Missão da Rússia à Lua que se despenhou deixou um enorme buraco
A Rússia quer trazer o triunfo de ser a primeira nação a aterrar perto do Polo Sul da Lua. Contudo, a sonda Luna-25, a protagonista da primeira viagem da Roscosmos à Lua desde 1976, despenhou-se e fez uma gigante cratera no nosso satélite natural. Veja as imagens.
Sim, a Rússia deixou a sua marca na Lua
Desde há vários anos que a humanidade está empenhada numa nova corrida espacial, na qual não são apenas os Estados Unidos e a Rússia que estão em competição. O Japão, a Europa, o Canadá, a China e, atenção, a Índia são os que mais apostam na conquista do espaço à volta da Terra.
A Rússia, depois de 47 anos sem lançar uma missão à Lua, anunciou com grande alarido que ia lá chegar com a nova missão Luna-25. O resultado não foi o esperado e o nosso satélite natural tem uma nova cratera.
A missão Luna-25 começou a ser planeada nos anos 90, mas diferentes situações económicas e, mais recentemente, a retirada de fundos e apoios da Europa devido à invasão da Ucrânia, fizeram com que tudo fosse adiado... até há poucos dias.
A sonda foi enviada com sucesso para o Polo Sul da Lua, mas nos momentos finais perdeu o controlo e despenhou-se.
O satélite natural tem uma nova cicatriz
Este desastre da sonda russa foi de grande monta. O rover embateu violentamente e a grande velocidade na superfície lunar. A Roscosmos (a agência espacial russa) estimou uma zona de impacto e a NASA apressou-se a ver onde os russos tinham "arranhado" o satélite.
Para perceber o tamanho do dano, a agência norte-americana enviou o Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), uma sonda orbital americana que sobrevoa a Lua há 14 anos, para visitar o local.
Este orbitador da NASA é uma espécie de festa de antecipação da exploração das próximas missões à Lua e a Marte. Como por várias vezes mostrámos, esta nave já nos deixou imagens fantásticas, como uma recriação em 3D da Lua.
São os olhos da NASA, por assim dizer, e facilmente localizaram a cratera a cerca de 400 quilómetros do ponto de destino da sonda. Estima-se que o buraco tenha dez metros de diâmetro e é a marca que aparece nas fotografias, uma vez que não aparecia na medição anterior.
A Rússia estará a perder a preponderância espacial de outros tempos?
Apesar destes insucessos, os russos não perdem a confiança. Mesmo que este último evento tenha sido um fracasso para a Rússia, não foi uma missão fácil. Por um lado, é complicado aterrar na Lua. Além disso, queriam fazer uma aterragem suave e outras sondas (como a japonesa) já se tinham despenhado recentemente. Por fim, os russos queriam aterrar no Polo Sul, o que é ainda mais complicado. No entanto, a Roscosmos identificou o que poderá ter corrido mal e esta é uma informação útil para correções.
A Índia deixou o mundo perplexo. Enquanto muitos observavam a Luna-25, a Índia colocava o seu selo na Lua. Em 2020, aprovaram o orçamento para começar a executar missões no satélite e, quando a Rússia ainda lamentava o fracasso da sua missão, a Índia coroou-se ao aterrar perto do Polo Sul.
O Chandrayaan-3 já está a fornecer dados, como a primeira medição de temperatura do Polo Sul lunar, e é claramente um grande passo para a nação, mas também para a humanidade, que pode dispor de dados anteriormente inacessíveis.
Este artigo tem mais de um ano
Buracos é o que temos também por cá … Mas financeiros… Deixai os “Lunáticos” ( habitantes da lua) em paz
O imperialismo é no que dá. A nave indiana partiu da Terra em julho e a russa a 10 de agosto, ambas destinadas ao polo sul lunar.
Cá por fim foi Putin que insistiu com as pressas: “E temos que ser os primeiros, há que tempos que andamos a dizer que somos os primeiros! Temos que ser os primeiros, senão, vão tomar ar à janela!”
E estava a coisa assim, a nave russa para pousar a 21 de agosto e a indiana a 23 de agosto. No dia 19 a nave russa precisou de uma manobra mais demorada de correção de órbita, não houve tempo para a fazer em segurança e o resultado está à vista.
E a nave portuguesa? Já sabes se chegou lá?
Olha outro apoiante do Putin. Vai para a Rússia que o homem está a precisar de ajuda.
Não meu caro, simplesmente não entro em politiquices nestes assuntos, os russos pelo menos tentaram e nenhuma missão é 100% sem erros, mas o engraçado é ver quem não tem capacidade, como nos, a criticar e a rir.
Não tiveram janela mas agora devem ter uma varanda. 🙂
Fogooo temos expectativa….
Sabes isso tudo, alguma informação confidencial que tens mais sobre a Rússia e os estados imperialistas???
Uns dizem a pés juntos que são comunas, outros que são fachistas tu é imperialistas.
Já estou confuso, se calhar temos de fazer com a Rússia o que se fez com os LGBT, vai se adicionado letras e pondo o mais.
Já sei os Russos são FachComuImperCap+
Perfeito é novo nome para a política deles.
Parece bem?
Tudo bons rapazes 😉
As guerras de Putin: Chechénia, 1999; Geórgia, 2008; Crimeia, 2014; Síria, 2015; Azerbeijão e Arménia, 2020; Cazaquistão, 2022; Ucrânia, 2022.
https://sicnoticias.pt/especiais/guerra-russia-ucrania/2022-03-01-as-guerras-da-era-putin-da-chechenia-a-ucrania
E faltam as operações clandestinas do Grupo Wagner.
Imperialismos atualmente há três: EUA, China e Rússia. A definição encontras facilmente.
As restantes meta o Selo americano…
“Fascistas”, não “Fachistas”.
Usaram outra maneira de chegar à órbita lunar. A Rússia usou uma rota semelhante ás planeadas para as missões Artemis. O problema terá sido a falta de treino da equipa que controlava a sonda, pois em vez de fazerem a manobra de baixar a altitude, iniciaram a manobra de aterragem, com a sonda demasiado longe. Gastou o combustível todo à espera e detectar o solo lunar e começar as manobras, nunca o encontrou e espetou-se, por já não ter combustível para reduzir velocidade.
Conseguem tirar foto disso, mas mostrar a bandeira e as marcas do pouso na Lua de humanos não conseguem…
Conseguem, conseguem. No 45º aniversário da aterragem da Appolo 11 (em 20/07/1969, a primeira das seis missões tripuladas e a mais visada pelas teorias da conspiração) o Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) fez o reconhecimento fotográfico do local de aterragem. As evidências estão no local exato referenciado da aterragem – penúltimo vídeo do link:
https://www.rmg.co.uk/stories/topics/moon-landing-conspiracy-theories-debunked
Há mais vídeos idênticos de outras aterragens.
Pior… Teem telescópios que vêem a milhares de anos luz, mas não conseguem ver os planetas do próprio sistema solar… O povo que acorde que anda a pagar isso tudo nos impostos de uma forma ou de outra… E mais!! Para quê estudar coisas que supostamente já não existem á milhares de anos antes de resolver o que temos aqui…
lol! deves achar que o conhecimento científico não tem aplicações!
“Estudar” o que não existe há milhões de anos permite avaliar muitas teorias da física, validá-las, optimizar métodos, etc! Muito desse conhecimento acaba em desenvolvimentos tecnológicos – como é que achas que temos processadores e computadores hoje?
Da mesma que estudar registos arqueológicos, geológicos, fósseis etc, permitem “mapear” a nossa história e aprender sobre a evolução e os seus efeitos nos nossos dias.
Esses estudos científicos não foram contabilizados na ditadura sanitaria com o que o pessoal andou a injectar no corpo sem saber… O tempo dirá essas contradições de estudos
não te esqueças de dar olear o ábaco.
A realidade ficaremos a saber quando morrer-mos e a nossa energia largar o nosso corpo… Depois já do outro lado quântico vamos revisionar tudo que falamos e voltar cá de novo noutra cápsula ( corpo) e tentar não cair no conto do vigário de novo… eheheheheh. Alguns andam aqui á milhares de anos…
Compra uma câmara boa, com ampliação base 1000 e coloca uma laranja a 800 metros, em linha recta, de onde estas. Coloca a máquina fixa com o obturador aberto 75 segundos. Tira uma foto à laranja a 30 cm de ti com as mesmas configurações.
Ups, já tens a prova que a laranja afinal tem 5000000 pontos, é azul e roda acima da velocidade da luz… e tens fotos para o provar.
Vêm galáxias a milhares de anos luz porque estas são enormes. Realmente enormes. Acho que não imaginas o quão grandes são quando comparadas com planetas.
Mas normalmente é esse o problema dos mais cientificamente iletrados, a escala!
E sim, conseguimos ver os planetas do nosso sistema solar. Talvez devesses sair da tua cave. Nem precisas de acreditar nas enciclopédias. Compra um telescópio e vê algumas coisa por ti. Depois imagina o que conseguiras ver com algo 10 ou 100 vezes mais poderoso. Ou melhor, estuda, torna-te astrónimo e sê um desses com acesso a esse mesmo material.
Só “pseudo-especialistas”…. Todos falham.
Tão simples como isso.
Muito deve a humanidade aos Russos no que toca a exploração espacial.
Já se esqueceram do resgate feito por eles aos américas na estação internacional… Se fosse hoje os russos diziam para eles descerem com um monitor na frente da cabeça a 20.000km/h para não aquecer muito
A culpa e sempre da Russia. Fake
Porque é que é fake?
A história prova através de factos e provas ao longo dos tempos que os jornalistas andam encher chouriços e a informação é toda manipulada com o objetivo de movimentação de “massas” num objetivo
A seguir vais dizer que a Terra é plana. Já estou a ver o filme. A culpa é dos jornalistas.
Sempre… Até porque são eles que adulteram a informação da forma que os políticos querem… Eu como engenheiro informático trabalhando com entidades de todo o mundo e especialista em análises de cibercrime, sei o que estou a dizer… A informação que chega ao “povo” chega da forma que dizem para chegar e não dá forma real… É tudo distorcido… Devia saber disso melhor que ninguém
Em grande parte dos casos, de certos argumentários, o problema está no que tu acreditas, no que queres que seja a verdade. Muitas pessoas, com preguiça de investigar, ou acreditam em tudo, ou dizem que é tudo manipulado. Onde estás tu? São as pessoas que usam o crachá “o que não está comigo, está contra mim”. E não é verdade. Efetivamente a Terra não é plana, a pandemia aconteceu, os problemas climáticos existem e o homem já pisou a Lua.
Depois, como referi e como deverias fazer, tudo o que é importante para nós carece de investigação e não apenas deixarmos essa informação e mãos alheias. A história ensina-nos, o presente ajuda-nos a perceber os conflitos e a realidade em si, e a nossa aprendizagem ao longo da vida dá-nos ferramentas, só temos de as usar.
Eu filtro a minha informação, eu investigo, estudo, procuro mais opiniões e isso tudo está implícito no meu trabalho. Tu como engenheiro informático… se não consegues fazer isso, não culpes terceiros 😉 o problema está no q eu tu queres acreditar.
Mas tens fontes que comprovem ou é só da tua cabeça?
A culpa de aparecer de novo crentes em terraplana foi as redes sociais, esse tema já estava na gaveta desde o fim da inquisição. São pessoas que são facilmente manipuláveis, mas no que toca a desinformação.
Tb essas pessoas não têm a mínima noção de física, pois num sistema de terraplana irias sempre ver o sol, e iria aparecer em perspectiva, com o seu máximo tamanho no meio dia, desaparecendo e diminuindo de tamanho mas nunca o deixaria de ver a noite, pois o que separa o sol da terra em sistema de terraplana e AR.
O que eu quero é que aparece uma doença com mortalidade 100% e que só se possa curar com vacina… Assim, morre o pessoal todo que não interessa por selecção natural (só os burros morrem)…
Muitos já esqueceram do Chalenger, que explodiu em plena ascensão, matando toda a tripulação e congelando o programa espacial Americano durante muitos anos e todas as iniciativas relacionadas com a Estação Espacial Internacional era asseguradas pelos foguetões Saturno Russos!
A ISS foi toda montada e visitada pelos shuttles. Até a MIR (google explica-te o que era) foi visitada por 2 shuttles. A Soyuz lançou 5 segmentos (de 27) e fazia o transporte de 3 a 4 astronautas para bordo. Os shuttles chegavam a trocar os 5 tripulantes, NASA, ESA e JAXA, mais uns de outros países, além de levarem os segmentos e os montarem na estrutura. Sem os shuttles, não era possível montar a ISS. Olha para a estação chinesa que tem 6 segmentos e foi preparada para durar 5 anos.
Sem os shuttles a tripulação precisa de viajar em grupos de 3 a 4. Sim a Dragon é uma cópia actualizada da Soyuz, só que é 25% do que faziam os shuttles.
Ya mas o Chalenger era a 25 missão, não foi na primeira…
Não percebo tanta preocupação com o buraco, os russos, resolvem isso num instante, enviam uns pedreiros na próxima missão e eles vão lá e tapam…
Já existe anuncio há procura de voluntários:
– Procura-se equipa de pedreiros para missão na Lua, oferece-se formação espacial, equipamentos, seguro de vida, renumeração bastante apelativa.
Oportunidade única na vida, se tem uns parafusos a menos, gosta de loucuras, candidate-se…
contacto: Missãorussatapaburacolua@hotmail.com
Foi de propósito, era para ver se a lua realmente vibrava/tocava como um sino, como o satélite artificial que é?
é que andam a fazer em Mariupol