Hora de mudar? Microsoft substitui Edge Legacy na última build do Windows 10
Fazendo jus às expectativas lançadas, a Microsoft tem no novo Edge uma das mais interessantes propostas no mercado onde o seu browser está. Tem conseguido crescer e tornar-se uma alternativa a todos os outros.
Apesar de estar já oficialmente lançado, este ainda não está a ser imposto aos utilizadores. A Microsoft espera mudar esse cenário em breve e a mais recente build do Windows 10 traz já apenas o novo Edge no sistema.
Microsoft quer mudar o seu browser em breve
Lançado oficialmente no dia 15 de janeiro deste ano, o Edge baseado no Chromium tem feito uma caminhada única nestes meses. Muitos utilizadores já o elegeram como o seu browser do dia a dia e usam-no de forma alargada e em todas as situações.
Este é já o browser oficial da Microsoft e do Windows 10 e a Microsoft quer que esteja nos seus sistemas. Ainda não está a fazer a sua instalação de forma automática, mas oferece-o como uma proposta para todos instalarem.
Atualização do Windows 10 traz grandes novidades
O cenário de utilização poderá em breve mudar e tudo aponta para que este passe a ser o browser principal do Windows 10. A mais recente build de testes do Windows 10 trouxe uma novidade a quem ainda não o tinha instalado manualmente.
Quem está no Programa Insiders e recebeu a mais recente KB4559309 encontrou esta surpresa. O novo Edge é instalado e passa a substituir a versão anterior. Claro que quem já tinha este browser presente, não notou esta diferença.
Edge está a conseguir conquistar o seu mercado
Isto mostra também que a Microsoft estará a preparar-se para dar outro passo importante. É provável que com a chegada da atualização de maio o Edge também seja uma novidade a quem ainda não optou por este novo browser.
O Edge já deu provas de que consegue ombrear com a concorrência e estar ao nível dos restantes. Já terá ultrapassado o Firefox na quota de mercado e outros browsers no desempenho. Tudo aponta para que seja um caso de sucesso, como a Microsoft queria.
Este artigo tem mais de um ano
“Que está no Programa Insiders e recebeu a mais recente KB4559309 encontrou esta surpresa.” Que está ou quem está ?? 😐
Dado que este novo Edge está a ser um sucesso e abafou por completo o velho… ao ponto de estar a ser um concorrente directo aos outros browsers e em alguns casos a ganhar a corrida, faz todo o sentido esta decisão da Microsoft. Se repararmos bem este novo Edge deixou a versão antiga totalmente obsoleta.
Não é surpresa nenhuma esta atitude da Microsoft. Era o que naturalmente já se esperava!
Tem toda a lógica!
Depois de ser imposto à força pelo próprio Windows, tive de receber uma actualização para manter o Chrome como default browser que em cada reinicio metia o Edge como default. Muitas pessoas acabaram por ceder a esse jogo. Basicamente o Edge tem o mesmo motor que o Chrome, a Microsoft não fez nada de especial a não ser copiar como tem vindo a fazer com o seu Teams que é uma cópia do Slack e a sua cloud que é uma cópia da AWS. Parece que virar Chineses.
Exato… por isso é que tem desenvolvido o motor do Chrome, o Chromium… A Google bem pode agradecer à Microsoft porque quase todas melhorias de performance que estão a ser implementadas são feitas pela Microsoft! Mas pelo seu comentário já reparei que considera que tudo no mundo é imitação, porque só o produto que aparece primeiro é que não é cópia.
Mpires, se não sabes do que falas, simplesmente não fales.
Tal como o SergioM disse, a Microsoft tem implementado diversas melhorias no Chromium, o que acaba por beneficiar todos os browsers que têm o Chromium como base.
E a imposição do Google. Para utilizares o Hangout apenas é compativel com o chrome. E no pasado em que muitas funcionalidades deixaram de fucnionar no safari ou Firefox ou IE ou Edge e passaram a ser apenas compativel com o Chrome a própria Google não dava informação/documentação de suporte .
Todas as empresas são F#### d### P34444. Não veham com histórias da Microsoft a Apple e a Google conseguem ser piores. Então a Apple nem se fala. Apple 2 Apple only.
@Mpires tu como trabalhas na Microsoft e ate consegues ver o codigo fonte das aplicações que usas sendo tu o entendido. Dizes isso de boca aberta. .. todas a aplicaçoes de sucesso têm um gui algo parecido, para acompanhar o mercado e ja agora se conseguires faz o seguinte: cria uma cloud diferente e um teams ou slack diferente e ja agora um browser diferente, mas que funcionem no atual mercado. (entretanto deixas de refilar e mandar bocas que copia daqui e copia dali).
Eu já uso esta versão nova do Edge instalada manualmente numa máquina pouco potente e com SO com suporte já descontinuado há cerca de um mês e passou a ser o meu browser de eleição, no lugar do Firefox que na parte da performance/peso com os poucos recursos de hardware estava a ficar bastante difícil nas tarefas mais básicas.
Qualquer utilizador minimamente conhecedor dos “meandros” da net e que não utilize “palas” para olhar apenas numa direção sabe e reconhece que o “novo” Edge é o melhor browser que existe neste momento seja em termos de produtividade ou de segurança. Foi “buscar” o que de melhor o Chrome tinha e melhorou esse “melhor”…além de ter contribuído para que os navegadores da concorrência também melhorem ao implementarem as evoluções que a Microsoft vai disponibilizando. Para muitos eu sei que é “doloroso” mas a Microsoft continua a provar que em termos de software continua imbatível e eu enquanto consumidor só tenho de agradecer…não sou “acionista” de nenhuma marca! Escolho o que a cada momento o que considero melhor…seja qual for a proveniência ou marca!
O novo EDGE é pior para quem usa híbridos, principalmente Surface. As anotações com caneta nos PDF’s eram fantásticas… Agora são horríveis. A transição das páginas era configurável. Agora é praticamente standard. Reverti a instalação.
Eu cá prefiro o Brave.
eu cá prefiro linux…
Vou no Edge,pois o googl não gosto da obssecao da tradução.