Após 9 meses, astronautas da NASA regressam à Terra. Porque serão carregados em macas?
Mais de nove meses depois, uma dupla de astronautas da NASA está, finalmente, a regressar à Terra. Quando aterrarem, os dois membros da tripulação serão provavelmente transportados em macas. Sabe o motivo?
Esta terça-feira, os astronautas da NASA Sunita Williams e Butch Wilmore deverão chegar à Terra, numa cápsula da SpaceX. Esse momento marcará o fim de uma estadia de mais de nove meses no espaço, inicialmente prevista para durar apenas algumas semanas.
Quando a cápsula for aberta, os astronautas serão provavelmente transportados para fora e colocados em macas.
De facto, quando os astronautas regressam de uma visita prolongada ao espaço, são frequentemente transportados para fora das suas cápsulas e colocados em macas para serem submetidos a um exame médico.
Saúde dos astronautas na base deste protocolo
Conforme explicado ao Live Science por um especialista, o transporte feito por via de macas, após a chegada à Terra, é protocolar.
Quando os astronautas regressam à Terra vindos do espaço, não podem andar imediatamente, devido a mudanças temporárias no corpo. Aliás, a NASA impõe procedimentos de segurança rigorosos, devido a estas alterações.
Muitos deles não querem ser trazidos numa maca, mas é-lhes dito que têm de o fazer.
Explicou John DeWitt, diretor de ciências desportivas aplicadas na Universidade de Rice, no Texas, e antigo cientista sénior do Centro Espacial Johnson da NASA, ao Live Science.
Enquanto cientista, DeWitt desenvolveu métodos para melhorar a saúde dos astronautas durante os voos espaciais.
Segundo DeWitt, os astronautas poderão sentir tonturas e náuseas, aquando do regresso à Terra.
A sensação temporária ocorre, porque os corpos foram concebidos para tirar partido da gravidade. No entanto, o ambiente da Estação Espacial Internacional (em inglês, ISS), por exemplo, cria uma sensação de ausência de peso e motiva os seus corpos a adaptarem-se à mudança.
Uma alteração significativa ocorre no sistema vestibular sensorial dentro do ouvido interno, crucial para manter o equilíbrio, segundo DeWitt. No espaço, este sistema habitua-se a ignorar certos estímulos sensoriais à medida que o cérebro se adapta à ausência de peso.
Quando os astronautas regressam à Terra e a gravidade é reintroduzida, começam a reajustar-se mais uma vez, o que pode causar o chamado "enjoo espacial", temporariamente.
Outra mudança que os astronautas experimentam, especialmente aqueles que passam longos períodos no espaço, como foi o caso de Sunita Williams e Butch Wilmore, é a perda gradual de ossos e músculos, sendo esta última conhecida como atrofia muscular.
Entretanto, os cientistas exploram, ativamente, os efeitos dos voos espaciais de longa duração no corpo humano.
LIVE: @NASA_Astronauts Nick Hague, Suni Williams, Butch Wilmore, and cosmonaut Aleksandr Gorbunov are packing up and closing the hatches as #Crew9 prepares to depart from the @Space_Station. Crew-9 is scheduled to return to Earth on Tuesday, March 18. https://t.co/TpRlvLBVU1
— NASA (@NASA) March 18, 2025
Apesar dos contratempos, os dois astronautas da NASA "estão bem-dispostos e sentem-se muito confiantes de que não haverá problemas de maior devido ao facto de estarem na estação espacial há tanto tempo, do ponto de vista fisiológico".
Segundo DeWitt, "estão a receber exatamente o que teriam recebido se a viagem tivesse sido planeada para nove meses".
Elon a salvar o dia.
enquanto defende e aplica medidas que prejudicam milhões e têm repercussões por todo o planeta que afetarão ainda mais milhões…
o balanço depende dos valores, ou falta deles, de cada um
pois… mas mesmo assim há estupores ingratos que só sabem falar mal dele porque é contra os parasitas da xuxa e veio denunciar o que andavam a fazer com o dinheiro dos contribuintes!
Como esta? “Musk, cujo Departamento de Eficiência Governamental está a procurar erradicar fraudes, desperdícios e abusos, publicou uma série de publicações na sua plataforma de redes sociais X na noite de segunda-feira, incluindo: “Talvez Twilight seja real e haja muitos vampiros a receber Segurança Social” e “Ter dezenas de milhões de pessoas marcadas na Segurança Social como ‘VIVAS’ quando estão definitivamente mortas é um GRANDE problema”.
Tudo treta – as fraudes não aparecem e os desperdícios e abusos foram criados pela ideologia da extrema-direita.
https://www.jn.pt/3500152247/indicado-por-trump-para-a-seguranca-social-desmente-que-milhoes-de-mortos-recebam-beneficios/
Estima-se que durante a primeira presidência de trump e a de biden a seguir o nível e valores de “fraude” (e com aspas porque o conceito é relativo) foram semelhante.
Vá lá, não explodiu.
Os Jornaleiros andam Aziados…
Não «porque», mas “por que”.
“Porque”, uma vez que é um advérbio interrogativo.
Ana Sofia Neto… É parentesco?
Até sangrei dos olhos ao ler esta LOLOL
Essa astronauta, está aparentemente bem envelhecida. Decerto tenha se preocupado bastante, com o prolongado espaço-tempo na estação.
Já cá faltava……….
José… Passado um mês ali fechado ela já era miss universo… Eheheheheh
Só uma correção: a perda de massa muscular é atrofia muscular. Já a perda de massa óssea é esteoporose.
+1
Sedentarismo causa as duas
..
TODOS os astronautas, em voos, de cápsulas, da NASA, são colocados em macas, depois da aterragem. É procedimento base. No caso, da Rússia, são transportados, para uma cadeira, que lhes massaja as costas e pernas. Sendo levados, a um hospital, para serem sujeitos a uma bateria, de exames. E isto, não é só para os 2, os 4 serão levados, só depois de, os resultados, estarem bons, é que podem voltar para o Cabo Canaveral. Depois disso, estes 2, voltarão, à vida normal, pois já deixaram o colégio, de astronautas, da NASA. Só voltam, a voar, em naves privadas. Com o fim, da ISS, a NASA, já reduziu, em 63, para 107, o número de astronautas disponíveis, para missões.
A Skywalker, é para ser lançada, em 2027-2028. Se tudo funcionar, será uma ISS-2, com lugar para 11 tripulantes. A Odysseus, será lançada, em 2030-2035, já com ideia de ser um hotel, em que, os visitantes, vão, por 15 dias a 30 dias. Segundo, a SpaceX, ficará em 800 milhões de dólares, por passageiro, para 30 dias, de estadia, com o pormenor, de o seguro, que pode chegar a 5000 milhões de dólares, é pago, por cada passageiro.