Estudo revela que novo coronavírus pode dividir-se em 3 grupos
Em dezembro de 2019, a cidade de Wuhan, na China, registava os primeiros casos de coronavírus. Agora, quatro meses depois, o mundo já conta com mais de 1,6 milhões de pessoas infetadas. De acordo com um novo estudo, há três grandes grupos do vírus que lhe permitiram propagar-se tão rapidamente.
Esta investigação, da Universidade de Cambridge, traz mais novidades sobre a pandemia que está a matar milhares pelo mundo fora.
Novo coronavírus da China, da Europa e do Brasil?
A equipa percebeu que o vírus que surgiu no Brasil é semelhante ao que surgiu na Europa, mas diferente daquele que apareceu em Wuhan, na China. Assim, os investigadores entenderam, não só os diferentes percursos que o coronavírus tomou, como também as mutações que ele sofreu.
Para chegar à referida conclusão, o grupo analisou as mutações dos primeiros 160 genomas do novo coronavírus. A partir do que encontrou em humanos, desenvolveu um mapa de linhagens de códigos genéticos. Para isso, recorreu a um modelo semelhante ao que era usado para identificar movimentos migratórios das populações humanas pré-históricas.
O objetivo é perceber as trajetórias que o coronavírus efetua, a fim de entender como se espalha. Assim, é possível pensar em medidas que possam conter a sua transmissão de uma região para a outra, por exemplo.
Os dados recolhidos podem revelar o ritmo e tamanho da variação genética do coronavírus. Se as mutações se derem de forma lenta e suave, como até agora, a criação de uma vacina poderia ter uma eficácia muito ampla.
Mas, afinal, quais são os três grandes grupos?
Existem mais de 1000 sequenciações genéticas do novo coronavírus. Segundo os investigadores, estão divididos em três grandes grupos: A, B e C. No caso, o grupo B é derivado do A e o grupo C é derivado do B.
Ainda é desconhecida a forma como o vírus foi transmitido dos animais para os humanos. Todavia, o tipo A é considerado o original, por ser o mais semelhante ao encontrado nos morcegos e nos pangolins. Ambos associados ao início do surto.
No caso do tipo B de coronavírus, os investigadores chegaram à conclusão que está mais presente no Leste da Ásia. No entanto, não se espalhou por outras partes do mundo. Para o grupo de cientistas, isto pode significar que o vírus conheceu uma resistência diferente noutras partes do mundo, restringindo a sua atuação àquela área.
Por fim, o tipo C, que predomina na Europa. Os primeiros casos deste tipo de coronavírus foram encontrados em França, em Itália e na Suécia. Este é também o tipo de vírus que atua no Brasil.
Chama-se João Gonçalves Azevedo, tem 60 anos e é médico cardiologista no Hospital Padre Américo, em Penafiel. Este foi o paciente zero em Portugal. O homem esteve de férias em Milão, no norte de Itália – onde terá sido infetado – e regressou a Portugal no dia 29 de fevereiro. Nesse mesmo dia começou a ter febre, dor de garganta e tosse.
Um vírus é capaz de atravessar o oceano?
A verdade é que sim. De acordo com um estudo publicado em março, no Journal of Travel Medicine, os casos do Brasil e da Europa têm uma relação muito próxima. Para os autores do estudo, metade dos casos de coronavírus identificados no Brasil estavam ligados a Itália.
Ester Sabino, uma das dez autoras do estudo, afirmou que o surto no Brasil aconteceu de forma diferente. Isto, porque nos restantes países o surto de coronavírus começou de forma lenta. Contudo, no caso brasileiro, a epidemia espoletou muito rápido, a partir de pessoas maioritariamente vindas de Itália.
Uma vez instalado no Brasil, sofreu ligeiras mutações. A partir daí, foi possível perceber o percurso que tomou internamente.
Um vírus mutado pode não significar um vírus mais perigoso
As alterações que o coronavírus vai sofrendo são muito comuns. De ressalvar que as mutações não significam que o vírus se altera a ponto de se tornar letal ou mais contagioso.
Segundo os especialistas, o facto de, em filmes, as mutações serem associadas a cenários e pessoas perigosas, gerou um estereótipo. Uma vez que as mutações fazem parte da natureza de um vírus, é preciso esclarecer e esbater este preconceito.
Apesar de minúsculos, os vírus agem consoante as vantagens naturais. Segundo Nathan Grubaugh, Mary Petrone e Edward Holmes, se um vírus se torna letal, não se espalha. Portanto, não cumpre a sua missão de infetar. Daí a mutação nem sempre significar uma nova formação do vírus mais perigosa.
Assim sendo, é provável que as mutações do coronavírus não parem, por agora. Se quiser, pode acompanhar o mapeamento dos vários trajetos que ele toma aqui.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: BBC
Neste artigo: coronavírus, Covid-19, Virus
“Este foi o paciente zero em Portugal. O homem esteve de férias em Milão, no norte de Itália – onde terá sido infetado”. Coisa que por vezes não se sabe é que entre Wuhan e Milão havia um voo diário. Se estão lembrados, em Portugal, as primeira cadeias de transmissão tiveram origem em pessoas vinda do norte de Itália.
“metade dos casos de coronavírus identificados no Brasil estavam ligados a Itália”. É conhecida a primeira morte no Brasil – uma empregada doméstica. A patroa veio de Itália infetada e não a avisou nem protegeu.
Só não vê quem não quer:
https://www.sabado.pt/mundo/detalhe/laboratorio-de-wuhan-testou-coronavirus-em-morcegos-em-projeto-financiado-pelos-eua?previewMode=1Investiga%c3%a7%c3%a3o
Pergunto-me porque o virus não atingiu a cidade de Pequim 😉
Pergunto-me também porque Bill Gates, Trump não querem antenas 5G perto das suas casas ou mansões
Para Pequim só se viaja com teste negativo ao Covid-19.
Quanto às antenas 5G originarem o vírus em Portugal estamos bem – não temos antenas 5G.
Deixa-te de parvoíces. Já sabes que teorias da conspiração é coisa que não falta. Tu nem acreditas nelas. Está é tão farto de ver TV que te lembras “Eh, pá deixa-me encontrar mais uns vídeos para por nos posts para animar” 😉
Afinal o video do Canal Conhecimento é Poder estava correto, segundo as suas teorias (que parecem idem ao encontro do que ele disse)
«A equipa percebeu que o vírus que surgiu no Brasil é semelhante ao que surgiu na Europa, mas diferente daquele que apareceu em Wuhan, na China»
Podes ver AQUI:
https://youtu.be/k335llwS9Dk?t=758
https://youtu.be/k335llwS9Dk?t=1215
Mas qual parvoices? Dei-te uma noticia recente. Continuas a pensar que é tudo Natural, é disso mesmo que eles querem.
Continua Dark Sky 😉
Se percebeste alguma coisa disto … mas não percebes …
O pessoal que escreve os posts … é o costume … inventam títulos. Já o faziam em matérias de tecnologia – parra acirrar, agora continuam a inventar ,,, o que é que se vai fazer?!
“Novo coronavírus da China, da Europa e do Brasil? o vírus que surgiu no Brasil é semelhante ao que surgiu na Europa, mas diferente daquele que apareceu em Wuhan, na China. Assim, os investigadores entenderam, não só os diferentes percursos que o coronavírus tomou, como também as mutações que ele sofreu.”
Não sabem nada. Baralham mutações com novos vírus.
Dark Sky
Errado, em Portugal já temos várias antenas 5G, sendo Matosinhos a primeira cidade. Tem já 20 antenas instaladas.
Segundo, o Bill Gates deixou o negócio do software e passou a dedicar-se a outras áreas. Há quem afirme que a introdução de várias vacinas cujo desenvolvimento foi fomentado por ele tiveram resultados catastróficos (ainda não tive oportunidade de confirmar esta informação).
Acho estranho todo este interesse demonstrado por ele. Ele é um bilionário e sabemos, por experiência, que estes indivíduos não chegam a essa riqueza de forma muito honesta, são poucos os que demonstram bom carácter.
Para mim – e isto não é teoria da conspiração, mas sim uma suspeita e talvez seja defeito de profissão porque estou habituado a olhar a outros pormenores e condutas, comportamentos, que não apenas o óbvio – é estranho que até agora o Bill Gates, de todas as vezes que falou, só se foca em longo prazo, o lockdown a longo prazo, só se foca na vacina, não se foca em resolver o problema a curto prazo, sem vacina…e por forma a evitar uma verdadeira catástrofe humanitária decorrente da paralisação e/ou abrandamento de certos sectores e serviços da economia.
Queres que diga a verdade? Não é confiável. Demasiado focado em que o lockdown seja prolongado; demasiado desinsteressado em apelar à adopção de medidas urgentíssimas (e curtas) que resolvam o problema, com o menor impacto para a economia; demasiado focado na vacina…
E repara, isto quando:
– O Reino Unido desclassificou a COVID-19 como doença altamente contagiosa;
– no site da OMS constam as mortes por Influenza (muito superiores a esta doença), sem que exista lockdown;
– um epidemiologista alemão tem estado a trabalhar com a sua equipa numa cidade alemã, em que vão porta-a-porta, percorrem tudo, fazem todas as questões possíveis para rastrear o percurso do vírus, numa casa de membros infectados não encontraram o vírus vivo nas maçanetas das portas, nos telemóveis, no gato, etc…E ele alertou que é necessário fazer esta pesquisa e investigação com urgência, para que não sejam tomadas decisões precipitadas e com base em presunções, mas sim com base em algo concreto!! Se possível com todos dados objectivos.
– na publicação Radiology, recomendam que seja feito um exame aos pulmões para diagnosticar a doença, em vez dos testes RT_PCR (devido à incerteza destes teste e também à alta taxa de falsos negativos – se queremos acabar o mais depressa com a propagação, porquê insistir em testes cuja fiabilidade é duvidosa – além de que há discrepâncias na escolha da parte da sequência genética do vírus para incluir no teste, pelo que podes estar a ampliar material genético que podem nem pertencer ao vírus – isto não são teorias da conspiração….pesquisa fontes credíveis e verás).
Não estou contra o lockdown, mas quanto ao Bill Gates, o seu discurso suscita-me muitas reservas! Muitas mesmo…E se não podemos afirmar que ligações ele tem, sem apresentar prova dessas ligações e quais as intenções, por outro lado, também, e precisamente por isso, por não sabermos as suas ligações e natureza dos seus intentos, por que razão vamos colocar um assunto tão sério como a saúde da população mundial, a criação e administração de uma vacina, nas mãos de um indivíduo cujas ligações desconhecemos…?
Penso que lhe é dado muito tempo de antena, é-lhe dado mais tempo de antena a ele do que aos cientistas que podem apresentar dados concretos em vez do “i think that…” desse otário.
De certeza que não foram as 20 antenas, experimentais de Matosinhos, que espalharam o Covid-19 em Portugal.
Quanto às vacinas, já há muitas em teste, algumas em humanos. A financiada por Bill Gates é mais uma.
Não tenho nada contra Bill Gates que me leve a acreditar na teoria da conspiração sobre as suas intenções quanto à vacina de que financia a investigação.
Quanto ao que há que fazer no curto prazo já está quase toda a gente de acordo, é melhor ele estar calado por não ser especialista. Ainda hoje foram anunciadas 12 medidas por um grupo de empresários portuguesas e personalidades que penso que serão bastante consensuais. Pelo menos mostram a preocupação em manter o País a funcionar.
Falta a vacina contra o vírus. Sem a vacina o mundo não volta à normalidade.
Mas acho que a teoria da conspiração sobre o Covid-19 não ficava completa sem esse corolário “… e foi tudo para Bill Gates controlar a humanidade com a sua vacina!”. De facto essa não conhecia 😉
Exame aos pulmões nunca irá identificar pessoas assintomáticas, e terá grandes dificuldades em identificar a causa, já que há outras doenças que podem causar os mesmos sintomas nos pulmões.
Os testes que identificam o material genético são de longe os mais específicos e que permitem melhor identificação de pessoas portadoras do virus. A fiabilidade depende da empresa que produz, não da técnica. A técnica é usada há vários anos na identificação de diversas doenças.
Quanto às mortes, diz isso aos italianos e espanhóis. Diz-lhes que a gripe mata mais de 15 mil pessoas em poucas semanas – não mata!
@Dark sky
Há um novo surto de Polio na República Democrática do Congo (se não estou em erro quanto ao país), precisamente por vacinas patrocinadas pela Fundação do Gates. Está documentado. Epidemiologistas dizem que não é habitual nem normal que apareça um surto tão grande (será normal que o patogénico possa sofrer mutações e aparecem alguns casos, mas não um surto como o que aconteceu).
Por outro lado, há um processo judicial na Índia em que se apurou que o consentimento prestados pelas crianças sujeitas a vacinação está cheio de irregularidades (irregularidades que até são crime, cá em Portugal). Verificou-se que as mesmas pessoas assinaram mais de 3 mil declarações de consentimento, com assinatura ou impressão digital.
A fundação do Gates tem sido criticada por não monitorizar a administração de vacinas (pós-administração), tal como tem sido criticada por conflito de interesses.
Nessa sequência, o Governo Indiano decidiu começar a cortar relações com a Fundação dele.
Isto está tudo documentado, não são conspirações.
O que defendo é que não se pode, sem mais, de ânimo leve, aceitar vacinas de um homem qualquer. Não é que tenha algo a acusar, mas o oposto também é válido: o que sabes dele, sabes as intenções? Sabes as ligações dele? Precisamente por isso. Chama–se credibilidade.
Caberá a cada um dos estados soberanos acautelar estas questões e proteger as suas populações. Verás que iremos ter posições muito distintas entre esses vários estados…Uns aceitarão sem mais, outros irão preocupar-se e verificar tudo ao mais ínfimo pormenor…
Spoky, essa conversa das entenas 5G já cheira mal. Não tem ponta por onde lhe pegue. Vamos avançar para outros argumentos que façam sentido.
Nestes tempos livres que te correm Vitor, não te fazia mal leres livros, rever a história de armas fabricadas pela China, EUA.
De leres livros que foram proibidos para venda.
Tu não tens certezas de nada, como podes afirmar que o meu argumento não faz sentido? Para ti, se houver um estudo cientifico é porque esta correto?
Sendo assim todas as opiniões dos leitores estão erradas, a tua é a unica que ta correta?
Tu próprio afirmaste aqui, “isso ainda não há”
https://pplware.sapo.pt/ciencia/estudo-revela-que-novo-coronavirus-pode-dividir-se-em-3-grupos/#comment-2568997
Como podes acusar de algo que não faz sentido segundo tu, quando tu próprio afirmas que “ainda não há!?”
Nestes tempos livres que corre Vitor, sem querer ofender ou criticar. Recomendo a sério, principalmente abrires a tua mente. Nos tempos que correm quase tudo é possível de se fazer.
Há teorias e teorias, outras sem cabimento. Mas umas com BONS ARGUMENTOS, SENTIDOS e Indícios.
Queres provas?
https://www.amazon.com/Millers-Review-Critical-Vaccine-Studies/dp/188121740X
Ai tens, tens 400 estudos cientificos, 400!! Que indicam ao contrário do que se pensa que faz bem, esses estudos validados dizem o contrário. E já podes ver pelo feedback que o livro teve muita saída.
Ai tens uma prova científica. Vais negar? 400 é poucas?
Eu respeito a tua opinião, mas devias tentar ser menos autoritário ao afirmares que este vírus não foi criado em laboratório ou feito com segundas intenções por alguem talvez chamado CEPI..
Tens também outro livro que foi proibido (mas esta é outra história)
https://www.fnac.pt/No-Easy-Day-Kevin-Maurer/a640655
Primeiro critica-se a China que foram responsáveis etc e depois faz-se isto?
https://www.sabado.pt/mundo/detalhe/laboratorio-de-wuhan-testou-coronavirus-em-morcegos-em-projeto-financiado-pelos-eua?previewMode=1Investiga%c3%a7%c3%a3o
Eu não estou a dizer que é verdade ou não, mas não achas estranho? Não duvidas? Não colocas pontos de interrogação? Para ti são coisas normalíssimas?
Pois bem, se é.. Então algo esta mal.
Mas isto sou eu, deixo-te uma frase para refletires “primeiro inventa-se o veneno depois vende-se a cura”
Confundes autoritário com assertivo. Discordar de ti com base nos dados oficiais das entidades não é autoritário, é sensato. Se não vou nessas teorias queres que diga amen? Não, de certeza que não. Se aparecerem dados concretos partilhados pelas entidades responsáveis, eu aceito, caso contrário, não vou andar ao sabor dos devaneios do povo que vai ao ponto de dizer que a terra é plana. Agora, não te tapei a boca aos teus comentários pois não? Portanto, só tem de haver respeito e tolerância sem abusar da paciência.
E a terra é plana, os aviões causam chemtrails, todos nós temos um chip para o governo nos controlar, bça bla bla… agora também temos as antenas 5G.
Há tantos burros a mandar em homens inteligentes, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência.
Eu tenho um objeto estranho numa perna que emite radiação. Quer que lhe mande a radiografia?
Todos emcoronados
“Ainda é desconhecida a forma como o vírus foi transmitido dos animais para os humanos”. – 1st documentary movie on the origin of CCP virus, Tracking Down the Origin of the Wuhan Coronavirus
Calma, uma coisa é o que se pensa ser, outra coisa é o que é com toda a certeza científica. Isso ainda não há.
E depois vem as Vacinas, que ADMITO E GARANTO-VOS que não faz mal nenhum nem provoca nenhuma doença, nada nada… Sou eu que garanto, um medico de medica geral.
Só que este livro diz o contrário com 400 estudos cientificos: https://www.amazon.com/Millers-Review-Critical-Vaccine-Studies/dp/188121740X
Vou pedir e marcar uma reunião urgente para que o livro seja proibido para venda e seja banido em diversos países e o seu autor será levado a tribunal.
Tomar vacinas sem estarem estudados devidamente os efeitos secundários….só memés é que caem nessa. Mas neste mundo o que mais existe são memés. Porque eles garantem. Eles nunca nos iriam mentir.
Não será que, assim como a NASA anda brincando com o Universo DEUS, também os cientistas,”malucos ” andam brincando com vírus super destruidores. Num Planeta, tão lindo como a nossa Terra. tudo isto terá que ter um fim, em prol da continuação da vida na Terra.
Tchee …
O meu comentário, deve-se a uma noticia vinda da Austrália, em que se diz, que cientistas Chineses injectaram o covid 19 em morcegos e os libertaram. Todos sabemos que na China comem tudo incluindo morcegos.
Então escapou-te a notícia com origem na China que atribuía o vírus ao exército americano https://www.nytimes.com/2020/03/13/world/asia/coronavirus-china-conspiracy-theory.html
Teorias da conspiração sobre o Covid-19 são às centenas.
Eu não sei cientista e já sabia que são 3 grupos, os que apanham, os que não apanham e os burros que andam na rua a passear na expectativa de apanhar.
*sou
Animem-se. Escreve o “El Pais”:
“Portugal, los suecos del sur
Previsiones sanitarias, planes de control a tiempo y la unión política controlan la epidemia mejor que en países con más recursos económicos”
https://elpais.com/sociedad/2020-04-11/portugal-los-suecos-del-sur.html
A manhã, em Espanha, as empresas de construção e as fábricas não essenciais, que estiveram fechadas duas semanas, vão reabrir (cá não houve essa distinção entre essenciais e não essenciais, não houve fecho da construção e de fábricas).
Vai uma confusão do caraças por causa disso. Em Espanha as forças políticas não conseguem remar para o mesmo lado, o que deixa a população desorientada. A nossa “unión política” vale ouro.
Uma das justificações apontadas pela classe médica para a elevada taxa de mortalidade em Itália é uma tendencia crescente dos italianos para a recusa de vacinação (Itália tem das mais baixas taxas de utilização da vacina anual de influenza).
Os médicos acreditam que populações com taxas elevadas deprevalência das vacinas influenza, BCG e outras estimuladoras do sistema imunitário dão proteção acrescida às populações na resitência ao virus.