Windows a correr nos Mac com SoC M1? Apple avisa que só depende da Microsoft
Apesar de ser focado e ter sido desenvolvido para o macOS, muitos utilizadores optam por usar o Windows nos Mac. Tiram partido de todo o hardware presente e conseguem assim máquinas excelentes e com um desempenho acima da média.
Com a mudança que a Apple revelou, com o seu novo SoC M1, não ficou claro se o Windows continuaria a ser suportado. A resposta surgiu agora, vinda da própria Apple. O sistema da Microsoft irá correr nestes novos sistemas, mas apenas se a Microsoft quiser.
Windows a correr nos Mac com M1?
A mudança de arquitetura que a Apple tomou com os novos MAc com o SoC M1 trouxeram alguns desafios para quem desenvolve software. Todas as apps precisam ser adaptadas para correr no SoC M1 e assim ficarem prontas a serem usadas nesta nova plataforma.
Algo que muitos se habituaram foi a recorrer ao Boot Camp para ter o Windows presente e assim correrem as apps deste sistema. Com este ausente da nova plataforma, não estava claro como seria o futuro do Windows nestas máquinas.
Depende da Microsoft e do sistema para ARM
A confirmação e até alguma informação surgiu do próprio Craig Federighi, que referiu que o M1 consegue ser usado para correr o Windows. Isto acontece porque a Microsoft tem já uma versão do seu sistema preparado para correr em processadores ARM.
O problema, do que foi descrito, vem da própria Microsoft. A empresa apenas permite que a sua versão possa correr em máquinas onde esteja já pré-instalado, algo que não acontece com os Mac. Assim, só com a mudança desta política será possível ter o Windows nas novas máquinas da Apple.
Já há uma alternativa à Apple
Apesar deste cenário, os utilizadores dos novos Mac podem ter uma solução alternativa de forma simples. A app CrossOver garantiu já compatibilidade com o novo SoC e pode emular facilmente as apps do Windows. Assim, mesmo sem o apoio da Microsoft, o Windows está presente.
Tudo parece estar agora nas mãos da Microsoft, que pode ou não mudar o licenciamento da sua versão ARM do Windows. Sendo naturalmente compatível, será simples fazer a instalação e utilização deste sistema no novo hardware da Apple.
Este artigo tem mais de um ano
Claro que depende da Microsoft. Mas não dessa maneira.. O Windows em arm vai ser 100 vezes melhor que o macos..
Vai depender é de quanto é que Microsoft está disposta A pagar a Apple para poder lá ter o Windows. A Apple só quer é pasta.. Mas também não vai poder pedir muito, porque se não adeus office. É apple sem office e como um Linux.. Serve para brincar no terminal e para alguns desenvolvedores.. Mas para a maioria dos utilizadores não serve para nada..
Ofiice é o melhor produto da Microsoft..
lol
Não disseste nada de jeito.
“O Windows em arm vai ser 100 vezes melhor” > Vai ser melhor em quê? A Microsoft andou anos a tentar lançar Windows 10 em arm e o seu lançamento saiui ao lado de toda a gente. A Apple de um momento para o outro lançou o seu SoC arm, com um OS compativel e estável e com suporte dos grande software makers. Para além disso facilitou o processo de transição para todos os developers nativos, estabeleceu parcerias com os grandes vendors (Adobe, a própria Microsoft, etc) e como se não bastasse tem um emulador (Rosetta 2) que permite entretanto correr qualquer aplicação x86 em arm.
De resto nem percebi o comentário do Office… Sabes que macOS tem Microsoft Office, certo? Sabes que a Microsoft é um dos parceiros de lançamento da Apple e que já está a desenvolver uma versão do Office nativa para M1?
Resta saber se a Microsoft estaria interessada em ver a versão ARM do Windows a correr melhor num Mac do que num Surface X… Por outro lado o Mac não iria ter suporte para correr aplicações de 32bits no Windows, de modo que teria desvantagens para muitas pessoas.
Desvantagens? 32 bit ja não interessa, actualizem se.
Não sei qual o problema. A MS não vive da venda de Surfaces. O que queres dizer é x86 e x64. O Surface com ARM quando saiu tb não as corria. Nem sei se já saiu o emulador para x64.
Correcto, não vive da venda de Surfaces mas investiu bastante em ter um processador ARM exclusivo para os seus Surface Pro X, e esse modelo não tem sido muito competitivo comparado com outros computadores. Também nunca permitiu a venda da versão ARM do Windows ao público em geral quando existem milhões de outros computadores ARM sem windows, de modo que parece que o seu foco não é tanto em ganhar dinheiro a vender Windows.
O que quis dizer foi o que disse! Pelo o que me lembro o M1 não tem suporte para correr aplicações de 32bits sem modificações. A Apple há alguns anos terá removido dos seus processadores as extensões de compatibilidade para a ISA ARM de 32bits. Assumi que isso também pode ter impacto a correr aplicações de 32bits no Windows ARM… não consigo saber se a implementação do Windows para emular o x86 é afectada por isso ou não, mas há aplicações ARM no Windows a 32bits!
O Surface Pro X (não estou a falar dos primeiros Surface) quando saiu já permitia emulação do x86. Segundo a Microsoft a emulação do x64 estará quase pronta, já está a ser testada.
Que modelos de computadores Desktop ou Laptop Arm existem à venda?
Qualquer fabricante pode vender computadores ARM com Windows, existem vários.
Chromebooks!
O que disse não tinha a ver com existir ou não outros fabricantes mas sobre a Microsoft não vender o Windows ao público quando existem máquinas ARM sem Windows. De modo que não está focada em ganhar o máximo de dinheiro a vender o Windows em ARM, eles têm outra estratégia definida.
Acho que seria uma boa jogada, até, disponibilizar o windows 10 arm nos mac. Isto iria permitir à Microsoft dar um maior boost, visibilidade e impulso no uso do windows 10 arm. A tecnologia arm é o futuro.
Penso que o problema é fazer isso neste momento, quando o hardware da Apple tem uma grande vantagem sobre as alternativas ARM para Windows. Daria mais visibilidade à polivalência do hardware da Apple, com a capacidade para correr aplicações Windows x86 ao lado do macOS, do que incentivar o uso do Windows 10 arm.
Tanto o Paralels como o VMWare fusion vão suportar em breve VMs com Windows.
Só podem suportar sistemas ARM. O Paralels e o VMWare não são emuladores. Pode ser que comecem a criar emuladores, mas isso é algo muito diferente daquilo que vendem agora.
Provavelmente é o que vão fazer, porque já anunciaram que vão suportar sistemas baseados em x86 e 64 sobre Apple M1
Não anunciaram que vão suportar sistemas baseados em x86 e 64, apenas anunciaram o suporte para o M1. Muitas pessoas estão a confundir isso com poderem continuar a fazer virtualização do Windows no Mac, como acontecia até aqui.
https://www.parallels.com/blogs/parallels-desktop-apple-silicon-mac/
Não se vê nesse link nenhum anúncio de suporte para sistemas baseados em x86 e 64. Podes ler eles a mencionarem correr Linux, mas essa demonstração foi com Linux para ARM.
No meio desse comunicado podes ler eles a congratularem a Microsoft pela melhoria do suporte da versão Windows em ARM, o que dá a entender alguma esperança da parte deles de um dia o Windows em ARM poder ser virtualizado no Parallels.
Talvez a Microsoft liberte o Windows para ARM no dia em que a Apple faça o mesmo com o macOS
Mas espera lá…correr o Windows RT (Windows feito para Arm) no mac? Para quê? Que aplicações de terceiros existem para esse sistema? Eu tive um colega que comprou o Surface RT quando saiu….ficou tão desapontado….tipo aquilo não corria nada mas mesmo nada…só Windows e Office…de resto… Photoshop esquece Premiere pro esquece, After Effects esquece…nada corre naquilo…nem jogos…caso pra dizer…dinheiro mandado ao lixo! E pra ele vender aquilo? Foi o carga de trabalhos…quem quer um portátil que só serve pra Windows e Office e aquelas universal apps…?
Windows RT? Deixa-o lá estar morto e enterrado! Isso já não existe há muito anos. Falamos do Windows 10, criado e preparado para correr em ARM. Tens o Surface X que é a montra da Microsoft para essa vertente. É desse que falamos.
Então e o “Windows 10 ARM Edition” tem “Microsoft Rosetta 2” ? Ou…queres correr o Premiere Pro nesse Windows ARM…esquece lá isso porque dá erro…? É que o “Apple Rosetta 2” dá na boa…eu não sou fanboy da Apple..mas temos de admitir uma coisa…a Apple quando faz as coisas…simplesmente funciona…pah, o After Effects corre na boa nos M1….o Blender, Maya, Cinema 4D…etc…programas desenhados para x86! Já no caso da Microsoft…só aps feitas em Universal Apps…que entretanto foram desaparecendo…como o caso da app “Facebook”
O Windows 10 ARM permite correr aplicações feitas para processadores Intel, embora não sejam todas.
O problema é que há um grande impacto em termos de performance e os processadores ARM disponíveis para os outros fabricantes ainda são relativamente lentos.
Quando faz coisa simplesmente funciona ??? Porra, lançaram o Big Sur e veio carregadinho de bugs…
Tenho muito mais problemas no meu macbook pro que no portátil com windows.
A única coisa que safa é ser “unix like”…
Quais bugs?
Sempre que sai uma nova versão de um SO o pessoal diz sempre que está cheio de bugs, mas nunca especifica, já parece padrão. Eu estou a usar desde o primeiro dia sem problemas, e tenho um MBP de 2015.
Crow, um bug grande que encontrei agora foi nos AirPods, a integração destes com os Macs e iPhone esta uma “cagada” liga e desliga-se so porque sim, confunde-se constantemente nas ligações de dispositivos, entre outros. Por exemplo, tens o AirPods contados ao Mac e atendes uma chamada por la e os AirPods vão ligar ao iPhone, ou seja, a chamada passa para as colunas ou passa para o iPhone (depende do dia) e repara, eu utilizo no MacBook Pro, iMac e iPhone, imagina o stresse.
ITzanas, mas isso é um issue do Big Sur ou já tinhas esse issue no Catalina?
Epa, so agora é que vi a desgraça do meu português no comentário anterior :O Crow foi desde o Big Sur, no Catalina ainda não existia a conectividade automática entre dispositivos.