Quantcast
PplWare Mobile

Mercúrio tem um misterioso campo magnético que os cientistas tentam perceber

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. nelson mota says:

    mercurio e venus são planetas com muita energia devido ao calor , por destilação, quando o homem descobrir , uma maneira de transformar o calor em energia eletrica , vão esgotar a energia dos planetas em 3 tempos

  2. Joaquim Sobreiro says:

    Estando o interior da terra tão quente como cria um campo magnético?
    Um íman, material ferro magnético, não se desmagnetiza se submetido a altas temperaturas?

  3. Nuno V says:

    “Os campos magnéticos são elementos especiais, e só raramente os planetas hospedam um.”
    Completamente errado, todos os 8 planetas possuem um campo magnético. Mercúrio e a Terra possuem um campo magnético causado pelo movimento do metal líquido presente nos seus núcleos. Vénus não tem um campo magnético deste género por causa da sua muito lenta rotação, mas não é livre de magnetismo, porque a sua ionosfera reage com o vento solar, criando uma magnetosfera. Marte já possuí um campo magnético no passado gerado internamente como o da Terra, mas mais uma vez, este não é livre de magnetismo. Marte, tal como a terra, possui campos magnéticos crustais, só que em Marte são bem mais fortes. Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno possuem um campo magnético mais forte que o da terra.

    • Vítor M. says:

      O núcleo de Mercúrio não é certo ser líquido, bem pelo contrário. Aí reside a dúvida da ciência sobre o campo magnético. Depois, 8 é muito? É nada mesmo. Estás a falar de um vasto universo de planetas e exoplanetas conhecidos e estudados que não têm campo magnético. Aliás, é a própria NASA que classifica os campos magnéticos como elementos especiais e raros.

      • Nuno V says:

        Lamento, mas todos os nossos dados apontam para Mercúrio ter um núcleo externo líquido e um interno sólido. Por tanto, não digas antes pelo contrário, pois não sabes do que falas.

        E que raio de argumento de treta. A razão pela qual são poucos os exoplanetas conhecidos com campo magnético, não é porque são poucos, mas porque é extremamente difícil detectar esse campo magnético. Apenas o conseguimos fazer em casos muito específicos. Já pareces aquelas pessoas que antes de se ter descoberto o primeiro exoplaneta, diziam que estes que não existiam.

        Onde é que a nasa disse que os campos magnéticos são raros?

        • Vítor M. says:

          Não sou eu que falo, são os investigadores da NASA que estão ainda sem certezas sobre isso que tu dizes saber do que falas. Eu por mim acho que me fico pelo que eles dizem, e não pelo que tu dizes. Lamento 😉

          Segundo os astrónomos:

          Do all planets have magnetic fields?

          No, not all planets have magnetic fields. The four gas giants have extremely strong magnetic fields, Earth has a moderately strong magnetic field, Mercury has an extremely weak field, but Venus and Mars have almost no measurable fields.

          Planetary magnetic fields are formed by the interaction between the convection of interior conducting material (molten rock and metal) and the planet’s own rotation. Mercury’s field is weak because it rotates so slowly. Venus doesn’t have an appreciable field because there appears to be little convection in its molten interior. Mars doesn’t have an appreciable field – although it did in the past – because its interior has solidified.

          Portanto… lamento 😉

        • Nuno V says:

          Como sempre, és um teimoso sem correcção. Onde é que no texto que colocaste afirma que os campos magnéticos são raros? Contigo é sempre assim, lanças textos em tua defesa que não representam a tua posição. Só falta saber se o fazes por ignorância, ou por desonestidade.

          Eu é que lamento, lamento por tu não saberes corrigir os teus erros na tua linha de pensamento e de te auto-iludires sempre que estás errado.

  4. QualquerUm says:

    Otimo, só é preciso levar a cerveja…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.