CPUs Intel Xeon vão chegar bloqueados e o utilizador tem que pagar para os personalizar
Recentemente a Intel anunciou os seus novos processadores de alto desempenho profissionais da linha Intel Xeon e estes são sempre equipamentos do interesse dos utilizadores que apreciam o segmento hardware.
No entanto, as mais recentes informações mostram que estes poderosos CPUs vão chegar ao mercado 'bloqueados', sendo que o consumidor terá que pagar um valor extra para os personalizar e usufruir ao máximo de todo o poder que estes chips podem oferecer. Vamos então conhecer melhor o novo serviço "On-Demand" da empresa de Pat Gelsinger.
Terá que pagar para usufruir ao máximo dos Intel Xeon
Dados recentes dão conta que os novos CPUs Intel Xeon vão chegar ao mercado bloqueados de fábrica. E caso o cliente queira que os mesmos funcionem melhor e pretendam personalizá-los, terão que pagar um valor extra para tal.
O serviço da empresa californiana designa-se Software-Defined Silicon (SDSi) e é também conhecido como "Intel On-Demand". Trata-se de uma nova forma de a fabricante de Pat Gelsinger estrear no mercado estes processadores e o objetivo é permitir que os consumidores comprem estes chips e consigam obter mais ou menos recursos consoante o valor pago.
Em termos simples, o consumidor compra o processador com todas as capacidades para funcionar a 100%. No entanto a Intel vai limitar esse funcionamento, desbloqueando as funcionalidades e recursos de acordo com as necessidades do próprio consumidor, mas apenas se o mesmo pagar por esse desbloqueio.
Para já a Intel não forneceu muitos mais detalhes, mas sabe-se que os primeiros modelos devem chegar no início do próximo ano e, como tal, os interessados devem já estar a contar com este serviço.
As funcionalidades que a Intel disponibiliza a partir do serviço "On-Demand" são o Intel Software Guard Extensions (de segurança), o Dynamic Load Balancer, o Intel In-Memory Analytics Accelerator e ainda o QuickAssist Technology.
Este artigo tem mais de um ano
É meio caminho para o pessoal passar para a concorrência…
O problema é que que a concorrencia com o tempo faz o mesmo. Vide a Apple que deixou de entregar o carregador Ju tô com celular novo. De início, os demais zombaram, e agora vários fazem o mesmo. Essa palhaçada está virando tendência.
ate que alguém os consiga desbloquear de borla ou por um valor consideravelmente mais barato que o da intel.
Estas técnicas parvas de extorquir cada vez mais dinheiro aos clientes, esta cada vez maior.
é o chamado capitalismo selvagem, ja não bastava a bmw com praticas igualmente parvas, agora temos também a intel
E a Mercedes… No artigo abaixo…
Ahhh e a, por estas bandas, endeusada Tesla.
Capitalismo e Consumismo, duas equações que complicam os mercados.
Se houvesse bom senso as coisas podiam ser mais “amigáveis” para todos.
Enquanto continuarem a vender e a lucrar tudo serve para amealhar mais e mais.
O consumidor é um dos principais se não o principal responsável por estes devaneios. Enquanto continuarem a comprar nada muda. Mas quem somos nós para dizer para não comprar não é? O dinheiro circula e quem pode pode.
Força… vendam os equipamentos completos, mas bloqueados, até alguém crackar isso e libertar tudo.
O mesmo para a Mercedes e BMW.
Virou moda agora.
E com subscrição, é claro
É!… Uma mensalidade para usar o processador a 100%.
Qualquer dia pagamos 300 Euros por um 8C/16T a 4Ghz, mas ele vem bloqueado a 2C/4T a 2.5Ghz…
Pra ter todos os recursos pagas 4.99 euros/mês….
O I5, I7, I9, etc… vão deixar de ser modelos para serem “níveis de subscrição”.
“Quando as pessoas não possuirem nada, serão felizes” – WEF
Mas isto agora é moda. Pagarmos pelo o Hardware e pagarmos pelas alterações de parâmetros.
Nada de novo no mundo impresarial, n fabricantes de software e hardware que o fazem é só mais 1
“É só mais 1”
Qualquer dia pagas para entrar no supermercado, e ficas todo contente porque é só mais um…
“Pagar para puder usar tudo”, já se vê. Mas quando for “pagar para puder comprar”…é só mais um.
Pagas para ter desconto na Amazon… portanto isso já está implementado.
Certo e errado. Se fores um comprador assíduo vai te sair mais barato… Para além de teres outros serviços.
O que estava a dizer, no caso da Amazon, era:
– Para puder ver os produtos (aceder ao conteúdo do site) para puderes comprar, tinhas que te inscrever e pagar X por mês.
Leste bem o que escrevi? Mundo empresarial!!! Xeon é usado maioritariamente no mundo empresarial.
E publicarem características/valências sem mencionar que são pagas ou subscritas, não vão ter problemas?
processador intel com venda da performance a vulso!! Génios!
Agradeçam a Apple…..
Qual é o CPU da Apple que vem bloqueado e cujas funcionalidades extra têm que se pagas à parte? Aliás, qual é hardware da Apple que vem bloqueado de alguma maneira e só pode ser usado mediante pagamento adicional?
uma forma genial de mandarem tiros nos pés.
É tipo a bmw a obrigar a pagar para poder utilizar o aquecimento de bancos.
Fogo, cada vez pior. Subscrições para jogar online, para ver TV, para ir ao ginásio, para os automoveis, agora para CPUs? O que será de seguida? Para comprar comida pagar uma subscrição mensal?
Os 3 primeiros que disseste: Jogar online, TV e ginásio, pagas só a subscrição, não pagas o produto.
A questão aqui é tu comprares o produto, e voltares a pagar para o usar.
Próxima fase: Pagar para puder comprar…
Jogar online é só a subscrição. Não sei se concordo contigo. Pois os jogos que se paga para jogar online são os mesmos que se paga para comprar
Por isso considero que vai dar ao mesmo deste tema dos processadores pois compras o jogo e tens de pagar subscrição para poderes tirar todo o partido do mesmo
Sim, existem casos em que isso acontece. Normalmente esse tipo de jogo envolve uma componente online muito forte (essencial ao jogo em si), bem como um suporte e acrescento continuo de conteudo ao jogo (por exemplo World of Warcraft). Mas este tipo “monetização” de jogo não é, de longe, a maioria e normalmente o custo de compra destes jogos é reduzido em relação a outros jogos em que não existe subscrição.
Existem outros em que esses conteudos extra não estão bloquados por detrás de uma subscrição, mas são comprados à parte (os normais DLC’s e afins). Estes já são mais comuns.
Também existem outros jogos que são gratuitos, mas que são desenhados de forma a que seja muito aliciante efetuar compras de items digitais dentro do jogo e assim fazer com que este se torne viável financeiramente. Estes são muito comuns e cada vez mais ganham popularidade.
Se estava a referir-se a jogos de consola em que, para aceder às funcionalidades online/multiplayer, é necessário ter uma subscrição isso já tem a ver com o ecossistema da consola e não com o jogo em si. Se jogar o mesmo jogo (se existir, claro) em PC não pagará essa subscrição.
Nem ouses sequer pensar em ir contra a tendência do capitalismo de sacar até ao tutano, ainda ficas sem democracia!
Antes era piratear os jogos, agora vai ser piratear os CPU’s…
“how to download more CPU” vai ser tendência no google
Que grande LOL… é as marcas a bloquearem tudo para chularem mais uns Euros e a pirataria a desbloquear…
Ainda não vi nenhuma a Intel (e as outras empresas) a devolverem dinheiro às pessoas pelos efeitos Meltdown e Spectre.
Capitalismo e ganância. cancros da sociedade
Não é nada, é a esquerda é que o problema, o capitalismo é saudável.
No capitalismo tens de pagar tudo até subscrição para utilizar as tuas coisas, no comunismo querem dar tudo e de borla, e depois passar a factura ao capitalismo e o capitalismo vende que a desgraça é a esquerda e prontos é assim que temos de saber viver
Um tiro no pé…
A malta aqui está a desdenhar sem saber como vai ser, e sem pensar na utilidade.
É até nem é a primeira vez que algo assim acontece.
Nada nos dias que isto não possa ser beneficial.
Exemplo, em servidores que se potêncialmente poderemos querer expandir a capacidade
Falando ao estilo dos I para ser mais fácil, compramos um i7 bloqueado a i5, ese preço for similar a um i5 comum (digamos que no maximo +25%) ter a facilidade de expandir a capacidade on demand sem intervenção física seria extremamente útil num datacenter.
É se for metered em vez de one time pay, mais facilmente se controla picos de consumo sem sermos obrigados a expandir fisicamente as máquinas.
E deixar de vender modelos inferiores e fabricar apenas um modelo vais baixar os custos (que provavelmente não baixa o preço, por isso falei dos 25%).
Pessoalmente pagava de bom grado 20% num i3 que pode-se mais tarde fazer unlock para um i9 mediante one time payment.
Mas que xulisse. Então vai se pagar por um produto X com capacidades Y mas ah e tal só podes usar uma parte dessa capacidade, para usares tudo tens de pagar mais. Ora já comprei o produto é para usar na totalidade, ou vão vender o processador a um preço mais baixo bloqueado? Se for esse o caso está certo.
É o mercado a adaptar se à cloud e a abandonar o local. Precisas mais processamento pagas mais. Precisas menos pagas menos. É o que eles querem. Entregar o negocio as amazons desta vida. Tudo no futuro vai ser em regime de aluguer e eles alugam o que eles quiserem…