NASA deteta asteroide de 1 Km que vem numa aproximação rápida à Terra
A NASA está a vigiar um asteroide que passará "perto" do planeta no próximo fim de semana. Apesar de estar numa aproximação rápida, esta passagem não traz agora qualquer problema à Terra. Contudo, dada a sua dimensão, um impacto causaria uma destruição em escala global, como confirmou a agência espacial norte-americana.
Este viajante do espaço tem o nome de 2002 PZ39 e está referenciado no grupo dos asteroides Apollo. Aquelas rochas cujas órbitas estão localizadas próximas à da Terra.
Asteroide que viaja a uma velocidade infernal
A NASA está a seguir um asteroide "potencialmente cataclísmico" apelidado de 2002 PZ39. Segundo a estimativa da agência americana, a rocha deverá medir um quilómetro de diâmetro. O colossal asteroide está atualmente a correr pelo espaço a velocidades superiores a 57 240 km/h.
A este ritmo, a NASA referiu que o asteroide fará uma "passagem próxima" à Terra antes do meio-dia de sábado, 15 de fevereiro.
De acordo com a agência espacial, qualquer rocha deste tamanho tem o potencial de matar milhões incontáveis após o impacto.
Se um meteoroide rochoso maior que 25 m, mas menor que um quilómetro - um pouco mais de 800 metros - atingisse a Terra, provavelmente causaria danos locais na área de impacto.
Acreditamos que qualquer coisa maior que um a dois quilómetros poderia ter efeitos a nível mundial.
Referiu a agência espacial norte-americana.
NEOs são os perigosos asteroides que estão permanentemente a ser vigiados
O potencial destrutivo de tais asteroides também foi delineado num relatório da Casa Branca de 2018 sobre os chamados objetos quase terrestres ou NEOs. A Estratégia Nacional de Preparação para Objetos Próximos da Terra e o Plano de Ação advertiu que asteroides de até 1 km de diâmetro podem iniciar uma cadeia de cataclismos naturais devastadores.
Objetos próximos e maiores que um quilómetro podem causar danos em escala global. Podem provocar terremotos, tsunamis e outros efeitos secundários que vão muito além da área de impacto imediato.
Pensa-se que um asteroide de até 10 quilómetros de largura tenha causado a extinção dos dinossauros quando atingiu a península de Yucatan há cerca de 65 milhões de anos.
Refere o relatório.
Depois do dia dos namorados... visita-nos o 2002 PZ39
A 15 de fevereiro, o asteroide 2002 PZ39 deverá aproximar-se do planeta por volta das 11.05 GMT. Assim, quando isto acontecer, a rocha oscilará pelo planeta a uma velocidade de cerca de 15,19km por segundo ou 57 240 km/h.
Apesar do seu tamanho, velocidade e etiqueta de perigosidade, a rocha passará ao largo da Terra. Segundo os dados, a distância mais próxima atingirá os 5,7 milhões de quilómetros do nosso planeta. Portanto, algo como 15 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
Este artigo tem mais de um ano
Isto deve acontecer desde sempre.
Agora há mais informação, só isso.
Se um dia desvia no céu um 1 milimentro que equivale a kms na terra, estamos todos feitos.
Provavelmente vai acontecer, é uma questão de tempo e possívelmente só será noutra geração, pelo que estamos na boa.
Porque é que uma coisa que pode acontecer a qualquer altura, quando é muito má, só acontece “noutra geração” ?
É daquele tipo de raciocínios que me deixam siderado …
Eheh, vem um bocadinho na sequência do “em tantos milhões de anos, mal será que me calhe a mim”.
Penso que há um observatório que mapeia todos os objectos que representam perigo e nenhum deles vai colidir em muito, muito tempo.
Claro que poderá haver objectos que não estão a ser monitorizados, mas primeiro que cheguem cá 😉
Uma pequena correcção:
Não é 1km de distância mas, 1 km de tamanho, com têm na transcrição.
Obrigado Miguel pela correção.
Com 1 km… A 50000km/h ou mais… Vai ser sentido no globo todo… A não ser que a terra seja plana aí vamos ser cuspidos para o espaço jehehehhe
a terra é um cubo.
Acho que não. Talvez seja redonda…
Está a ironizar por se não está então será burrice pois existem factos concretos de que a Terra tem +/- a forma de uma laranja.
Então porque não existem fotos do Globo tiradas do espaço.. verdadeiras sem o nasaphotoshoping..???
Consegues ver dois lados de uma esfera ao mesmo tempo?? Eu não.
Claro que consegues ver os dos lados de uma esfera ao mesmo tempo. Basta usar um espelho. Do lado de lá da esfera. Não esquecer isso !
Pois, faz todo o sentido que todos os astros com determinado tamanho assumam uma forma esférica (devido à força da gravidade) e que a Terra, que tem tamanho para isso, não seja esférica…
Há vídeos de balões e foguetes, sem lentes olho de peixe.
Mas não estou com isto a dizer que a NASA não use Photoshop e outro software para manipular imagens e vídeos.
Já foram apanhados em flagrante em várias situações, por isso, perde-se a confiança em tudo o que apresentam agora. Mas quanto ao globo, é uma discussão mais do que encerrada. Só gosstava de perceber os verdadeiros motivos dos planistas….
Factos concretos … olha-me este. Segundo o Abreu, deves ter abandonado a mesma escola que a Greta …
A Terra tem a forma que tu quiseres. Aprende a respeitar a opinião dos outros !
Então o Dome vai proteger..
…e se calhar o Ceu e’ cor de Rosa a’s bolinhas brancas….
Isto a’ cada Maluco…
:\
LOL ! Ainda bem que a Greta ainda não disse nada sobre este assunto do perigo dos asteróides. Então, não viram o que ela fez com o tema das alterações climáticas ? Raio da rapariga devia era ficar calada … e na escola a falar sobre o perigo em partir unhas …
ela nao dava para a escola entao foi pras alteracoes climaticas..
+10 LLLLOOOOOLLLLL x 6
Será alterada do clima?
O que ela fez foi mais do que tu fizeste em todo o tempo em que andaste na escola!! E nem andando na escola aprendeste que às vezes é melhor estar calado do que dizer barbaridades!!!
Epá, não ! Ela não pode falar de asteróides ! Não percebes ? Se ela o fizer, vai cair um na Terra, de certeza absoluta. É como nas alterações climáticas. Elas só passaram a existir depois da Greta abrir a boca ! É por isso que ela é a grande culpada disto tudo. E agora quer que nós mudemos de estilo de vida e pediu aos cientistas para mentirem porque há interesses poderosos que querem ganhar com esta nova “realidade”. Abram os olhos ! É tudo mentira ! Não há alterações nenhumas e ontem já esteve mais frio à noite ! Vamos é perder muita qualidade de vida porque vamos ser obrigados a salvar a África inteira ! Só espero que ela não fale sobre África ! Por favor !!!
O que ela fez? Ela não fez nada…lol Diz baboseiras, mente às pessoas, alarma as pessoas, faz com que muita gente já ande em tratamento psiquiátrico e em psicólogos para tratar a ansiedade causada pelas baboseiras que ela anda a dizer…….Isso sim, ela fez…
Já antes da Greta se trabalhava no domínio da reciclagem, da reutilização, de um menor consumo, etc…
A terra não existe.
Não sei se terá capacidade para ser sentido no globo todo.
Já sei como é que isto vai acabar.
Vou ficar sozinho no mundo com um pastor alemão…
se asteróide tiver uma composição de ouro e umas gemas de diamante e platina até pode cair no meu quintal vai fazer estragos mas logo se arranja …
eu não sou muito exigente …