Drone Ingenuity da NASA parado em Marte precisa de uma atualização de software
Qualquer pessoa que tenha um drone sabe que, de vez em quando, a máquina voadora precisa de receber atualizações. Ao que tudo indica, o drone da NASA que está parado em Marte, o Ingenuity, que deveria levantar voo amanhã, precisa também de atualizar o seu software.
Há já alguns dias que o Ingenuity está no solo de Marte. Após sair do ventre do rover Perseverance, a NASA recebeu informações da máquina que a levou a adiar uma vez o lançamento. Passou do dia 11 para o dia 14, mas mesmo este poderá não acontecer.
São muitos os olhos que esperam ver imagens captadas por este drone, ou mini-helicóptero, da superfície de Marte. A NASA na semana passada retirou-o da barriga do rover Perseverance para que as baterias pudessem recarregar com a energia solar.
Os planos da agência espacial passavam por levantar o drone no passado dia 11 de abril. Contudo, um problema no computador com a passagem do sistema de pré-voo para voo, levou ao adiamento para o dia 14 deste mês. A NASA refere agora que terá de atualizar o equipamento. Uma tarefa que cá na Terra seria simples, mas a uma distância de 480 milhões de quilómetros de casa, será bem mais complexa.
Ingenuity: O que foi detetado?
O helicóptero saiu de dentro do rover e executou uns breves movimentos com as hélices. Nessa altura, a agência espacial norte-americana recebeu um alerta que algo não estava a funcionar corretamente com os rotores. Uma sequência de comandos não resultou no esperado e a NASA terá agora de montar um patch e carregá-lo na nave nos próximos dias.
Assim, estas futuras ações irão muito provavelmente atrasar ainda mais o primeiro voo do Ingenuity. Tendo em conta a complexidade do voo, algo nunca antes tentado na atmosfera de Marte, a NASA tem tido cautelas redobradas.
A agência referiu que os engenheiros decidiram no fim de semana reinstalar o software de controlo de voo, agora com uma "pequena modificação" no processo que inicializa os dois computadores de voo do helicóptero. A mudança permitirá que o hardware e o software do helicóptero façam uma transição segura para o modo de voo.
Depois de ultrapassar estes marcos, prepararemos o Ingenuity para o seu primeiro voo, que levará vários sóis, ou dias de Marte. A nossa melhor estimativa de uma data de voo planeada é fluida no momento, mas estamos a trabalhar para atingir estes marcos e definiremos uma data de voo na próxima semana.
Disse a NASA na segunda-feira.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Não me digam que aquilo tem Windows 10, instalaram uma atualização na Terra antes do lançamento e agora não conseguem imprimir os resultados
Cá para mim está é com linux instalado… e congelou!
esta noticia é tão sem sentido que nem sei se me vou rir ou chorar.
Ainda vais ter é de lá ir levar o update numa pen. Ri-te ri-te.
Pensei no mesmo Luís, suppondo que todo este aparato é real, o software desenvolvido seria apenas para este efeito. O que levou a não funcinar? Poderíam explicar se foi um sensor que funciona de forma diferente em marte e não esperavam ou outra desculpa qualquer para enganar o povo enquanto terminam o video que vão passar como “directo de marte”
Bom update!
3 dias para fazer um update?? Ainda usam 56k em Marte?
Pois, não percebes. Ao menos sabes quanto tempo demora a informação a chegar ao destino ?
Mais parecem imagens tiradas num deserto…
Se não metem o drone a voar ainda vai lá um dinossauro e come aquilo
E a superfície de Marte não é um deserto? Milhões de anos atrás já foi um planeta azul, dizem. A água pode estar “escondida”.
Acho que deviam era esconder o “Heli-drone” porque pelas imagens, aqueles painéis fotovoltaicos já estão cheios de pó. Quando fizerem o update ficam sem bateria, a não ser que o rover saiba soprar pó…
Hehehe de facto, mas se executar umas rotações, havendo pouca humidade, aquilo deve cair tudo, digo eu.
Meu amigo, tem de esperar como os outros, olha agora!