O iOS 15.2 já não irá desativar o Face ID do iPhone 13 quando os ecrãs forem substituídos
Foi uma das medidas polémicas que a Apple tentou introduzir este ano com o novo iPhone 13. Depois do equipamento ter chegado ao mercado, descobriu-se que, se o ecrã do iPhone 13 fosse trocado fora dos canais oficiais, o Face ID deixava de funcionar. Mais tarde percebeu-se qual o chip que controlava esta verificação e apareceu de imediato um “truque” para trocar o ecrã e não perder a verificação facial. A Apple parece ter dado um passo atrás com o iOS 15.2.
De acordo com um novo relatório, o iOS 15.2 garante que substituir o ecrã do iPhone 13 não desativa o Face ID.
iOS 15.2 acaba com a desativação do Face ID em ecrãs substituídos
Para quem não está a par, os dispositivos iPhone 13 agora têm um microcontrolador ligado aos seus ecrãs. Assim, substituir um ecrã significava que o microcontrolador precisava ser reprogramado ou transplantado, nenhum dos processos sendo fácil e o anterior impossível se as oficinas não fossem oficialmente afiliadas à Apple.
Nesse sentido, se nada fosse feito, o ecrã iria funcionar, mas o Face ID não. Contudo, a partir do iOS 15.2, tudo isto vai mudar.
Como é mostrado num vídeo da loja de reparações iCorrect, o iOS 15.2 beta não desativa Face ID quando o utilizador substitui o ecrã do iPhone 13 com outro sem mover o microcontrolador do telefone original para o outro.
Como o iFixit explicou recentemente, esta restrição torna as reparações do iPhone mais difíceis para lojas independentes. Felizmente, os utilizadores que optarem por não levar o seu iPhone 13 à Apple ou a um centro de reparação autorizado já não terão mais problemas com o Face ID.
Esta notícia chega no momento em que a Apple também anuncia um novo programa Self Service Repair, que permite que as pessoas encomendem peças e ferramentas para que possam fazer as reparações em casa. O programa, que começa com os dispositivos iPhone 13 e iPhone 12, começará no próximo ano.
Esta última mudança do iOS 15.2 é presumivelmente em parte projetada para ajudar a facilitar as trocas do ecrã frontal.
Este artigo tem mais de um ano
O que diz a Apple sobre os argumentos com a segurança, que antes invocava?
O hardware do FaceID não está no ecrã, por isso duvido que alguma vez a Apple se tenha referido a isto como uma questão de segurança do FaceID.
o iphone e o smartphone mais seguro do mundo logo deixem se de coisas, android por muito que queiram sera sempre mais inseguro, mais buggy e uma experiencia inferior sem ecossistema que nem smartwatch decente ou tablet podem usar.
Já paravas, não???
(e antes que penses em dizer que não tenho dinheiro para um iPhone, tenho um XS que chega perfeitamente para o que preciso e quero, por isso puxa pela bolota que tens em cima dos ombros e pensa novamente!)
Onde estão essas supostas declarações?