Sonda espacial da China aproxima-se de Marte e tira a sua primeira foto
No final do passado mês de julho de 2020, a China lançou o foguetão Long March 5, a partir da base de Wenchang, em direção a Marte. A missão demoraria 7 meses até chegar ao planeta vermelho. Agora, já a desacelerar para entrar na órbita do planeta, a sonda Tianwen-1 enviou para Terra a sua primeira foto de Marte.
A imagem mostrada foi partilhada pela agência espacial nacional. A missão prepara-se para pousar no planeta vermelho no final deste ano.
Sonda da China Tianwen-1 está a chegar a Marte
Conforme foi noticiado, a nave espacial lançada no verão passado, para rivalizar com a missão dos EUA, deve entrar na órbita de Marte por volta do dia 10 de fevereiro.
A foto a preto e branco, divulgada na sexta-feira pela Administração Espacial Nacional da China, mostrou características geológicas, incluindo a cratera Schiaparelli e os Valles Marineris, um vasto terreno de desfiladeiros na superfície marciana.
Conforme referiu a agência, a nave robótica ativou um dos seus motores para "fazer uma correção orbital" na sexta-feira e deve desacelerar antes de ser "capturada pela gravidade marciana" dentro de 4 dias.
O Tianwen-1 de cinco toneladas inclui um orbitador de Marte, um módulo de pouso e um rover que estudará o solo do planeta. A China espera finalmente pousar o rover em maio numa área que se chama Utopia Planitia, uma enorme bacia de impacto em Marte.
China quer assumir-se como uma super potência espacial
Depois de ver os Estados Unidos e a União Soviética liderarem o espaço durante a Guerra Fria, a China despejou milhões de dólares no seu programa espacial comandado pelos militares. Assim, nesta última década, o país fez grandes avanços, com o envio de um ser humano ao espaço em 2003.
A potência asiática lançou as bases para montar uma estação espacial até 2022 e ganhar uma posição permanente na órbita da Terra.
Contudo, Marte provou ser um alvo desafiador. Até agora, só os Estados Unidos conseguiram pousar com sucesso no planeta. Outros países, já investiram para chegar a Marte, como, por exemplo, a Rússia, Japão, a “Europa” e Índia.
Tianwen-1 não é a primeira tentativa da China de chegar a Marte. Uma missão anterior com a Rússia em 2011 terminou prematuramente porque o lançamento falhou.
Este artigo tem mais de um ano
Tanta tecnologia e tiram fotos a preto e branco? Cada vez mais sinto que planetas, estrelas é tudo algo que nao existe e apenas serve para nos fazer sonhar com algo mais alem do nosso jardim do Eden a que chamam de planeta Terra.
compra um par de binoculos, ou um telescopi ou camera com lente de ~200mm e vez facilmente vários planetas e algumas das suas características identificativas, simples não?
Com 200mm nem a lua ves em detalhe. Qualquer dia olhas para o ceu e so ves satelites starlink.
200mm da para ver as luas de neptuno ou os os anéis de saturno.
É quanto ao starlink… Nao, não vez.
Porque é que a terra é plana e a lua é redonda?
Ambas são discos, mas a Terra está deitada, e a Lua está ao alto. 😉
Melhor resposta até agora! A medalha para este ser, és humano ou bot?
E tu és quadrado!
nem do planeta terra sabem tratar agora gastarem milhoes a procurar outros plantes sejam qual fo o país, enquanto os terraquecos vao morrendo com cancro e outros doenças que esse dinheiro devia ser investido
A foto chinesa, porque é só uma já que a a primeira é apenas uma ampliação da segunda, além de ser a preto e branco mostra no fim de contas algo que à custa dos norte-americanos, principalmente,é mais do que comum! Tenho pastas com milhares de fotografias ds Marte, 99% são de origem norte-americana! Mais, os chineses que nem uma sonda orbitadora conseguiram até hoje colocar em Marte, como vão agora pousar? Áh, já sei, é com os planos roubados pelo cientista chinês que trabalhava para a NASA, precisamente em equipas de investigacão sobre… Marte! Repentinamente desapareceu sem deixar rasto. A esposa de seguida, depois de muito “desespero, resolveu” partir para a China com o computador de trabalho do marido, pertença da NASA e os estudos em esrava e não estava envolvido! Teve azar foi apanhada. O fulano reapareceu na China e vejam só, o país comunista, “em nome do povo e do partido” por milagre consegue enviar uma missão a Marte e até tentar pousar! Milagre do Xi Jinping de certeza! É triste ler sempre tantas hipérboles relacionadas com a China, em relação a algo, que outros (cof cof americanos) há muito investiram, investigaram e tornaram quase vulgar, não havendo na prática, quem neste ramo do conhecimento fora um caso ou outro de sucesso: russo, europeu ou japonês, lhes faça alguma sombra.
Uma questão a titulo de curiosidade, em relação ao teres milhares de fotografias de marte. Tens alguma que mostre os pólos do planeta?
Por algum motivo inexplicavel, 95% das fotos que encontro na net de todos os planetas mostram os pólos com sombra ou, quando por acaso mostra mais diretamente, aparece desfocado ou com falhas. Visto teres muitas fotos era fixe se tivesses alguma de jeito.
Este ainda não descobriu a ESA
Descobriu, sim: “…outro de sucesso: russo, europeu ou japonês,…”