge.

        Agora a solução é comprar um novo router para depois ligar a este novo.

        Já consigo fazer as ligações como está aqui

        http://asus-portugal.com/isp-config/tutorial-meo.html

        Voces foram uma máquina, vamos a ver se eles agora não bloqueiam o Bridge neste router….

        • Bruno Santos says:

          Obrigado por toda a tua ajuda, agora é comprar um novo router…

          Mas diz-me uma coisa, o login da net é sempre feito no router da meo?

          Ou

          Tenho de meter os meus dados no router novo?

          Se assim for como consigo a password, já que o login esse na area de cliente aparece-me lá…

          Abraço

          • Alexandre says:

            Bruno,
            Não precisas de colocar os dados de login, desde algum tempo atrás os routers já não necessitam de login, a autenticação faz-se toda via modem por mac address, logo, se quiseres colocar um router a fazer gestão diretamente do modem da meo, pode o fazer, desde que tenha opção disponível para perfil de ISP, como neste caso, da Asus e mais algumas marcas.
            Na minha opinião pessoal, recomendo o uso pela seguinte organização – Modem > Router (Pessoal) > Bridge (Router Meo – Para uso de telefone e recomendo desligar o wifi), por norma, os routers em mercado costumam ter uma tecnologia melhor do que os contratados a operadora, e, a gestão interna fica toda da sua responsabilidade, incluindo a(s) box(s).

  25. Bruno Santos says:

    Mas eu consigo arranjar um TG789vac v2 para meter em minha casa, agora a questão é configurar esse router, se ligar diretamente fico com a Net e os serviços a dar?

    Só para relembrar que eu tenho é ADSL e não FIBRA

  26. Bruno Santos says:

    Boas,

    Foi só ligar o router e ele fez tudo o resto sozinho e ficou a funcionar.

    Agora como tenho uma linha analógica só ADSL (3 Play) ia meter um Draytek 2820, mas pelo que me disseram com este router nem preciso do router da MEO para nada.

    Que dizem?

    • Alexandre says:

      Na sua segunda linha, penso que está a referir ao Modem e não ao router em si?
      Caso seja, não tenho 100% certeza do que lhe vou referir mas se colocar um equipamento que não o modem ou modem / router da meo em primeiro lugar, não sei se levanta a questão do Mac Address associado, visto ser ADSL e não fibra, caso não se levante, deverá ser necessário configurar o Utilizador e Password… mas como lhe indiquei, na ADSL já não me recordo do funcionamento exacto do modem em si.

  27. Sor says:

    Desculpem a ignorância, mas nesse modo bridge, o router MEO continua a ter uma rede wifi?
    Se sim, são duas redes com credenciais diferentes?
    Obrigado.

    • Alexandre says:

      Correto, pode ter o seu router meo com rede wifi com diferentes credenciais do router em modo bridge.
      Ou então, pode colocar credenciais identicas em ambos os routers, e os seus equipamentos irão sempre detetar qual a melhor rede a ligar, que, não aconselho sendo redes internas diferentes.
      O modo bridge apenas vai possibilitar que um segundo router possa obter a ligação direta a internet, obtendo o seu proprio ip, deixando de haver interação de rede interna entre ambos.

      • jorge says:

        tenho o router tp-link ligado a router da meo(ultimo firmware) atravez de rede de eletricidade(powerline) e quero saber caso ativo o modo bridge isso vai continuar a funcionar?
        a miniha box e ligada atravez do wifi do router meo

        • Alexandre says:

          Bom Dia Jorge,
          Sendo Ethernet por cabo ou rede eléctrica, não irá ter variações, sendo que o método “teórico” de funcionamento será o mesmo, por isso sim, vai funcionar da mesma forma,
          Tenha apenas em atenção que, a partir do momento em que ativar o bridge mode (Por norma, Porta 4), o router da tp-link não terá qualquer comunicação interna com o router da meo.

          • jorge says:

            Obrigado pela resposta Alexandre,sim funciona em modo bridge(porta 4meo—» porta wan tp-link),a outra questao e se os 2 routers tem o dhcp ativo isso nao vai entrar em conflito na atribuiçao dos ip? Tem alguma influencia se as duas redes wifi tem o mesmo ssid com mesmas credenciais mas nos canais deferentes?
            Obrigado e desculpa a ignorancia

          • Alexandre says:

            Jorge, não tem que pedir desculpa, somos eternos aprendizes… quanto a sua questão, referente ao dhcp, não irá ter qualquer problema, sendo que cada router funciona como estivesse ligado directamente ao modem / internet, no entanto, por via das dúvidas, pode sempre usar uma gama diferente para o seu TP-Link “192.168.2.x” para diferenciar a rede interna de cada router.
            Quanto a sua outra questão, se ambos os routers obterem o mesmo SSID independentemente do canal usado, poderá deparar-se com problemas de instabilidade, sendo que coloco o seguinte paradigma: “Caso se desloque da divisão A para B, o seu equipamento irá dar preferência ao router com mais sinal, no qual pode vir a obter um novo ip externo, os programas que poderá ter em funcionamento poderão requerer nova autenticação devido a uma alteração repentina de IP”, ou mesmo, “acesso a um equipamento que esteja ligado unicamente a um dos routers com um ip interno fixo”, no entanto, caso estejamos a colocar a perspectiva como equipamentos fixos, ai sim, não existirá grandes problemas em usar o mesmo SSID, visto que o seu equipamento irá sempre usar o SSID com mais força de sinal.

          • jorge says:

            Obrigado pela explicaçao Alexandre,fez a minha pesquisa e tens razao,a ligaçao “bridge” implica 2 redes totalmente isoladas uma de outra (vlans) mas para a minha tranquilidade mudei os ip”s dos routers de seguinte maneira; router meo ip 192.168.1.10 e router tp-link 192.168.2.10.
            Em relacao ao wifi gostava de ter uma ligacao constante com os AP”s mesmo em movimento dentro de casa sem ligaçao a cair(seamless roaming) mas isso tem a ver com redes “mesh” ja e outro topico.
            Resumindo e concluindo estou muito satisfeito com a atual configuraçao de rede,mais uma vez obrigado pela ajudinha e as dicas Alexandre

          • Alexandre says:

            Jorge,
            Entendo, não querendo desfazer que já possui um router TP-Link, os routers Asus tem uma tecnologia muito interessante chamada “AiMesh”, provavelmente nas suas pesquisas também poderá ter deparado com tal, e que possui uma estabilidade muito grande, para um futuro próximo. Ainda bem que ficou tudo esclarecido.

  28. Sor says:

    Obrigado, pela clara explicação.
    Tendo eu ainda um MEO Technicolor TG784nv3, se eu ligar outro router ao TG784nv3 por ethernet e configurar essa ligaçãoo como DMZ, no TG784nv3, consigo obter o mesmo resultado?
    Questões:
    1) É possível desligar o WiFi do TG784nv3? Como?
    2) Ao configurar essa porta como DMZ estou a comprometer a segurança das restantes portas ethernet/WiFi do TG784nv3, ou esta porta vai funcionar como uma espécie de VLAN?
    3) Este router não está no site

    • Alexandre says:

      Sor,
      O resultado via DMZ do router TG784nv3 infelizmente tem um resultado praticamente nulo para o que pretende, o DMZ neste mesmo router na pratica “não funciona”, provavelmente, devido a sua firmware que não se encontra corretamente “configurada” ou “construída” para o âmbito.
      Respondendo as suas perguntas:
      . “…consigo obter o mesmo resultado?” – Infelizmente, não, neste caso o DMZ encontra-se com constrangimentos devido a sua firmware. Mesmo que funciona-se como devia, iria obter o mesmo resultado que o Bridge, no entanto, o DMZ devido a sua funcionalidade que pode comprometer a segurança do utilizador, não é suportado por diversos serviços de jogos e aplicações.
      1) Sim, pode seguir o exemplo indicado no site do pplware – https://pplware.sapo.pt/tutoriais/5-coisas-pode-router-da-meo/ tem os sítios indicados, no entanto se precisar de ajuda, tentarei dar-lhe as instruções detalhadas.
      2) Apenas um mac address pode ficar associado ao serviço DMZ (No caso do router meo), logo, não existe o risco de ficar com portas ethernet ou wifi em risco. VLAN não se aplica bem aqui, visto que tem outro propósito e não abre “as portas” de um dispositivo diretamente a internet.
      3) Não sei que site se está a referir, mas, caso seja o da Meo, é normal, sendo que este router foi substituido pelo TG789 vac v2.

      • Sor says:

        Alexandre, obrigado mesmo pela ajuda preciosa.
        A última questão saiu truncada mas era sobre a possibilidade de ligar o Asus RT-AC86U diretamente à ont da MEO, mas penso que já percebi que, para isso funcionar, a MEO tem de permitir associar o endereço MAC desse router aos serviços deles. Hoje fiz um pedido para o 16209. Ficaram de me responder para a semana.
        Mais uma vez, obrigado.

        • Alexandre says:

          Sor,
          Caso utilize IP Fixo ou serviços específicos de associação IP, a meo terá que associar o seu mac address, caso não, pode fazer a sua ligação diretamente ao seu router sem qualquer preocupação, irá suportar diretamente o seu Router RT-AC86U, tendo apenas o cuidado na tab IPTV de selecionar o perfil “meo”.

  29. Sor says:

    Obrigado, pela clara explicação.
    Tendo eu ainda um MEO Technicolor TG784nv3, se eu ligar outro router ao TG784nv3 por ethernet e configurar essa ligação como DMZ, no TG784nv3, consigo obter o mesmo resultado?

  30. Sor says:

    Peço desculpa pela confusão. Tinha uma série de questões , mas depois achei que eram demasiadas e fora do âmbito deste artigo.

  31. Sor says:

    Mas este modelo não tem perfil da MEO, só da Vodafone.
    Ao ligá-lo diretamente ao Ont, não dá acesso à net e diz para contactar o meu fornecedor ISP para resolver os problemas de DHCP na root.
    Fazendo uma pesquisa na net, encontro indicações de ter a ver com o mac address, pelo que aguardo o contacto da MEO para ver se resolvo isso.
    Já agora, se eu ligar o Asus a uma porta LAN do TG784nv, para depois ter um gravador de Videovigilância ligado ao Asus com acesso ao gravador por telemóvel do exterior, por VPN server no Asus, o facto de passar pelo TG784nv causa problemas em ver as imagens (atraso excessivo ou menor resolução)?
    Obrigado.

    • Alexandre says:

      Sor,
      Peço desculpa mas penso que existe algum lapso, provavelmente não tem a firmware do router da asus atualizado, sendo que, possuo o RT-AC68U, RT-AC88U e RT-AC86U em modo AiMesh e Node, inclusive na empresa possuo o RT-AC87U, e todos os equipamentos possuem perfil ISP Meo, sendo que, a firmware da Asus é toda feita na mesma “base” para os modelos indicados, obviamente com os blobs diferentes para cada modelo, poderia indicar se a firmware que possui é a ultima indicada pela Asus?

      Nota a Parte: Caso não use o sistema AiMesh do Router Asus, recomendo o uso da firmware do RMerlin, irá sentir a diferença garantidamente no seu caso, devido ao uso de VPN.

      Quanto ao que me indica referente ao sistema de videovigilância para acesso no exterior via VPN, teremos que pensar que cada equipamento irá sempre retirar uma percentagem a velocidade do sinal, no entanto, em Bridge Mode, essa situação é infima devido ao redirecionamento direto. O TG784vn no meio vai ser uma autentica dor de cabeça, se fosse a si, apresentaria uma reclamação e consequente pedido de troca do seu router por um TG789vac v2 afim de ter a funcionalidade desejada “Bridge Mode”, ficaria com a situação resolvida, caso, o seu asus, não tenha o perfil indicado da meo, que deveras é muito estranho.

      • Sor says:

        Alexandre,
        Eu atualizei para o Fw 3.0.0.4.384.45149, depois de comprar o router.
        Antes de comprar, como este é um dos routers mais recentes e não vinha na lista da ASUS Pt como dando para MEO, perguntei para o suporte técnico e eles disseram que dava, bastava ligar ao Ont e configurar. O certo é que dá o erro da DHCP e fazendo login no router ele só tem a Vodafone, não tem a MEO.
        Quanto ao Merlin, queria primeiro pôr a funcionar com o Fw original (sou um nabo em aprendizagem) e só mais tarde dar o salto, até porque quero ter a certeza que fica tudo a funcionar bem, pois disseram-me na ASUS que se mudar para Merlin, perco a garantia.
        Obrigado.

      • Sor says:

        Olá Alexandre,
        É só para deixar um ponto de situação. Não consegui a troca do router MEO, mas consegui que me pusessem um novo firmware no TG784nv3 e já tenho rede convidado, modo bridge e muitas outras funcionalidades.
        Obrigado.

        • Alexandre says:

          Boa Tarde Sor,
          Muito estranho, o seu router da Meo é totalmente branco ou branco e preto? Sendo que a mim fizeram exactamente o mesmo procedimento e não possibilitou o uso de Bridge Mode na propria firmware, mas, sendo assim é bom sinal que ficou resolvido.

          • Sor says:

            Alexandre,
            O meu router é branco e preto. Disseram-me que era uma versão beta e que deve ser disponibilizada para atualização automática em 1 a 2 meses. O certo é que está a funcionar, Fw 10.5.8.U variante FV.

  32. Alexandre says:

    Sor,
    Se verificar no link da Asus referente aos equipamentos disponíveis com a respectiva compatibilidade as operadoras (Pesquisando “Asus Portugal ISP config”), a Asus nunca mais actualizou esse mesmo site, visto que todas as firmwares (Superior a 3.0.0.380.x) possuem os ISP’s das 3 operadoras portuguesas, por algum motivo, o seu router não está assumir o ISP da meo estranhamente,

    Verifiquei novamente o meu node do RT-AC86U, com a firmware de origem “Versão atual : 3.0.0.4.384_45149-g467037b” e possui, adquiri igualmente recentemente,

    Faça apenas o seguinte teste afim de verificar que realmente não existe, verifique directamente na página gestão do seu router em LAN > IPTV:

    – Seleccionar Perfil ISP: meo (Por norma antes da “vodafone (Portugal)”)
    – Escolha uma porta…: LAN 4 (Por default após selecção do Perfil ISP)
    – Usar rotas para o dhcp: “Microsoft”
    – IGMP Proxy: “Ativar”
    – IGMP Snooping: “Ativar”
    – UDP Proxy: 0

    Caso não resulte, recomendo que fale com a meo directamente nos pontos que lhe indiquei, o 16209 é a única linha que necessita de falar, eles vão tentar enviar para o 16202 (Apoio tecnico informatico) mas irão apenas indicar que necessita de pedir a substituição do seu router meo ou update de firmware, insista que já foi informado que apenas o router TG789 vac v2 contem a funcionalidade que pretende “Bridge Mode”,

    Ultimo ponto, o Merlin usa suporte direto pela Asus para as suas firmwares, visto que o seu interface é unicamente um melhoramento da firmware da asus, logo, a titulo pessoal e por já ter efectuado a alteração de firmware em todos os meus routers, posso garantir que é bastante simples o procedimento e não corre o risco de ficar com um pisa papeis como com outras firmwares open source, o Merlin o que faz é as correcções atempadas e melhoramento de código originalmente lançado pela marca, o interface é todo igual com excepção de não ter incluido o serviço AiMesh, para que, alguém que use apenas um router não compensa manter a firmware da marca. Outro ponto positivo é que existe a facilidade de flashar entre a firmware do merlin e da marca sem necessitar de fazer reset, e não, não invalida a garantia mesmo que tenha algum problema futuramente, bastará flashar novamente a firmware original antes de mandar para reparação. No entanto, entendo perfeitamente a sua posição e sendo que como o próprio Sor indica que não tem muita experiência, então sim, recomendo ficar com a original até ter a certeza que o mesmo funciona correctamente. Ultimo ponto, a firmware do Merlin inclui igualmente o perfil ISP da meo, reforçando o meu estranhamento de não ter disponível no seu router.

    • TiagoDM says:

      Boas Alexandre,

      O meu rt-ac86u nao possui perfil para a meo. pode fazer referência ao firmware que possui? nao consigo ligar nem por nada…

      • Alexandre says:

        Boa Tarde TiagoDM,
        Se verificar nas minhas respostas abaixo, pode proceder manualmente com as seguintes configurações:

        – Seleccionar Perfil ISP: manual
        – Internet VID: 12 | PRIO: 0
        – LAN Port 4: Blank | PRIO: 0
        – LAN Port 3: Blank | PRIO: 0

        – Usar rotas para o dhcp: “Microsoft”
        – IGMP Proxy: “Ativar”
        – IGMP Snooping: “Ativar”
        – UDP Proxy: 0

        A firmware dos meus 3 routers (RT-AC88U, RT-AC86U e RT-AC68U) encontra-se na firmware de origem nr 3.0.0.4.384_45149, o meu 4 router (RT-AC87U) encontra-se com firmware do merlin, no entanto, todos possuem perfil ISP meo.

  33. Sor says:

    Alexandre,
    para já mais um muito obrigado pela disponibilidade em ajudar.
    A minha versão de fw é exatamente = à sua.
    Seguindo os seus passos, antes de Vodafone Portugal) tenho Maxis-Fiber-Special, não tenho Meo.
    Assim, deixando ISP Profile = None e escolher manualmente Lan4, IGMP Proxy vem Disabled por defieto, com a mensagem de erro “Due to hardware limitation, IGMPproxy cannot co-exist with IPTV function). Mas, isto não deve ter significado, pois não escolhi o perfil Meo.
    Quando atualizei o firmware, escolhi a versão mais recente da Asus pois para este router não havia Fw final Meo, mas o router confirma que tenho a mesma versão que o seu, pelo que não entendo.
    Valerá a pena repor configuração de fábrica e voltar a atualizar o firmware?
    Obrigado.

    • Sor says:

      Alexandre,
      penso que inicialmente fiz o update automático.
      Agora fui buscá-lo e fiz manualmente e está tudo igual.(???)

      • Alexandre says:

        Sor,
        Vamos tentar da seguinte forma, por favor tente com as seguintes opções para perfil meo:

        – Seleccionar Perfil ISP: manual
        – Internet VID: 12 | PRIO: 0
        – LAN Port 4: Blank | PRIO: 0
        – LAN Port 3: Blank | PRIO: 0

        – Usar rotas para o dhcp: “Microsoft”
        – IGMP Proxy: “Ativar”
        – IGMP Snooping: “Ativar”
        – UDP Proxy: 0

        Finalizando com gravar e aguarde o reiniciar.

        • Alexandre says:

          Quando refiro “Blank” é para deixar sem qualquer valor.

          • Sor says:

            Alexandre: AQUELA MÁÁÁQUINA!
            Pensar que com tão pouco se resolve o assunto, que a ASUS bem podia dar essas instruções no site deles.
            Pelo menos já liga à internet. Depois verei se funciona bem com a box, mas vou tentar obter o novo router da MEO e fazer brigde para o ASUS.
            Muito obrigado mesmo.

          • Alexandre says:

            Sor,
            Ainda bem, agora é só aproveitar, e quanto a sua situação de aguardar o router meo em bridge mode, pode a mesma deixar o seu RT-AC86U a fazer gestão e deixa o TG784n ou TG789vac na porta LAN 4 em modo bridge apenas para telefone fixo.

  34. Sor says:

    Obrigado pela sugestão Alexandre.
    E, permita-me, um grande abraço.

  35. José says:

    Boa tarde, caso active o modo Bridge na porta 4 continuo a ter net nas restantes? Obrigado

    • Alexandre says:

      Boa Tarde José,
      O Bridge Mode fica apenas alocado a uma porta (ou máximo duas caso o seu router possibilite a Dual Lan norma IEEE 802.3), o que possibilita o uso das restantes, a diferença é que todos os equipamentos que estejam ligados via “porta 4” em bridge mode, não irão aparecer na sua rede interna.

  36. Sor says:

    Penso que não altera em nada as restantes portas, aliás, numa delas ficará provavelmente a box TV.

  37. Firmaster says:

    Boa tarde,
    tenho uma questão por causa do bridge, uma situação que penso ser possivel ultrapassar, liguei o meu router NOS com bridge a um router Draytek(sem wireless) e pensava que seria possivel aceder á rede interna via o wireless do router da NOS, mas não consigo(aparentemente), existe algum truque ou não irei conseguir mesmo?

    • Alexandre says:

      Firmaster,
      Em teoria, não, o Bridge mode é uma separação completa de redes, praticamente uma DMZ,
      Caso queira interligação de rede interna, terá que configurar de outra forma, sendo que o seu DrayTek não tem Wifi.

      • Firmaster says:

        Olá, obrigado pela explicação.
        já fiz o teste de diversas maneiras e já cheguei a essa conclusão!:(
        Entretanto decidi criar um acesso VPN pptp no Draytek e também não consigo aceder, ou até consigo mas é depois de 20 ou 30 minutos a tentar, via o wireless da NOS, será que o router da NOS está a bloquear isto!?

        • Alexandre says:

          Firmaster,
          Peço desculpa se estiver a repetir a resposta mas fiquei com a ideia que já teria submetido a resposta.
          Os firmwares das operadores geralmente não são alvo de grande cuidado a nivel técnico, muitos bugs a nível de comunicação, ao contrario de firmware(s), de exemplo, da Asus ou Draytek, o que lhe posso aconselhar é aceder ao log do router da NOS (caso possua) e tente perceber o seu comportamento, posteriormente, testar com firewall desativa e verificar a sua evolução. Em caso negativo, o trabalho terá que ser efetuado via Draytek com o log.
          Como digo sempre a nível de redes, “é um trabalho ingrato mas temos começar numa ponta e aos poucos ir testando o caminho para encontrar a falha.”

  38. João Graça says:

    Olá a todos. Tenho 2 box´s em pisos diferentes e recentemente instalaram-me o fibergateway que, apesar de óptimo, o sinal e velocidade ficam longe daquilo que se pretende/está contratado. Como tal, adquiri novo router de iguais características (outro fibergateway) e, foi só ligar o cabo de rede que vem do fibergateway ao novo (com a 2ª box ligada também ao novo router) que ficou a transmitir 2 novas redes (2.4G e 5G) e a dar os canais sem problema. A questão que coloco é a seguinte:
    Se o novo router, usa o default gateway 192.168.1.254, como acedo às definições do novo router para assim mudar o nome das redes e/ou passwords?
    É porque ao entrar no default gateway, estou sempre a entrar no fibergateway cujas redes já alterei a gosto.
    Ah, e não liguei o modo Bridge.
    Como poderei resolver esta questão?
    Obrigado desde já.

    • Alexandre says:

      João,
      Tentando esclarecer da melhor forma possível, visto que aqui se poderá levantar diversas questões, por favor tente me esclarecer o seguinte:
      – Quando menciona que cada router transmite a sua rede via 2.4 Ghz ou 5 Ghz, tem diferentes SSID ou o mesmo para ambos os routers? Caso os seus SSID diferirem, a situação torna-se mais simples, sendo que se quiser gerir um determinado router, basta garantir que está ligado na rede associada.
      – Caso Contrario, deve verificar nas opções de cada router a possibilidade de alterar o ip de acesso (Penso que esta situação não é possível devido a limitação da firmware mas nada como confirmar).
      – Uma ultima nota complementando a minha resposta acima, poderá efectuar uma rede guest com possibilidade de acesso interno (Caso possibilite), com um nome diferente, apenas para gestão de um dos routers, o outro router fica sempre acessível pela sua rede já estruturada.

  39. Sor says:

    Ainda sou um bocado nabo nisto, mas penso que vais ter que te ligar ao novo router por cabo ethernet em vez de ser por wifi, para garantires que é nesse que fazes o login e alterações que pretendes.

  40. Bruno Santos says:

    Sei que não é local de vendas, mas como muita gente procura routers para gerir a Internet deixo aqui um que tenho para venda

    Draytek – Vigor2862 Serie – 190€

    https://www.draytek.com/en/products/products-a-z/router.all/vigor2862-series/

    Qualquer questão é dizer

  41. Pedro says:

    Liguei um segundo router e o router da MEO apenas deixa “passar” 100MBPS em vez de 1000. alguem me pode ajudar?

    • Alexandre says:

      Boa Tarde Pedro,
      Por favor verifique se a porta no qual está a ligar o router da Meo é 10/100 ou 10/100/1000/GbE, por norma a porta 4 garantidamente lhe atinge a ligação de 1 Gbps como pretendido, caso verifique que o problema persiste, no passo seguinte recomendo verificar o cabo ethernet com qual efetua ligação, verifique se tem descrito “CAT 5”, em caso positivo, deve fazer a aquisição de um cabo com “CAT 6” ou superior.
      Em caso de as soluções acima não resolverem, efectue uma ligação directa ao modem / router da meo e verifique se a situação persiste, se sim, o problema parte da operadora, se não, teremos que verificar ponta a ponto.

  42. Ana Filipa Azenha says:

    Boa noite, alguém sabe explicar-me se para ligar um powerline é necessário ligar este modo brigde? Muito obrigada

    • Alexandre says:

      Boa Tarde Ana,
      O powerline funciona como um qualquer cabo de rede, a única diferença é a sua transmissão via electricidade. Assim respondendo a sua questão, não necessita ligar o modo bridge para funcionar com dispositivos powerline.
      A única situação que poderá deparar em mercado, são powerlines com “mini” router ou amplificador incluído, nesses casos deve ter em atenção as configurações a efectuar.

  43. Ruben Gonçalo says:

    Boas pessoal…. é possível usar um router meo (thomson TG784) como segundo router? Segui o procedimento referido, mas não consigo estabelecer ligação à rede pelo segundo router.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.