ZenZoe: Robô que ajuda a prevenir da COVID-19 chegou a Portugal
Já imaginou um robô capaz de fazer a limpeza de espaços públicos e ajudar assim no combate à COVID-19? Sim, isso já existe e foi fabricado na vizinha Espanha.
Em Portugal os números revelados no boletim epidemiológico mostram claramente que o nosso país não está propriamente no melhor caminho. Da região de Lisboa e Vale do Tejo chegam o maior número de casos e é preciso definir novas estratégias e medidas. Este robô chega com a missão de eliminar o novo coronavírus e chama-se ZenZoe.
Robô tem uma eficácia de 99,99% contra a COVID-19
Chama-se ZenZoe e é um robô que tem a capacidade de eliminar o novo coronavírus de espaços públicos. Segundo as informações, este robô conseguir desinfetar espaço com uma eficácia de "99,99%".
Este equipamento é distribuído em Portugal pela empresa Aura Light, mas foi fabricado pelas espanholas ASTI Mobile Robotics e BOOS Technical Lighting.
De acordo com o comunicado enviado ao Pplware...
Dado que a sua [do ZenZoe] ação não é tóxica, não implica tempos de espera para que se possa voltar a utilizar o espaço desinfetado. A tecnologia está indicada para ser utilizada em diversos espaços: de hospitais a fábricas, centros comerciais, escritórios ou outras instalações de grande dimensão.
É o desenho exclusivo da lâmpada de luz ultravioleta utilizada e a sua potência, intensidade e dimensão que, combinadas com o movimento contínuo do robô, permite realizar uma limpeza eficaz, a todos os pontos e zonas críticas, fazendo uma desinfeção a nível horizontal e vertical.
Ainda segundo o comunicado, “o ZenZoe precisa apenas de oito minutos para desinfetar uma área de 25 metros quadrados”.
Veja o robô ZenZoe em vídeo...
Este robô usa tecnologia de luz ultravioleta (UV-C), que permite eliminar do ar e de qualquer superfície os germes e agentes patogénicos associados responsáveis pela COVID-19. Segundo as informações, este robô pode ser usado em hospitais a fábricas, centros comerciais, escritórios ou outras instalações de grande dimensão. Este é mais uma "arma" contra esta doença que ainda não tem solução.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: astimobilerobotics
Estive a estudar esta solução para algumas empresas parceiras e na verdade é uma falsa solução porque tal como uma luz implica muitos pontos mortos ou sombras e nessas áreas não desinfecta e devido á razão que a luz ultravioleta é extremamente prejudicial para a pele e olhos ao utilizar este método não podem estar presentes pessoas para remexer os itens de forma a expor á luz por isso utilizam uma estrutura móvel para as luzes se moverem. A luz ultravioleta é sim eficaz mas desta forma só por si não existe a eficácia prometida de de 99.9% em toda a área titulo exemplo os puxadores das portas tem sempre sombras em algum dos ângulos outro exemplo cortinas tem sempre alguma parte que não tem luminosidade suficiente para desinfectar outro exemplo cadeiras, camas etc. Existem outras soluções no mercado que parecem-me mais acessíveis e na maior parte das situações mais eficaz.
ataque da oposição, tinha que ser, é normal de quem não fás nada, compra tudo feito.