NASA quer encontrar alienígenas através da deformação do espaço-tempo à volta do Sol
Quanto mais conhecemos o universo, mas nos apercebemos que podemos não estar sós. Com tantas galáxias e estrelas já descobertas, qual será a possibilidade de existir vida noutros planetas? A questão alimenta a curiosidade e a NASA tem um pano para descobrir alienígenas através da deformação do espaço-tempo à volta do Sol.
A missão de uma lente gravitacional solar (SLG) "oferece capacidades inigualáveis" para a deteção de vida extraterrestre, de acordo com um estudo.
NASA: Se há vida extraterrestre, então queremos conhecer
E se vislumbrássemos vida extraterrestre pela primeira vez através de um telescópio natural feito pela gravidade do Sol?
Bom, esta é ideia arrojada, também conhecida como uma missão de lente gravitacional solar (SGL). Pode parecer um sonho de Einstein num quadro febril, mas os cientistas descobriram agora que é "viável com tecnologias que já existem ou que estão em desenvolvimento.
Segundo um novo estudo, uma missão SGL poderá ampliar para ver características de superfície de exoplanetas, em escalas de apenas dezenas de quilómetros, o que poderia fornecer provas de vida extraterrestre.
Como tal, não admira que os cientistas tenham especulado sobre uma potencial missão SGL durante décadas. Conforme informação partilhada, em 2020, a NASA financiou uma investigação sobre a viabilidade da missão como parte do seu programa Innovative Advanced Concepts (NIAC).
Investigadores liderados por Henry Helvajian, cientista da Aerospace Corporation, partilharam agora os resultados iniciais deste estudo em curso da NIAC. Embora a equipa tenha advertido que a missão teria de superar vários desafios técnicos, poderia em última análise responder a uma das questões mais fundamentais da humanidade: Estaremos nós sozinhos no universo?
O SGL oferece capacidades que são inigualáveis por qualquer instrumento ótico planeado ou concebível. Com as suas propriedades óticas únicas, o SGL pode ser utilizado para obter imagens detalhadas e de alta resolução de exoplanetas semelhantes à Terra até 100 anos-luz da Terra, com durações de medição que duram meses, ou no máximo alguns anos.
Explicou o co-autor do estudo, Slava Turyshev, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e investigador principal do conceito da missão NIAC.
Estaremos mais próximos de descobrir vida num exoplaneta?
Conforme é referido pela equipa, há um interesse muito particular na utilização do SGL para obter imagens de alta resolução espacial e espectral de um exoplaneta ainda por identificar, potencialmente portador de vida, noutro sistema solar na nossa vizinhança galáctica.
Essas imagens diretas de alta resolução de um exoplaneta obtidas com o SGL podem levar a uma visão dos processos biológicos em curso no exoplaneta alvo e encontrar sinais de habitabilidade.
Esta possibilidade tentadora deriva de um fenómeno espantoso chamado lente gravitacional, que ocorre quando objetos maciços, incluindo o Sol, dobram o próprio espaço de tempo que os rodeia. Da perspetiva certa, este espaço-tempo deformado amplifica tudo o que se encontra por detrás dele, permitindo aos cientistas detetar objetos que de outra forma estariam fora de vista, tais como galáxias distantes ou planetas "errantes" a flutuar pelo espaço sem estrela.
As visões estranhas produzidas pelas lentes gravitacionais foram recentemente mostradas nas primeiras imagens públicas captadas pelo Telescópio Espacial James Webb, que incluía galáxias terrivelmente ampliadas no universo primitivo.
O ponto focal da lente gravitacional do Sol está localizado em todo o espaço interestelar, cerca de 550 e 900 vezes a distância que a Terra orbita a nossa estrela, que é muito mais longe do que qualquer nave espacial se aventurou para além do nosso planeta.
Helvajian e os seus colegas veem a sua missão como consistindo num telescópio de um metro que é acompanhado por um para-sol e impulsionado por velas solares que produzem impulso capturando a radiação solar, de uma forma algo análoga às velas impulsionadas pelo vento.
Mesmo que fossem capazes de ultrapassar os obstáculos técnicos envolvidos neste conceito - que incluem o desenvolvimento de velas solares mais fiáveis e sistemas de navegação e comunicações de longa duração - a equipa estimou que levaria pelo menos 25 a 30 anos para que uma nave espacial chegasse a este local longínquo, na melhor das hipóteses.
Dito isto, se um telescópio fosse capaz de detetar vida extraterrestre, possivelmente o maior avanço da ciência, valeria bem a pena a longa espera.
Este artigo tem mais de um ano
Se a NASA quiser encontrar alienigenas nem precisa de ir tão longe nem de ir procurar no espaço.. Tem um muito mais perto do que pensa, Area 51.
O simples facto de haver relatos de ex-trabalhadores e de pessoas que já testemunharam ter visto coisas, explica muita coisa e mais, podemos juntar o facto de poderes ser morto se passares os limites.
Além de que existem vídeos no Youtube bem antigos mesmo onde alguém filmou de forma rápida um ET. É um video bem antigo que foi até posto no X Files de UFO não sei bem o nome do programa. Mas quem sabe sabe.
Não é impossível, e até existe um vídeo a torturar um extraterrestre. A andar em cima de blocos, se este ultimo video que mencionei nesta frase mencionei é real ou não não sei, é engraçado que até eles metem flash e injectam drogas de plantas para alucinar…
Como disse há muitas mas muitas coisas na Area 51 que ninguem imagina, pode vir os anti-teorias venham la e podem dizer que é mentira, se é mentira provem-no. Não podem? Então continua a ser um bom ponto válido.
Ou alguém acha que a Area 51 é apenas um armazem com aviões normais e pessoas normais? Se assim fosse já havia uma tour com alguém de confiança la de dentro.
Nem queiram saber o que esta la dentro, mais info procurar na dark web e mais não digo! 😉
andas a ver muitos filmes
Põe mais tabaco nisso.
Vai a area 51 e depois diz-me se é tabaco ou não. Até la ficas com os teus argumentos básicos e fúteis que nem atingem ninguém.
e tu já lá foste? ah espera, não precisas, afinal tens um doutoramento suma cum laude do YouTube!!
Se a informação está toda disponível no youtube não existe razão para duvidar ou procurar na Dark Web
Ele nao disse que esta tudo disponível no youtube…
consomes*
Se tu acreditas e afirmas, tu é que tens de provar 🙂
Eu nem vou dizer se isso é verdade ou mentira mas uma verdade é que ninguém pode entrar na área 51 e é muito secreto e escondido e se tão secreto assim alguma coisa esconde agora se é isso ou outra coisa isso já não sei
Os servidores da Google na Europa também estão muito bem protegidos, ninguém lá entra e o local não está assinalado em lado algum, será que tem extraterrestres lá dentro? Hahaha
Ainda não percebi o fascínio de encontrar vida fora deste planeta.
Nem conseguem manter a paz e equilíbrio com a vida presente aqui, imaginem se encontrarem mais vida lá fora.
As duas coisas podem/ devem de acontecer em simultâneo. Lamentavelmente “aqui” não há equilíbrio.
Sinceramente, enquanto o ser humano tiver aquela mania de domínio, poder, medo e desconfiança, não vale a pena descobrir vida fora deste planeta.
Aliás, se encontrarmos, aposto as minhas fichas em como os nossos governos só vão destruir com o ‘medo’ do desconhecido.
Agora em termo sarcástico, a América rapidamente vai espalhar a sua democracia e a sua religião e os Russos implementar os limites deles que, quando ultrapassados, serão justificação para lançamento de ogivas nucleares. Tal é a comedia da nossa raça.
cá temos um exemplo chapado dum Velho do Restelo, como vos chamou Camões!
Dar nomes é bonito. Justificar as bocas é que é mais difícil.
A resolução adquirida seria realmente espantosa…quando há vontade (e verbas), os projetos aparecem.
Não há para aí montes de relatos que enchem livros e livros… basta pôr uma mesinha com petiscos e música de boas-vindas nos sítios onde dizem que aparecem mais e zás convivam com eles!
Talvez ao encontrar vida fora do planeta ponha algum tino na mentalidade das pessoas. Não digo que vá trazer a paz mundial mas é mais que a prova de que não somos especiais (não somos os únicos seres vivos neste universo), com essa prova talvez desinche alguns egos.
Se algum dia encontrarem um ET vao querer fama e fortuna. Sempre foi assim sempre sera. Ninguem vai mudar de mentalidade por isso, simplesmente e uma coisa nova para o resto da populacao em geral. Isto se eles divulgarem alguma vez a descoberta. Mas tambem nao entendo porque tudo vai desaguar aos EUA, so eles e que tem direito de conseguir essa proeza ? Se calhar algum alentejano ja teve contacto com os ETS e nao precisou andar a espalhar pelo resto do mundo :p
Esperem: O ALF da série televisiva não era um verdadeiro ET?????
um bocado mais de respeito por Sua Alteza Imperial D. ALF I E ÚNICO, Imperador Vitalício de Melmac e Dependências, Protector de Gatos e Felinos Diversos!!!