Steve Jobs não queria um cartão SIM físico no primeiro iPhone
Embora agora os iPhones não precisem de um cartão SIM físico, até há poucos anos o eSIM ainda não era uma realidade. No entanto, não foi por falta de vontade de Steve Jobs.
Aparentemente, o pai da Apple queria que esta mudança tivesse chegado logo no primeiro smartphone assinado pela empresa.
A possibilidade de optar por eSim, ao invés de um cartão SIM físico, está disponível para os iPhones desde 2018. Embora ainda seja possível utilizar um cartão físico, de acordo com vários relatórios, a Apple poderá começar a vender smartphones sem essa possibilidade.
Apesar de ser recente, sabe-se agora que Steve Jobs já queria que os iPhones fossem vendidos sem cartão SIM desde o início, há mais de 15 anos. No entanto, os engenheiros que trabalhavam com ele, na altura, tiveram de o convencer a esquecer a ideia, uma vez que a tecnologia ainda não era viável.
Além disso, em 2007, Steve Jobs também sonhou num iPhone de ecrã completo e sem quaisquer portas ou aberturas. No entanto, assim como aconteceu com eSIM, a tecnologia necessária para concretizar isso, na altura, não estava ainda disponível.
Voltando ao eSIM, mesmo agora, 15 anos depois da vontade do pai da Apple, a empresa não consegue garantir a usabilidade do cartão SIM virtual, uma vez que está dependente das operadoras. Isto é, os utilizadores não conseguem optar pelo eSIM se a sua operadora não der suporte à funcionalidade. Ainda assim, a mudança da Apple, em 2018, motivou as operadoras a acelerarem o suporte, bem como empresas Android a adotarem a funcionalidade.
Embora possa utilizar, caso queira, um eSIM, a Apple ainda não possui a tecnologia plenamente implementada para que possa eliminar, de forma confortável, o cartão SIM físico dos seus iPhones.
Se dúvidas houvesse, esta seria mais uma oportunidade para perceber que Steve Jobs era, efetivamente, um visionário, que contribuiu em muito para o mundo tecnológico.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: BGR
Neste artigo: Apple, cartão SIM, eSIM, iPhone/iPod, steve jobs
está explicado o motivo de não ser possível utilizar um cartão SD num iphone lol
Além de várias razões, ele foi dos pioneiros a falar na cloud…
Era um visionário fora de série
Não queria no primeiro iPhone… e nos restantes em quanto foi vivo?
Enquanto…
Ele teve iPhones sem slot SIM. A Spring e a AT&T, salvo erro, usavam versões do iPhone com tecnologia CDMA. Ele queria era ao nivel global que a tecnologia GSM funcionasse sem o cartão de plástico. E não dependia dele.
Espero sinceramente que o SIM físico nunca acabe! O fim do SIM físico seria um duro golpe na tecnologia como a conhecemos atualmente, com os hackers a invadirem contas bancárias à fartazana!
Como se não fosse possível o SIM card cloning.
Aliás, tendo em conta que o eSIM de alguma forma requer aprovação prévia da operadora afim de adicionar num dispositivo extra, teoricamente passa a ser mais seguro.
Seja como for, ambas as tecnologias estão a mercê de “hackers”.
o problema do eSim é só de Portugal…tipo…os gajos que estão ao balcao da MEO ou da Vodafone ou da NOS nem sabem o que isso é porque não tiveram formação…queres ativar o eSIM…é um carga de trabalhos tremendo e eles não conseguem “dar a volta” à situação…estamos em Portugal…não na América….
Lá vem o velho do Restelo…
Será mesmo como tu dizes? Dei-me ao trabalho de ir aos sites dessas operadoras e tem lá o procedimento todo para activares o teu eSim.
Eu não uso SIM físico há vários meses, quase um ano. E foi simples o processo. Só tem uma desvantagem o eSIM, é não o poder reativar noutro smartphone sem ter de pagar os 5 euros.
Uso eSim a 2 anos no UK. e um SIM de operadora Portuguesa no slot. Concordo que para quem troca de telefone com muda de camisa eSim não sera muito viável. lol
Pois 😉 é a única desvantagem que vejo, no meu caro, claro.
por enquanto…
Diria que é apenas uma questão de massificação até passar ser de borla
Sim sim… Depois de casamentos feitos nao faltam Padrinhos.
Agora, quanto tempo vão demorar a descobrir que ele também era contra os fios de eletricidade dos equipamentos informáticos e há anos que pretendia eliminá-los? Digo isto porque esta notícia do SIM é tão antiga… que lida aqui até parece uma revelação de 2022.