Protótipo de nave espacial da SpaceX voa algumas dezenas de metros pela primeira vez
Passados 3 dias da chegada a cápsula Crew Dragon à Terra com os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley, a SpaceX volta a ser notícia, mas agora pelos testes do seu protótipo de nave espacial. A empresa tem vindo a acrescentar tecnologia e conhecimento aos seus veículos, tornando-os nos mais avançados do mundo.
A nave agora testada voou apenas 150 metros e regressou ao solo. Este é um foguetão de última geração que equipará futuras missões espaciais.
Protótipo da nova nave da SpaceX já voa
Quase um ano depois de vermos o veículo de teste 'Starhopper' da SpaceX fazer uma curta viagem ao ar, a empresa voou com sucesso e conseguiu um protótipo de nave espacial em tamanho real. O veículo SN5 está sem o cone do nariz, o que parece mais com um “depósito de água voador”. Conforme podemos ver no vídeo, este dispositivo subiu e desceu da plataforma de lançamento de Boca Chica, nas instalações da SpaceX no Texas.
As imagens, de vários ângulos gravadas da nave, mostram um controlo total do veículo impulsionado pelo motor Raptor. Este levou o SN5 a cerca de 150 metros no ar, de forma totalmente controlada e com ajustes pelo meio.
We’ll do several short hops to smooth out launch process, then go high altitude with body flaps
— Elon Musk (@elonmusk) August 5, 2020
De acordo com Elon Musk, os próximos passos incluem vários lançamentos mais curtos antes da “alta altitude” com as abas do corpo presas. Estas operações da SpaceX estão já carimbadas de sucesso, após várias viagens à Estação Espacial Internacional com veículos de carga e com o envio da cápsula Crew Dragon em maio deste ano e chegada da mesma no passado domingo, dia 2 de agosto.
Assim, como já aconteceu com a Crew Dragon e com os foguetões Falcon 9, estes testes continuarão até que sejam seguros e estejam prontos a serem aplicados nas missões. Esta nave poderá, portanto, ser usada para as missões a Marte.
Este artigo tem mais de um ano
Prototipo de motor, não de nave.
Prótotipo de motor e de nave.
Já que a Starship irá ter no final 6 destes novos motores raptor.
Starhopper and the SN5 both feature a single Raptor, SpaceX’s powerful next-generation engine. The final Starship vehicle will sport six Raptors, stand about 165 feet (50 m) tall and be capable of carrying up to 100 people, Musk has said.
https://www.space.com/spacex-starship-sn5-prototype-1st-test-flight.html
certo, mas a estrutura não será essa no fim, as pernas usadas não sera assim, etc etc.
É como dizer que se esta a testar um prototipo de um carro, onde tens apenas o motor, 4 rodas e um deposito de combustível, o frame depois sera diferente, o diferencial tambem, nem volante tens, etc etc.
É um veículo de desenvolvimento como foi o Grasshopper.
olha o veiculo de desenvolvimento do grasshopper, e ve o que é o grasshopper agora https://www.youtube.com/watch?v=KmpMx2P2Dxg
aqui esta a testar-se o raptor.
A questão é que o “depósito” é uma parte de extrema importância testar neste tipo de condições, e tanto quanto consigo perceber tem sido o “depósito” que tem dado mais problemas nos últimos tempos.
é protótipo de parte da Nave, não é só do motor.
Também foram testadas as novas formas de soldadura de chapas de 4 mm (anteriormente 25 mm) e a forma como mantêm a pressão interior estável a dissipação de vibrações, etc…não foi só o motor a ser testado, muitos elementos mecânicos estruturais foram postos a prova com este ensaio….
Não devia ser um pouco mais aerodinamico?
“O veículo SN5 está sem o cone do nariz, o que parece mais com um “depósito de água voador”.”
Não precisa, se é só para fazer um teste em que não ganha alta velocidade.
a ideia é testar o motor, todo o resto vem depois.
a ideia é testar tudo soldaduras thurst puck landing legs, tudo isto vai ser iterado mas esta é a versao base de tudo e esta tudo a ser testado se fosse só para testar o motor usavam um a vertical test stand ahah nao fazia isto tudo para testar um motor ahah
claro que faziam, vê o primeiro teste do grasshoper que meti o link acima, ve que não têm nada a haver com grasshoper que foi testada depois.
é melhor veres o link que meteste acima ahah, e eu vi todos os testes do grasshoper e o objetivo dele era testar tecnicas de aterragem verticais nunca foi testar o merlin alias quando o grasshoper foi feito ja o falcon 9 voava com os 9 motores
https://www.youtube.com/watch?v=X2dEpe8WS1A
é assim que se testa um motor ahah
isso é o primeiro tipo de teste, com ele agarrado, ou achas que não se fazem testes de voo praticos antes de montar tudo o resto?
fazem mas isto nao foi para testar o motor se nao tinham feito tudo no starhooper se é que sabes o que é o starhooper, e já agr isto é o SN5 aconcelho te a ir ver o que aconteceu aos outros para tras que muitos deles nem chegaram a ter motor
Aquilo é o teste do motor! Em nenhum foguetão se faz testes de voos “práticos” para testar motores, é para testar todos os sistemas. Sairia caríssimo ter que andar a montar um motor num foguetão apenas para testar o motor, e teria muitas mais variáveis para além do motor.
Pipa de vinho voadora