Mineração com placas gráficas deixará de ser rentável em breve, diz relatório
Atualmente há uma insana procura por placas gráficas para a mineração de criptomoedas. Os modelos mais apetecíveis são os de alta performance destinados sobretudo ao mundo dos jogos.
No entanto um recente relatório adianta que a mineração de criptomoedas através das GPUs gaming vai em breve deixar de ser rentável.
Minerar com gráficas? Em breve poderá deixar de valer a pena
De acordo com um recente relatório da JPR (John Peddie Research), consultora especializada no mercado das GPUs, as placas gráficas topo de gama devem tornar-se obsoletas para a prática de mineração de criptomoedas já em breve.
O estudo revela que a próxima mudança da arquitetura da criptomoeda Ethereum para a versão 2.0 vai limitar os rendimentos conseguidos com as GPUs. Desta forma, a mineração através destas placas gráficas, que necessitam de um alto consumo energético, vai assim deixar de ser algo viável.
Uma das alterações na Ethereum é a passagem de um sistema Proof-of-Work (PoW) para o sistema Proof-of-Stake (PoS). Desta forma, a moeda digital tem como objetivo tornar-se mais eficiente ao mesmo tempo que depende menos da energia elétrica. Estas medidas podem ajudar a evitar situações como as que aconteceram no Irão, onde a mineração de criptomoedas provocou cortes na energia elétrica.
As alterações na arquitetura Ethereum estão previstas para o próximo ano de 2022.
Segundo John Peddie, presidente da JPR:
Ethereum, a criptomoeda mais adequada para a mineração através de GPUs, terá a versão 2.0 muito em breve, tornando as placas gráficas obsoletas. O utilizador teria que ser muito insensato para investir atualmente numa GPU topo de gama, com um alto consumo de energia, para minerar criptomoedas.
O estudo demonstra ainda que as vendas de GPUs no quatro trimestre de 2020 aumentaram 20,5% em comparação ao trimestre anterior. E uma significativa fatia dessa percentagem deve-se à mineração de criptomoedas, sobretudo da Ethereum.
Para contornar esta situação, a Nvidia e a AMD já se encontram a trabalhar em placas destinadas em exclusivo à mineração de criptomoedas.
Pode consultar o relatório completo aqui.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: JPR
Neste artigo: Criptomoedas, ethereum, gpu, mineração de criptomoedas, placa gráfica
Não chamaria de 2022 “em breve”…
Não? 🙂 é já ali…
Concordo. Até 2022 é demasiado tempo. A tecnologia esta a subir de preço mas as graficas devido a isto esta demasiado caro. Estao a custar 3x mais do que o preço normal.
Cara, você compra uma 3070 hoje (13k), tem o retorno do investimento somente em 7 meses minerando Ethereum, pronto, na hora de começar a realmente fazer dinheiro com a placa de vídeo que comprou já 2022
Boas noticias!
Hehe esses estudos percebem tanto de cryptos como eu de babá de camelo.
Se este mês as cryptos subirem 20% continuar a valer a pena, se em Abril subir 100% continua a valer a pena…
Resumindo tudo se resume ao valor do mercado(procura /oferta) e isso ninguém sabe o futuro senão mudavam de profissão e en vez de relatórios ganhavam milhões em venda ou compra…
mais ou menos.
aqui neste caso está relacionado com o gas fee que vai descer imenso. vai descer muito mais do que o valor que a ETH possa aumentar no curto prazo. 😉 é mais isso.
Tiago não, não é nada disso…
Não é novidade
OFFTOPIC , cuidado com a atualização do w10 KB5000802 , tem causado bastantes BSoD…especialmente com certas impressoras…. e ainda por cima é automática….
Suspender atualizações durante 7 dias.
A Microsoft está a suspender a atualização KB5000802.
Sim eu sei, eu já instalei… Não tenho impressora… Correu bem… Mas procuro informar-me sobre o que é que está a instalar no meu portátil e quando escrevi ainda não tinha saído a noticia aqui no pplware.
Finalmente!
Esses mineradores limpam tudo. Uma pessoa quer uma RTX 3090 para jogar minecraft e não arranja em lado nenhum.
Eu sei que o teu comentário de jogar minecraft com uma RTX 3090 foi no gozo, mas no geral estás certo. E quem precisa delas para trabalhar está ainda mais tramado. Não, as Quadro não são solução pois são demasiado caras e não compensam para uma equipa pequena.
Como é que é suposto jogar Minecraft 4k ultrawide com Ray tracing?
Se contabilizarmos o preço da electricidade em Portugal com o preço das gráficas não é fácil rentabilizar hoje em dia!
Hugo, falas por experiência?
Ē que eu posso falar.
Apenas com uma placa (RTX 2060), consigo ter um rendimento de quase 300% já descontando o preço da energia.
9 centimos de noite e 17 cêntimos de dia o kW.
Não percebi … Fazes 26 cents (9+17) ao dia de rendimento ou de custo de eletricidade?
É que se for de rendimento, então não é lá muito rentável – menos de 100 euros ao ano em 24/7
Custo de energia, óbvio. Está escrito no comentário que é Kw
Redin que tarifário é que tens para pagar tão pouco? Eu com potencia contratada de 4.6KVa, e já com o desconto debito directo pago 0.11 em vazio e 0.22 fora vazio.
GoldEnergy bi-horario semanal.
Isso não vai ser assim, pois cortaram as rtx 3060 para etherium, mas continua a funcionar nas outras moedas, quem escreveu esse relatório sabe tanto disso como de astronomia
Nem mais LOL.. ETH vai reduzir bastante as gas fees ok, teoricamente será menos rentável.. no entanto ao reduzirem as gas fess o valor da moeda vai disparar certamente.. Resumindo, recebes menos rewards ao minerar (em ETH), no entanto esse ETH que recebes vale mais.. ao final do dia vai-se manter praticamente igual. Quando ethereum passar a proof of stake (talvez daqui a 2 anos), outra moeda proof of work irá dar replace, no worries.
Isso já a Cardano (ADA) faz e bem
Também é só mesmo isso, que faz, não faz mais nada…
E Ethereum também já tem PoS, quando lançou a fase 0 do ETH 2.0.
Se vale tanto a pena minerar, porque não fazem as contas de cabeça??? lol…
Já agora, pergunto aos bots que aqui defendem as criptocoisas, quanto já levantaram em dinheiro real???? É que eu ainda não vejo muitos Ferraris a circularem por aí. Ou será que nunca mais trocam as vossas criptocoisas por dinheiro real porque acham que ele vai desaparecer? Lol, que cómicos….
para o teu comentário só tenho uma resposta- LOLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Já agora se ficasse milionário não comprava um ferrari, aliás fica era bem caladinho, ninguém precisa de saber quanto tenho na conta nem o que tenho.
deixa de ser criptotrasado
Depende do valor que possas gastar. Ultimamente tem dado para ganhar uns trocos, ainda a semana passada tive um retorno de 20%. Comprei Bitcoins a x e vendi a x *1.20.
Não é muito mas sempre é mais dinheiro que as más inguas ganham.
Ferrari é para mentecaptos ainda se for por um Tesla vá lá que não vá mas isso já vais poder comprar com criptocoisas não necessitas de trocar por dinheiro real. Só não sei bem o que é dinheiro real porque ainda o ano passado tinha 50milhoes de kwanzas e não conseguia trocar por nada enquanto criptocoisas até tenho um cartão visa da conta de bitcoins que dá para usar em qualquer loja que aceite visa. Já agora queria comprar uma PS5 e não consigo será porque andam a minerar com PS5? acho que não.
Santa ignorância, mas eu respondo-te. Ontem levantei 85€ e nem vamos a meio do mês. Essa história dos Ferraris são os burlões do Youtube que passam essa imagem. E quem de facto os tem foi à conta de burlas como um miúdo coreano fez ou de quem minerou bitcoins por 2008/2009 e que já as vendeu.
Atualmente o que se vai gastar numa GPU mais vale comprar Bitcoins e deixar quieto a render, e ver quanto está daqui a 5 anos. Quem teve sorte que conseguiu comprar a bom preço no ano passado, digamos que a mineração paga-me a luz, o pacote de internet e ainda sobra para deixar render. É uma questão de estudo e pesquisa, não é nenhuma ciência.
As crypto baseadas em ProofOfWork estão cada vez mais centralizadas. Daqui a pouco só uma dúzia de empresas têm tecnologia e capital o suficiente para minerar. O sonho da descentralização terminou mal, felizmente há ProofOfStake.
POW cada um pode ter um node em casa, como é que isso torna a descentralização um sonho? lol.. Ninguém vai a casa de cada pessoa desligar cada node, no máximo poderão dar shutdown numa ou outra farm, e nascem outras tantas noutro ponto do planeta.
POS isso sim, é muito menos descentralizado uma vez que fica tudo em clouds bem conhecidas, como AWS, Googles etc.. O governo Americano decide dar shutdown por exemplo, e lá se vai a maior parte da network.
RPG não percebes nada do assunto… Quem quiser ter um PoS node em casa, também o pode fazer.
Estranho esta cadência de notícias de que a Nvidia tentou bloquear a mineração nos seus drivers + notícias de estudos que apontam que a mineração deixará de ser rentável + ataques permanentes à sustentabilidade dos diferentes sistemas.
Pergunto eu, haverá uma propaganda em curso contra a existência das criptomoedas, propaganda essa comprada pela banca tradicional?
O maior problema além da volatilidade, que a torna sem utilidade para uso geral, é que provoca escassez de moeda circulante. Os bancos centrais imprimem moeda (fiat) e distribuem para fazer girar a economia. O que acontece é que as cryptos tiram esse dinheiro (fiat) da circulação diminuindo assim as trocas comerciais e aumentando a pobreza. Muita gente vai morrer com as wallets cheias de BTC á espera que atinja o valor de 1 milhão de dólares / BTC.
Mas imagino que o papel impresso (notas), se tiver de perder o valor também perde! Basta haver um colapso financeiro! As trocas comerciais desde sempre existiram e não acredito que deixem de existir, só que antes possivelmente transaccionavam-se bens de outra natureza material (gado, alimentos, etc).
Mas com estas notícias parece-me é haver uma concertação de interesses de mandar a moeda virtual ao ar. E, no entanto, do lado oposto, há visionários a apostarem nela fortemente (i.e. Elon Musk).
É como os interesses do petróleo a quererem mandar abaixo o processo de electrificação.
O que se calhar esta malta da estratosfera financeira ainda não percebeu é que há possibilidade de coabitar com outras realidades virtuais e serem felizes na mesma!
voces sao uns visionario do crl ! a amd e nvidea estao a desenvolver chips para uso der mineracao ha parva!!! o este artigo esta mais avancado do que les ! acham que o POW vai acabar a raven coin esta ai e outyras vao aparecer este artgigo é criado sem o minimo de conhecimento na area!
Fazem umas quantas novas moedas e está o problema resolvido. Por algum motivo há mais de 500 criptomoedas. Se não dá para minar uma viram-se para outra com a dificuldade mais baixa.
ha 8600 moedas… mas gostei da aproximação de + de 500 moedas 🙂
Pois, mas não existe só Ethereum lol
Estou a surfar na onda do Cardano (ADA) e não está mal.
Aos anos que se fala da mudança do paradigma pow para pos. Aproveito para sugerir que vejam a STORJ, uma cloud distribuida com base no espaço livre dos nossos discos. Em vez de fritarem as vossas GPU, gastarem uma porrada de energia e aquecerem o espaço + o ruído, basta alocarem 500GB ou mais na vossa máquina (24h uptime claro) e fazem umas massas em tokens STORJ/Ethereum. Eu não me posso queixar, fiz umas centenas de STORJ o ano passado.
@Pedro Lucas estive a ver os requisitos minimos para se ser um Host e não é para todos. Não é só o espaço livre em disco, que isso até se arranja facilmente, mas o pior é a velocidade de Up/Down exigido e isso é que já não se arranja assim tão facilmente…
Boa, pode ser que desça o preço e possam ser usadas para algo útil, PyTorch e TensorFlow por exemplo.