Apple criou nova tendência para 2021? Também a Asus deverá lançar smartphone “mini”
Apesar da Apple sempre ter tido na sua linha de iPhones um modelo mais pequeno em termos de dimensão de ecrã, a verdade é que apenas com o iPhone 12 assumiu uma versão "mini". Apesar de haver consumidores que procuram estas versões mais pequenas, a verdade é que este modelo mini parece não estar a ter grande sucesso entre os fãs da marca. Não obstante, observando as algumas movimentações, parece que o universo Android despertou para esta brecha do mercado e há marcas a querer fazer renascer as versões mini nos seus modelos premium.
A Asus pode ser a próxima.
Asus poderá estar a preparar smartphone de topo "mini"
Apesar de ainda nenhuma fabricante se ter chegado à frente com uma proposta concreta para o mercado Android, a verdade é que nos últimos tempos temos assistido a movimentações que levam a crer que existem várias marcas prontas a lançar smartphones com versões mini para o mercado.
Há poucos dias, falámos na possibilidade da Sony voltar a lançar a sua linha "Compact" e agora parece ser a Asus a trabalhar num topo de gama "mini".
Ao que indicam vários rumores, a ASUS estará a tentar mudar o seu negócio de smartphones em 2021. Além do reforço da sua linha de smartphones gaming de topo, poderá estar a prepara-se para apostar no segmento de smartphones pequenos... Poderemos ver em breve o lançamento de um Asus ZenFone Mini. Podermos estar a falar de um modelo associado aos ZenFone 8.
Este modelo, segundo avançam algumas fontes, poderá ser algo do género do que a Apple apresentou com o seu iPhone 12 mini. Basicamente, poderá ser um modelo de topo, mas com ecrã pequeno.
Recorde-se que, atualmente, o mercado Android tem uma grande lacuna neste tipo de produtos. Existem vários smartphones de entrada de gama, com pequenas dimensões, mas de topo não existe oferta.
Mas será que há procura?
Sempre que damos a conhecer um novo smartphone ou apresentamos um top de boas sugestões, há sempre um ou outro leitor que comentam a falta de smartphones de topo com pequenas dimensões.
No entanto, a Apple, com o seu iPhone 12 mini, parece estar a provar que a procura não é assim tão relevante. Aliás, a procura está abaixo do esperado e a Apple foi mesmo obrigada a diminuir a produção.
Entretanto, não existem mais informações à volta deste suposto produto mini da Asus. Teremos que estar atentos aos desenvolvimentos do mercado.
Considera que deveriam voltar ao mercado as versões mini dos grandes topo de gama?
Leia ainda:
Este artigo tem mais de um ano
Grande palermice, o que não falta são marcas com modelos mini de telefones, é só procurar que vão encontrar. Há que deixar de serem tendenciosos. Pelo amor de deus, tenham vergonha.
Minis com especificações “de topo”? Onde?
Muitos dos que existem quando foram lançados eram de “Topo”, procura um pouco, informação não falta na net.
Quais, por exemplo?
com menos de 135mm de altura não tens nenhum nos últimos 3 anos, tens o Sony Xperia XZ2 Compact e o Sharp Aquos R2 compact que foram telemóveis de media gama
Quem é que estás a querer enganar quando queres dizer que este mini tem especificações de topo? Mal de meio…
Eu era um dos utilizadores que queria comprar o iPhone Mini, mas com a bateria que apresentaram, não obrigado.
A bateria do iphone 12 mini dura mais que o galaxy s21. Chega para um dia com 5 horas de sot. Para quem precisar de sot de 7h tem o iphone 12 ou o pro max que tem a melhor autonomia de todos os smartphones premium.
Deve viver num universo paralelo, só pode: https://www.youtube.com/watch?v=OmzKPmSW1Bw
Esse vídeo dá uma “envergonhada” nos Samsung, né? Não sei não cara, deu conta? 😀 olha a diferença da capacidade das baterias e olha a diferença de minutos entre o tempo máximo conseguido pelo Galaxy S21 Ultra e o 12 Pro Max. Caraca… não tem dúvida não… 12 Pro Max é o zmartphone mais otimizado desse grupo, seguido do 11 Pro Max. Dão uma abada aos Samsung 😉 !!!! 😀 😀 😀 😀
Oh VItor não é só a “capacidade das baterias” e a “optimização” que contam 😉
Por exemplo o galaxy note 20 tem ecrã de maior dimensão, com maior resolução, e maior refresh rate que qualquer um dos iphones ali testado. Quando a bateria deste “morre”, os iphones estão com 2 e 4% de bateria. Não é abada nenhuma. Até porque o 11 pro max até tem uma bateria não muito inferior à do galaxy note 20.
Quem passa “vergonha” é mesmo o Galaxy S20 Ultra, mesmo em relação aos seus irmão da mesma marca,
Se for o conjunto, a vergonha então é ainda maior, tendo em conta que a Samsung tem um smartphone com tecnologia 2021 face à tecnologia 2020 e 2019 dos iPhones. E mais, face aos da Samsung de 2020, o iPhone de 2019 tem melhor resultado, quer isso dizer que a cada atualização, os Samsung perdem rendimento, o iPhone, e o 11 pro Max é disso um exemplo, ganham performance. 😀
Mas eu entendo que não é só isso, mas não é também o que referes. Isto porque o ecrã da Apple no 12 pro Max foi o desenvolvimento equilibrado entre a excelência da imagem e o consumo otimizado. O Samsung é fantástico em vários outros aspetos, mas continua a ser muito mais exigente em consumo de recursos, como da RAM, por exemplo. Além disso, tem um SoC inferior ao A14.
Contudo, o Galaxy S21 ultra é um dos meus preferidos. É da classe dos muito bons.
Tecnologia 2021 face a 2020?! Se levares à letra sim…mas na verdade falamos em 2-3 meses de diferença 😀
O Apple no 12 pro Max tem uma gestao de energia fantástica, mas factualmente tem menor resolução, menor resfresh rate e menor display que o Galaxy S21 Ultra. E isto conta muito.
Sabes que ainda tenho ca em casa um “velhinho” redmi 4x de 2017 que com 4100 mah dá abada a todos esses, consegue 10-11h de SOT! mas tem 5 polegadas, com resolução HD…
Além do que referi há ainda outras coisas que contam…por exemplo os limites das baterias estão condicionados pelos fabricantes para protecção. O 0% e o 100% não são verdadeiramente o 0% e o 100%, o que significa que há fabricantes que podem apertar mais ou menos estes limites.
Relativamente ao teste há ainda outra questão. Quantos ciclos de carregamento terão os equipamentos? Atualmente os equipamentos só atingem o máximo “rendimento” na bateria após alguns ciclos de carregamento…e depois estes testes deveriam ter repetições…
Independentemente disto tudo, factualmente, no teste há um vencedor claro, o Galaxy S21 Ultra.
Quem tiver se escolher o equipamento com maior SOT, entre os 5 testados, escolherá o Galaxy S21 Ultra com base no teste.
Também só falamos de 40 minutos de diferença e fizeste disso bandeira, portanto… é o que é. Sobre o ecrã, pois, mas quantidade não significa qualidade. Basta ver o ecrã do iPhone 12 Pro Max e as avaliações de excelência que teve 😉
Redmi? Isso não é sequer jogador desta liga. Já estás a desviar o assunto (as usual).
Sobre os ciclos. Tendo em conta a idade de cada um e se vires o youtuber usou já bastante os iPhone, têm muito mais ciclos do que o Samsung (mais no sentido de não estar já nos 100%, no que toca ao desempenho da bateria, face aos 100% de eficiência do Samsung S21) mais um argumento positivo para o resultado dos iPhones, em especial o 11 Pro Max.
Sobre o vencedor, não não me aprece que seja assim vencedor, até porque não tem na linhagem razões para isso. Os seus antecessores estão a mostrar que daqui a meia dúzia de meses o S21 Ultra estará com uma perda de performance grande. Qualquer pessoa atenta consegue perceber isso.
Quem quiser um equipamento para durar vários anos com excelente desempenho e uma das baterias com melhor performance do mercado, nesta altura tem o iPhone 12 Pro Max, o iPhone 11 Pro Max (com um excelente preço) e sim, o Galaxy S21 Ultra…
Não fiz de nada bandeira Vitor :D.
Objetivamente, no teste, que pretendia ver qual dos equipamentos tinha maior SOT, Galaxy S21 Ultra foi o vencedor. É um facto.
E 40 min em SOT é relevante! Tu categorizastes como “abada” diferenças de 2 e 4 %! Então e a diferença de 11% do Galaxy já não é relevante?
Eu usei o exemplo do Redmi 4x no contexto da conversa! Para reforçar que o tamanho e resolução do ecrã têm impacto no consumo energético! Algo que é óbvio.
Desviar o assunto estás tu quando vens falar da qualidade do ecrã do iPhone 12 Pro Max, que não tem discussão. É excelente, sim senhor! Apenas batido pelo do novo Mi 11, segundo avaliações das grandes referencias. Curiosamente não sei elas já analisaram o display do Galaxy S21 Ultra.
Quanto à perde de desempenho ao longo do tempo…vamos ver. Historicamente há relatos na samsung, mas na Apple também.
😀 embaralhado e partido, ao dares os dados, são como referi 😉 contudo, reafirmo, vou ver se coloco em cima da minha mesa um Galaxy S21 Ultra, que gostei do conjunto.
Esqueci-me de responder à questão dos ciclos:
Pois, tens razão. Eventualmente o iphone mais antigo poderá estar afetado negativamente por um maior desgaste da bateria devido a uma grande utilização…assim como o Galaxy S21 Ultra estar afetado negativamento por ainda não ter grande uso, não ter tido o numero de ciclos necessários para atingir o maximo rendimento.
😉 sem depreciação da boa performance da bateria nos Samsung (que é das melhores), atualmente os iPhones estão também no lote dos smartphones com melhor bateria. Longe vão os tempos em que um iPhone tinha fraco desempenho nas baterias 😉
Fica aqui a prova, para os mais distraídos e que usam esse argumento para justificar o injustificável.
Sim. A nível de bateria, os Iphones estão bem melhor do que antes!
Sim sim, isso foi notório a partir do iPhone 8. Mas com o 11, o salto passou estes equipamentos para o nível dos melhores. Atenção, temos de comparar equipamentos do mesmo segmento. Se não vem já alguém dizer que tem um XionoCroton com uma bateria de 6000 mAh que dá para 5 dias….
@Pedro Liz, a continuares assim vais ganhar aqui a alguma de Pinóquio…o Galaxy s21 que usas deve ser falsificado…
Vai lá pesquisar corretamenr o sot do Galaxy s21, e quanto tempo dura a bateria em uso normal
*alcunha
&+#@#% depois de conseguir abandonar o meu Z5 Compact para o P40 Pro por causa das câmaras é que eles agoram querem voltar para os tamanhos mini!
Boa tendência! Finalmente.
Mini não digo mas um smartphone de 6 polegadas (com boas características (não é por se mais pequeno que deve ter especificações inferiores)) teria uma grade procura!
Todos criticam a Apple, todos gozam com a Apple, mas depois todos copiam.
Quando um telemóvel de 5.5″ já é considerado mini!