Asteroide 2020 VT4 passou a deslizar na atmosfera da Terra e nem demos conta
Na passada sexta-feira 13, uma rocha espacial voou baixo e perto do nosso planeta ao ponto de estabelecer um recorde. O 2020 VT4 passou a menos de 400 quilómetros sobre o Pacífico Sul. O asteroide foi localizado pelo Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS), nas primeiras horas da manhã de sábado, 14 de novembro. Isso não é incomum para bólides rápidos, especialmente asteroides que chegam à Terra vindos do nosso "ponto cego", a transitória voltada para o Sol.
Conforme a informação do ATLAS, o asteroide passou muito perto e nem demos conta, "por sorte" este não era grande e nem tinha uma rota de impacto com a Terra.
Asteroide invadiu a vizinhança da Terra sem darmos conta
2020 VT4 é um pequeno asteroide classificado como NEO (Objetos Próximos à Terra) que passou a rasar a Terra.
Segundo os dados recolhidos depois deste já ter atravessado a proximidade do planeta, a rocha passou a 370 km acima da superfície da Terra no passado dia 13 de novembro de 2020 pelas 17:20 horas.
Inicialmente conhecido por sua designação interna A10sHcN, o asteroide foi descoberto pelo ATLAS no Observatório Mauna Loa, no Havai, quinze horas após a sua localização mais próxima à Terra.
Conforme foi possível observar, o encontro com o planeta perturbou a trajetória do asteroide. Este tem uma órbita do tipo Apolo que cruza a Terra para uma órbita do tipo Aten.
Newly-discovered asteroid A10sHcN approached Earth yesterday, passing only a few hundred miles above the South Pacific Ocean. This encounter shortened its orbit, ensuring that this Earth-crosser will make more frequent close approaches.https://t.co/TmkzojIzPf pic.twitter.com/XrnKiiGTyJ
— Tony Dunn (@tony873004) November 14, 2020
Nunca um astro destes passou tão perto da Terra
2020 VT 4 passou mais perto da Terra do que qualquer asteroide conhecido, exceto para aqueles que se tornaram meteoritos. Este passou mais perto do que o 2020 QG e do que o 2011 CQ1, que passaram a cerca de 3.000 km e 5.500 km da superfície da Terra, respetivamente.
Os astrónomos estimam que o asteroide 2020 VT4 tenha entre 5 a 10 metros de diâmetro, mais ou menos o tamanho de uma casa pequena. Então, esta passagem estabelece um recorde para a passagem de asteroide em relação à Terra que não chocou com a superfície. Este recorde já foi quebrado uma vez neste ano, com a passagem do acima referido asteroide 2020 QG, no dia 16 de agosto.
Apesar de ter passado muito perto, a sua passagem parece não ter sido testemunhada.
Este artigo tem mais de um ano
Creio que no segundo parágrafo se querem referir a asteróide.
Sim, asteroide. Obrigado.
Fiz um comentário sem ofender ninguém, apenas tentando eu ter sentido de humor, mas este é logo eliminado.
Incrível, o autor desta publicação deve ser neto de um ex pide.
Vocês fazem comentários completamente estúpidos e que nada acrescentam á discussão para alguém com mais de 10 anos e depois choram se for apagado.
Moderação é diferente de censura percebam isso. O teu comentário sobre beber uns copos e ver o asteroide acrescenta o quê? Para fazer comentários descabidos e sem sentido nenhum já existe o Facebook ou o Twitter
Tal e qual. Completamente ofensivo perante o trabalho feito.
Não sei que comentário o Ricardo tinha escrito.
No entanto, vejo aqui nos artigos do pplware comentários que como dizes, ” nada acrescentam á discussão…”.
Vejo infelizmente muito comentários ofensivos, simplesmente porque alguém não gosta de um produto que o outro gosta!
Venho no entanto aqui ao pplware porque gosto dos artigos apresentados, e muitas vezes gostaria de dar a minha opinião, ou contributo, ,mas fico “intimidado” com o que podem responder…
Por isso, opto na maioria das vezes por ser apenas um “leitor”, e não um participante!
Um bem aja ara todos…
Participa na mesma e ignora os comentários mais azedos.
Eu também não gosto de certos comentários, mas todos ou quase todos temos algo com que contribuir, seja de forma positiva/negativa ou algo parecido.
Concordo mas se o pessoal já se chora todo por um comentário imagina se metade desaparecer ou se tiverem todos moderação.
Quanto ao resto infelizmente “putos” ou pessoal com mentalidade de, é o que não falta por aí mas se achas que deves comentar, comenta depois se alguém quiser trocar ideias sobre o assunto tudo bem, se vier armado em inteligente se responder é para o mandar passear sinceramente. Pode não ser a melhor resposta mas algumas pessoas não mwrce6em mais do que isso.
Agora não te deixes intimidar pelos “guerreiros do teclado”, expõe o que achas
Mas não é necessário ser tímido. Cada um deve dar a sua opinião, dependendo se é ou não confrontado. Claro que não deve ser um comentário aleatório, dê só a sua opinião.
Oh pah eu acho que o pessoal perdeu todo o sentido de noção. Então a falar da PIDE e da censura é uma coisa engraçada, vê se logo que fazem mesmo ideia de como as coisas eram…
Enfim, não sou nenhum santo nem nenhum exemplo e sei que exagero em alguns comentário mas pelo menos tenho a noção que estou numa página regulada por terceiros e que há moderadores que podem decidir que o meu comentário é desadequado.
Para muita gente este deve ser o equivalente a um site/blogue pessoal onde pode escrever toda a borrada que quiserem e que só pode publicar aquilo com que eles concordam (para esses recomendo o wix.pt ou o Blogger/wordpress, 5 minutinhos e ficam com um site ou blog para ser mais “in” onde vocês são os reis e podem fazer as coisas como quiserem). Enfim eu acho que hoje em dia a sorte de muita gente é que as redes sociais terem crescido da forma que cresceram senão nem ai iam conseguir publicar.
Concluo só repetindo algo que já disse até aqui tu seres contra a censura não quer dizer que sejas a favor da anarquia em qq um pode dizer/escrever/fazer o que bem lhe apetece sem consequências.
Mas pronto peço desculpa aos moderadores por uma boa dose de spam/desabafo e desejo vos a maior das paciências
Nunca vi asteróides com tão pouca pontaria como nos ultimos 20 anos! Passa tua a “arrasar” á terra e nenhum é capaz de acertar. Assim não temos campeão.
Onde dizem “transitória” não seria “trajetória”?
Nao amigo bem diferente trajectoria define um trajecto que o asteroide faz tipo o cometa haley que volta de tantos em tantos anos. transitoria quer dizer que este asteroide vai continuar para sempre e ser perder no longínquo universo cideral
este não está relacionado com a filmagem que fizeram do Algarve, um “feixe” de luz azul?
Um dia levamos com um em cima e ninguém ficará para contar a história. E acho melhor ninguém sequer avisar. Pois não valerá a pena
Algum dia bate-nos em cheio na cabeça e depois queixem-se, está tudo ocupado com o Covid e depois, PIM.
Presumo que seja ironia mas se não for, é suposto fazermos o quê se ele vier aí? Eu tenho uma arma de airsoft mas não sei se seria suficiente
Sim…ha nossa escala nem sera um fragmento de covid….o embate de um asteroide foi dos sonhos mais reias que alguma vez tive..espero que se torne num dejavu….pim pam pum….