Aprovada primeira “carne” desenvolvida em laboratório
Um dos grandes entraves ao consumo de carne, que tem, aliás ganhado, mais força atualmente, é o abate de animais inerente à sua produção. Como nunca antes, esta é uma questão que tem despertado interesses, estudos e apoiantes, suscitando debates para perceber se um ser humano é efetivamente saudável sem recorrer à tortura de animais.
De Singapura, surge a primeira “carne” no mundo que não contém animais abatidos, nem mesmo plantas.
Tendência para a diminuição do consumo de animais
Pela primeira vez no mundo e, por isso, de forma inovadora, a Singapore Food Agency aprovou que esta “carne” desenvolvida em laboratório começasse a ser vendida. Todavia, não existe ainda uma data específica, ou o nome de um espaço onde poderá estar, futuramente, à venda.
Em primeiro lugar, essa “carne” será produzida em forma de pepitas, não contendo qualquer vestígio de animais abatidos, nem de plantas. Num segundo momento, o objetivo da Eat Just é estender o acesso ao produto e, por isso, permitir que a “carne” esteja disponível em restaurantes e mercearias.
Conforme temos assistido, hoje em dia, existe uma tendência crescente em procurar e consumir alternativas à carne, pela sua associação ao abate e tortura de animais, juntamente com outros fatores. Assim sendo, existem já empresas a trabalhar em alternativas, como a impressão em 3D ou opções à base de plantas. No entanto, esta opção de “carne” desenvolvida em laboratório pela Eat Just é alegadamente uma estreia mundial.
"Carne" que não implica torturar ou abater animais
Segundo o que lhe explicamos, não foram abatidos nem torturados animais para obter a amostra de “carne” da Eat Just. Além disso, também não foram incluídas quaisquer plantas. Em vez disso, a empresa utilizou um método revolucionário de utilização de células musculares e animais.
A fim de obter essas células musculares de animais, a empresa recorreu a biópsias e, posteriormente, cultivou-as. Depois, transferiu-as para um biorreator e alimentou-as com várias proteínas, aminoácidos, minerais, açúcares, sal e outros nutrientes. No final, foram colhidas, depois de atingirem a densidade certa.
Brevemente, a empresa estreará a sua “carne” no mercado com o nome GOOD Meat. Além de estar já presente com alternativas aos ovos, apelidou este novo movimento de “avanço para a indústria global” e anseia que outros países sigam os passos de Singapura.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Simplesmente um absurdo, o mundo ja está cheio de doenças graças a indústria alimentícia que inunda as prateleiras de supermercados com produtos de “merda” e baratos, que só fazem baixar a imunidade e consequentemente vem as doenças tais como diabetes e tudo mais. Pode até dizer que as maiores vítimas do virus Covid19 são as pessoas com alguma doença e/ou com baixa imunidade. Enquanto as pessoas continuarem a aceitar esses lixos vai ser assim para pior. A carnes são dos alimentos mais completos nutricionalmente falando para o ser humano e agora vem com essa ….. dó dos bichos aiaiaiai…. simplesmente não entendo.
As carnes são os alimentos mais completos nutricionalmente falando para o ser humano? Vai pesquisar melhor rapaz.
Ja vi que só entende de azeites mesmo kkkkk
https://revistamensch.com.br/saude-os-10-beneficios-da-dieta-carnivora-para-a-saude-do-homem/
https://portuguese.mercola.com/sites/articles/archive/2020/06/12/codigo-carnivoro.aspx
Tudo estudos de referência! revista mens hahaha
Que idiotice!
tu é que me saiste um grande bicho. é inegável o sufrimento que os animais sofrem. o problema não é comer carne mas sim judiar com os animais. Para além disso a produção animal não é sustentável a longo prazo.
a natureza é assim mesmo. mania de o homem querer sempre mudar a natureza a seu bem prazer.
não vás a africa ver leões a matar cabritas. essa sim é que sofrem, não são as vacas anestesiadas nos matadouros.
Que comparação mais bacoca… E sim, “mania de o Homem querer sempre mudar a natureza a seu bem prazer” e achar que pode matar milhares de milhões de animais por ano, sem qualquer consciência ou preocupação moral e ética.
70 MIL MILHÕES de animais são mortos anualmente para consumo humano. Só em Portugal, em 2018, eram mortos em média 35 animais POR SEGUNDO. Não que isto seja A Solução, mas… Se não for por uma questão de “dó dos bichos”, que seja por uma questão de sustentabilidade do planeta, mas também, para que importa isso?!…
A questão é se esses 70 mil milhões de animais seriam criados sequer não fosse para serem consumidos… E não é certamente o pessoal das cidades que vai ao campo alimentar esses animais ou que vai ter dinheiro para manter essas explorações sem retorno algum.
Se o mundo está cheio de doenças certamente não é devido a algo que ainda agora acaba de ser aprovado.
As doenças já existem desde há muitos milénios. Agora só estamos a arranjar alternativas a essa carne de má qualidade produzida em péssimas condições, substituindo por outra mais limpa.
Provavelmente o Fabricio não sabe que a idústria de produção animal é das mais poluentes na terra. Mais do que os carros que andamos todos a correr para mudar por elétricos.
Veja o custo de produção de 1Kg de carde de bovino para ter uma ideia.
Parece me bem, mas não quero químicos.
lol não ha milagres.
toda a porcaria transformada leva químicos.
queres o que? só o que sai da terra e natureza directamente é que é fresco e saudável.
estas porcarias trabalhadas em laboratorio, nem imaginas….
Nem o que sai da terra pode vir “saudável”. Grande parte dos alimentos vindos da terra levam com químicos para todo o tipo de pragas (i.e. insectos, ervas daninhas, etc…).
Então vais ter de deixar de comprar batatas fritas, bolachas, carnes de supermercado, vegetais de estufa, leite de vaca, …
Leite de vaca. GG
Deve ser saudável ?
nem ao gato ou ao cão a dava.
vai dar mais dinheiro ao laboratórios.
Dão-se ao trabalho de inventar algo melhor para todos nós e achas que não merecem nem 1 cêntimo de recompensa??
a frase certa para isto é.
merd…. com sabor a carne.
Se de facto se comprovar que é uma alternativa segura, na minha opinião é uma excelente notícia.
segura, e mais tarde aparecem as doenças.
quando o homem brinca a deus e quer mudar a natureza! amigos convemcam-se na natureza sempre morreram animais e sempre vai morrer. é o alimento principal desde SEMPRE.
depois admirem.se de doenças estranhíssimas que aparecem quando o Homem quer mudar a natureza.
O homem muda a natureza há séculos, através da pecuária intensiva e de um consumo de carne desmedido. Os animais vivem enjaulados sob um stress constante, enquanto são alimentados com antibióticos e hormonas, que depois passam para o ser humano, já para não falar dos custos ambientais a nível de desflorestação, climáticos etc. Se isso é o “alimento principal” está explicado igualmente o porquê de aparecerem “doenças estranhíssimas”. Tudo que seja feito para permitir a sustentabilidade do mundo em que vivemos e possa contribuir para a diminuição do sofrimento animal tem o meu apoio.
Isto!
No entanto estás nas tintas para sofrimento humano como a maioria. O costume.
sim porque a carne e outros alimentos que comes nem foi “mudada” pelo homem..
e ainda misturas deus na mesma frase
Ya, de certeza que a lepra, tubercolose, pólio,peste negra, etc foi exatamente do consumo de carne em laboratório.
São doenças que já existem há milhares de anos, e que dizimavam a populção que comia “comida natural”.
Em 20 anos esta vai ser a principal fonte de proteínas para alimentação no mundo.
Não é eficiente alimentar os animais para os depois comer, as doenças todos como o covid e assim vem quase todas do consumos de animais, não é bom para o ambiente… etc . Mas sim este tipo de “carne” também não é saudável mas é menos nocivo que a carne verdadeira mesmo assim.
Ainda bem que avisas o pessoal…vou começar a comprar e congelar picanha,entremeadas,costeletas e outros “derivados” para consumir quando essa “fonte de proteínas” estiver espalhada nos supermercados!
so se for pra ti. eu não como essa porcaria toda transformada para dar algum sabor digno.
nada substitui a natureza e os alimentos que ela da naturalmente: carne, peixe, legumes, frutas, etc.
quando começas a transformar porcarias e a juntar químicos para disfarçarem a coisa, estragas tudo.
ainda por cima nada substitui alimentos tão complexos como carne e peixe.
deves comer só produtos biológicos deves…
E tu achas que os alimentos atuais não têm químicos?!
Porque tanta negatividade nestes comentários? Esta carne continua a vir de células musculares animais que são reproduzidas em laboratório com os mesmos nutrientes com que são “alimentadas” nos animais. Portanto não leva químicos manhosos e nocivos e parece ser uma boa alternativa para produtos como nuggets e carne triturada. Pode-se ainda controlar o teor de gordura e etc da carne afim deste ser mais saborosa ou mais saudável, etc
Eu também tento entender. Fico admirado que pessoas que entram em site de tecnologia não querem novas tecnologias… As pessoas andam muito chatas, tudo é “Não quero”. Daqui a pouco vamos deixar de evoluir por causa destas pessoas
Será o futuro. Cada vez fico mais desiludido com a falta de sentido crítico e a capacidade de pensar de muitas pessoas.
Por isso é que eu já não vou ao KFC. Já não sei o que estou a comer, se carne ou um mix de qualquer coisa.
Talho Burger ou Honorato é a melhor opção, usam carne de primeira categoria e filtram o óleo de fritura como deve ser.
Excelente noticia! Devem comecar por africa a distribuir esta carne experimental para combater a fome e dps estudar a evolucao
O melhor mesmo é ter-se uma quinta…
Não deve ter sabor nenhum.Nenhum.
Toda a gente sabe que a produção de soja enquanto alternativa alimentar é uma das principais razões para a desflorestação e que, se todos fossemos vegetarianos, seria uma opção insustentável.
Tem-se demonizado o uso da carne, muito como resposta a tratamentos inadequados, violência gratuita e a forma desumana como os animais são tratados.
A longo prazo será uma opção, este tipo de produto agora inventado. De qualquer forma, esta nova geração já está habituada a comer algo parecido nos hambúrgueres, nuggets e salsichas. Não me parece que esta invenção seja pior. Eu gosto de muitos pratos vegetarianos e adoro boa carne. Se melhorassem as condições em que os animais têm que nascer, crescer e morrer, não vejo nada de mal em comer carne. Antes pelo contrário. De qualquer forma, os radicalismos são sempre o problema.
Estás completamente enganado. Vai fazer mais pesquisa e não digas tanta barbaridade.
Não é preciso tanto nervosismo. A cultura unicamente vegetal não é possível simplesmente porque há zonas do planeta onde sem cultura animal seria impossível sobreviver. Para além de todos os impactos económicos que tal acarreta. Não podemos ser radicais. As pessoas têm que perceber, tu incluído, que há espaço para todos. É se pensas que vamos todos vegetarianos ou que vai acabar a alimentação animal, acorda para a vida! Isso é que são barbaridades! Pesquisa melhor.
https://www.bbc.com/future/article/20160926-what-would-happen-if-the-world-suddenly-went-vegetarian
Tens razão quando dizes que a soja é um dos causadores da desflorestação na Amazónia mas a tua razão acaba aqui. A maior parte da soja produzida no mundo é para alimentar os animais e para óleos não comestíveis (por exemplo biodiesel) .
Outra parte substancial da desflorestação, cerca de 17%, é directamente espaço para os animais. Estima-se que apenas 6% sejam para alimentação humana. https://www.ucsusa.org/resources/soybeans
Na realidade, a opção insustentável é continuar a comer carne.
Tens toda a razão. Exprimi-me mal. A soja é efetivamente usada maioritariamente para alimentação animal. O que eu queria dizer é que, sem extremismos, provavelmente haverá lugar para todos os gostos.
Já agora, lê isto:
https://www.bbc.com/future/article/20160926-what-would-happen-if-the-world-suddenly-went-vegetarian
Uma forma mais rapida desses labotarios terem lucros mais elevados. Senao vejamos, todo o fluxo do tratamento e transporte da carne, passa por varios intervenientes. Nos laboratorios podem-se evitar ter de ir buscar as carnes ao matadouro. E so uma ideia.
Minha rica costeleta de novilho…
Ora nem mais, quem não quer comer carne que não coma. Pode ser as filas nos talhos fiquem mais pequenas.
Não estão a ser visionários. Isto era de aproveitar e abrir uma cadeia global de restaurantes gourmet com rodízio e takeaway do Cannibal Club.