Apple poderá alargar a presença de anúncios à app Mapas já no próximo ano
Apesar de ser muito discreta, a Apple tem aumentado a presença de anúncios nos seus serviços. Estes são já uma realidade na App Store, mas tudo indica que vão aumentar em breve, abrangendo outras propostas.
Já se sabia que este era um movimento que estava a ganhar força dentro da Apple, mas agora surgem ainda mais informações. Do que é revelado, os anúncios chegam ao Apple Maps e será já no próximo ano.
A Apple tem tentado aumentar a sua receita, procurando novas áreas de atuação, em especial focadas nos seus serviços. A forma mais óbvia e mais simples de o conseguir é através do aumento de publicidade, com anúncios em novos locais.
Isso foi já avançado recentemente, com informações que dão como certo que vão haver mudanças neste campo. O que surge agora é informação mais específica e com dados concretos como este processo se irá realizar, vindas de Mark Gurman, da Bloomberg, uma fonte fidedigna.
O que este revelou na sua newsletter "Power On" aponta a chegada de anúncios à app Mapas da Apple para breve. A janela de tempo revelada mostra que será já em 2023 que estes novos elementos vão chegar ao serviço de mapas da gigante de Cupertino.
A informação é precisa e focada, revelando que a Apple terá já os seus engenheiros a trabalhar de forma intensiva nesta realidade para que chegue no próximo ano. Estes anúncios não vão ter da mesma forma dos que existem na App Store, mas vão ser mais discretos.
Quem quiser publicitar no Apple Mapas terá acesso à possibilidade de subir no ranking das pesquisas feitas pelos utilizadores deste serviço. Ainda assim, estes vão depender da localização geográfica e de vários outros fatores associados ao serviço de mapas.
Esta informação agora revelada vem confirmar o que já tinha sido avançado na passada semana. O importante agora é mesmo o foco da Apple no Maps e o investimento que está a ser feito para ser disponibilizado já em 2023, bem como a forma como vai surgir.
Este artigo tem mais de um ano
Publicidade nos iPhones são uma boa forma de me obrigar a procurar alternativas. Talvez vá para um Google Pixel e instale o GrapheneOS.
A publicidade será sobretudo na área mais comercial dos Mapas, tal como a Google o faz, que é uma forma de acrescentar informação ao serviço, mas em troca de um pagamento. Teres um estabelecimento, um restaurante, por exemplo, identificado para aparecer nas pesquisas, com informação da hora que abre, a hora de fecho, classe de preços, etc… no Google Maps é uma mais valia. Deverá ser por aí que a Apple também quererá ir. Portanto, as escolhas de outros serviços esbarram sempre nessa opção já existente.
Obrigado pela informação. Se forem por aí menos mal. Eu uso o Here WeGo. De longe a app de navegação que me dá melhores resultados das rotas que pretendo.