Análise ao processador Intel Core i5-12400 mostra que é superior ao AMD Ryzen 5 5600X
Com o iminente lançamento dos novos processadores de 12.ª geração da Intel, surgem cada vez mais testes realizados por quem já teve a oportunidade de ter alguns destes chips em mãos.
Recentemente, uma análise vinda da China mostra que o processador Intel Core i5-12400 consegue resultados superiores ao Ryzen 5 5600X da rival AMD.
Intel Core i5-12400 supera o AMD Ryzen 5 5600X em testes
Uma análise chinesa do processador Intel Core i5-12400 foi agora divulgada. Trata-se de uma Amostra de Qualificação (QS), que oferece um maior desempenho e estabilidade quando comparada com as Amostras de Engenharia (ES). No caso em concreto, o novo chip de 12.ª geração da linha Alder Lake da fabricante norte-americana foi testado num sistema composto por uma motherboard MSI Z690 A PRO juntamente com uma memória RAM DDR4 @ 4000 MHz com latência CL18.
Na CPU-Z, o Intel Core i5-12400 apresentou uma pontuação de núcleo único de 693,4 pontos e uma pontuação em múltiplo núcleo de 4997,1 pontos. Se olharmos para os valores obtidos pelo processador AMD Ryzen 5 5600X, estão são, respetivamente, 648 e 5022 pontos.
Já se falarmos na plataforma Cinebench R15, o processador da Intel obteve 247 pontos em núcleo único e 1778 em múltiplo núcleo, contra 258 e 1970 pontos do chip da marca rival. No Cinebench R20, os valores do i5-12400 são de 663 e 4783 pontos, ao passo que o CPU da AMD obteve 604 e 4562 pontos. Por fim, no Cinebench R23, o processador Alder Lake de 12.ª geração apresentou uma pontuação de 1720 e 12506 pontos, enquanto que o Ryzen 5 5600X apresentou valores de 1572 em núcleo único e 11268 em múltiplo núcleo.
Leia também
Intel Core i5-12600K surge em testes quase 50% mais rápido que o AMD Ryzen 5 5600X
O Intel Core i5-12400 conta com uma configuração de 6 núcleos e 12 threads. Portanto, falamos em 6 núcleos dedicados ao alto desempenho (P-Core com arquitetura Golden Cove), mas nenhum núcleo de eficiência energética. Conta com uma frequência turbo de 4,40 GHz e 4,00 GHz para os núcleos em funcionamento com suporte de 18 MB de cache L3. Tem também um TDP de 65W.
Parece que a vida da AMD poderá ficar complicada com os novos processadores da Intel. Vamos assim aguardar por novos testes de modo a concebermos uma ideia cada vez mais concreta desta grande aposta da empresa de Pat Gelsinger.
Este artigo tem mais de um ano
Intel sempre foi superior a amd. A amd e boa em aquecimentos de inverno, mantem as maos quentinhas
Estás desatualizado, agora os Intel aquecem mais.
Perdes-te uma boa oportunidade de estares calado, revelas-te logo quem és…
Nunca tinha visto um Juiz a escrever tão mau português: para o texto fazer sentido deverá ser perdeste e revelaste. até parece que a língua portuguesa é muito traiçoeira…
lol intel a mostrar que o seu processador que irá sair é superior ao processador amd que saiu em 2020 ahahah muito bom intel continua assim que em 2024 mostras que tens processadores mais rapidos do que os da amd de 2022
A AMD já anunciou os novos processadores? Normal que a comparação seja com os últimos lançados pela AMD, ou querias que fizessem comparação com algo que ainda não foi anunciado? Quando a AMD lançar a sua próxima geração faz-se a comparação com estes.
lol sim já !!, vão sair serie 6000 Zen4 com 3d v cache no primeiro semestre de 2022, tens informações aqui entre outros sítios é só pesquisares : https://www.pcgamer.com/amd-confirms-ryzen-cpu-refresh-with-3d-v-cache-early-in-2022/
estas a bricar certo? ou melhor não fazes a minima ideia do que estas a dizer.
estes novos cpus da intel vs os AMD “do ano passado” são entre -2 a 10% mais rapidos mas consomem quase 200%
se queres aquecer as mãos intel é o caminho a varios anos…
65w nem parece muito exagerado
Este modelo em particular é bem mais razoável que os top performers.
Mas dá bem para ver de onde foram buscar a performance.
O melhor mesmo é o preço (cpu apenas, MB é aquela história…) , mas temos de ver se ele se mantém.
Burro!
“intel inside” 🙂
Mais do mesmo 🙁
Linux ja consegue correr office ou ainda e limitado? Gostava de experimentar mas ate o google drive e imcompativel
“imcompatível” é o teu nível de português…
Olha ao invés de perguntar aqui, visto que não sabes nada do assunto, vai ao Drº Google, pesquisar que lá ele responde-te.
Linux não corre o MS office e nem o Wine o corre 🙂 Mas também não precisa tem o Libre Office
Quem diria que um processador no mercado há um ano é, alegadamente, inferior a um da “mesma gama” acabado de lançar.
A diferença é muito pequena em todos os testes e nem em tudo o Intel é melhor mas tem algumas diferenças grandes no teste feito:
O Ryzen 5 é desbloqueado e faz overclock ao contrario do intel
O Intel neste momento tem as Motherboards mais caras
As motherboards tem que ter uma fonte de alimentação própria (custo elevado, e não existe a venda ainda cooler’s a ar para o socket 1700)
No conjunto um pc com Intel vs AMD fica muito mais caro, o que faz melhor produto/preço AMD que a Intel.
Quanto ao aquecimento do intel – gastam mais energia, logo produzem mais calor
A arquitetura do Ryzen 5 tem 10 meses, em Fevereiro vem a nova arquitectura Zen 4, e mais novidades, e aí sim, podemos comparar o novo Intel 12th gen.
Isso é a minha opinião – para os fanáticos, uso quer intel quer amd, mas preço/qualidade a AMD é melhor neste momento.
Boa analise, mas vais sempre ser acusado de fanboy se falas bem da AMD…
Há outras coisas que afastam muitos da intel, um socket novo por geração é ridiculo.
A unica vantagem é DDR5 com uma gestão de voltagem e overclock mais eficiente e com in-chip ECC, aumenta um pouco a estabilidade do sistema, se bem que só dentro do chip de memoria e não no transporte portanto ajuda nos na estabilidade de overclocks de ram.
Boa tarde! o 5600x ja foi lançado a 5 Nov de 2020, normalmente foi batido pelos novos intel, devemos agora aguardar pelos novos Amd esses sim devem ser comparados com os novos intel.
12400 atropela muitos AMDs.
Bom trabalho Intel!