AirTags: Polícia afirma que involuntariamente a Apple criou um dispositivo de perseguição
A tecnologia às vezes é uma faca de dois gumes, e os AirTags da Apple são o exemplo perfeito nesse sentido. Conforme foi amplamente divulgado, o objetivo deste dispositivo era monitorizar os nossos objetos. Contudo, o AirTag acabou por se tornar no dispositivo de perseguição perfeito.
A Rede Encontrar é gigante e as capacidades desta etiqueta localizadora está a cativar utilizadores e a preocupar as autoridades.
AirTags da Apple: de como foi pensado e como é usado
A Apple criou um dispositivo que tinha como objetivo ser colocado junto dos nossos objetos para que, através da Rede Encontrar, pudéssemos usar iPhones de terceiros, com o radar, para descobrir os pertences perdidos ou roubados.
De forma muito bem pensada, estes AirTags hoje estão espalhados por todo o lado, para o bem e para o mal. Aliás, há já várias queixas nas autoridades por esse mundo fora de pessoas que são perseguidas através destes dispositivos.
Na maioria das vezes, os AirTags são instaladas em carros, atrás da matrícula, por exemplo, mas há também muitos casos onde esta etiqueta localizadora é colocada escondida dentro do veículo.
Depois, os criminosos vigiam a atividade do veículo recorrendo à tecnologia por trás do dispositivo.
Apple criou sistemas de alerta anti stalking
A empresa de Cupertino, no lançamento do AirTag, criou logo um sistema anti stalking. Mais tarde, reforçou este sistema ampliando-o para os dispositivos Android terem forma de detetar e anular estes localizadores ao serem usados para perseguirem pessoas.
Portanto, em teoria, os AirTags já vêm com uma forma de alertar as pessoas que podem ser localizadas, tanto no iPhone quanto no Android, mas nem todos conhecem esse sistema e não sabem como usá-lo.
Numa entrevista recente, a polícia de Dearborn explicou que o dispositivo da Apple tornou-se numa arma comum usada por criminosos, e é por isso que o público deve ser informado sobre como funciona efetivamente o produto da Apple.
O Sargento James Isaacs explicou que o número de pessoas que relatou ações de stalking disparou ultimamente e, na maioria das vezes, é um AirTag a ferramenta que está a ser usada para tudo.
Há muito tempo que as pessoas utilizam localizadores GPS para perseguir e assediar outras pessoas. A razão pela qual este se tornou cada vez mais evidente agora é, penso eu, devido ao custo, o custo é significativamente inferior ao de um localizador GPS tradicional que as pessoas obteriam. Portanto, a facilidade de acesso é muito maior.
Disse o sargento.
AirTags são colocados em qualquer lugar
Segundo o que foi comunicado pela polícia, estes dispositivos foram já detetados em quase todo o lado, incluindo atrás das matrículas, entre ou por baixo dos bancos, nas bolsas, e em pequenos pontos onde é impossível deteta-los.
A única coisa que podem fazer se o localizador for descoberto é contactar a Apple com o número de série e descobrir quem é o proprietário.
Portanto, não é impossível saber quem comprou e a quem pertence o dispositivo. A Apple tem esse controlo, apesar de ter vendido já milhões de AirTags.
Portanto, embora acabar com o sistema seja impossível, a polícia acredita que poderá ser mais eficaz a sensibilização do público. Assim, recomenda-se aos condutores que vigiem os seus iPhones e instalem a aplicação Android para serem alertados quando forem rastreados.
Segundo a polícia, se alguém acreditar que está em perigo, deve ligar imediatamente para o 112.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Já já irão fazer o air chip e todo mundo vai achar normal…
“involuntariamente” hahahaha anjinhos.
achas que foi propositado?
queres acreditar que a apple fez isto para si ou a pedido porque nao conseguem rastriar os proprios equipamentos?
Claro que a Apple fez para si própria. Achas que toda a gente tem um iPhone no bolso? Mas uma airTag na mochila, no carro, nas chaves de casa, nos filhos, isso já sim.
Segundo os especialistas da caixa de comentários a polícia não sabe o que fala. Toda gente sabe que as AirTags não são nada inovadoras, visto antes disso já existirem os claramente superiores dispositivos com GPS e cartão SIM.
Este dispositivo é um atentado a privacidade… e vindo de uma empresa cuja bandeira é a privacidade. 25 euros permitem localizar carros, pessoas, crianças, com algo bastante dificil de procurar pelo tamanho e que so 20% dos dispositivos moveis no mundo vao alertar de algo, ou seja 80% dos telemoveis que sao Android não têm forma de alertar nativamente para este problema.
Nem sempre a tecnologia é usada para aquilo a que se destina e a Apple sabe disso, não são precisos estudos para se saber que um dispositivo localizador com boa autonomia e design bem discreto seria usado para o crime.
A solucao nao é fazer 80% dos telemoveis existentes instalarem uma app para algo que a Apple criou sem pensar, é sim este tipo de dispositivos acabar porque so servem para afetar a privacidade. Numa era cada vez mais digital ate no mundo das chaves de carros e casas, nao me venham dizer que o mundo precisava de um porta chaves com localizaçao, para chaves de casa e afins.
Ja existem há décadas, e com gps, o que dizes não faz qualquer sentido, inclusive avisam se estiverem perto de alguém sem consentimento dessa pessoa. Uso AirTags em tudo hoje em dia e nos carros tenho sistema com gps integrado com muito mais capacidade de intrusão que um simples AirTag, Chipolo ou outro.
Filipe… aceita que vais passar melhor 😀 andaste a dizer que o dispositivo da Samsung fazia o mesmo, depois la viste que afinal a Apple criou uma rede enorme, única e que engloba funcionalidades únicas, como a deteção do iPhone mesmo desligado ou os AirPods e… vens agora dizer que o AirTag é um atentado à privacidade:D és uma comédia 😀
Vitor M., sim o Galaxy SmartTag+ faz o mesmo…
…obviamente que numa região onde os idevices sejam mais populares, como nos USA, a rede da Apple será maior…não tem a ver com propriamente com “rede enorme, única e que engloba funcionalidades únicas” criada pela Apple.
Se numa zona os galaxy forem mais populares, o problema aqui reportados colocar-se-á às SmartTags.
Se for numa zona onde idevices não sejam os mais populares, esta rede não existem assim como o problema.
Muito gostas tu de elevar a imarca, é mais forte do que tu 🙂
Repara que nem era para ti e tu não conseguiste, a doença é tal que tu até vieste defender o Filipe. 😀
Mas não, a conversa não é contigo és uma carta fora deste baralho 😉 . O assunto é com o Filipe que, na altura do lançamento do AirTag (e respetiva análise) veio a terreiro dizer que não era nada de especial que a Samsung tinha igual. Disse-lhe, na altura, que não. Que o sistema da Apple, pela quantidade de iPhones e pelo software desenvolvido (além da Rede Encontrar, a tal plataforma) era algo que nenhuma outra marca conseguiria fazer. Pelo menos para já. A explicação serve para ti também.
Tecnologia Apple continua a fazer-te muita comichão 😉
Estarei cá sempre (quando deixares claro) para “policiar” 😀
A diferença para já está no facto da Apple obrigar todos os clientes a ter Apple id, enquanto a Samsung não, pelo que logo à partida a rede da Apple será maior. Essa é “a” diferença. Não queiras passar a ideia de “superioridade” da tecnologia inerente 🙂
É a tal comichão 😀 que a apple te faz.
Sobre o assunto, a Apple obriga e bem, as pessoas a terem Apple ID, aliás, é uma forma de responsabilizar quem usa de forma errada os AirTags. Ponto favorável para a Apple.
Depois a plataforma da Apple é muito superior, mas muito, nem é de todo parecida. Além de ter a Rede Encontrar muito enraizado no ecossistema, com vários dispositivos capacitados para serem detetados, ainda introduziu o sistema de deteção nos iPhones mesmo estes estando ou sendo desligados. O que é muito bom.
Alem disso, o projeto da Samsung não tem qualquer expressão. Assim como deixou de ter o TILE. Isso tem muito a ver pela qualidade deste sistema da Apple, que é muito bem pensado. Claro, é tão bom que pode ser usado para outros fins.
A polícia diz que foi involuntariamente, eu acho que sempre foi essa a intenção!
Involuntaria?
Your personal data is money..!
Airtitles, samsung tags, android phones, sao tudo devices de perseguição que existem ha 15 anos mas agora a policia acordou! So 15 anos atrasados va la…nem durmo a pensar como vou controlar a minha mulher agora
A Apple nao inventou este dispositivo, ja existiam muitos identicos no mercado, mas pronto, esta empresa tem as costas grandes e algumas pessoas gostam de destilar o seu odiozinho…
Recomendo a APP airguard para Android para detectar airtags e reportar
Existe no Android uma app para detetar air tags desenvolvida pela própria Apple. Se calhar é mais eficaz que as outras.
Se o problema é saber onde estão as pessoas e as localizar… é melhor arranjar uns pombos e comprar uma casa no meio do nada…
Então e se o AirTag apitasse quando o dono tenta localizá-lo?
o AirTag apita quando nao esta ao alcance do dono… outro utilizador da rede ve uma mensagem a dizer que a airtag de xyz esta ao alcance e a localizacao esta a ser partilhada
Nem tenho nenhum dispositivo Apple mas pela mesma lógica os automóveis também foram inventados para poluir.
Ou na loucura, atropelar pessoas.
+1
Estarem a afirmar que um dispositivo de localização pode ser utilizado para verificar e seguir a localização de algo é absurdo.
A Apple não pode informar quem é o proprietário através do nr de série! O que torna isto ainda pior
“A única coisa que podem fazer se o localizador for descoberto é contactar a Apple com o número de série e descobrir quem é o proprietário.”
Estás a dizer que esta afirmação no artigo não é verdade?
Mas qual “comichão que a apple faz”? Só este facto “deteção do iPhone mesmo desligado” já vos deveria deixar com a pulga atrás da orelha. Mas fazer querer que a apple é a melhor marca do mundo e arredores está acima de toda a coerência.
É como todos os serviços, é como o nosso gestor do banco sabe muito sobre nós!
Este é um falso problema, pois bastaria reduzir o raio de ação do produto, e o impacto já não era o mesmo. Realçou que existe um produto português – Lapa , com muito sucesso embora com menos notoriedade que a Apple ! 🙂
Este é um falso problema, pois bastaria reduzir o raio de ação do produto, e o impacto já não era o mesmo. Realçou que existe um produto português – Lapa , com muito sucesso embora com menos notoriedade que a Apple ! 🙂
todos estes dispositivos podem ser usados desta forma, não e exclusivo dos airtags
https://www.newsweek.com/woman-warns-tiktok-finding-amazon-tile-bluetooth-tracker-purse-1598038
Mais publicidade gratuita para a Apple…. Mas desde quando é que isto é novidade??! Antes da Apple lançar essa treta já o AliExpress estava carregado de dispositivos idênticos aos anos….
Grande coisa ..um simples celular com conta google activa e escondido no carro, dá pra saber onde anda …
Que é várias vezes maior, mais difícil de esconder, é muito menos bateria.