Há um número significativo da população com imunidade natural à COVID-19?
Imunidade natural à COVID-19? De acordo com as últimas declarações da Organização Mundial de Saúde, o vírus está diferente, mas não está a perder "potência". Os números mostram que a pandemia ainda está longe de ser controlada e a sociedade anseia urgentemente por uma vacina ou tratamento.
A imunidade de grupo é uma solução... mas tal poderá significar milhões de vidas no mundo (temos o caso da Suécia que não correu muito bem). No entanto, um estudo recente indica que a imunidade de grupo à COVID-19 pode já ser nesta altura maior do que se pensa.
COVID-19 e as células T (que podem bloquear o vírus)
A pandemia provocada pela COVID-19 continua a ser um enorme desafio para a comunidade. Apesar de já terem passados alguns meses, ainda não há uma solução e as dúvidas ainda são muitas. Os investigadores estudam, por um lado, uma solução de combate à COVID-19 mas também os efeitos secundários da doença.
Segundo Sir John Bell, um investigador de Oxford, as células T podem ser as responsáveis por bloquear os vírus em pessoas assintomáticas. A confirmar-se tal cenário, significa que no mundo poderá existir já um número significativo da população com imunidade natural ao vírus.
De acordo com o Telegraph, referenciado pelo DN, há estudos que mostram que uma parte separada do sistema imunológico, as células T, responde a cadeias de aminoácidos produzidas por diferentes tipos de coronavírus e pode ser responsável por interromper o vírus em pessoas que nunca apresentam sintomas.
As células T morrem em pessoas mais velhas e essa pode ser a razão pela qual os idosos têm maior probabilidade de desenvolver a doença de uma forma mais grave.
Sabe-se que a vacina que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford, que é uma das mais promissoras, visa estimular os anticorpos, mas também aumentar a resposta das células T.
Sarah Gilbert, que também faz parte do grupo de investigadores que está a desenvolver a vacina, é perentória: "É possível que estejamos a subestimar a imunidade natural ou já adquirida ao vírus e temos de estar atentos."
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Já vi tudo e onde isto vai parar.
Células T e o catano…. o Resident Evil ensinou-me tudo.
Tou preparado! xD
Onde anda a Alice?
Está na Umbrella Corp. Arranjou lá emprego, com exterminadora
O corona e apenas mais uma gripe…vao a praia e tomem vitamina c em laranjas que ficam imunes.
Oh Joana… Já acordavas para a vida, não?
@Fulano
Lê antes de falar:
Vitamina D:
https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.04.08.20058578v4
https://neurosciencenews.com/vitamin-d-coronavirus-mortality-16349/
Vitamina C:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7205675/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7172861/
A Joana não falhou. Receber irradiação solar, em humanos saudáveis, produz vitamina D.
Joana, tens toda a razão. e existem provas. Coloquei 4 links que confirmam o que dizes de artigos peer-reviewed, mas a “moderação” deve achar que certos estudos têm conteúdo demasiado extremo.
Não abona em favor dos valores editoriais desta revista.
Estão publicamos.
Por outro lado…
eu e todos os que já viram isto saberão demostrar a familiares e amigo como e onde a censura existe em Portugal e quais os conteúdos que veta.
Tenham um bom dia.
São os gorvernos, “All of you are going to die down here”, hahahaha!
Isso é a Red Queen.
Foi dar uma voltinha com a Elsa e ninguem sabe delas
Atrás do coelho!
Ela foi para o exército da Abby do TLOU. xD
LOL, verdade!
peren.. what?