As viseiras de proteção facial serão eficazes para prevenir a COVID-19?
De repente vemos a nossa vida completamente transformada por um vírus que, supostamente não chegaria cá e que provavelmente nem era assim tão contagioso. Fomos obrigados a estar confinados, temos de nos afastar de todos, usar máscara e viseiras para tentar levar a vida sem sermos afetados pela pandemia. Apesar de no início as máscaras terem sido desvalorizadas, hoje já se eleva a obrigatoriedade. Além disso, muitas pessoas usam outras proteções faciais.
As viseiras passaram a ser mais uma proteção contra o novo coronavírus e contra o “spray” exalado pelas pessoas, que pode transmitir o vírus. Mas será que são eficazes, será que servem para alguma coisa?
Viseiras de proteção facial são eficazes para mais do que se julga
Um pouco por todo o mundo, vemos os profissionais de saúde a usar estas proteções. Vemos igualmente muitas pessoas que no seu dia a dia estão a usar, ora com, ora sem máscara. E vemos muitas empresas a fabricar para oferecer este utensílio de segurança. Qual será a sua importância?
Especialistas americanos propuseram o uso de escudo facial como complemento de prevenção contra o contágio do coronavírus e apontaram diversas vantagens do utensílio. Enquanto muitos compram ou improvisam máscaras para cobrir as vias nasais e a boca, o escudo facial pode inclusive defender as orelhas para se evitar a infeção.
Os escudos plásticos, que se podem produzir e distribuir de forma rápida e acessível, deveriam incluir-se como parte das estratégias para reduzir de forma segura e significativa a transmissão no espaço comunitário.
Afirmaram três médicos da Universidade de Iowa (EUA), como publicou o portal MedicalXpress.
As autoridades de saúde americanas estão a lidar com uma guerra como nunca lidaram. Assim, todos os mecanismos e estratégias que possam parar o contágio estão a ser usadas e publicitadas à população. Segundo o Departamento de Medicina Interna da Universidade de Iowa, as viseiras para serem eficazes para parar a propagação viral, o escudo facial deve estender-se até abaixo do queixo. Também deve cobrir as orelhas e "não deve haver espaço exposto entre a testa e a cabeça do escudo.
Viseiras têm algumas vantagens sobre as máscaras
Este tipo de utensílio é visto como uma ajuda importante. De tal forma que estes escudos têm uma série de vantagens sobre as máscaras, como referem os especialistas. Em primeiro lugar, são infinitamente reutilizáveis, necessitando simplesmente de limpeza com água e sabão ou desinfetantes comuns. As viseiras são normalmente mais confortáveis de usar do que as máscaras, e formam uma barreira que impede que as pessoas toquem facilmente no seu próprio rosto.
Quando falam, as pessoas às vezes puxam a máscara para baixo para facilitar as coisas - mas isso não é necessário com um escudo facial. E "o uso de uma viseira facial também é um lembrete para manter o distanciamento social, mas permite a visibilidade de expressões faciais e movimentos labiais para a perceção da fala.
E quanto à capacidade da viseira prevenir a transmissão do coronavírus?
De acordo com a equipa da Universidade de Iowa, ainda não foram realizados estudos em larga escala. Mas "num estudo de simulação, as viseiras faciais demonstraram reduzir a exposição viral imediata em 96% quando usados por um profissional de saúde simulado a menos de 46 cm de uma tosse".
Quando o estudo foi repetido na distância física atualmente recomendada de cerca de 2 metros, os escudos faciais reduziram o vírus inalado em 92%.
Referiram os autores.
Conforme foi referido por Eli Perencevich, diretor do departamento médico, ainda não foram realizados estudos para ver como os escudos faciais ajudam a evitar que o vírus exalado ou tossido se espalhe para fora de um portador infetado. Contudo, o grupo liderado por Perencevich espera que sejam realizados estudos sobre esta questão.
Apesar de ser uma barreira contra o contágio, esta é apenas mais uma medida que será sempre apenas uma parte de qualquer esforço de controlo de infeção.
Nunca se deve esquecer o distanciamento social e a lavagem de mãos. Portanto, as viseiras não devem ser vistas como uma proteção 100% eficaz, esta deve funcionar com as outras medidas combinadas, como, por exemplo, a máscara.
Leiam também:
Este artigo tem mais de um ano
O ridiculo e continuam a não passar na televisão… Testes serológicos em todo o mundo estão a mostrar que o número real de infectados é 50X, 80X ou mais superior. A letalidade é muito inferior, mas claro não passam isso na televisão.
Mostra o ridículo destas medidas! Está tudo apavorado e ninguém informa as pessoas….
Pois, mas ninguém sabe prever quem vai ou não morrer. Ou quem vai ou não necessitar de internamento hospitalar.
Tens algum documento que comprove o que estas a dizer ou achas que so por dizeres se torna verdade???
Dizes que ninguém informa as pessoas e estas a perder oportunidade de o fazer???
Nem sabes fazer as contas. Em Portugal estima-se que os que tiveram Covid-19 (e têm anticorpos) são à volta de 2%.
5X eram 100%.
Nem te explicaram a diferença entre soma e multiplicação:
– 2%+2%+2%+2%+2% dá 10%
-2% x 50 dá 100%.
Há de facto muito comentário ridículo, muita estupidez. Até Presidentes.
Ah?
Tu é que não sabes fazer contas.
Ele falou em 50 VEZES! Não falou em 5 vezes.
Soma la esses 2% 51 vezes, para ser 50 VEZES superior.
Falou em 50X (o 5X foi engano meu)
– 2% x 50 = 100%
Penso que percebeste mal o que ele quis dizer.
Não sei de onde saíram aqueles valores e até que ponto são realistas mas ok.
Vou usar números concretos em vez de percentagens para ver se se percebe melhor.
Actualmente há 25 282 casos confirmados em Portugal.
Se o número real fosse 50x ou 80x superior significa que o número de casos estaria entre os 1 264 100 e os 2 022 560, ou seja , cerca de 20% da população (assumindo que somos cerca de 10 milhões).
O argumento do poster original só cai por terra pelo facto dos sistemas de saúde a nível mundial estarem completamente saturados por causa de casos de covid e os médicos terem que decidir quem se salva e quem morre.
Isto foi amplamente divulgado nos orgãos de comunicação social quando se falou do que se passava em Itália.
Também se pode confirmar facilmente com uma pesquisa que no caso de Itália e dos EUA os crematórios estarem a funcionar 24h por dia, sem vagas disponíveis, para conseguir dar vazão à quantidade de corpos que têm para cremar.
O discurso de que isto é só uma gripezinha já há muito que não tem pernas para andar.
Não percebes é nada. Há dois tipos de teste:
– Testes de diagnóstico – verifica se a pessoa está atualmente infetada com o vírus (é transmissora do vírus) – deteta a presença de material genético do vírus. É este o número divulgado – 25.282 pessoas tiverem teste de diagnóstico positivo.
– Teste serológico para detetar a presença de anticorpos (antivírus) – verifica quem esteve (ou ainda está) infetado com o vírus.
Com os testes serológicos tem-se em vista o estudo epidemológico – qual a população que esteve ou está infetada, independente dos resultados dos testes de diagnóstico.
O ilustrado o que escreveu foi: “Testes serológicos em todo o mundo estão a mostrar que o número real de infectados é 50X, 80X ou mais superior”.
Como os testes serológicos em Portugal estão a apontar para 2% da população 50X dá 100% da população.
Se não sabem o que são testes serológicos escrevam só testes 😉
“Testes serológicos em todo o mundo estão a mostrar que o número real de infectados é 50X, 80X ou mais superior”
O comentário foi feito em nº de infetados. Sendo assim não dá 100% da população mas sim : nº de infetados confirmados(testes diagnóstico)x50 = X
exemplo: 30000×50= 1500000
Ou seja, tivemos até agora um nº real de infetados de 1500000 em vez dos 30000. É isto que o Alpha quer dizer , e sendo assim é lógico que baixa a taxa de letalidade. De qualquer forma isso não é razão para espalhar o vírus e expor os mais vulneráveis ao risco de vida.
O que diz no post é que o nr de infectados, por comparação com o número actual, é 50 vezes maior. Está-se a referir ao número absoluto, ninguém falou em percentagens.
A minha matemática está correcta.
Só para clarificar, na mensagem anterior usei o termo número absoluto quando me estava a referir aos testes de diagnóstico.
Os 2% foste tu que falaste deles, eu não os consegui confirmar, assim como não consegui confirmar os 50x e os 80x.
Acho que não percebeste nada do que ele disse. Para já ele não falou em percentagens, tu é que falaste. 50x ou 80x o número real de infetados é obviamente possível. E claro se for mesmo esta a verdade também é óbvio que a letalidade é inferior porque a letalidade é mais fácil de aferir do que o número de infetados.
Ele está a dizer um disparate… Mas o estimado não lhe fica atrás… Já está explicado aqui, por isso nem vou fazer contas….
Os teus números são fantásticos e as valas comuns e as unidades de CI completamente esgotadas a ponto de terem de escolher quem vive e quem morre, não passam de pura ficção.
informa aí mano. diz o que sabes
Tantos comentários (ao comentário original) e nenhuma pesquisa por parte dos críticos…
Os vários artigos que comprovam a informação que foi avançada são muito fáceis de encontrar na Internet.
Ex: https://www.irishtimes.com/news/health/coronavirus-cases-may-be-tens-of-times-higher-than-previously-thought-study-says-1.4232557
E faço já um estudo instantâneo, cada vez menos idosos morrem porque a maioria já foi… Agora portem-se bem se querem manter os pais e avós de boa saúde
É exactamente essa a principal razão para as medidas que foram tomadas. A maior parte das pessoas que apanham o vírus não são detectadas porque não têm sintomas, segundo os estudos é cerca de 80% dos infectados, e essas têm maior probabilidade de espalhar o vírus.
Não será 60X ou 70X.
Aposto que tu estás informado porque que tens um primo que é tia da mãe do jardineiro de um cientista que estudou a coisa.
Enfim, o mundo está chio de trumps!
É só esquemas… Estao todos feitos… Antigamente não era nada assim… O Trump é que tem razão… Valha-me Deus….
Nada é 100% eficaz! Agora quantas mais proteções e cuidados houverem, melhor!
usem mascara e uma viseira tapada por cima, vão ver que nao é pratico para trabalhar, pois embacia muito ou fica com muita condensação
Se o teu patrão for um anho que só porque não encaixa no dress code da empresa só podes usar a mascarazita de papel e já vais com sorte.
Diria que a viseira é mais aconselhada para aqueles que trabalham frente a frente com outras pessoas, e que poderão estar expostas a partículas exaladas por essas pessoas, se as mesmas não utilizarem máscara por exemplo. Toda a gente sabe que muitos ao falaram atiram uma série de “perdigotos” e a máscara nisso é muito útil. Agora com essa obrigatoriedade da máscara, se todos usarem, já haverá menos necessidade das viserias, exceto para os profissionais de saúde.
Você está a dizer que os profissionais de saúde produzem mais perdigotos do que as outras pessoas?! A viseira vem acrescentar muito logicamente uma proteção aos olhos que a máscara não faz e agora querem nos fazer crer que podemos ficar infectas pelas orelhas???
Nunca trabalhei com uma viseira destas mas gostava de experimentar (para serviços de jardinagem/manutenção de espaços verdes)…
Viseira de jardinagem é diferente dessas viseiras para o Covid19. A viseira de jardinagem tem como objetivo proteger a face da projeção de objetos, como pedras, pedaços de madeira, etc. É um material robusto para suster impactos. Agora as viseiras que se fala aqui são viseiras cuja função é proteger contra a projeção de líquidos corporais, potencialmente infecciosos. Uma folha de acetato serve perfeitamente para isso.
Eu sei que são diferentes, no entanto existem umas transparentes com um material mais resistente. É claro que não é uma folha de acetato que me iria proteger a cara de detritos e/ou pedras projetados por uma roçadora profissional como a que eu costumo usar…
Não me expliquei corretamente é uma facto mas quando me referi a “uma destas” era pelo simples facto de ser transparente… 😉
Para se falar de viseira vs. máscara é preciso usar uma e outra.
Nunca usei viseira, mas posso dizer que a máscara, com calor, torna-se difícil de suportar durante um período prolongado. Tende a passar para baixo do queixo ou ser tirada.
A viseira deve ser mais arejada. Tem uma vantagem relativamente à maior parte das máscaras que não protegem quem as usa mas os outros, pelo que é necessário que todos usem máscara.
Agora experimenta usar a mascara em dias de calor ao sol…
A viseira e uma merda para quem trabalha em armazem com empilhador ou passa a vida a preparar cargas…. Alem de criar um efeito de desfoque onde cria tonturas para não falar que passamos a vida a bater em todo o sitio.
Acredito…
E para quem trabalha em frente a ecrãs igual, é só reflexos.
Mas quem é que usa mascara ao ar livre e ao sol? É uma parvoice!
Mas quem é que usa mascara ao ar livre e ao sol? É uma parvoice!
Nem toda a gente trabalha com o rabinho sentado numa cadeira. Além do mais o Verão está a chegar e não sabemos até que ponto somos “obrigados” durante quanto mais tempo a usar na rua a máscara. É uma incógnita…
Eu. Numa fábrica de petroquímicos, lavagem de reatores a alta pressão, com pistola, a 1000 bar, fato duplo e linha de ar comprimido (com máscara). Ao ar livre, sol e cerca de 25 graus.
Posso dar-te mais exemplos, menos perigosos, mas em que a utilização da máscara é obrigatória e só um tolinho não a colocaria.
E mesmo viseiras por vezes magoam a cabeça, o encaixe que prende na cabeça.
Estas com acetato não têm um tecido fofo na base? Ou é o plástico direto na cabeça?
Nunca se deve esquecer o distanciamento social e a lavagem de mãos. Portanto, as viseiras não devem ser vistas como uma proteção 100% eficaz, esta deve funcionar com as outras medidas combinadas, como, por exemplo, a máscara.
A maior parte das viseiras que se vê a serem utilizadas, são tão protectoras como um garrafão sem fundo.
Não servem para nada. Primeiro que tudo, a chamada distancia social, é pouco mais que ridícula, porque assenta em condições impostas pelos que analisaram essa distancia. Pergunto eu; se eu estiver a 50 cm do potente transmissor e ele espirrar ou tossir, posso ser de imediato, contaminado? E se eu estiver de costas e ele for mais baixo do que eu? Qual é o risco de contaminação? Fizeram este teste? E se eu estiver a 8 metros dele, virado para ele, Qual é o risco de contaminação? Fizeram este teste? 3/4/5/6/7 metros? E se no momento em que o potencialmente contaminador tossir ou espirrar estiver uma brisa de 2 metros por segundo? Quantos metros percorre o viros ? E se a brisa não for na minha direcção mas sim para o lado? Já imaginaram o peso do viros? Já o pesaram para fazerem todos estes estudos? Assentamos as nossas decisões de protecção no estudo de comunidades internacionais credíveis, mas como é natural, por vezes nada credíveis. A viseira com máscara, protege a nossa boca, o nosso nariz e obviamente, os nossos olhos, via de contaminação frontal e imediata. Contudo, não esquecer que se aberta, por cima, por baixo ou pelos lados, a percentagem de protecção dada a volatilidade dos viros, diminui e muito. O ideal seria, para além da mascara o uso de óculos de protecção virica e usar a viseira só para prolongar o tempo de utilidade da máscara.
Simples, uma BURKA e um par de óculos de protecção, vão agora dizer que o vírus foi feito na china, nada disso foi pelos mulçul…..
Os especialistas dizem que se pode usar a viseira por cima da máscara – mas que a viseira não substitui a máscara.
https://www.publico.pt/2020/05/03/sociedade/noticia/mascaras-viseiras-especialistas-mascaras-opcao-1914931
“Nunca se deve esquecer o distanciamento social e a lavagem de mãos. Portanto, as viseiras não devem ser vistas como uma proteção 100% eficaz, esta deve funcionar com as outras medidas combinadas, como, por exemplo, a máscara.”
sao tudos iguais sao feitas do mesmo matrial de cristal branco
Se querem usar, usem as duas, agora viseira sem máscara, até parece que o bicho só vem de frente, a circulação de ar não o mete por todos os lados…
Usar máscara, trocar de máscara dentro do que é apontado no tipo de máscara. No comércio, uma viseira por cima da máscara ajuda, protege os olhos e uma boa viseira protege de gotículas que possam ser projetadas.
Distanciamento social é muito importante.
ciência vs senso comum = 0
também são candidatos aos 15M?
E depois há aquelas pessoas que usam máscara mas destapam o nariz. 😀 😀 😀
As pessoas não estão habituadas por cá, mas é muito importante que não se facilite. Usar máscara, trocar de máscara dentro do que é apontado no tipo de máscara. No comércio, uma viseira por cima da máscara ajuda, protege os olhos e uma boa viseira protege de gotículas que possam ser projetadas.
Distanciamento social é muito importante.
Não é por falta de informação… 😉
Exatamente.
Sinceramente continuo a achar que ainda ha muita coisa mal contada sobre este virus. E tenho as minhas duvidas da resistencia deste no ar nas paredes no chao whatever. O que existe no site da DGS e que o contagio se faz atraves da tosse ou espirro ou os tais perdigotos. Visto isto quando vou no metro nao vejo muita gente a espirrar ou a tossir. E sera que todas essas pessoas tem 100% de proteccao de nao levar as maos a cara ou mexer nos olhos ? E mesmo o fazendo isso faz com que fiquem contagiadas ? Ainda existem muitas perguntas sem resposta para mim. Mas como se houve muito papagaio a falar que o virus tem esse tipo de resistencia (nao sabemos a origem dessa informacao) entao todos os outros a repetem como verdades. Em relacao a viseira vs mascara. Entao agora o virus tambem anda ai a passear faz curvas, sobe rampas e tau apanha uma pessoa desprevenida e a contagia ? Sinceramente
Não é ele, mas sim a deslocação do ar que estiver nesse momento, que o podem projectar para qualquer lado. Porque não está ainda devidamente estudado, é que se devem e deviam ter sido tomadas há muito tempo, as medidas de protecção agora impostas. Não facilitar, por si, pelos seus e pelos outros.
Mas como, por Deus, alguém pode achar esta máscara uma boa ideia…. A não ser que tenha desembaciamento como nos carros… Se calhar têm, pois deve ser isso… Uma bateria, uns filamentos, botão on-ofre e está feito….
Os escudos faciais, juntamente com as máscaras higiénicas, tornaram-se o principal meio de prevenir a propagação do coronavírus.
As autoridades advertem que a utilização de equipamento de protecção será obrigatória em espaços públicos até que a vacina Covid-19 seja desenvolvida. Mas são realmente eficazes, e o que devemos ter em atenção?
https://hlpklearfold.es/pantalla-facial-todo-lo-que-debes-saber/
Só a viseira não funciona, o certo é utilizar com a máscara, isso é só uma proteção extra!
https://hlpklearfold.es/pantalla-facial-sanitaria/