Vem a caminho da Terra o mais rápido asteroide conhecido, viaja a 123.887 km/h
O 2001 FO32 é um pequeno asteroide cuja órbita cruza a órbita da Terra. A NASA classificou o 2001 FO32 como um "Asteroide Potencialmente Perigoso" devido à sua passagem próxima pelo nosso planeta. Contudo, esta rocha tem outra característica que o torna interessante. Este viajante do espaço vai passar na nossa vizinhança a uma velocidade de 123.887 km/h.
Tem um tamanho considerável, cerca de 1 quilómetro de diâmetro, e está a caminho do nosso planeta.
Asteroide mais rápido que conhecemos
Trata-se da maior rocha conhecida a passar em 2021 e irá cruzar-se connosco no dia 21 de março. O asteroide 2001 FO32 tem cerca de 1 km de diâmetro e, a menos que a sua órbita seja perturbada, não trará risco de impacto. No entanto, esta rocha espacial é de interesse também porque é uma das rochas espaciais mais rápidas que se conhece por voar pela Terra.
Conforme foi monitorizado, o 2001 FO32 viaja a 123.887km/h ou a 34,4 km por segundo, em relação à Terra. Em contraste, a Terra gira em torno do Sol a cerca de 30 km por segundo. Desde 2001, ano em que se descobriu o FO32, sabe-se que é de bom tamanho e ocasionalmente passa perto da Terra. Assim, este foi classificado como um asteroide potencialmente perigoso.
Pelos vários cálculos efetuados, sabe-se que as passagens pelo nosso planeta não trazem nenhum perigo.
NASA classifica-o como potencialmente perigoso
Segundo as rotas simuladas pela NASA, a 21 de março de 2021, a distância mais próxima do FO32 à Terra ocorrerá a meio da tarde, pelas 16h03. Assim, ele passará a cerca de 5 distâncias lunares, ou cerca de 2.016.351 km. O conjunto das suas características fazem dele um interessante motivo de análise, dado que é o mais rápido e, pelo seu tamanho, é maior que 97% dos asteroides que conhecemos.
Um aspeto fascinante dos asteroides leva a que os observadores a usar telescópios de quintal os identifiquem como "estrelas" aparentemente lentas. Normalmente leva pelo menos 5 a 10 minutos para que os utilizadores do telescópio de quintal detetem o movimento de uma rocha espacial na frente do seu campo estelar. Contudo, o asteroide 2001 FO32 estará a passar pela Terra num ritmo tão rápido que, quando estiver mais próximo, os observadores a usar telescópios de 8 polegadas ou maiores poderão detetar o seu movimento na frente das estrelas, em tempo real.
Depois de passar pela Terra em março deste ano, o próximo encontro deste asteroide com o nosso planeta ocorrerá daqui a 31 anos, em 22 de março de 2052. No entanto, a abordagem de 2021 será a mais próxima da Terra pelos próximos 200 anos para os quais a sua órbita foi calculada.
Este artigo tem mais de um ano
Era interessante saber se um dia de facto um asteróide desta envergadura vir directamente a terra o que aconteceria? Isto é, nós já temos tecnologia para nos proteger de um bicho destes? Ou na eventualidade disso acontecer estávamos completamente terminados com espécie. Não porque tenha receio deste, uma vez que os cálculos indicam que não vai bater cá, pergunto isto mais por curiosidade.
Primeiro dependeria da composição deste mesmo, se rochoso, metálico ou se apenas cometa. Depois do grau de inclinação com a terra e a sua velocidade… No pior dos casos teríamos a dizimação da vida no planeta dependendo de onde este embate, em que continente ou oceano.
E não, não temos tecnologia para nos projetermos de algo com este formato muito menos com formatos superiores.
Tranquilo. Se cair na terra, certamente será nos EUA 😛
Então se este bad boy viesse contra nós basicamente só poderíamos esperar por ele sem poder fazer nada ♂️
Cair nos EUA !! Não é lá que se encontra a maior caldeira de lava (Yellowstone) que se arrebentar pode causar um Inverno atómico e ficarmos sem luz solar durante mais de 100 anos?
E andamos a investir em painéis solares para quê????
Segundo informação do Horizon Zero dawn, a situação está controlada
Fusion … https://zap.aeiou.pt/faltarem-5-dias-apocalipse-nasa-avisa-136816
Achas mesmo que a NASA não sabe que algum dia um deles vai bater? O pior é que só tens 4/5 dias e mesmo assim não sabemos se nos safamos…
isso é fake…nos apenas conseguimos detetar todos os corpos interestelares quando estes refletem luz… tudo o resto não conseguimos detetar… quer dizer que apenas sabemos de 50%… quando um desses 50% de que não sabemos estiver prestes a embater apenas o vamos descobrir poucos minutos antes do impacto.
fake meu caro, fake!
A questão não é se é quando.
Alem dos asteroides tens ainda o lixo espacial
Porque até um impacto acontecer na terra já os painéis solares deixaram de funcionar, inclusive já não estás neste mundo e se tiveres uma instalação de painéis solares em casa com o respectivo armazenamento de energia consegues produzir toda a energia necessária para casa e para o teu carro elétrico, o que quer dizer que practicamente tens 20 anos de energia gratuita ao qual já não pagas a EDP nem nos postos de combustíveis.
Estas notícias com títulos falsos tiram-me do sério… “Vem a caminho da Terra” mas afinal passa a 2.016.351 km…
Num site dedicado a tecnologia esperava mais precisão na abordagem a todos os assuntos.
Para já, é interessante saber (parece que para ti não). Além disso, é sempre importante saber. Não te esqueças, que se tivermos o azar (e eles acontecem), de aparecer um outro que lhe dê um “beijinho”, os tais 2M km passam logo a 100mts. E aí, nem mesmo as noticias com titulos “verdadeiros” deixas de ler.
Não são falsos, tu é que não percebes nem quiseste ler. Nos dias que correm, em vez de um comentário falso, fazias um comentário útil. 😉
Escusava de ser no meu dia de aniversário.
Parabéns 🙂
EUA fuma demais e acredita em tudo!
A GNR já está a postos e a esfregar as mãos…
Desculpa mas o único que fuma demais so podes ser tu… como podes ver aqui https://cneos.jpl.nasa.gov/ca/ ou aqui https://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb_query.cgi#x apenas em 2021 já tivemos 7 passagens de cometas/asteroides bem proximos da terra… 2 deles até bem chegados por exemplo apenas a 0.013 de distancia lunar (mais proximo que a lua esta da terra) até final deste mes teremos 28 passagens proximas.. .isto fora o que ainda não descobrimos como é o caso do 2021 AH que apenas o descobrimos 6h antes da pasagem.
como podes ver aqui https://cneos.jpl.nasa.gov/ca/ ou aqui https://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb_query.cgi#x apenas em 2021 já tivemos 7 passagens de cometas/asteroides bem próximos da terra… 2 deles até bem chegados, como por exemplo o 2021 AH a apenas 0.013 de distancia lunar (basicamente mais próximo da terra que a propria lua) até final deste mes teremos 28 passagens próximas.. .isto fora o que ainda não descobrimos como foi o caso do 2021 AH. Este apenas foi descoberto 6h antes da própria passagem.
loi
É apenas uma questão de tempo, um dia vamos levar com um calhau espacial de dimensões preocupantes…