PplWare Mobile

Favipiravir: O antigripal japonês que tem efeito contra a COVID-19


Fonte: The Guardian

Autor: Marisa Pinto


  1. Pablo says:

    Anitigripal? Pq será… Lol

    • .::Gondzilla::. says:

      Sim, diz lá que, também estou curioso…

      • Pablo says:

        http://www.euromomo.eu/outputs/number.html

        Euronomo, organização que colabora com os Ministérios da Saúde dos seguintes Países europeus.

        Os dados relativos à faixa etária dos indivíduos com mais de 65 anos e a All ages (“Todas as idades”). Entre a semana nº 51 de 2016 e a semana nº 11 de 2017 morreram acerca de 70.000 pessoas em toda a Europa por causa da gripe. Os restantes picos atestam-se sempre acima dos 60.000 mortos anuais.

        Em Portugal:
        https://www.publico.pt/2018/12/14/sociedade/noticia/gripe-suave-3700-mortes-acima-esperado-ultimo-inverno-1854677

        Como diz o título em 2017/2018:
        “Apesar de a última época de gripe ter sido uma das menos intensas desde a pandemia de 2009, no Inverno passado voltou a haver um excesso de mortalidade assinalável em Portugal.” E falamos dum pico num ano de gripe “suave”…

        Veremos se o Covid-19 acaba o ano com um número semelhante. ou Covid + a Gripe para sermos justos…

        • Pablo says:

          Acho que devia haver estado de emergência com números tão elevados de mortos pela gripe em cada ano! Se é em números que estamos a falar e a ser bombardeados em todo o lado…

          • Rui says:

            Se soubesses um bocadinho de saúde pública, estavas caladinho.
            Como não sabes nada, atiras uns “bitaites”, onde misturas alhos com bogalhos.
            Senta-te no sofá a ver uns filmes e …

          • NocaoTens? says:

            Sério que não percebes a diferença entre o covid19 e uma “gripezinha”?! És assim tão desprovido de inteligência??
            O covid19 tem uma taxa de transmissão muito, mas muito superior à gripe. Qualquer contacto é 99,99% garantido que fiques infetado. O que torna a taxa de propagação deste virus enorme. Se todos ficarmos infetados e metade de nós precisar de cuidados médicos, NÃO HÁ para todos. Não há ventiladores, não há pessoal médico, não há! E para além de que a taxa de mortalidade do covid19 é muito superior ao da gripe sazonal, se tiveres dois dedos de testa saberás fazer contas, senão fica mais uma breve explicação, a gripe infeta muito mais gente por ano do que o covid19 e mata quanto 1%? Enquanto o covid19, nas pessoas já infetadas cerca de 3% morrem. Faz contas para ver qual é mais mortal.
            Tu podes apanhar não te acontecer nada, mas certamente terás alguém na família que não terá a mesma sorte!

          • ToFerreira says:

            Acho incrivel nesta altura do campeonato ainda ter de explicar a alguem com (supostamente) 2 dedos de testa aquilo que foi acima bem explicado. Quando é que a gripe matou mais de 600 pessoas num dia (Itália)? Quando é que a gripe levou a que fossem necessários camiões militares para transportar todos os mortos? Quando é que a gripe esgotou a capacidade dos crematórios?

          • Pablo says:

            To Ferreira se eu sei? Não mas percebo alguma coisa de números. Mas as pneumonias são provocadas de forma similar seja para o influenza ou coronavirus…
            Vê este estudo, onde o Coronovirus já representa 18% das mortes da “pequena população em estudo”. Covid19 é da família dos Coronavirus.

            https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6038767/

          • ToFerreira says:

            Percebes de números, mas misturas mortalidade com letalidade?!
            Faz estas contas simples:
            A gripe tem uma letalidade inferior a 1%.
            O covid tem uma letalidade de 3 a 4%
            O covid é mais contagioso pelo que infectará mais pessoas e mais depressa. Qual mata mais?
            Agora adiciona a progressão rápida que está depressa os recursos de saúde. Ainda achas que são semelhantes em perigosidade??

          • Pablo says:

            3 a 4% a sério??

            Portanto analisando o navio cruzeiro Diamond Princess: 712 -> 12 mortos. Letalidade de 1.7%.
            Agora é reflexo da sociedade? Ambiente completamente fechado, e certamente com uma faixa etária de risco!! Maior em qualquer outro lado!
            Cultiva-te:
            https://www.youtube.com/watch?v=K7g4WKoS_6U

            “Só 1a das 4 morte de Coronavirus eram da estirpe de wuhan” Pois…

            “Fazer como na Coreia do Sul… Fazer, fazer, fazer testes! Controlar as vias de infecção! Não usar medidas do século 18 para mitigar a dissimação.”

            Crises económicas matam… e não pouco… Vejamos o que virá daqui.

      • Fusion says:

        +1
        Soltas a bomba e depois não falas?

      • Muted says:

        “Chama-se Favipiravir e é um medicamento experimental, originalmente desenvolvido para tratar doenças como, por exemplo, Ébola, Zika, Febre Amarela”
        Ou seja, não foi desenvolvido para ser um antigripal e não é um antigripal, a sua administração num paciente com covid19 pode ou não ter efeitos positivos.
        Se daqui a uns tempos testarem a canábis e chegarem a conclusão que pode ter efeitos positivos em alguns doentes de covid19, também vais considerá-la de antigripal?
        Diz-se que a vitamina C ajuda a combater a gripe comum, as laranjas vão também passar a ser catalogadas como antigripais e vendidas nas farmácias?
        E ouve lá, o coronavírus é muito mais letal do que o vírus da gripe comum. A taxa de mortalidade para o vírus da gripe comum é de apenas 0,13%!!! Compara esta percentagem com a do coronavírus que é entre 3 a 20%!!!
        A tua comparação com a mortalidade do vírus da gripe tanto a nível europeu como em Portugal com esta situação é no mínimo ingénua. Como é que podes estar a comparar uma situação nova, vírus novo de 60 dias ou menos (na Europa) que ainda não teve a oportunidade de infetar milhões de pessoas com a de outro vírus que já está perfeitamente instalado e infeta milhões de pessoas??? E se a gripe comum matar 3700 pessoas por ano em Portugal, e tiveres outro vírus a matar, na melhor das hipóteses, outras 3700 pessoas, não passarás a ter o dobro das mortes???
        E outra coisa, este vírus mais parece uma lotaria, ainda ontem li um artigo no New York Post acerca de uma criança de 12 anos saudável, sem doenças, e que está internada em estado grave num hospital nos Estados Unidos, a lutar pela vida por causa do coronavírus. Aproveita e procura também pelo artigo duma mulher com apenas 39 anos que acabou por falecer por causa dessa doença quando esperava pelo resultado do teste, ou do nadador olímpico da Africa do Sul, agora com 31 anos, super saudável e que teve muita dificuldade em sobreviver ao coronavírus. Epá exemplos é o que não faltam por aí.

        • Pablo says:

          Não leu o título do Post??? Só peguei no que tinham escrito. lol

          Ingenuidade é fazer as contas a meio do jogo! A mortalidade tem só a ver com os números de testes feitos! Basta pegar na população saudável (assintomática) e fazer o teste! Certamente os números aproximam-se de os Alemanhã/Islândia etc…

          Aliás isto já foi mais que afirmado pela directora da DGS! Se irá ser assim em Portugal, será assim até para a Itália!
          Agora assustar as pessoas a afirmarem que 20% irá morrer?? Give me a break, pareces a CMTV.

          Rapaz de 12 anos saudável? Sabes ao que eu chamo a isso é sensacionalismo! É pena é! Não digo o contrário, agora pega nos números do euromomo, infelizmente morrem crianças, e não é só agora com o Coronavirus! Até eu já tive uma pneumonia aos 8 anos.

          Itália estatística até aos 3000 mortos, média de 80.5 anos, apenas 0,8% dos infectados com o vírus que morreram não tinham qualquer doença crónica e dos 5 mortos com idades entre os 31 e os 39 anos, todos sofriam de um problema de saúde prévio, fosse ele cancro ou coronário.

          https://www.publico.pt/2020/03/20/mundo/noticia/coronavirus-menos-1-mortos-italia-nao-sofria-doenca-previa-1908734

          Basta ires ao INE e vê as mortes por pneumonia no ano de 2017! 466mortes…

          Mas se queres fazer as contas a meio! Então o Porto é campeão! 😀

        • Pablo says:

          https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=399595079&DESTAQUESmodo=2

          “5 764 mortes provocadas por pneumonia, representando 5,1% da mortalidade ocorrida em 2018 e registando um aumento de 2,5% de óbitos em relação ao ano anterior.”

          Mas estes mortos não interessam nada… Não têm Covid atrás… What ever…

          • Pablo says:

            Lendo o texto todo:

            “A taxa bruta de mortalidade por pneumonia foi de 55,9 óbitos por 100 mil habitantes, com valores significativamente crescentes para 65 e mais anos.”

            Onde já se viu isto!

          • Muted says:

            E óbvio que um vírus novo e tão contagioso como este é muito mais nefasto para os mais idosos, como qualquer doença, incluindo o cancro!! Mas de acordo com os dados que se vão obtendo sabe-se hoje que este vírus por uma razão que ainda não foi identificada, é muito seletivo. Ou seja, pode infetar duas pessoas saudáveis, e uma ser assintomática e a outra vir a ter complicações e até vir a falecer. Os casos vão-se avolumando, só um parolo como tu é que não ve isso porra!!
            Pode até ser que venhas a ter sorte com este coronavírus, mas desgraçados daqueles que são teus amigos, familiares e conhecidos.

          • Pablo says:

            Muted comenta lá isto:
            A new epidemiological study (preprint) concludes that the fatality of Covid19 even in the Chinese city of Wuhan was only 0.04% to 0.12% and thus rather lower than that of seasonal flu, which has a mortality rate of about 0.1%. As a reason for the overestimated fatality of Covid19, the researchers suspect that initially only a small number of cases were recorded in Wuhan, as the disease was probably asymptomatic or mild in many people.

            https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.02.12.20022434v2

            E falamos dum vírus sem vacina!

          • Muted says:

            A 25-year-old New Jersey man is fighting for his life after a lab lost a test that showed he was positive for the coronavirus — delaying his treatment, reports say.
            Jack Allard, a two-time All American lacrosse player, was placed in a medically induced coma at an Edison hospital after being tested for COVID-19
            His mother, Genny Allard, told Pix11 News that her son first got sick on March 13 when he started experiencing a high fever, back pain and started throwing up.
            His health deteriorated and he was placed on a ventilator in the intensive care unit…
            “My son is healthy, no pre-existing conditions and he’s 25. This virus is really dangerous and now he is very, very sick,” Genny told WABC.
            “He never vaped, he never smoked,” the mother told WABC. “He took his health very seriously — I mean he’s an athlete.”
            https://nypost.com/2020/03/25/new-jersey-man-25-in-coma-after-misplaced-positive-coronavirus-test/

            Epá não sei se és parvo ou fazes-te, não me lembro nunca em momento algum, por exemplo, as autoridades terem que usar um recinto de patinagem para armazenar corpos por causa da gripe comum!!!!!! dass . Não vou perder mais o meu tempo contigo.

          • Pablo says:

            “Sucharit Bhakdi’s 8 research works with 21 citations and 435 reads, including: ADAM10 sheddase activation is controlled by cell membrane asymmetry.”

            https://www.youtube.com/watch?time_continue=562&v=JBB9bA-gXL4&feature=emb_logo

          • Pablo says:

            Muted é pena os média não estarem todos os dias nos hospitais, certamente encontrariam casos similares todos os meses…
            Noticias dessas são puro sensacionalismo! CMTV em todo o lado…

            Hospitais de campanha estão a ser feitos devido a que?
            Então o pânico não está instalado em toda a sociedade? Se toda a gente aparecer nas urgências com sintomas de covid19/gripe/outra infecção pulmonar imagina o caos!

            As pessoas só olham aos números atirados para a cara, por isso o governo britânico vai distribuir testes rápidos… Para melhorar a a estatística!

            Uma coisa é morrer de Covid19, outra coisa é morrer com Covid19! Até dia de hoje (26) morreram 60 pessoas com o Covid! Relembro que em 2017 no mês de março morreram 466 pessoas com pneumonias! (Fonte INE) Mas estes mortos são piores que os outros mortos! What ever… Txxx o terror…

    • Luis Rosalino says:

      És um infeliz. Pq será….Lol

  2. Bruno says:

    “Favipiravir: O antigripal japonês”, só por isto já está condenado ao insucesso na Europa e EUA

  3. parvo says:

    mano, és cá uma criatura

  4. Pablo says:

    Por acaso tenho uma licenciatura, e na área de saúde até.
    Queres o estudo aí o tens:

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/31607599

    “Vaccine derived virus interference was significantly associated with coronavirus and human metapneumovirus; however, significant protection with vaccination was associated not only with most influenza viruses, but also parainfluenza, RSV, and non-influenza virus coinfections.”

    Sim tem várias conclusões… Como tb a do Corona.

  5. Muted says:

    A Belgian doctor working to battle the coronavirus says he’s treated several seriously ill young patients — and their lung scans were “nothing short of terrifying,” according to reports.

    Dr. Ignace Demeyer, who works at a hospital in Aalst, said an increasing number of people between the ages of 30 and 50 have presented with severe symptoms, despite having “blank medical records” that show no underlying conditions that would make them high-risk, the Brussels Times reported.

    “They just walk in, but they are terribly affected by the virus,” Demeyer told the Belgian broadcaster VRT.

    He said CT scans indicated they were suffering from severe lung damage.

    https://nypost.com/2020/03/17/coronavirus-doctor-says-lung-scans-for-young-patients-were-nothing-short-of-terrifying/

  6. Pablo says:

    https://www.telegraph.co.uk/global-health/science-and-disease/have-many-coronavirus-patients-died-italy/
    “On re-evaluation by the National Institute of Health, only 12 per cent of death certificates have shown a direct causality from coronavirus, while 88 per cent of patients who have died have at least one pre-morbidity – many had two or three,” he says. “

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.