Qual é o planeta mais próximo da Terra? Provavelmente não é esse em que está a pensar
As tecnologias têm aumentado o interesse das pessoas nos assuntos astronómicos. Sabemos hoje mais sobre o universo, sobre a nossa vizinhança galáctica, sobre os planetas que fazem parte do nossos sistemas solar e sobre uma variedade de outros assuntos ao redor do cosmos. Contudo, se lhe perguntar, assim para uma resposta rápida, qual é o planeta maios próximo da Terra, será que sabe?
Mais perto da Terra? Uns dizem Marte, outros Vénus... será algum destes?
Sim, a resposta parece fácil, contudo, recentemente, tem havido alguma confusão sobre qual dos planetas do Sistema Solar está mais próximo da Terra. Calma, a ordem dos planetas no Sistema Solar, em direção ao exterior a partir do Sol, não mudou. Mas nem sempre, visualmente falando, recebemos a informação mais correta.
A Terra tem Vénus como o planeta mais próximo para dentro, em direção ao Sol, e Marte como o planeta mais próximo para fora do Sol. Destes dois, Vénus aproxima-se mais da Terra do que Marte nas suas respetivas aproximações. Por isso, continua a ser correto dizer que Vénus se aproxima mais da Terra do que qualquer outro planeta.
A confusão surge quando falamos da distância média entre os planetas.
Qual? Mercúrio? Não é possível!! Ou Será?
Ora, Mercúrio, estando mais próximo do Sol do que Vénus, orbita o Sol mais rapidamente do que o nosso vizinho "mais próximo". Além disso, a maior distância de Mercúrio à Terra (quando está no lado oposto do Sol) é muito menor do que a maior distância alcançada por Vénus.
Estes factos significam que, se calcularmos a média da distância entre a Terra e estes dois planetas, Mercúrio está, em média, mais próximo da Terra. Acontece que Vénus está, em média, a 1,14 unidades astronómicas (UA) da Terra, mas Mercúrio está, em média, a apenas 1,04 UA da Terra. Uma UA é uma unidade de comprimento igual à distância média entre a Terra e o Sol.
A análise recente mostrou que, para dois corpos com órbitas aproximadamente concêntricas e circulares no mesmo plano, a distância média entre os dois corpos diminui à medida que o raio da órbita interior diminui.
Este facto parece ser contra-intuitivo. O que isto significa é que Mercúrio não só é o planeta mais próximo, em média, da Terra, como também é o vizinho mais próximo, em média, de cada um dos outros sete planetas do Sistema Solar!
Pois é, afinal nenhum dos que tinha apostado as ficha estava certo, verdade? Bom, mas há sempre a desculpa que não falamos na distância média.
Este artigo tem mais de um ano
E qual é o mais longínquo? Neptuno ou Plutão?
Se não considerarmos o facto de Plutão já não ser considerado um planeta, ou a distância média, na verdade por vezes Plutão está mais próximo da Terra que Neptuno, fruto da sua órbita que não é coplanar como as órbitas dos restantes planetas.
Pois é coitado, mesmo com luas e tudo (forma um sistema binário com uma das luas, Caronte, com metade do seu tamanho) foi despromovido a planeta-anão.
“Ah e tal é pequeno (0,2% da massa da Terra e 1/5 da da Lua), tem uma reduzida influência no cinturão de Kuiper , não tem uma órbita desimpedida…” Preconceitos. Ainda por cima o conceito de planeta-anão, criado em 2006, não ficou bem definido, não se sabe quantos há.
O que significa que de certa forma, mercúrio e venus partilham ainda que temporariamente uma parte do “tracejado” em que ambos orbitam o sol, sendo assim possível uma colisão entre eles, quer dizer que todos vamos morrer e o apocalipse e afins
O que significa que de certa forma, mercúrio e venus partilham ainda que temporariamente uma parte do “tracejado” em que ambos orbitam o sol, sendo assim possível uma colisão entre eles, quer dizer que todos vamos morrer e o apocalipse e afins
Em parte alguma a órbita de Mercúrio cruza com a de Vénus. Mercúrio têm um afélio de 0.466 AU. Vénus têm um periélio de 0.718 AU. Isto significa que o mais próximo que podem estar um do outro é de 0,252 AU, quase 37.7 Gm, ou seja 37.7 milhões de quilómetros. Um bocado difícil colidirem e causarem o apocalipse.
De contra intuitivo não tem nada. O Sol por exemplo ainda fica em média mais próximo (1 UA) . Basta estar por “dentro” que ficará sempre mais próximo pois nunca fica do outro lado do Sol.
É talvez contra-intuitivo, porque quando perguntamos ás pessoas qual o planeta mais próximo do nosso, tal como formulado no título, a maioria destas entendem que queremos saber qual dos planetas mais próximo da terra aquando em conjunção, e não qual o planeta cuja distância média é mais próxima da terra. É mais uma questão de interpretação da pergunta quando esta é ambígua.
A mim ninguém me tira a definição de Lua é um planeta mesmo que pequeno e, por isso, é o mais próximo da Terra.
A Lua – é lua (satélite) de um planeta. Ou bem que é lua, ou bem que é planeta 🙂
Planeta do sistema solar gira à volta do Sol (e não à volta de outro planeta). Já Plutão, que era o 9º planeta, passaram-lhe a chamaram planeta-anão!
Isso alguma vez significa que a Lua não anda a volta do Sol? Mas questão certa nem é essa, é mais simples: qual é o planeta mais próximo da Terra? Logo a resposta é a Lua.
Anda à volta do Sol – a reboque da Terra 🙂
Convenções … são convenções. Há 8 planetas no sistema solar (antes eram 9, mas 1, foi rebaixado a “anão”). Vários têm luas.
Armadilhas da geometria
Eu acho que é venus