De onde veio tanta água que existe na Terra? Veio do Sol
Como assim do Sol? Sim, pode parecer uma controvérsia, um lugar tão quente possuir água e "emanar" a mesma até inundar grande parte do terreno de um planeta.
Segundo uma equipa de cientistas liderada pela Universidade de Glasgow, o Sol pode ser a principal fonte de H₂O do nosso planeta, através do hidrogénio dos ventos solares.
De onde veio a água que temos na Terra?
Explicar de onde veio toda a água da Terra é um quebra-cabeça de longa data. Contudo, esta nova proposta que foi evidenciada num estudo de uma equipa internacional da Universidade de Glasgow, poderá trazer finalmente luz sobre o mistério.
A Terra é o verdadeiro "outsider" do sistema solar. Ao contrário de todos os outros pequenos planetas rochosos, a superfície da Terra é três quartos coberta por vastos oceanos de água líquida.
A questão é: de onde veio essa água?
Existem várias teorias, mas uma das mais populares é que a água apareceu no planeta logo após a sua formação na forma de uma chuva constante de meteoritos do tipo C ou carbonáceos.
Estes meteoritos diferem dos meteoritos convencionais por conterem o hidrogénio e oxigénio necessário para criar água.
É uma hipótese que se encaixa com o que sabemos sobre estes meteoritos, mas há um problema. A proporção dos isótopos de hidrogénio em meteoritos carbonáceos não combina muito bem com aqueles encontrados na água terrestre, então qual é a alternativa?
Uma teoria existente é que a água foi transportada para a Terra nos estágios finais da sua formação em asteroides do tipo C. No entanto, testes anteriores da 'impressão digital' isotópica destes asteroides descobriram que, em média, não correspondiam à água encontrada na Terra, o que significa que havia pelo menos uma outra fonte não explicada.
Explicou o professor Phil Bland da Universidade de Curtin, um dos membros da equipa de Glasgow.
O Sol foi o culpado...
Segundo o que é referido no estudo, o vento solar criou água na superfície de pequenos grãos de poeira e esta água isotopicamente mais leve provavelmente forneceu o restante da água da Terra.
Esta nova teoria do vento solar é baseada na meticulosa análise átomo por átomo de minúsculos fragmentos de um asteroide próximo à Terra do tipo S (pedregoso) conhecido como Itokawa, cujas amostras foram recolhidas pela sonda espacial japonesa Hayabusa e voltaram à Terra em 2010.
Este artigo tem mais de um ano
Agora precisam explicar porque razão os outros planetas não tem água vinda do Sol tal como sustentam na teoria…
+1
Estava mesmo a pensar nisso
Por exemplo, Marte tem muita água. Está em calotas geladas no subsolo. A água à superfície evaporou-se pela falta de uma atmosfera (robusta) e campo magnético.
Outro planeta que dizem ter água é Mercúrio. Segundo dados recente, há uma forte hipótese da existência de gelo da água no fundo das crateras a polos de Mercúrio. Embora Mercúrio seja o planeta mais próximo ao sol, e pode ser extremamente quente durante a maior parte de sua superfície, o gelo pode existir no fundo de algumas crateras polares porque os pisos da cratera são permanentemente sombreados pelas jantes da cratera. O eixo de Mercury quase não tem inclinação, então os seus polos recebem muito pouca luz solar direta.
Vénus também tem ou teve água, há estudos muito interessantes baseados nos dados da sonda Pioneer.
Os gigantes gasosos, são diferentes e a água existe nas luas dos gigantes. Portanto, a água não existe só aqui na Terra ou na Lua 😉
E provavelmente aqui na Terra manteve-se no estado líquido à superfície por causa das variáveis temperatura e pressão de um mundo que se encontra na faixa habitável do nosso sistema planetário.
A explicação é sobre a origem da água (mais concretamente a origem do hidrogénio), não é sobre processos de formação e evolução de planetas.
lol porque o sol secou nos outros planetas e mandou para a terra num canudo lol
Cuidado com o que dizem ou escrevem
Se o pessoal das igrejas lêm isto
Fantástica a dinâmica existente ao longo de escalas de tempo inconcebíveis. É necessário recorrer à abstração para “visualizar” este tipo de interações! Gosto de imaginar que o Universo é uma entidade viva, quiçá senciente a um nível que não conseguimos alcançar, e que nós somos apenas o microbioma.
Eles podem dizer até que veio de uma nave espacial de passagem carregada de água para fazer cerveja no planeta da galáxia andromeda chamado bejca-mth-236.
Não têm como provar nem ter a certeza, e o melhor é que mesmo que que conseguissem não serviria de nada.