Erupções solares gigantes podem chegar à Terra e causar danos graves
O Sol está no seu 25.º ciclo e quando começou, os investigadores deixaram logo o alerta que este novo período de 11 anos não seria tão calmo como o último que terminou em finais de 2019. Alguns eventos, como a explosão solar da classe M4.4, ou como explosão de classe X, ocorrida em 2021. Agora, os cientistas estão preocupados com uma mancha solar gigante e filamentos na superfície solar.
Os astrónomos sabem que este tipo de fenómenos pode desencadear possíveis erupções solares dirigidas à Terra e ejeções de massa coronal (EMCs) que poderão causar danos graves na Terra.
Manchas gigantes no Sol podem desencadear tempestades solares destrutivas
Conforme mostrámos no mês passado, os astrónomos estavam interessados em ver os desenvolvimentos da mancha solar AR3038 que passou de 'grande para enorme' numa questão de horas e cresceu para um tamanho três vezes maior do que o da Terra.
Com o Sol agora numa fase ativa do seu ciclo de 11 anos, há muita atividade na sua superfície que mantém os astrónomos colados aos céus.
Para aumentar a preocupação, foi detetada agora uma nova mancha solar escura, a AR3055.
Lot's to see on the sun right now! Sunspot group AR3055 (lower left) is very active - Earth-directed flares possible - & stretches more than 100.000 km! Single DSLR frame July 11, 10:35 UTC. pic.twitter.com/FyZOwOcjsh
— Jan Hattenbach (@JanHattenbach) July 11, 2022
O que já se conhece na mancha solar AR3055?
De acordo com o New York Post, a mancha solar tem agora 9.816 km de largura e está diretamente virada para a Terra. Os astrónomos não estão realmente seguros se a mancha solar é o resultado de uma fusão de manchas solares ou se evoluiu rapidamente para este tamanho por si só.
Tanta tecnologia a "olhar" para o sol e não se pode perceber com mais precisão o que poderá acontecer? Não, mesmo com tantos observatórios baseados na Terra a olharem para o Sol. Isto porque uma tempestade geomagnética pode atingir a Terra a um milhão de quilómetros por hora sem que ninguém a apanhe.
Este fenómeno é causado por uma acumulação de plasma entre os fluxos de ventos solares lentos e rápidos e não devido à erupção de uma mancha solar. Portanto, é algo que não se consegue prever.
De acordo com as últimas atualizações do site SpaceWeather.com, a superfície solar está agora a mostrar grandes filamentos de magnetismo. Cada um destes filamentos é aproximadamente a distância entre a Terra e a Lua, ou seja, 384.400 km.
Tal como as manchas solares, estas regiões são também relativamente mais frescas do que a superfície solar e, por conseguinte, parecem mais escuras. No entanto, cada filamento, se retido no céu noturno, brilharia mais do que a Lua cheia.
O que é que isso significa para nós?
Os filamentos solares são também conhecidos por serem altamente instáveis. No entanto, nesta ocasião, eles parecem ter-se mantido unidos há dias. Mais cedo ou mais tarde, espera-se que irrompam e disparem alguns detritos solares para a Terra.
Assim, segundo o site Spaceweather, prevê-ser uma pequena tempestade geomagnética de classe G1 a dirigir-se para a Terra na manhã de 13 de julho. Contudo, é provável que esta tempestade seja o resultado de duas manchas solares menores e não dos filamentos.
Enquanto a mancha solar AR3038 provocou uma erupção solar de classe C, espera-se que a AR3055 produza uma erupção relativamente poderosa de classe M que poderá resultar em apagões de rádio durante alguns minutos. Mas... ainda não sabemos do que os filamentos são capazes!
Na semana passada, um artigo publicado na revista Astronomia e Astrofísica sugeriu um novo modelo para prever a força do ciclo solar para nos ajudar a preparar para as piores consequências de tais eventos. Com o pico do ciclo solar a aproximar-se em 2023, só podemos esperar que este ciclo não seja pior do que os outros que já vimos antes.
Este artigo tem mais de um ano
Como é obvio a culpa é das alterações climáticas…
Ah, os maluquinhos das teorias das conspirações…vêm sempre parar a este tipo de artigos.
A moda de classificar as pessoas entrou na moda. Porque razão é teoria da conspiração? É do conhecimento comum que o Sol é o que mais influencia o clima na terra, não sei a percentagem correcta, mas é mais de 90%, logo toda a alteração sofrida pelo Sol, vai afectar a terra duma forma superior à interferência do homem. Mas sim são teorias da conspiração…. Se alguem fala da vacina, nem que seja para colocar questões é logo designado negacionista, alguem questiona as alterações climáticas, são teorias da conspiração. Que se saiba a ciência sempre evoluiu com a contradição e respectivas discussões e apuramento dos factos agora já não é assim. Para certos temas, questionar é proibido, Dogma mesmo.
Finalmentealguemq entende…é que parece que vivemos numa sociedade adormecida em que ninguém pode colocar questões, levantar dúvidas.
Vivemos numa sociedade que se axomodou a não pensar. E que tal, abordar estas questões sem colocar rótulos?
Se houver um rótulo para eles, só me ocorre um: mehhhh
Primeiro o Covid, e agora isto…. Enfim.
Isto sempre cá esteve. A nossa dependência da electricidade é que não
Pesquisa sobre o Carrington vent de 1859
Carrington event
A espécie humana só existe por que a vida aproveitou um periodo de relativa acalmia cósmica. e que é só um breve momento da história geológica do planeta e uma fração de segundos à escala do tempo de existência do universo. Isso acabará depressa.
Um profeta da desgraca. Oh amigo nada vai acabar connosco, somos a especie mais evoluida do universo e nem Deus tem poder para acabar com a nossa civilizacao. Proximo passo sera a conquista do universo, nada nos abalara
Um profeta da fortuna. 😛
Se somos os únicos seres vivos evoluídos conhecidos então o universo já é nosso. Só falta começar a ocupá-lo.
É só iluminados a escrever aqui. Como é que sabes que somos a espécie mais evoluida do universo se nem sequer sabemos se estamos sozinhos ou não, para começar? Depois falas de Deus, e todos sabem que quando se refere religião a conversa degenera rapidamente…
Deus se quisesse já no tinha matado a todos num estalar de dedos. O outro também disse que nem Deus conseguia pôr o Titanic ao fundo e foi ao fundo. O mundo vai acabar.
*O mundo não vai acabar
Não vai acabar ? Tudo acaba. Tudo. Tudo tem um principio e tudo tem um fim. Aproveita o que está no meio.
“somos a especie mais evoluida do universo” … Mete mais tabaco, que isso tá a ficar muito forte
Temos comediante…
Podes ir à frente
Porquê ? Achas-te superior ? Vais ter o mesmo fim que todos. Larga as fantasias.
É uma forte hipótese
Eu diria mais que a vida (no geral) existe porque o sistema solar está num período de relativa calma e que a espécie humana prospera porque o planeta também está num estado estável e porque os grandes predadores se foram.
De acordo com a comoslogia atual, no início de “vida” do universo a energia (e a matéria) estava mais concentrada e a temperatura era mais alta mas à medida que este se expande também a energia se dissipa e o que antes era um universo agitado será no futuro um local frio e “morto”.
Lawrence Krauss deixou um pensamento interessante sobre o facto de durante muitos milénios os seres humanos acharem que o sistema solar era tudo o que constituía o universo pois não conseguiam ver para além dele e que no futuro, com o afastamento das galáxias, a distância será tão grande que a luz destas não chegará até cá pelo que é como se voltássemos ao passado e sentíssemos que nada mais há no universo.
E para concluir, logicamente que o título do artigo é alarmista para atrair visitas à página porque o que poderá atingir a terra não são as explosões em si mas os ventos solares com toda a radiação associada.
Primeiro tens que explicar o que é a vida.
…mas que assusta, assusta !!!
E quando é que são as eleições para presidente do universo e respectivo parlamento ?
hahahah
Boa! Deus pode tudo fazer… é mesmo, somos insignificantes nas Suas Maos e somos muito ignorantes! É isso mesmo vaidade das vaidades com a barriga vazia. O titanic também o seu construtor disse que nem Deus o poderia afundar! Bumba… no mesmo dia Deus provou quem pode tudo fazer! É melhor ajoelhar e pedir perdao e ser humildes diante do Criador Omnipotente!
Foi ele que te confidenciou?
Conheces esse deus ?Ou é só fé mesmo?
Se não tiveres fé, então aí é que não O irás conhecer. Agora pensa…
Sendo a definição de fé acreditar naquilo que se quer considerar verdadeiro, não admira que quem não tenha fé não o conheça…
É um argumento bem ridículo por sinal.
É como dizer que só quem acredita que a cor preta é mais clara que a cor branca o poderá comprovar…
https://youtu.be/NdKUDkFT29E
bom video
O sol está no 25⁰ ciclo de 11 anos?
Sim, cada ciclo dura 11 anos e este é o 25º.
Ok. Dá cerca de 260 anos para o sol… Pensei que fosse mais antigo.
Daí o calor abrasador que esteve esta semana…