Israel realiza a primeira cirurgia com tecnologia 3D e Realidade Aumentada
Uma das maiores vantagens do avanço tecnológico é poder direcioná-lo para saúde. Dessa forma, é possível garantir cada vez mais qualidade de vida àqueles que, por razões várias, são vítimas de circunstâncias que lha reduzem.
Numa ode ao futuro, Israel realizou a primeira cirurgia utilizando tecnologia 3D e Realidade Aumentada, no dia 1 de janeiro.
O futuro da medicina já está presente
Numa conjugação de conhecimento médico e assistência tecnológica, Israel protagonizou um momento histórico que espelha aquilo que poderá vir a ser o futuro da medicina. Isto, porque, além de tudo aquilo que a tecnologia nos permite ter, é e será cada vez mais um trunfo, quando associada à saúde.
No dia 1 de janeiro, médicos do Galilee Medical Center, em Nahariya, Israel, realizaram uma, assim nomeada, estreia mundial. Ou seja, uma cirurgia de reparação da órbita ocular, recorrendo à tecnologia 3D e à Realidade Aumentada.
O futuro já está aqui.
Disse o professor Masad Barhoum, diretor geral do Galilee Medical Center.
Primeira cirurgia utilizando tecnologia 3D e RA
Conforme foi noticiado, a cirurgia, liderara pelo professor Samer Srouji, foi realizada a um paciente de 31 anos de idade. Este precisava que a base da sua órbita ocular esquerda fosse reparada. Isto, após ter sido gravemente ferido no rosto.
Desta fratura resultou uma visão dupla, bem como a deterioração do olhar e da simetria dos seus olhos.
Para a cirurgia, a equipa de médicos utilizou um novo método que recorre a tecnologia 3D e RA. Então, resultou numa execução bastante precisa da cirurgia em cerca de uma hora e meia.
Através de uma tomografia computorizada (TC), foi possível produzir uma placa que correspondesse à base da órbita ocular do paciente. Aliás, essa produção só foi possível, de forma tão precisa, devido a um software que construiu um modelo impresso em 3D do crânio do paciente.
Impressa em titânio, a placa foi colocada por baixo do olho do paciente utilizando à RA. Mais, um dos membros da equipa médica utilizou os HoloLens da Microsoft que se ligaram ao software informático e, então, conectaram-se ao modelo do crânio do paciente e à placa.
Apesar da estreia, esta não é a primeira cirurgia arrojada realizada no Galilee Medical Center. Isto, porque uma outra equipa de médicos concretizou, com sucesso, a primeira cirurgia de substituição total do joelho assistida por robôs.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
É lindo, tão evoluídos que eles são em ciência e tecnologia mas tão atrasados eticamente falando. É uma pena.
Um povo que foi tão perseguido. E “agora” tornou-se perseguidor. Não aprendeu nada ou já se esqueceu.