Para que servem? Cybertruck está a enviar 25 GB de dados por semana para a Tesla
Atualmente os nossos carros são verdadeiras centrais de informação. Nem sempre isso é positivo, mas reportam para as marcas tudo o que se passar ao seu redor e o que fazemos com eles. Agora, um condutor de uma Cybertruck descobriu que a sua pickup também faz isso. O problema é que envia 25 GB de dados por semana para a Tesla.
É normal nos carros mais recentes o envio de informação para as marcas, para registo e para análise. Isso já foi visto diversas vezes na Tesla e em outros fabricantes, mostrando que estes dados podem até ser usados para avaliar os custos associados a seguros e até para avaliar a culpa em acidentes.
Ainda que seja informação importante e sensível, esta está sempre protegida e assenta em valores baixos, para não lesar os condutores e os seus planos nos operadores. Isso aparentemente não está a acontecer com a nova Cybertruck, que foi apanhada a enviar volumes de dados elevados, que chegam aos 25 GB por semana.
What is the Cybertruck uploading ?? Just since Sunday our Cybertruck has uploaded 24.7GB worth of data back to the mothership. Cybertrucks currently do not have AutoPilot or Full Self Driving so what is there to upload? pic.twitter.com/ti0AaVu1e5
— Brian Stone (@briandstone__) May 3, 2024
Esta situação anormal foi detetada por um utilizador que descobriu que a sua Cybertruck tinha enviado 24,7 GB de dados para a Tesla, em menos de uma semana. O utilizador @briandstone__ do X (ex Twitter) publicou esta informação publicamente, para alertar para esta situação que não pensa ser normal.
Estes valores apresentados não parecem ter surpreendido outros utilizadores com as suas Cybertruck. Os resultados foram mais tarde validados por outro utilizador, que teve a seu cargo o envio de 27 GB de dados para a Tesla. Para ser feita uma comparação, o Model S de um destes utilizadores terá enviado, no mesmo período, apenas 28 MB de dados para a Tesla.
Looks like we are both driving quite a bit these days. pic.twitter.com/eGonlKAbFg
— EnigmaPhoenix (@EnigmaPhoenix) May 3, 2024
Sem que se saiba a razão para este envio de dados, há já algumas teorias. Uma das mais lógicas aponta para que a Tesla está a receber vídeos de utilização da Cybretruck. Estes devem ser usados para treinar os modelos da Tesla e conseguir trazer o FSD, algo que esta pickup ainda não tem disponível.
Ainda que possa ser este o motivo, a Tesla tinha a obrigação de alertar os utilizadores para estas situações. O volume de dados é elevado e não fica claro que informação é passada para a marca nestas situações.
Mas vocês sabem do que estão a falar ? Ou escrevem só porque sim ? “O volume de dados é elevado e pode facilmente esgotar os planos de dados de forma muito rápida e sem uma justificação.” A Tesla não tem limite de dados em nenhum plano, há que estudar antes de publicar !
De facto não tem um limite declarado, e corrigimos a frase para não dar a ideia desse tal limite. Contudo, e isso está nas regras, existe sim um uso responsável, que pode limitar o plano em termos de velocidades e isso limita em termos de utilização de certos serviços. Se soubesses disso, percebias o que queríamos dizer, bastava estudares um pouco o que a Tesla apresenta. Na próxima, lê um pouco mais.
Videos dos truca-truca à noite na numa qualquer marginal pouco movimentada!
hahahahahaahahahhaha
Eles podem dizer o que quiserem, mas Tesla, Apple.. São mais espiões que facebook e tik-tok. Tudo farinha do mesmo saco, todos querem saber o que nos podem impingir. Agora depende de cada utilizador saber gerir que informação põe à disposição das empresas quando utilizam os serviços.
Provas, apresenta-as.
Escrever é fácil.
Nem é preciso apresentar provas. Está tudo nas condições. Além disso, o que “escapa” às condições já se sabe muito bem. Há inúmeros processos em tribunal e já algumas destras grandes empresas foram condenadas a (irrisórias) multas.
Desde as TVs a escutar as pessoas, ao facebook a vender dados, aos tesla a enviar 25GB da dados por semana e a gravar as viagens e os condutores. Ou até nos telemóveis selecionar a opção “não usar anúncios personalizados” e passados uns tempos andamos a ver qq coisa no booking e começamos a receber anúncios de viagens a esse mesmo local. E por aí fora. Mas em boa parte cabe ao utilizador ter cuidados. alguns desses cuidados é não usar certas apps ou marcas.
Entendo o que diz, para mim se usarem esses dados para desenvolver melhores produtos, têm o meu apoio.
Nesse caso até o registo de empresas tem vazamento de dados, sou sócio numa empresa que foi criada recentemente, não passou nem 1 semana após registo e começaram a ligar das operadoras de comunicações com ofertas dos seus produtos.
Portanto só posso assumir que houve vazamento de dados no registo empresarial.
É pra isso que serve a pick-trambolho. Pra carregar… dados. Não pode com mais nada.
Big brother is watching you!
O Musk v€nd€ os dados.
E ainda há quem compre Teslas. Não sabem onde se metem.
Conhece algum carro recente que não tenha sistema de dados ? Eu não.
” haters gonna hate hate hate 🙂 ”
https://www.youtube.com/watch?v=nfWlot6h_JM
Cada vez gosto mais dos carros antigos…