A Terra “entortou”. O que terá inclinado o planeta 80 centímetros para Este em 17 anos?
Nada no nosso planeta acontece por acaso, por obra da "sorte". Tudo tem de ter uma explicação científica. Pelo menos é assim que a ciência vê estes desafios, de explicar a razão para a Terra ter inclinado a Este, cerca de 80 centímetros, entre 1993 e 2010. Sim, há explicação.
Segundo os dados dos cientistas, o polo da Terra deslocou-se para 64,16°E a uma velocidade de 4,36 cm/ano durante 1993-2010. Os dados propostos pelos modelos climáticos estimaram que houve um esgotamento significativo das águas subterrâneas durante o século XX, resultante da irrigação.
Em termos práticos, os modelos climáticos levaram os cientistas a calcular que, nesses 17 anos referidos em cima, a humanidade extraiu 2150 gigatoneladas de água subterrânea. E isso refletiu-se numa subida do nível do mar em mais de 6 milímetros.
Basicamente, o estudo diz é que os seres humanos bombearam tanta água do solo e transferiram-na para outro local. Como tal, uma consequência dessa ação levou a que a Terra se inclinasse cerca de 80 centímetros para Este só entre 1993 e 2010.
E que implicações isso teve para o planeta?
Tal como já abordamos muitas vezes, o polo de rotação da Terra muda muito. Este estudo demonstrou que, entre as causas relacionadas com o clima, a redistribuição das águas subterrâneas é a que tem maior impacto na deriva do polo de rotação.
Em 2016, descobriu-se que a água podia alterar a forma como a Terra girava, mas até agora não se tinha estudado o papel exato das águas subterrâneas nestas mudanças de rotação.
No estudo atual, os cientistas utilizaram simulações computorizadas para simular as mudanças relatadas na deriva do polo rotacional da Terra e o movimento da água, inicialmente apenas tendo em conta as camadas de gelo e os glaciares e, em seguida, incluindo vários cenários de redistribuição das águas subterrâneas.
Só depois de os investigadores incluírem 2150 gigatoneladas de redistribuição das águas subterrâneas é que o modelo correspondeu ao desvio do polo observado. Além disso, o sítio de onde a água é extraída também pode ser um fator importante, no que diz respeito à forma como a terra se inclina.
Há zonas no planeta que influenciam mais este desvio a Este
A redistribuição da água das latitudes médias tem um efeito maior no polo de rotação. As duas regiões de latitude média da América do Norte ocidental e o noroeste da Índia registaram a maior redistribuição de água durante o período de investigação.
O polo rotacional muda normalmente vários metros num ano, pelo que as alterações devidas à bombagem de águas subterrâneas não correm o risco de mudar as estações. Mas em escalas de tempo geológicas, a deriva polar pode afetar o clima.
Disse Surendra Adhikari, investigador do Laboratório de Propulsão a Jato.
A observação das alterações no polo de rotação da Terra é útil para compreender as variações de armazenamento de água à escala do continente. Os dados sobre o movimento polar estão disponíveis desde o final do século XIX.
Segundo Ki-Weon Seo, geofísico da Universidade Nacional de Seul, esta informação poderá ser útil para compreender as variações do armazenamento de água à escala continental durante os últimos 100 anos.
Houve alguma alteração do regime hidrológico resultante do aquecimento do clima? O movimento polar pode dar-nos a resposta.
Concluiu Ki-Weon Seo.
Este artigo tem mais de um ano
Pois basicamente os cientistas já viram que o aquecimento global não tem só a ver com efeito estufa, tem muitas mais variáveis… se calhar ainda vão chegar á conclusão que o efeito estufa ainda é dos menores problemas no aquecimento da Terra. Ainda não percebi muito bem o tanto de investimento de ir pesquisar o manto da terra.
Afirmou, enquanto pedia outra cerveja.
mas isso muitas cervejas depois! 😉
Concordo com vc !!!
Mais um dos muitos factores que pode afectar o clima. Come pesar os factores? é impossível , demasiadas variáveis em que incluí ainda o efeito tempo(time) . Provavelmente nem os conhecemos todos.
Qual o resultado escolhido : o que der mais poder e dinheiro para mais gente. Hoje é o malvado CO2 – quando esse já der tudo a ganhar será outro. É como voltar a baralhar as cartas.
Olha mais um do negacionismo. Em Portugal, Brasil e países pouco letrados onde as extremas têm vindo a ganha força parece que aparecem como cogumelos. É habitual “o tabaco ou álcool ou comer carne vermelhas ou poluição ou….. Ou … não fazem mal, é um produto da invenção ou capitalismo e controlo de mente” lolol
O Bolsonaro já veio pedir desculpa de que o negacionismo que impulsionou que matou milhares (milhões?) só no Brasil estava errado. Agora ir para a prisão é que não… Enfim.
No teu caso a poluição, destruição de florestas, consumo desmedido de recursos etc. não fazem mal nenhum lol a tua sorte é que dificilmente verás as consequências, infelizmente são as gerações futuras que levarão a fatura mais pesada. Eu do meu lado tentarei que os meus filhos paguem o mínimo possível pelos dois da minha e gerações anteriores.
O Bolsonaro não pediu desculpa coisa nenhuma. Você é mais uma vítima do controlo de massas.
Se tiver dúvidas verifique aqui:
https://www.instagram.com/reel/Ctm8jiJpvO4/?igshid=NjFhOGMzYTE3ZQ==
Porque é que este povo come tudo o que aparece na Tv?! Porquê?!
O putin claramente anda a pedi las…isto e o comunismo no mais alto esplendor. Espero que bloco de esquerda e pcp sejam punidos e expulsos da assembleia. Chegou a vez do ventura liderar.
que o cu tem a ver com as calças? Isto não e o twitter meu caro
Ė inegável que as alterações climáticas têm muito do contributo do efeito estufa o desflorestamento, os gases imitidos pelos combustíveis fósseis,… E os bolsonaristas e os negacionistas que não tentem negar as evidências. Mas os cientistas estão a perceber que as alterações climáticas dependem de várias variáveis como a rotação da Terra,… O que quero dizer é que os cientistas estão a verificar que o efeito estufa pode não ser o pior factor que leva as alterações climáticas!
Tudo será política como tudo será economia… mesmo quando se opta por subverter, manipular, adulterar, mas isso só os mais fracos têm essa ” capacidade “, mas mostra bem o quanto fanaticos são e como tal a pouca acertividade pelos mesmos demonstrada e os seus próprios ” créditos “…
e até nas ciências isso se verifica … ou não se teria chegado até aqui …
https ://zap.aeiou.pt/inversao-dos-polos-magneticos-terra-atrasada-501516
O polo magnético é diferente do polo geográfico. Sobre o polo magnético: https://pplware.sapo.pt/ciencia/humanos-polos-magneticos-terra/
Nem é preciso estudo nenhum, é obvio que são as alterações climaticas…
Há também o fenômeno das marés, que surgem da interação gravitacional da lua e do sol com a Terra.
Julgo que as universidades não estão a formar cientistas, mas sim pessoas de vazio cerebral… acredite que quizer… recuso-me a baixar a esse nivel… mas posso dar uma solução, para esses cientistas que não percebem como funciona o ciclo da água… mandem estancar todas as fontes de rios, ribeiros e afins, que o problema que eles julgam ter descoberto resolve-se…
Sim, toda a gente sabe que nos café e feicebuques têm-se formado aos milhares, e muiiiiito mais inteligentes!
Acho extraordinário que consigam detectar uma mudança de 80cm em 17 anos…
Quando é que as fabricas de fitas adesivas irão conseguir faze-las de um amaneira que encontremos a ponta delas? rsrsrs
O bombeamento de petroleo, testes nucleares, mega construções etc, somos todos culpados.
Aposto que foi o Passos…
O Passos foi o único politico sério neste país. O Gaspar foi o único homem certo nas contas.
Agora vivemos todos pior do que na altura da troika, mas não sei porque não existem greves ou manifestações.
+1
Se calhar 80cm já faz um estrago do caraças . Se for pela tua prespectiva a subida de 1° ou 1,5° celsius, não representa nada! e olha o estrago que faz…
Inclinou para Este? Está explicado porque gasto menos para lá do que para cá eheh
Pois eu cá já decidi não acreditar nessa treta das alterações climáticas! Assim posso continuar a sonhar com os carrões e o jacto privado do Ronaldo sem me sentir culpado!
Sim, só trabalhou para a tecnoforma e depois pediu a exclusividade do mesmo tempo, além disso, a tal ” lata” de faltar à palavra dada e fazer ainda pior daquilo que se esperava … muito bom de facto…
Gamar com estilo como diz a musica … ou como a outra, anda comigo ver os tubarões, entre outras …
Compro essa, a sério que a única coisa que encontra contra o Passos é a história da tecnoforma?
Compare então isso com o que os actuais estão a fazer e diga me se estamos melhor agora .
O Passos pecou por um enorme defeito, é honesto.
O povo português não perdoa a honestos porque adora que lhe mintam descaradamente.
Acabou a austeridade, toma lá a maior carga fiscal de sempre.
Mas a austeridade acabou lol… Hihihi….
E a Mariana Mortágua? Ou o Robles? Ah, mas esses são da esquerda da superioridade moral, já podem…
Imparcialidade não dá lugar a fanatismos …
Factos, são factos …
E só com imparcialidade se pode analisar os factos ( carece de informação … )
Podia falar de muito mais desde a EDP à Tap, CGD, fundos, desvios, apagões, S.S. , etc, etc,
Mas de nada vale fazer num comentário pela complexidade de cada um deles, e daí ter falado nas musicas …
Até porque tal como nos dias de hoje quando jornalistas, advogados ou M.Público, como outros órgãos com responsabilidades deixam que a própria Constituição ( ou outras regras elementares ) sejam violadas por sistema ou a própria justiça se deixa de respeita a ela mesma esta tudo dito …
E para bom entendedor meia palavra basta …
Como diria o outro, para quê discutir seja o que for com quem não tem noção daquilo que discute …
até porque com fanáticos partidários ou simplesmente fanáticos ( seja no que for … São fanáticos … )…
Mas se o caso da tecnoforma não revela nada, ou não seja importante, então talvez nada mais o será também …
Passar bem, se conseguir !
😉
Ou o artigo é muito ignorante ou os cientistas nos quais o artigo se baseia é q são. Cósmica mente não há sul nem norte e muito menos leste e oeste. A Terra não se coloca no espaço como se fosse um globo terrestre daqueles que ficam em cima de uma mesa de escritório, com o norte pra cima do sul pra baixo. Pontos cardeais so funcionam se vc estiver plantado com os pés na Terra. Se vc parte da Terra numa nave nos Estados Unidos verá a Terra numa perspectiva de acordo com o local de onde saiu e como a Terra gira de duas formas, translação e rotação, esta perspectiva muda a cada minuto. Numa hipótese de uma nave de outro planeta, q chega do espaço em direção aos polos, esta perspectiva é outra. No espaço não existe ponto cardeal, não existe em cima ou em baixo nem muito menos leste ou oeste.
Os cientistas deviam falar contigo. O mundo está a perder uma mente brilhante.
E olha q nem sou cientista, apenas um livre pensador. Vc é o q? Do q vc discorda no meu comentário? Tem opinião formada ou apenas segue a opinião da boiada? Estes cientistas (se é q o são) se valem da condição de q tudo q eles afirmam não pode ser comprovado ou quiçá apenas num futuro em q nenhum de nós estará vivo, pra fazer as elucubrações mais estapafúrdias possíveis. Será q eles são tão limitados q só conseguem enxergar a Terra como se fosse um globo daqueles q se coloca como enfeite de uma mesa? Quem sabe, pior ainda, como se fosse um mapa cartográfico em duas dimensões? Não conseguem imaginar um universo infinito em q a Terra é apenas um grão de areia?
Não sou eu que discordo, é a ciência, a astronomia e os dados que são disponíveis da exploração espacial. Dizem que está completamente enganado. Percebe?
Em se tratando de astronomia e cosmogonia, nada está provado. São conjecturas e a cada dia q passa, novas deduções são feitas , muitas corroborando e outras contradizendo. Um exemplo é a teoria do Big Bang, q antes era levada a sério e hj já não mais. Tudo q existe são teorias, q nunca se tornam leis.
Nada está provado? Aí está está 😉 muita coisa mesmo. Agora, na imensidão do universo, o que sabemos é quase nada. Mas a graça está aí.
Ainda bem q vc finalmente concordou comigo. Não sabemos quase nada mesmo. E do pouco q achávamos q sabíamos, cada dia q passa e avançamos mais no universo, cada vez descartamos mais aquilo q “sabíamos”. Como por exemplo a teoria do Big Bang e a respeito dos buracos negros q todos garantiam q nada saia deles (mesmo sem saber pra onde iam as coisas q ele “capturava”.
Conclusão o PS já está a preparar uma taxa nova para a água da companhia, chama-se pagar para não tombar!