Glowtime: Recorde tudo o que a Apple apresentou no evento do iPhone 16
Foi ontem ao final do dia que a Apple revelou um novo lote de novidades. No evento Glowtime, a gigante de Cupertino mostrou ao mundo tudo o que preparou e que muito em breve estará acessível a todos. Vamos assim recordar todas as principais novidades que a Apple apresentou no evento dedicado ao iPhone 16.
As novidades eram esperadas e já vinham a ser faladas há algum tempo. A Apple tinha uma lista bem definidas de novidades esperadas e que envolviam, naturalmente o novo iPhone 16, mas que iriam incluir um lote de outras novidades. Estas chegaram e mostram como a empresa consegue inovar.
Apple Watch Series 10: o relógio foi melhorado e tem novos materiais
A primeira novidade da Apple no seu evento foi o seu novo smartwatch. O Apple Watch Series 10 traz um ecrã maior e com ainda mais brilho, o que melhora ainda mais a legibilidade. Há novas medidas e este novo modelo tem novas dimensões: 42 mm e 46 mm. Apesar de maior, é mais leve e mais fino que os seus antecessores.
O ecrã do Apple Watch Series 10 tem 2 polegadas e vem com tecnologia OLED e tem o maior ecrã de qualquer Apple Watch. Ao nível de autonomia, esta nova versão pode chegar às 18 horas. Destaca-se também no facto de vir com o WatchOS 11 e ser mais rápido a carregar, atingindo os 80% em cerca de 30 minutos.
O Apple Watch Series 10 traz mais e novos sensores. Estes podem alertar o utilizador para sono irregular, e até situações de apneia de sono. O novo sensor de temperatura da água mostra‑lhe mais sobre os seus treinos de natação. Com o novo sensor de profundidade, o Apple Watch Series 10 é perfeito para fazer snorkeling.
O novo relógio inteligente da Apple vem com o chip S10 que trata de todo o processamento do equipamento. O machine learning é usado para registar de quedas e a inteligência artificial está disponível nas mais diversas funcionalidades.
Este novo equipamento estará disponível em prateado e em rosa dourado. Estará também disponível uma versão do relógio em titânio. Pela primeira vez, o Apple Watch está disponível em alumínio preto brilhante.
O novo Apple Watch Series 10 chega ao mercado desde 459 euros o de 42 mm e 489 euros o de 46 mm. Pode fazer pré-compra a partir de hoje, e será entregue já a partir do dia 20 de setembro.
Chegou o novo Apple Watch Series 10: o relógio que salva-vidas
AirPods 4 mostra o reinventar de um clássico da Apple
A segunda novidade era algo que os utilizadores pediam há algum tempo. Falamos dos AirPods 4, que vêm reinventar o seu conceito e mostrar uma nova forma, ainda mais universal e que se irá adaptar a todos os utilizadores, de forma mais natural e mais eficiente.
Na base destes novos buds está o chip H2 da Apple, que eleva ainda mais a qualidade do que é oferecido aos utilizadores. Temos também as internações com a Siri e com movimentos da cabeça podem controlar tudo.
Outra novidade vem dar aos AirPods 4 a capacidade de ser usado em ambientes com muito ruído. O ANC chega finalmente a esta proposta da Apple e garantirá uma qualidade de som ainda melhor e com mais qualidade. Também há filtragem do áudio captado.
Por fim, temos a caixa dos AirPods 4 que também é diferente, sendo mais pequena e mais simples de transportar. Claro que isso não trouxe qualquer perda das suas capacidades e acabou até por adicionar algumas novas. Assim, temos agora a presença da porta USB-C e do carregamento sem fios. As 30 horas de utilização estão garantidas, com carregamento na caixa.
Os novos AirPods 4 vão custar 149 euros (129 dólares) sem ANC e 199 euros (179 dólares) com ANC. Podem ser já encomendados e vão estar disponíveis já no dia 20/09.
Conheça os novos AirPods 4, ainda mais adaptados e com melhor som
O iPhone 16 eleva a fasquia no mundo dos smartphones
O muito esperado iPhone 16 surgiu finalmente, depois de muitos rumores. Esta nova proposta da Apple vem trazer ainda mais desempenho e muitas novidades no hardware. Claro que a fotografia não foi esquecida e há também várias novidades neste campo.
Em primeiro lugar a Apple focou-te no desempenho do iPhone 16. Assim, há um novo SoC A18, fazendo a Apple um salto do antigo A16. Este tem um motor neural atualizado que é até 2x mais rápido para a aprendizagem automática. O subsistema de memória também se torna mais avançado e é construído utilizando a tecnologia 3nm de segunda geração. Tem também o CPU de 6 núcleos com 2 núcleos de 6 núcleos e 4 núcleos de eficiência.
Como era de esperar, o novo iPhone 16 traz ainda mais tecnologia, com destaque para a nova plataforma Apple Intelligence, que tem como base inteligência artificial. Assim, o iPhone 16 ganha uma nova panóplia de funcionalidades que ajudam o utilizador nas mais diversas ações, seja na fotografia, seja no vídeo, na escrita de mensagens, na escrita de e-mails, etc.
O controlo da câmara, uma novidade da Apple para o iPhone 16, parece ser um dos pontos mais importantes deste smartphone. Este poderá distinguir os tipos de toques que o utilizador está a usar. Vai ser possível abrir menus da câmara com um ligeiro toque, deslizar para acertar os pormenores e carregar para captar a imagem.
Em temos de fotografia, temos uma principal de 48Mpx. Esta é usada para fotografia computacional que permite flexionar esta câmara principal para além da sua lente fixa. O iPhone 16 tem também uma lente telefoto 2x de 12 MP para um pouco mais de versatilidade. Também captará vídeo 4K 60p com suporte HDR. O iPhone 16 também tem uma câmara Ultrawide.
No centro de todas estas capacidades a Apple colocou o iOS 18. Este tem, das muitas novidades, uma capacidade única e que os utilizadores podem querer aproveitar. Falamos das mensagens por satélite, que vão agora ser alargadas. As capacidades de ajuda vão ser alargadas a novos países, entre eles, Portugal.
O iPhone 16 terá um preço de 989 € (799 dólares) e o iPhone 16 Plus custará 1139 € (899 dólares). O armazenamento nestes equipamentos começa nos 128 GB.
Apple apresenta o novo e super poderoso iPhone 16
O iPhone 16 Pro mostra o que de melhor a Apple consegue fazer
Por fim, a Apple mostrou o iPhone 16 Pro e Pro Max. Estes 2 smartphones elevam ainda mais o que é possível criar, tornando-se o smartphone mais potente da Apple até à data. Usa todas as caraterísticas do modelo base, mas eleva-as ainda mais e torna-se uma proposta única.
No campo do hardware a Apple eleva ainda mais o SoC, com o novo A18 Pro. Este é ainda mais rápido e mais eficiente em termos energéticos. Com a bateria ainda maior que chega agora, promete ainda mais tempo de utilização, em qualquer tipo de situação.
O A18 Pro é naturalmente mais rápido que o A18. Utiliza o mesmo design de 3 nm de segunda geração e tem um motor neural de 16 núcleos que é mais rápido e eficiente do que o A17 Pro. Combinados com a maior largura de banda de memória, as caraterísticas da Apple Intelligence são executadas mais rapidamente no A18 Pro do que no A17 Pro.
O desempenho é ainda melhor graças a novas melhorias na GPU, com 2x mais rápido de ray acelerado por hardware no A18 Pro. A nova CPU é também até 15% mais rápida do que o A17 Pro. Utilizará menos 20% de potência do que o A17 Pro e terá caches maiores do que o A18.
O desenho deste smartphones foi renovado e tem agora as bordas mais reduzidas de sempre. As corres mantiveram-se as conhecidas, mas a Apple resolveu apresentar uma novidade. Falamos da nova cor que irá certamente agradar a muitos, o Desert Titanium. O próprio desenho deste smartphones foi renovado e tem agora as bordas mais reduzidas de sempre.
A mudança nestes elementos não foi apenas exterior e a Apple resolveu mudar a colocação de muitos elementos, para o tornar ainda mais eficiente. Quem ganha com isso é a Apple Intelligence e todas as apps mais exigentes em temos de temperatura.
Também tem uma câmara de fusion de 48 megapixéis, com maior cache para imagens nítidas de assuntos móveis. O iPhone 16 Pro tem uma nova câmara ultra-wide de 48 MP com um sensor quad pixel, bem como uma câmara telefoto de 12MP 5x como antes. Agora, o design do tetra prisma está disponível no Pro e no Pro Max. Também obterá o novo Camera Control na série Pro.
Estes novos smartphones podem filmar em 4K em 120p, permitindo imagens de movimento lento de qualidade muito superior. O novo processador de sinal de imagem do A18 Pro também permite edições de quadro a estrutura em Dolby Vision.
iPhone 16 Pro: O melhor iPhone de sempre para os mais exigentes
As novidades deste evento vão ficar acessíveis a todos nos próximos dias. A grande maioria dos produtos da Apple entra em pré-venda já na próxima sexta-feira, sendo esperada a sua entrega no dia 20 de setembro.
A Apple, mais uma vez, mostrou que consegue reinventar as suas propostas e criar novos produtos que todos querem ter. Desta vez, com o iPhone 16, o Apple Watch Series 10 e os AirPods 4, revelou novidades importantes e que certamente vão marcar o mercado.
Desilusão não terem falado dos novos Mac.
Neste evento evento falar de Macs? Não, isso é no de outubro.
O bom de ser utilizador de produtos da apple é que quando há lançamentos não fico com vontade de trocar os meus produtos. Pois as inovações são mínimas.
Depende do ponto de vista. As inovações são sempre em 3 pontos fundamentais. Primeiro a Apple evolui o seu hardware. Basta ver a qualidade dos SoC, que desde há vários anos mantém o iPhone como o smartphone mais rápido do mercado. Depois, evolui do ponto de vista do sistema operativo. E é claramente um sistema sempre a evolução, como muitas novidades, trazendo ferramentas únicas ao consumidor em geral. Por fim, do ponto de vista da tendência incutida ao mercado.
Neste último ponto, vemos, por exemplo, a Apple a preparar para abandonar o cartão SIM físico em todo o planeta. Já tendo começado no iPhone 15 esse trabalho. Vemos também a empresa a posicionar os seus produtos para as comunicações por satélite. Tendo já um investimento considerável na Globalstar. E vemos também uma tendência para cimentar a área da fotografia, onde o iPhone é preponderante.
Se olharmos a isto, a empresa tem feito sempre evoluído, este ano um esforço maior, que vamos ver nos próximo meses, com o lançamento de produtos dedicados à IA. Isso nas outras marcas não se faz sentido da mesma forma. Elas trabalham muito o agora, a Apple está já a trabalhar o futuro. E o facto de ter metido o chip A18 no iPhone 16, diz que a empresa quer TODOS os utilizadores com hardware apto ao que aí vem.
Os outros concorrentes estão com os dobráveis… sobretudo isso.
Até creio que nos ultimos anos, foi o iphone que mais alterações/upgrades traz
Não tens de trocar de equipamento todos os anos, por isso este evento talvez não te interesse neste ano particularmente. Mas pode interessar a outros. Tenho o iPhone 13 Pro e decidi trocar mais ou menos a cada 3 versões, portanto nos últimos anos não liguei muito ao que acontecia, ao contrário deste ano que tenho interesse no novo iPhone.
Atualizam hardware e software todos os anos, não quer dizer que as pessoas tenham de ir a correr trocar os equipamentos todos. Para uns serve, para outros não
Eu com o iPhone XS ainda não estou a ponderar trocar tão cedo. As pessoas querem inovações enormes todos os anos quando isso não é possível pois acabaria sempre por chegar a um ponto de estagnação… creio que 90% das pessoas ainda não percebeu que não precisa do “lastest and greatest”. Eu não me considero um utilizador intensivo aliás uso o telemóvel apenas para o básico, chamadas, mensagens, emails e usar o browser. De momento ouvir música e assim fico me pelo Apple Watch e da me bem para o meu dia a dia não preciso de comprar todos os anos nem de 3 em 3 mas lá está falo por mim.
Boas. É pá fiquei um bocado desiludido com o evento, quando falaram em novos designs para o iPhone e depois vi que eram basicamente iguais aos anteriores…outra piada é anunciarem novas cores dos mesmos produtos como se fossem produtos novos, por exemplo os Airpods Max, sempre pensei que fossem apresntar uma nova versão…Basicamente o foco do evento foi IA, IA e IA…Desta vez não fiquei mesmo com vontade de comprar nada, sinto que há qualquer coisa que está a perder o brilho de antigamente da Apple, pelo menos para mim…