Dica – Configurar o Face ID no iPhone ou iPad para o reconhecer com máscara
O Face ID é um dos melhores métodos de segurança atualmente no segmento dos smartphones e tablets. Ao verificar o nosso rosto, procura mais de 30.000 pontos invisíveis para criar um mapa do nosso rosto em profundidade. Com a pandemia, as máscaras trouxeram um problema a este recurso, ele não nos reconhece e, para usarmos, o dispositivo temos de introduzir o código. Contudo... podemos expor a segurança de acesso ao dispositivo.
Então e se "ensinássemos" o nosso iPhone ou iPad a nos reconhecer mesmo com máscara?
O método, que tem sido "publicitado" em vários fóruns de utilizadores Apple, nem sempre funciona, pelo menos com aquela precisão que estamos habituados. Mas, com algum cuidado a gravar o rosto alternativo na configuração do Face ID, podemos ter a sorte do dispositivo nos passar a reconhecer mesmo com máscara.
Não podemos esquecer que o sistema é muito preciso e usa mais de 30 mil pontos relacionados com o nosso rosto. Portanto, mesmo que consigamos tapar o nariz, a boca e parte da cara, ele ainda assim tem muitos pontos para nos identificar.
Então, como podemos "ensinar" o Face ID a reconhecer-nos com máscara?
1.º passo: Vamos a Definições, Face ID e código e vamos usar a opção Configurar uma aparência diferente.
2.º passo: Assim que escolhemos esta opção, devemos ter a nossa máscara apenas em metade do rosto. Como sabemos, a gravação do rosto no Face ID é feita em duas etapas. Como tal, a primeira etapa será com a máscara a cobrir a metade direita e a segunda também deverá ter a máscara na mesma posição.
3.º passo: Se o seu dispositivo avisar que o seu rosto está obstruído, afaste ligeiramente a máscara do centro do rosto. Siga o processo de configuração movendo a sua cabeça num círculo.
4.º passo: Será solicitado a concluir o processo mais uma vez - continue a segurar a máscara na mesma posição e do mesmo lado do rosto.
5.º passo: Assim que as duas digitalizações de Face ID forem concluídas, coloque a sua máscara e tente desbloquear o dispositivo. Se funcionar, ótimo! Caso contrário, repita a configuração.
Conforme vão poder ver, ao usar a máscara, o Face ID não irá ser tão rápido nem tão expedito como é em situações normais. Contudo, se fizer bem feito e usar a mesma distância da gravação do rosto, vai funcionar.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Como tornar o face ID ainda mais inseguro desde que isso seja mais prático, apesar de estúpido… E ainda só funciona às vezes…
PS: quando não funcionar é uma questão de tentar outra vez até deitar a segurança pela janela fora…
Face ID inseguro, se essa é para rir conseguiste, parabéns.
Esquece o que eu digo e vê o que diz a Apple sobre desbloqueio facial com máscara e depois vemos quem se ri por último.
“Como tornar o face ID AINDA mais inseguro”
Se é AINDA mais inseguro com este método quer dizer que é inseguro sem este método.
Sim ainda continuo a rir.
Se lesses o que a própria Apple diz acerca do assunto já aprendias qualquer coisa.
Todos os métodos de identificação biométrica têm um nível associado de insegurança. TODOS!
Ao ignorar a boca, o queixo, o nariz, as bochechas, etc… A segurança não aumenta. Antes pelo contrário.
Mas se preferires ler o meu comentário fora de contexto sem saber a que se refere e ainda assim fazer o teu juízo de valor individual dentro das limitações a que estás sujeito, que pelos vistos te dá para rir, então faz favor.
Que não seja eu a tirar-te essa sensação de superioridade…
Vai tomar os medicamentos….
Quando é a azia a mandar tomar medicamentos o caso é grave…
Não funciona
Daí eles dizerem “nem sempre funciona”…
Até porque “Contudo… podemos expor a segurança de acesso ao dispositivo.”…
Mas pelos vistos o pessoal não quer saber da segurança para nada… E porque não tirar o código?
uma coisa é não ter código nenhum (sem código), outra é ter menos segurança pois apenas vai confiar na parte onde acaba a mascara e começa a parte antes dos olhos
Exacto.
Mas afinal da ou nao? É so comentarios que mais parecem baratas tontas….
Por muito bem que funcione o face id, o que é que a Apple inventou assim de tão especial se agora poderá voltar outra vez ao sensor biométrico, eles inventam e dizem muita coisa mas depois com o passar do tempo percebem que realmente nao é assim tão bom, o sistema android tambem tem face id pode nao ser tao bom mas ninguem usa porque nao é pratico, e falha mais vezes, não precisa ser engenheiro para ver que não muito funcional. Eu sinceramente nao gosto.
Não serve para nada. Só funciona com máscara de tecido e vc tem que puxar um pouco pra baixo para mostrar um pedaço do nariz. Se não, esqueça. INÚTIL
Não, não é logo à primeira, mas se configurares como ensino, ela funciona, como referi, relativamente bem e sem destacar a cara. Eu próprio tem isso configurado.