Quantcast
PplWare Mobile

COVID-19: Reino Unido aprovou a vacina da Pfizer-BioNTech

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Woot! says:

    A “pior” vacina é que foi aprovada. Boa!

    Esta é aquela que programa as células para produzir cópias de um fragmento do vírus. Acho brilhante.
    6 meses de testes numa vacina com tecnologia que reprograma as células e está pronto para introduzir no corpo dos acéfalos.

    Quem não a toma sou eu!

    • Poisinho says:

      Explica lá isso.

      • R says:

        Não explica em condições porque não sabe. Se inventar, sai ainda mais asneira…

        • Spoky says:

          Qual asneira rapaz? Tudo o que é artificial, é contra a natureza humana. Qual é a parte que ainda não entendeste disso?

          Ao manipulares seja o que for para introduzires no Corpo, o Corpo pode reagir mal e criar uma doença auto-imune.

          E quem é que se responsabiliza caso isso aconteça derivado a uma Vacina a longo prazo? Quem é? Quem é? Não sabes tu, nem eu!

          Porque ninguem vai se chegar a frente para te ajudar, mesmo que tenha sido causado pela Vacina. Achas mesmo que alguem te vai indimnizar? E provas? Pois.

          Ficas é com a doença auto-imune e temos pena! É assim, é a vida. É a resposta mais acertada que te iriam dizer.

          Será que ninguem põe na consciência, ou pensa pela lógica? Criar anti-corpos de forma não natural, pode trazer consequências.

          O nosso corpo é inteligente e aqui tens uma prova:
          https://news.sky.com/story/covid-19-baby-born-with-antibodies-after-mother-contracted-virus-while-pregnant-report-12146024

          Não há nada a inventar, o teu corpo pode ter uma reação a Vacina a longo prazo e criar outros problemas dos quais, por vezes só complicam-te a vida.

          É só pensar pela lógica, tudo o que foge ao “natural” é perigoso, poderá ser sim útil em alguns casos.

          Mas tudo o que introduzes no corpo e que não seja “natural” cria problemas, não necessariamente em semanas. Poderá ser em anos, meses por ai fora.

          Não há nada para explicar, basta ter senso comum e saber.

          • rjSampaio says:

            “Tudo o que é artificial, é contra a natureza humana. Qual é a parte que ainda não entendeste disso?”
            Diz isso a quem tem proteses, pacemakers, valvulas artificiais, aparelhos coclear, ou queres quimicos? conheço quem sofra muito com NhCl ou aquele terrivel Hidróxido de hidrógeno, enfim conversa ridicula.

            “Mas tudo o que introduzes no corpo e que não seja “natural” cria problemas, não necessariamente em semanas. Poderá ser em anos, meses por ai fora.”

            a não ser elementos criados em laboratório, diria que tudo o que metes no corpo é natural.
            Mas isto sou eu que não sou maluco como este…

          • Louro says:

            Entao o ideal para ti é criar anticorpos de forma natural, aconselho a que nao tomes a vacina e que corras até ao hospital mais próximo e vás para o meio dos infectados, enquanto lá estás ajudas no que for necessário e ainda crias anti-corpos naturais…

            Se nao resistires, azar da vida…

          • Tim says:

            Espero que não sejas desses que vai comer comida vegan cheia de porcarias artificais para a conservar e lhe dar gosto nem que vás a correr comprar esta pseudo carne não natural https://pplware.sapo.pt/ciencia/aprovada-primeira-carne-desenvolvida-em-laboratorio/

    • Fla says:

      Não é a pior, é uma das piores. A da Moderna, que também é muito falada, também utiliza mRNA, que. é exactamente o que indicas sobre a reprogramação celular, e que tem potencial para causar muito mas muito mal.

      A única vacina das conhecidas que é uma vacina convencional é a desenvolvida em Oxford.

      O mais interessante e que poucos publicam é a quantidade de pessoas usadas nos testes e que dão esses 95% de confiança nestas novas vacinas. Spoiler alert: Numa delas foram menos de 100 pessoas e estavam maioritariamente no. auge da idade…

    • ze says:

      Woot muito bem sr doutor da mala russa. Tambem abdica de comer para dar aquem tem fome? Espero bem que sim

      • Woot! says:

        Não tenho formação na área confesso e de mRNA e RNA percebo 0. Percebo mais do que antes do COVID mas em comparação contigo de certo que sei zero. O que sei fazer é ler e perceber o que leio e conseguir descartar teorias da conspiração usando lógica. E claro que também tenho familiares e amigos na área de investigação de saúde que percebem disto 10x mais que eu e que me vão transmitindo as suas preocupações.

        Os links que me mandaste em nada invalidam aquilo que eu disse, que também não inventei e foi explicado dessa forma em muitos artigos pelo mundo fora.

        O artigo que me enviaste diz o seguinte:

        “COVID-19 mRNA vaccines give instructions for our cells to make a harmless piece of what is called the “spike protein.” The spike protein is found on the surface of the virus that causes COVID-19.
        Once the instructions (mRNA) are inside the muscle cells, the cells use them to make the protein piece.
        Next, the cell displays the protein piece on its surface. Our immune systems recognize that the protein doesn’t belong there and begin building an immune response and making antibodies”

        Onde é que o que eu disse está errado?

        By the way, também te posso enviar alguns links:
        https://www.dn.pt/vida-e-futuro/dados-preliminares-mostram-que-vacina-da-moderna-e-945-eficaz-13040205.html

        “Ambos usam uma versão sintética do material genético do coronavírus, chamada de RNA mensageiro ou mRNA, para programar as células de uma pessoa para produzir muitas cópias de um fragmento do vírus.”

        Ou

        https://www.independent.co.uk/voices/coronavirus-vaccine-covid-19-cure-doctor-moderna-novavax-oxford-a9523091.html

        “the vaccine almost behaves like an RNA virus itself except that it hijacks your cells to produce the parts of the virus[…] That means they encode not only the protein antigen of interest to elicit an immune response but also produce their own RNA dependent RNA polymerase, so that they can force the cell to replicate more copies of it. At that point, it will be hard to convince conspiracy theorists and anti-vaxxers that a self-amplifying messenger RNA vaccine is not an artificially created self-replicating virus. In fact, public acceptance of this new paradigm is not something to be easily dismissed nor taken for granted. There are unique and unknown risks to messenger RNA vaccines, including the possibility that they generate strong type I interferon responses that could lead to inflammation and autoimmune conditions.”

        • rui says:

          Se leste :
          mRNA never enters the nucleus of the cell, which is where our DNA (genetic material) is kept.

          Como já disse ; NINGUEM VAI SER OBRIGADO A TOMAR.
          Nem acredito que a UE vai obrigar.

          Cada um tem a sua opinão e temos de respeitar, seja la de onde vai buscar as ideias.
          Pessoalmente acho que depois de ser aprovado e começarem a vacinar, quem não a tomar deveria entrar numa lista, e caso venha a ficar doente, NÃO tem prioridade, pois decidiu arriscar e tem de se sujeitar as consequencias.
          Tem direito a tratamento como toda a gente, mas desde que haja as vagas.

          Não se iludem, o facto de estar vacinado não quer dizer que estarão imunes ao virus. Como a gripe, tomam a vacina e mesmo assim alguns ficam doentes na mesma. A vacina não é 100% efficar, apesar de ser bastante.

          • Woot! says:

            Sim li, mas volto a frisar que não invalida o que disse acima, ou invalida? Se alguns médicos, investigadores e profissionais de saúde estão hesitantes quanto a esta vacina quero que me digas porque é que TU não estás, já que trabalhas na área, tens formação e percebes de RNA e de mRNA.

            Quanto à tua sugestão, não tem problema em ir para a fila, não será para o final da fila, será por ordem de chegada já que todos os que não querem ser vacinados serão os únicos (ou maioritariamente, já que nada funciona a 100%) na fila.

          • Woot! says:

            Eu não tenho confiança nos reguladores porque sei que tudo se baseia em €€.

            Quanto às perguntas, leio sempre a bula e vejo sempre o que o medicamento faz sim e leio estudos. Uma vez estive doente e receitaram-me um antibiótico injetável no rabo que tinha como efeitos secundários “gangrena” entre outras situações catastróficas sendo que a maioria das situações poderiam acontecer pelo antibiótico não ser injetado no musculo, ou seja estava à mercê da enfermeira. Obviamente não o tomei.

            À minha mulher também lhe receitaram um medicamento para as tonturas que um dos efeitos secundários era…causar tonturas. Ela tomou um sem ler, nao se conseguia levantar durante umas 3 horas andei a ler a bula e lá estavam todos os efeitos secundários…as tonturas fortes era o sintoma menos grave. Também parou com esse medicamento logo na hora.

            Quanto ao paracetamol, sim tenho noção, raramente tomo, só quando preciso mesmo.

            Não sou contra os medicamentos, mas sou contra o abuso de medicamentos (tomar à toa p.ex porque se tem uma simples dor de cabeça).

            Confio na maioria dos médicos apesar de alguns já terem deixado muito a desejar mas também sei que eles têm acordos com farmacêuticas e só prescrevem o que lhes convêm ao bolso.

            O meu problema com esta vacina não é fazer bem a uma coisa e mal a outra, é o panico que estão a causar na população a assusta-la com a obrigatoriedade de uma vacina mal testada. Se trabalhas na área sabes perfeitamente que 6 meses não são o suficiente para testar vacinas deste tipo e que os reguladores não te vão salvar a pele nem se responsabilizar se alguma coisa der para o torto.

        • rui says:

          Eu vou tomar quando sair e tenho confiança nos reguladores europeus.

          Uma pergunta simples:
          Quando estas doente e o médico te receita um medicamento recente, diz lhe que és contra e não vais tomar? Pedes a literatura onde estão os ensaios etc…

          Sabes que a maioria do medicmentos faz bem a uma coisa mas faz mal a outra?
          A diferença é que por exemplo sem o antibiotico, podes morrer??

          Tens ideia do mal que um simples paracetamol faz aos rins?
          ou o brufen (ou outro analgesico) ao figado e estomago?

          Não tomas nada é? ou confias no médico e reguladores (EMA) que virem os ensaios, e dizem que é seguro???

        • rui says:

          Fantástico

          Não tomas nada. Tens uma saúde de ferro!
          Os Médicos não percebem nada disto, pois tu é que sabes!! Eles só pensam em dinheiro, alias TODOS só pensam em dinheiro.

          Já vi que por mais que um Médico, reguladores ou outros digam de nada serve pois tu é que sabes !

          Já para a DGS, pois quem esta lá não sabe o que faz.

          Boa sorte, e espero que não apanhes o Covid (pois apesar de toda a sorte do mundo, nunca se sabe o que vai acontecer, podes ter sorte e poucos sintomas ou até mesmo assintomatico, ou …. podes morrer).

          Ps: quanto a lista de espera, não vai ser assim tão grande, a não ser que aches que TODA ( ou a maior parte ) das pessoas são como tu, e não a vão tomar.

          Toda a gente que diz que não vai tomar, eu não acredito, e se infelizmente conhecerem alguém que teve covid serio, de certeza que mudam de ideias.

          Mas afinal isto é tudo uma invenção para nos controlar a mente e implantar chips no nosso corpo para nos controlar.
          ou
          Isto foi criado pelo Bill Gates para matar metade da população do planeta..

          🙂

          • Woot! says:

            Por acaso raramente tomo sim e raramente vou ao médico. A única coisa que tomo sempre são anti-estaminicos mas é uma condição minha, não há volta a dar. E sim também têm efeitos secundários mas eu opto por tomar pois melhora a minha condição. Uma vacina experimental não vai mudar em nada (e até pode piorar) a minha saúde.

            A DGS? Até parece que tem sido muito credível e que tem tomado boas decisões no decorrer da pandemia. Nem a DGS nem a OMS. Metem os pés pelas mãos a toda a hora, dão o dito por não dito e trocam-se todos nas recomendações, nem falas da DGS, é para rir.

            Tu até agora falaste muito mas ainda não me deste a entender do que é que percebes de RNA, parece-me que sabes o mesmo ou menos que eu. Falas dos reguladores, fontes credíveis bla bla. Do teu conhecimento ou opinião ou argumentação sobre RNA, até agora zeritos.

            Se conhecerem alguém que tem covid a sério? Já tive 16 casos de covid na minha familia. Mais uns 30 ou 40 conhecidos e amigos que também tiveram. Sintomas até agora praticamente zero, um primo teve febre, um tio um pouco de falta de ar, e um tio da minha mulher com mais de 65 anos até agora foi o único que esteve internado a necessitar de ventilador, esteve 1 dia com ventilador, 2 dias internado e voltou para casa.

            Quanto ao Bill Gates e chips foi desnecessário pois em momento algum referenciei isso ou dei a entender que tivesse essa opinião.

        • rui says:

          Ainda bem que os seus familiares e amigos só tiveram sintomas leves. Espero que continue assim.
          Infelizmente as familias dos mais de 4500 mortos não tiveram essa sorte.
          Pergunte a essas familias o que acham da vacina….

          Mas claro que voce é que tem razao, e como o contacto que teve com a Covid correu bem, isto é tudo uma mentira grande para as farmaceuticas, medicos e o governo ganhar dinheiro.
          “Tu até agora falaste muito mas ainda não me deste a entender do que é que percebes de RNA, parece-me que sabes o mesmo ou menos que eu. Falas dos reguladores, fontes credíveis bla bla. Do teu conhecimento ou opinião ou argumentação sobre RNA, até agora zeritos.”
          Eu percebo mais disso do que tu de certeza, mas enfim… quando já não há argumentos….
          só para poderem ter uma pequena ideia coloquei 2 artigos recentes para melhor intenderam.
          A tua resposta foi dar artigos de Maio ou mais antigos….ou seja SUPER actualizados!!!!!!
          e eu é que não percebo nada disso….
          Procura na tua literatura como funciona mRNA, RNA ( e a diferença) DNA, e como funcionam as vacinas.
          Há 20 ou 30 anos nem sequer o Genoma era descodificado em tão pouco tempo.
          O avanço da tecnologia e do conhecimento faz isso.
          Caso estejas interessado, o mRNA já esta em uso em tratamentos para cancro ( linfocitos B e T) com resultados comprovados, e cada vez vai ser mais usado.
          Esperemos que NUNCA venhas a precisar de um tratamento que emvolve mRNA.

          Mas o mais importante:
          NINGUEM VAI SER OBRIGADO A TOMAR A VACINA.
          QUEM NÃO TOMAR (OU TOMAR) FAZ POR SUA CONTA E RISCO.

          Ser Antivacinas, ou anti medicamentos….

          PS: Neste filme, ninguem sobrevive. Todos vamos morrer, uns antes dos outros.
          Se tomar uma vacina, ou um medicamento atrasar o assunto (continuando com uma boa qualidade de vida) optimo.
          Antes um homem de 50/60 anos era já um velhinho catético…. agora já não.

          Mentalidades!!!

          Desejo de tudo de bom, para ti e todos os teus.

          • rui says:

            PS: a minha referencia a bill gates etc… estava a ser ironico….
            Teorias há muitas:
            Bill gates
            Controlo de massas
            Vacinas feitas a pressa
            etc…

      • Spoky says:

        Tens formação na área da saude e foste buscar noticias para explicar, ta certo.

        • rui says:

          Noticias para explicar não….
          Noticias que alguns possam entender, e de fontes correctas e não fakes news ou onde raio vão buscar essas vossas teorias.

          Mas se calhar é demasiado para entenderes…. Talvez desenhos? e a cores…

          Moral:
          Quem quer toma, quem não quer NÃO toma.
          Deveria haver uma lista das pessoas que não querem tomar, para depois caso fiquem doentes irem para o FIM DA FILA, já que não acreditam….

          • Woot! says:

            Eu já te respondi há umas duas horas mas o meu comentário ainda aguarda aprovação, assim que for aprovado dá uma olhada pq estou interessado no debate.

      • Tiago Alexandre Domingos André says:

        se bem m lembro a da astrazeneca nao é mRNA, é adenovirus com parte do dna do corona

    • sujeito says:

      Lá por seres acéfalo e perceberes ZERO de ciência, a tua “opinião” serve apenas para ti, visto que essa cabeça só tem lixo lá dentro e pouco mais.

      • Woot! says:

        E tu, tens algo interessante para dizer ou vais-te ficar por ser acéfalo?

      • Pessoa says:

        Chamares acéfalo ao outro não faz de ti alguém inteligente. Antes o contrário, denotas dificuldade cognitiva em argumentar. Se a cabeça de outro tem lixo, o que terá a tua? Olha-te ao espelho. Fizeram-te mal em criança? Estás magoado e traumatizado com a vida?
        Pensa antes de escrever, pode ser que depois, já te levem a sério.

    • Tiago Alexandre Domingos André says:

      Como achas que funciona uma vacina? Todas as vacinas usam virus ou partes d virus inactivados de modo a que o teu sistema imunológico aprenda a criar anticorpos, para quando o verdadeiro vírus (o activo) aparecer o sistema imunológico de cabo deles com facilidade.

      O que distingue estas vacinas das convencionais é que em vez d enfiarmos o virus que se ia reproduzir (um virus programa as celulas a criarem copias dele (caso nao saibas)) estao a usar fragmentos do virus (menos risco de efeitos secundarios e mais rapida producao e desenvolvimentos)

      O senhores da Astrazeneca usam o processo oldschool com twist usaram um adenovirus e removeram o dna e adicionaram parte do dna do corona, e para mim a da Astrazeca usando um processo ja minimamente conhecido seria para mim a mais segura

  2. José Fonseca Amadeu says:

    Vai ser uma vacina Green, com a quantidade de emissões CO2 derivado da produção, transporte e armazenamento a -70º.

  3. ze says:

    Woot ja me esquecia….. Mais vacinas sobram para quem realmente precisa..

    • Woot! says:

      Ainda bem que não estás preocupado, fazes parte do rebanho de acéfalos que referenciei no primeiro post. Quanto a isso, nada a fazer, não te consigo elucidar, mas não esperava outra opinião de quem escreve “mala russa”.

      • Joana says:

        Tens toda a razao, esta vacina faz mal pois reprograma as nossas celulas e a longo prazo traz cancros e outros problemas piores como filhos a terem doencas ou distúrbios ou mesmo nao poder gerar filhos. Pior que isso vao ser as imposicoes a toma la para poder viajar ou trabalhar. E segundo me disseram de Bruxelas vai ser obrigatório a vacina para renovar passaporte ou cartao do cidadao. Mas pff confirmem me isto pois estou preocupada!

        • Woot! says:

          Não podem obrigar para trabalhar. Se me obrigarem vão ter que assinar um termo de responsabilidade em como qualquer efeito adverso se responsabilizam. Achas que o vão fazer? Claro que não!
          Também não me podem despedir por justa causa caso decida não tomar a vacina. É tudo tretas para assustar a população e obrigá-los de forma indireta.

          Desde que isto começou só se ouvem as palavras “obrigação” e “obrigatório” é para começar a desconfiar…

          • rui says:

            Ninguem vai ser obrigado a tomar a vacina. O que pode acontecer é quem não tiver vacinado, pode vir a ser critério e exclusão para conseguir o emprego ou coisa assim.
            Tipo como as escolas: para matricula tem de ter as vacinas EXISTENTES no plano de vacinação, e apenas essas.

            Ninguem será despedido por não tomar. A Lei não o permite.

            Não inventem coisas.

        • Tiago Alexandre Domingos André says:

          os virus tambem reprogramam as nossas celulas

        • Paulo Martins says:

          Qual é a base científica que te indica que a vacina a longo prazo traz cancros ou problemas ainda piores tendo em conta que nunca existiu nenhuma vacina deste tipo no mercado?

        • Paulo Martins says:

          Segundo lugar relativamente a cartões de cidadão ou passaportes eles são emitidos pelo Estado Português segundo as regras que ele define, Bruxelas (U.E.) não tem voto na matéria.

      • sujeito says:

        Woot! põe uma coisa nessa ervilha a que chamas de cérebro… A tua opinião vale ZERO, visto que é o mesmo que percebes de ciência… ZERO!!!

        • Spoky says:

          É como tu, a tua opinião vale zero. Tanto que o teu argumento é “esta no youtube é invalido” é no minimo ridiculo

          Até parece que na Universidade não lês livros, não lês estudos, não pesquisas na Internet, não vês documentários no Youtube e casos de estudo por ai fora.

          Põe uma coisa nessa ervilha a que chamas de cérebro.

        • Woot! says:

          Explica-me lá onde estou errado e muda a minha opinião em vez de estares ai a debitar asneiradas.

          • rui says:

            E que tal dizeres onde foste buscar essas teorias?
            Se possivel de fontes crediveis e não sites duvidosos ect…..

            Querem comparar a criação de vacinas hoje com há 20 ou 30 atras….

    • Spoky says:

      Deixa o Zé tomar, caso o corpo do Zé desenvolva uma reação a Vacina, e crie uma condição auto-imune. La vai o Zé a correr para o Hospital, de consultas em consultas.

      Ah, e caso isso aconteça prepara a carteira! Porque ninguem vai se chegar a frente para te ajudar, no caso de ter sido provocado por uma Vacina.

      Depois o Zé olha-se no espelho e diz “Bem, pelos vistos a Vacina pode me ter tramado! Tomar medicação para o resto da vida, infelizmente porra..”

      E concordo contigo, mais vacinas sobram. E mais saúde sobra para quem não as toma.

  4. darksantacruz says:

    Uma vacina desenvolvida em tão pouco tempo e testada em poucas pessoas será seguro tomar? Tenho grandes dúvidas.

    • ... says:

      Pessoas escolhidas pela farmacêutica,agora não tem esse luxo da escolha de cobaias;sobra a irresponsabilidade judicial acordada com os estados compradores;a aflição da pandemia dispensou a prudência.

  5. Mario says:

    Espero que todos vós que a tomem não fiquem com nenhuma doença automimune, que só aparece passados uns bons anos, neste tipo de mRNA. Tou a falar a sério espero mesmo que TUDO CORRA BEM.
    As boas vacinas demoram 5 a 10 anos a ser testadas, estas foram apressadas para “alguém ganhar dinheiro”. Muitos cientistas alertam para a “possibilidade” de doenças futuras, devido ao curto espaço de tempo:
    https://www.youtube.com/watch?v=ZnpnBYgGARE

    1º caso
    https://www.independent.ie/irish-news/health/swine-flu-vaccine-side-effects-so-bad-that-children-were-like-schizophrenics-37275895.html
    2º caso
    https://www.washingtonpost.com/history/2020/05/01/vaccine-swine-flu-coronavirus/

    De acordo com alguns especialistas já entramos em imunidade parcial de grupo. Por isso temos tempo para melhor estudar as vacinas, não existe nenhuma pressa em administra-las.
    https://www.youtube.com/watch?v=cZZ6HK92REM

  6. ivan says:

    Eu leio com cada entendido nesta matéria como é possível haver tanta gente a falar do que não sabe nem percebe mas como usa 1 ou 2 palavras caras ja dá a sensação que é um expert e mais meia dúzia de ignorantes seguem o que foi dito…

  7. sujeito says:

    O nível de ignorância já bateu a escala… A capacidade de pensar e usar o cérebro realmente não é para todos, basta ler os “kumen(ó)tarios” do Woot! , … , Spoky e afins.

  8. Robin says:

    Deixem-se de ideias que seja como a vacina da gripe , quem gosta de tomar que tome quem não que não venham com ideias de obrigar.
    Por mim , vou passar ao largo, não estou interessado.

  9. John says:

    Aqui esta.
    Procurem tambem Chadox1-S, component da vac.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Recombinant_DNA

  10. xnelox says:

    Essa vacina eu não quero, é muito gelada

  11. Miguel says:

    Não se chateiam, podem ficar com a minha eu não me importo de esperar 2 anos.

  12. SuperSilva says:

    No Brasil, 6485084 casos e 175270 mortes, 0,027 de mortalidade, menos do que infarto! Ficam falando em segunda leva, etc… Ae a vacina aprovada é a mais cara! Ui…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.