ESA suspende missão de mil milhões de euros com a Rússia
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia já conheceu repercussões a vários níveis e, conforme já vimos, o espaço não foi exceção. Afinal, a Agência Espacial Europeia (em inglês, ESA) suspendeu uma missão a Marte a ser realizada em conjunto com a Rússia e cujo valor ronda os mil milhões de euros.
A decisão foi considerada inevitável.
A ESA suspendeu a sua missão, ExoMars, de mil milhões de euros. Este projeto estava a ser desenvolvido em parceria com a Rússia e deveria ver o seu rover robótico lançado em setembro. Recentemente, os estados-membros da ESA votaram para cancelar o seu lançamento devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Foi tomada a decisão de que este lançamento não pode acontecer, dadas as circunstâncias atuais e especialmente as sanções que são impostas pelos nossos estados-membros. Isto torna praticamente impossível, mas também politicamente impossível, ter um lançamento [do rover] em setembro.
Disse Josef Aschbacher, diretor executivo da ESA.
De acordo com o The Guardian, o rover, ao qual foi dado o nome de Rosalind Franklin, foi montado no Reino Unido e deveria ser lançado por um foguetão russo. Além disso, depois da viagem até Marte numa nave alemã, teria sido pilotado até à superfície por um lander russo. Contrariamente ao que estava planeado, o rover será guardado num armazém.
Tendo em conta a situação atual, a ESA solicitou um estudo de viabilidade, por forma a perceber como executar a ExoMars sem o envolvimento da Roscosmos, a agência espacial da Rússia. Em cima da mesa está a NASA que, conforme revelado por Josef Aschbacher, manifestou uma “forte vontade de apoiar” a missão.
O Rosalind Franklin é a segunda fase da missão da ESA em conjunto com a Rússia. A primeira, um satélite chamado Trace Gas Orbiter, foi lançada em 2016 e está a estudar a atmosfera de Marte. Além disso, caso a missão que a ESA suspendeu se concretizasse, este satélite deveria funcionar como retransmissor de telecomunicações.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
sem problema para os Russos, vão fazer com os chineses 🙂
Possivelment a India tb se ira juntar,… O ocidente esta em decadencia acentuada!
O nivel de “diplomacia” do ocidente e assustador!
No oriente esse tipo de diplomacia chama-se ditadura, algumas delas com falsas eleições, ditaduras essas que são e foram toleradas por um ocidente cheio de defeitos, erros e muitas contradições, mas com eleições.
É igual no Ocidente caso ainda não tenhas reparado.
achar que isso é que é assustador, é que é assustador. já tudo é possível
Estou mesmo a ver a Índia e a China a juntarem se para alguma coisa sabendo que são “inimigos” desde que são países.. nem para jogar ao peão vão colaborar XD.. dá te por contente em viveres nesta diplomacia
Assustador é ver a decadência Russa!! Para se salvar vai para a guerra!? Que mentalidade tão anos 60!! Resultado desta tentativa é a falência da Rússia 🙂 Temos pena pessoas pro-Rússia (nomeadamente os brasileiros pró-Rússia) mas a falência é inevitável 😛
Falência? Acreditas no Pai Natal?
Sim falência.. não é pela Rússia ter baixa dívida estrangeira que queira dizer alguma coisa, se não tiveres dinheiro para pagar o que deves entras em default, é o que está a acontecer á Rússia.. a Venezuela também tem as maiores reservas de petróleo do mundo e mesmo assim é o que é
Bela lógica essa. Como achas que que se entra em falência num estado soberano que imprime a própria moeda?
Como se a India e China tivessem uma boa relação…
Assustador é a quantidade de nazis incubados por aqui…. 😉 abc
Finalmente vejo alguém que se informa!