watchOS 10 permite adicionar cartões ao Apple Pay diretamente no Apple Watch
O watchOS 10 traz várias novidades que aumentam a usabilidade e qualidade do Apple Watch. Da saúde ao desporto, passando pelo entretenimento, o relógio da Apple está mais poderoso e no novo sistema operativo torna-se ainda mais independente do iPhone. Agora permite que se adicionem cartões de pagamento no Apple Pay, sem necessidade de o fazer no iPhone.
App Carteira mais independente no watchOS 10
Uma das mais inovadoras formas de pagamento é o Apple Pay. Facilmente adicionamos os nossos cartões de crédito e débito e podemos com um clique pagar via contactless. Simples, seguro e muito prático. Este serviço existe há muitos anos e está cada vez mais popular. Sabendo disso e fazendo por isso, a Apple quer dar aos utilizadores do Apple Watch mais independência.
O Apple Pay foi apresentado em setembro e lançado a 20 de outubro de 2014 nos Estados Unidos. Este serviço de pagamentos apareceu como parte da atualização do sistema operativo iOS 8.1 para dispositivos da Apple, incluindo o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. Desde então, o Apple Pay foi gradualmente lançado noutros países e ampliado para incluir outros dispositivos da Apple, como o Apple Watch, iPads e Macs compatíveis.
Em Portugal, o Apple Pay foi lançado em junho de 2019 permitindo aos utilizadores fazerem pagamentos seguros usando os seus dispositivos Apple.
watchOS 10 traz mais liberdade ao Apple Watch e Apple Pay
O novo sistema operativo anunciado na WWDC 23 mostrou que a Apple quer dar ao relógio mais liberdade e usabilidade. Um dos exemplos que vemos é na aplicação Carteira.
Agora, no Apple Watch, esta aplicação traz o botão "Adicionar cartão". Anteriormente, os utilizadores tinham de utilizar a aplicação Watch no iPhone para adicionar um novo cartão ao Apple Pay. Mas com esta mudança, o processo de configuração do Apple Pay pode ser feito inteiramente no Apple Watch.
Quando os utilizadores tocam para adicionar um novo cartão à aplicação Carteira, são guiados através do processo completo de configuração do Apple Pay.
É possível introduzir o número do cartão de crédito, a data de validade e o código de segurança diretamente no relógio.
Se o seu banco oferecer uma verificação adicional por SMS ou chamada telefónica em vez de utilizar a aplicação do banco, não precisará do iPhone para concluir a configuração.
Esta é uma atualização pequena, mas, ao mesmo tempo, importante. Ao longo dos últimos anos, a Apple tem vindo lentamente a tornar o Apple Watch menos dependente do iPhone. Por exemplo, os utilizadores podem aceder às definições do watchOS diretamente a partir do relógio, e os utilizadores de modelos com e-SIM também podem fazer chamadas e ter streaming de música sem necessidade de terem o telemóvel por perto.
Este artigo tem mais de um ano
Para quem não gosta do iPhone e gosta do relógio é interessante… para quem já tem os 2 é indiferente!
Mas não pode ter o relógio sem o iPhone. Agora, para quem tem os dois, cada vez mais pode usar o Apple Watch sem estar totalmente dependente do iPhone. Uma coisa interessante é poderes sair para o teu dia a dia sem o Iphone e com o relógio poderes fazer e atender chamadas, ler e responder a algumas plataformas de mensagens, ter acesso às aplicações bancárias, poder fazer pagamentos Apple Pay, ter GPS, Mail, Musica, etc… que há uns anos não era possível sem o iPhone.
Eu tenho os dois e saio regularmente sem o telemóvel… tenho e-sim.
Esta “novidade” é mais marketing que outra coisa. Ao adicionar os cartões ao Telemóvel, ficam logo no relógio também. Não estou a ver a malta a ter um cartão de crédito todas as semanas, pelo que é de uma utilidade muito duvidosa…
O único senão: o e-sim não funciona em roaming…
No fundo é mais um passo para tornar o Apple Watch menos dependente. Se é muito dependente a malta queixa-se que deveria ser mais independente, se começa a ter estas opções, dizem que é marketing porque já se pode fazer no iPhone. Ok, já se podia fazer, como dizes, mas agora é possível sem o iPhone. São pequenas coisas que estão a dar mais autonomia ao relógio.
De facto o e-SIM merece também ter acesso ao roaming. Mas isso são as operadoras que colocam ainda entraves.
Mas aqui estou apenas a falar da notícia em concreto. Era muito mais interessante e importante ter as mensagens do Whatsapp e outros, ter um Siri a funcionar bem em Português de Portugal, para poder responder sem tentar escrever no teclado minúsculo do que ter uma funcionalidade que se usa… vá, 2x ao ano! Até os boarding passes dos aviões têm de ser por email ou app no telemóvel!
Continuo a achar que esta “novidade” é uma mão cheia de nada. E não é ficar insatisfeito. Sou cliente Apple há muitos anos, mas reconheço que ultimamente tem sido só marketing.
Não mudei, nem vou mudar só porque sim. E uso por uma questão de hábito e mais umas quantas vantagens profissionais que o ecossistema Apple me dá. E fico-me por aqui com os comentários. Esta notícia já tem mais enrollment do que merece.
Mas o facto de não teres algumas apps tem a ver com as próprias empresas proprietárias das apps, como a Meta que nem para iPad tem a “decência” de desenvolver. Mas era bem vinda também para watchOS. Siri em português de Portugal é uma falha da Apple, não faz sentido, estão a ser só parvos.
Os boarding passes serão o próximo passo, por isso é que esta funcionalidade na Carteira é importante. Mas há mais.
Sobre as novidades, não concordo. Com o watchOS 9 a Apple trouxe mais novidades, principalmente com o Ultra. Tornou o relógio numa máquina mais completa, com mais tecnologia que qualquer outro do segmento. Agora com o watchOS 10, a Apple está a mudar a interface e bem precisavas, já lá vão muitos anos com a mesma interface. E vão chegar mais ações automatizadas para melhorar a usabilidade. Aliás, até os sensores foram otimizados, nesta versão beta ainda há muita coisa que não está presente.
Vieram mais funcionalidades com os novos relógios, e neste SO parece haver um refinamento desses interfaces.
Mas também o que esperas que haja mais? Já é o smartwatch mais evoluído, precisa agora é de refinar o que oferece para aumentar a autonomia. Fora isso, serão pequenos incrementos. Não te parece?
Ando imensas vezes sem iPhone. Também tenho o AW com e-SIM.
Ando com AirPods e o AW, mas não respondo a mensagens pelo relógio. A não ser iMessage. O resto fica sem resposta, tanto, que tenho as notificações em silêncio.
Além disso eu ainda tenho as mensagens do WhatAspp e emails. Mas a ideia é ir mesmo para esse patamar 😉
Sou do tempo do iPhone 3G, e de ter pago pela app WhatsApp, porque andava muito pelo Dubai e na altura era a única forma de comunicar livremente nos UAE…
Desde que o Facebook, comprou a App, estragou tudo!
Ora bem, adiciona ou usa se a bateria ainda resistir… coisa pouco habitual nos relógios da Apple…
Resiste tanto como a maioria dos smartwatchs cerca de 1 dia e meio (conforme o uso).
Só consigo libertar-me do iPhone assim que a MEO disponibilizar o serviço eSIM para o Apple Watch.Isso sim, era uma boa notícia.
Ja wxiste ha muito tempo, esim na meo com tarifario M permite isso
A sério?Tem que me ensinar isso, porque a MEO ainda nem tem previsto adoção do eSIM no AW! Até na aplicação do relógio diz que não tem disponibilidade e no site da Apple os mesmo.Se me falar de um Samsung, aí acredito.Só a Vodafone e NOS é que tem o serviço disponível para AW.Por enquanto a MEO tem é no fórum deles uma petição a pedir a inclusão do eSIM no referido.
O Apple pay em conjunto com o Apple Waple é das melhores coisinhas que foi inventada. Dá mesmo muito jeito. Só uso o MB way nos sitios que não há mesmo NFC. O cartão muito mas muito raramente
So e pena as compras do watch não aparecerem na carteira do iphone. Deviam aparecer as duas com um separador para compras no relogio e no telefone
PorcoDoPunjab precisa de ajuda
Agradeço quem se disponha a dar me informações para resolver uma situação chata.
Já andei por todo lado e não achei resposta que me resolva o problema.
É o seguinte, a minha filha recebeu um relógio Apple, e como ela já tem um de outra marca, não o quis e deu-mo.
Andei a fazer a configuração inicial e eis que chego a uma parte em que pede para emparelhar com o Aifone, só que eu não tenho dessas coisas
Não me deixa passar à frente, não há opção de usar sem Aifone.
Alguém conhece uma solução para isto, nem que seja pela porta do cavalo?
O relógio é giro, até comprei uma pulseira nova já que vinha com uma cor de rosa, e agora não o posso usar.
Alguém por aí com conhecimentos para tratar desta situação?
Grato por qualquer resposta…
Precisas sempre de um iPhone. Podes ver se tens algum amigo com um iPhone que não esteja a usar, crias uma conta “iCloud” e configuras esse iPhone com a tua conta. Depois emparelhas com o Watch e limpas os dados do iPhone (para poderes devolver ao teu amigo).
Nunca testei mas acredito que funcione.
M.C obrigado pela resposta.
Eu só quero que o relógio mostre as horas… não preciso de absolutamente nada mais…
O meu irmão tem um Iphone, deixa ver se o consigo convencer a emparelhar o telefone dele com o relógio…
Grato pela atenção:)
Nunca é muito boa ideia porque depois vais receber conteúdo (quando estiveres perto do teu irmão) que não te pertence. O ideal é criares uma conta para ti, num iPhone e depois emparelhares. Como disse o Weber, falcilmente encontras um iPhone antigo em segunda mão (pode ser em mau estado) e mesmo que não antes com ele, tirarás muito mais partido do watch.
Sinto muito, mas não dá pela “porta do cavalo”.Tem mesmo que ter um “aifone” para o conectar.
Weber, mas pelo que li acima, depois de passar essa fase o aifone já não é mais necessário, correcto?
Sim.Mas fica limitado, até porque as atualizações de software só serão possíveis com um iPhone por perto, ligado por Wi-Fi entre a rede e relógio.Mas pelo que li no teu comentário, não faz sentido teres um hardware destes só para mostrar as horas.Arranja um iPhone 11 ou 12 nem que seja recondicionado, de forma a conseguires usufruir do potencial do relógio.Esta é a minha opinião.