Bitcoin é ainda mais poluente desde que foi banida da China
A pegada carbónica da mineração de criptomoedas é um problema real e sem solução à vista. Aparentemente, se esta era já uma atividade poluente, a proibição da Bitcoin na China tornou a moeda criptográfica ainda pior para o ambiente.
Afinal, a mineração de Bitcoin é responsável pela emissão de mais de 65 megatoneladas de dióxido de carbono por ano.
No verão do ano passado, 42% da eletricidade que alimentava os computadores que mineravam criptomoedas provinha de fontes renováveis, como a energia hidroelétrica. Contudo, no outono, esse número desceu para 25%. A resposta para esta queda está num novo estudo.
Uma investigação publicada na revista Joule refere que esta mudança foi uma consequência da decisão que a China tomou, em agosto de 2021, de proibir a mineração de Bitcoin. De acordo com o analista de dados e coautor do artigo, Alex de Vries, as pessoas acreditavam que, depois de a China proibir a mineração de Bitcoin, a atividade tornar-se-ia “mais verde”. Contudo, “o facto é que já era um negócio sujo, e só piorou”.
Afinal, agora, apenas um quarto das moedas é minerado utilizando energia renovável.
A Bitcoin na China
Numa altura em que a Bitcoin deixava de ser apenas uma curiosidade digital para se transformar num importante ativo financeiro, a China foi casa de um enorme número de mineiros. Em setembro de 2019, os computadores na China utilizavam três quartos de toda a eletricidade para minerar Bitcoin.
De acordo com o Interesting Engineering, em algumas partes do país, uma combinação de energia hidroelétrica barata, durante os meses húmidos, e eletricidade alimentada a carvão, durante os restantes meses, tornou a mineração de Bitcoin bastante rentável nesses locais. Aliás, em 2020, o país atingiu o seu auge, tendo sido responsável por 65% da atividade mineira de todo o mundo.
Depois de proibir totalmente a mineração e o negócio de criptomoedas, em setembro do ano passado, muitos dos mineiros que estavam instalados na China mudaram-se para outros sítios, como o Cazaquistão ou os Estados Unidos da América. Para os que ficaram na Ásia, o carvão tornou-se na fonte de energia durante todo o ano. Nos Estados Unidos, por exemplo, é frequente que os mineiros se instalem em estados que utilizam menos energia renovável do que a média nacional.
De acordo com os especialistas, os mineiros de Bitcoin são responsáveis pela emissão de mais de 65 megatoneladas de dióxido de carbono por ano. Além disso, segundo Vries, o estudo mostra que a cooperação internacional é essencial, para que os governos consigam controlar o impacto ambiental da Bitcoin. Contudo, admite que “uma solução rápida para a pegada de carbono da Bitcoin não está à vista”.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
É POR ISSO QUE EXISTE CARDANO , SOLANA ,MONERO,ETHER ,SHIBA E MUITAS OUTRAS
Bitcoin tem os dias contados.
Ya, como se a mineração dessas moedas não precisasse de energia…
Não existe mineração para moedas PoS. Conceitos diferentes
Mas o que ele diz errado está
BTC nunca terá os dias contados. Mais depressa vai a meme coin (shiba) a vida.
meia duzia de transações por segundo , não chega .
ya, uma fração .
chegaste agr so pode!
A bitcoin também está a estudar a viragem para o PoH ou PoS. O ETH já está virou com o 2.0
Esta noticia é tão mentirosa quanto a sua intenção. Só se vê blá-blá-blá blá-blá-bl blá-blá-bl
As verdades são difíceis de se ouvir, não é?
+1
+1
+1
Es tipo aquelas crianças que metem os dedos nos ouvidos e começam a gritar “lalalalalalalalala não estou a ouvir!!! Isso é mentira!”
Se é o que me habituei em ler alguns comentários dele, bem podes latir bem alto que ele está-se cagando para a tua opinião.
Os cães ladram e a caravana passa.
https://www.youtube.com/watch?v=bkFdABbR59o
Os terraplanistas aqui presentes não dizer que é mentira
Aposto que há aqui muita gente que está sempre a falar e sempre preocupado com a pagada ecológica mas que são investidores na Bitcoin!
No meu caso não tenho e nunca terei BTC pois não quero. Agora para minerar BTC é preciso energia e para refrigerar/arrefecer é também preciso energia ou seja a mineração de BTC gasta 2x mais energia.
lembrando que as luzes de natal na america gastam mais que o btc! vms banir elas tb!
Deve ser deve.
vai confirmar antes de afirmar!
Já confirmei, é peta o que dizes.
Não menosprezar um americano cagão que gosta de mostrar aos vizinhos que tem mais luz que um bairro inteiro.
Se não fossem os LED’s aí ai
se ao menos entendessem o valor da Bitcoin
Dou uma sugestão ao pplware fazer um artigo da energia gasta pela empresa META (Facebook, Instagram, etc)
Carrega FUD!
Não vejo ninguém se coçando para fechar Madeireiras, que consomem muito mais eletricidade do que uma mineradora de bitcoins.
Quantos edifícios com blocos de 8 elevadores será que existem na China ?
Poluição : É fazer as descargas dos esgotos diretamente para as praias e depois irem lá dar uns mergulhos, alguns até já tratam o cagalhão por tu. Menos, por amor Deus desçam á terra.
Isto já parece a propaganda russa