SpaceX não moveu satélite da Starlink porque não soube do problema da ESA
A notícia chegou no início da semana e mostrou o problema que poderia ter acontecido com o satélite Aeolus da ESA. Este teve de ver a sua rota alterada para não colidir com outro satélite da Starlink.
A informação existente na altura mostrou que a SpaceX se recusou a mudar a rota do seu satélite. O que não se soube, apesar de ser especulado, foram as razões para essa decisão. Agora, com mais informação, a SpaceX revelou a verdadeira razão desta decisão.
Um grande problema nas mãos da ESA
Esta foi uma situação complicada para a ESA. A probabilidade de colisão entre 2 satélites era grande e afetava uma das suas ferramentas usadas nos seus estudos. O risco calculado era elevado e, por isso, foi necessário tomar uma decisão rápida.
Contra uma resposta negativa da SpaceX a ESA foi obrigada a adaptar-se e alterou a órbita do Aeolus. Tudo mostrava que a empresa se estaria a desresponsabilizar, ao tomar esta ação.
Muitos especularam razões e mostraram que os satélites da Starlink estão preparados para evitar outros.
A SpaceX não recebeu informações corretas
Agora, com mais dados, a SpaceX veio a público revelar as verdadeiras razões. Tudo parece ter estado num problema de comunicação, com a empresa a não ter tido conhecimento do problema.
A probabilidade do choque entre os satélites estava em 1/50 mil a 28 de agosto, na última comunicação entre a ESA e a SpaceX.
Com o passar dos dias esta passou para 1/1000, o valor mínimo considerado seguro. Foi aí que a ESA agiu. O que a SpaceX alega é que uma falha no software de comunicação não revelou esta mudança. Assim, não terá sido recebida a informação certa pela Força Aérea dos EUA.
Por sorte o satélite da ESA não chocou com o da Starlink
Com a informação incompleta e errada, o operador da SpaceX acabou posteriormente por decidir em não mudar a posição do satélite da Starlink.
Claro que uma investigação está já a ser feita, para determinar as causas e corrigi-las, a fim de evitar problemas no futuro.
Esta é, acima de tudo, uma prova da falta de regulação que existe neste campo. Com cada vez mais empresas a querer ocupar este espaço, existem também cada vez mais probabilidades de problemas graves.
Este artigo tem mais de um ano
E agora onde estão todos os chorões e profetas da desgraça que comentaram a notícia de dia 3?
Por falta de comunicação, não receberam esta notícia.
E onde está a responsabilidade da spaceX em acompanhar o risco de colisão dos seus satélites ?
Estão a ver futebol ? È necessário que lhes digam que o satélite deles vai colidir ?
Abc
Um satélite recorre a tecnologia de ponta. Nomeadamente para detecção de colisões. Até o meu aspirador tem um sistema que serve esse propósito. Tal acontece quer nos Starlink, quer nos SpaceX.
A verdade é que tal não aconteceu , pelo menos é o que diz o artigo :
“Com o passar dos dias esta passou para 1/1000, o valor mínimo considerado seguro. Foi aí que a ESA agiu. O que a SpaceX alega é que uma falha no software de comunicação não revelou esta mudança. Assim, não terá sido recebida a informação certa pela Força Aérea dos EUA.”
Abc
Pois..mas parece que o sistema usado pela space X quando chegou a Hora H falhou….
concordo!
Primeiro não queriam mudar de rota…
A seguir afinal não conseguiam mudar de rota…
Agora a verdade chegou… não têm telefones no escritório e como tal a mensagem da ESA não chegou ao Zé Manel que era responsável conduzir os satélites…
Muito melhor, grande desculpa.
(pplware acho que o vosso artigo não corresponde ao artigo original em inglês)
“Por sorte o satélite da ESA não chocou com o da Starlink”
Mas qual sorte? A ESA estava a monitorizar os satélites e moveu o deles para evitar problemas. O mesmo não se pode dizer da Starlink.
Regulamentação do espaço, kkkkkkk
Estaríamos por ver o início da primeira guerra espacial.
Sabem a que velocidade andam os satélites lá em cima? Andam por volta dos 3 a 4 km/s. Os próprios satélites não têm a função de monotorizar os outros. Senão andavam sempre a bater uns contra os outros e qualquer detrito era uma ameaça. Isso deveria ser função de um órgão de controlo que neste momento é enexistente. Por isso cai em cima de cada organização possuidora dos satélites monotorizar esses avisos e órbitas dos seus satélites. Nos USA os satélites são regulados pela força aérea que não avisou a spacex
a culpa é dos amerdicanos!