Motorola poderá proibir vendas da Apple na Alemanha
A Apple nos últimos tempos tem travado duras batalhas jurídicas contra grandes rivais e tem levado a melhor em várias frentes, como foi o caso contra a Samsung na Alemanha, na Holanda e mais recentemente na Australia. Todas estas vitórias foram decisões preliminares mas tiveram resultados imediatos de suspensão de venda de determinados equipamentos da marca sul coreana nesses mercados.
Agora parece que os ventos já não lhe estão a correr a favor e está a perder alguns processos também referentes a patentes. A mais recente diz respeito a uma decisão do tribunal regional de Mannheim que proíbe a Apple de vender na Alemanha - somente no maior mercado europeu - qualquer dispositivo móvel por infracção de duas patentes pertencentes à Motorola Mobility e à qual esta reclama infracção desde 19 de Abril de 2003.
Segundo informações recolhidas por Florian Mueller e apresentadas no seu site FOSSPatents, as patentes em causa são as seguintes:
- EP (European Patent) 1010336 (B1) on a "method for performing a countdown function during a mobile-originated transfer for a packet radio system"; this is the European equivalent of U.S. Patent No. 6,359,898
- EP (European Patent) 0847654 (B1) on a "multiple pager status synchronization system and method"; this is the European equivalent of U.S. Patent No. 5,754,119
A decisão judicial não diz em particular quais os produtos que a Motorola Mobility está a acusar de violação, mas como ambas as patentes fazem parte do mesmo conjunto também reivindicados pela Motorola Mobility em acções federais nos Estados Unidos, parece que toda a gama da Apple de dispositivos móveis será afectada por essa decisão.
Em relação à primeira patente, existem informações que a Apple terá recorrido a uma defesa FRAND, contra esta acção, nos Estados Unidos, pois a decisão do tribunal de Wisconsin 06 de julho de 2011 afirma que a Motorola declarou que a patente era essencial para os padrões ETSI (GSM, UMTS, 3G). Quanto à segunda patente em causa não existe uma definição clara mas poderá ser um standard essencial.
Este é o documento que traz todos os detalhes da injunção:
De acordo com o documento, a decisão poderá ser executada "preliminarmente", o que quer isso dizer que perante a lei alemã a Motorola Mobility poderá impor esta injunção contra a Apple a partir deste momento, mesmo que a Apple recorra da sentença (que obviamente o fará). Isto quer dizer que, temporariamente - até que um segundo veredicto seja apresentado - a Apple será barrada de vender os seus dispositivos móveis na Alemanha.
A Apple poderá, como outros já o fizeram, utilizar uma táctica, que dá pelo nome de "Flucht in die Säumnis" ("recorrer a uma decisão à revelia"). Muitos réus recorrem a esta este "jogo" depois de terem falhado (por culpa própria), isto para cumprir um prazo para uma resposta a uma reclamação. Nesse caso, o problema que enfrentam é que quaisquer argumentos que gostaria de ter presentes já não seria admissíveis, visto serem apresentados apenas no momento de uma audiência (em razão de ser intempestiva).
Tudo isto levará o seu tempo e, tendo em conta o press statement da Motorola, o caso está para durar:
“As media and mobility continue to converge, Motorola Mobility’s patented technologies are increasingly important for innovation within the wireless and communications industries, for which Motorola Mobility has developed an industry leading intellectual property portfolio. We will continue to assert ourselves in the protection of these assets, while also ensuring that our technologies are widely available to end-users. We hope that we are able to resolve this matter, so we can focus on creating great innovations that benefit the industry.”
ACTUALIZAÇÃO:
No site recém-lançado The Verge, Nilay Patel (que conhecemos dos seus dias na Engadget) diz que a Motorola processou a Apple Inc. (a empresa-mãe norte-americana) e subsidiária alemã da Apple, e com base nisso faz com que o argumento de que "desde que a Apple Inc., na verdade não venda nada na Alemanha, é uma vitória totalmente simbólica para Motorola - que não existem quaisquer produtos para proibir ". A Apple respondeu, entretanto, afirmando que:
"This is a procedural issue, and has nothing to do with the merits of the case. It does not affect our ability to sell products or do business in Germany at this time."
Este assunto ainda não está totalmente esclarecido, existem ainda algumas questões processuais por resolver e, embora a Apple não tenha ainda qualquer proibição, o caso segue os níveis processuais normais. A Apple afirma não ter reunido a tempo uma defesa e, como tal, o processo carece ainda da sua defesa. Mais desenvolvimentos serão apresentados, assim que forem dados a conhecer.
Artigos relacionados:
- Apple impede a venda do novo Tablet Samsung na Austrália…
- Apple processa a linha Galaxy da Samsung…
- Venda de três Smartphones Samsung Galaxy proibida na Europa
- A proibição da venda do Galaxy Tab 10.1″ chegou à Europa…
- Suspensa a Proibição da Venda o Galaxy Tab 10.1 na europa…
- Apple obriga Samsung a retirar equipamentos da IFA
Este artigo tem mais de um ano
Antes que armem para aqui guerras…
“This is a procedural issue, and has nothing to do with the merits of the case. It does not affect our ability to sell products or do business in Germany at this time.” by Apple
Frutos de sementes envenenadas são chatos de colher!
Mordendo a mão que nos alimenta… 😀
A Apple esta pouco e pouco esta a criar uma legião de “inimigos de peso”!! Com uma atitude tão “feroz” perante fabricantes de hardware e software estará seguramente a reduzir a sua cota de mercado!! A ver vamos quanto tempo estará “na moda”… 😉
Anda a gastar recursos que ainda lhe podem fazer falta.
É o resultado de ter muito dinheiro.
What Goes Around…Comes Around
A semelhança de um post colocado neste forum anteriormente, a minha opinião sobre este assunto é a seguinte: http://3.bp.blogspot.com/-OMdHAGc1DiQ/TqnOMzB_bsI/AAAAAAAAVZw/vklzDjp0_y8/s1600/apple_slide_to_unlock.jpg
lol
De facto….lol
Lopes… profundo!
Lol
5*
Não andes a publicar essas coisas aqui que ainda és processado pela Apple…
mesmo a sério xD
“A mais recente diz respeito a uma decisão do tribunal regional de Mannheim que proíbe a Apple de vender na Alemanha…” .
O “poderá” do título, que é sempre de desconfiar nas notícias porque geralmente corresponde a uma probabilidade de 0,001, passou a certeza no texto.
É normal que os posts escritos em cima da hora sejam actualizados quando aparecem novos dados. Não houve qualquer proibição de a Apple vender seja o que for, pelo que espero por essa actualização.
O que se passou – e não mais do que isto – foi que a Apple não respondeu atempadamente no processo que lhe foi movido pela Motorola.
Segundo a Apple: “É um assunto processual e não tem nada a ver com os méritos do caso. Ele não afecta a nossa capacidade de vender produtos ou fazer negócios na Alemanha”.
Pois, foi escrita em “tempo real” e será actualizada, como todos os outros, à medida que forem saindo novos factos.
Conforme diz no texto e foi a minha interpretação do caso, existem muitas zonas cinzentas e muitas “se’s” que ainda serão respondidos.
Tive que ir ao Android Central (dois últimos parágrafos) para perceber o que estava em jogo. São uns mestres, … na mistura de coisas acertadas com cassete.
“But let’s not get too excited, because I doubt that Motorola will ask for Apple products to be banned from sale in Germany, «mesmo admitindo que os tribunais tenham dito que o podia fazer»”.
De facto a Motorola nunca pediu para banir produtos da Apple por causa de patentes NAND, o que quer é que lhe paguem o máximo por elas . Quem fez isso foi a Samsung. Não vale a pena confundir as coisas, no argumento do filme “Todos contra a Apple” 😀
http://www.androidcentral.com/german-courts-grant-injunction-against-apple-motorola-patent-infringement
Ehehehe realmente o texto deles está pouco tendencioso está 😀
Este caso está ainda muito prematuro, já li e reli o FOSS e continuo com algumas dúvidas, em termos práticos há aqui uma tentativa de “encostar à parede” a Apple para obter um acordo.
Não tenho dúvidas disso, mas este caso é ainda mais estranho quando interpretado nas palavras do Florian Mueller, alemão que entende alemão e a interpretar o documento que recebeu em primeira mão.
Depois, as palavras dele, já tiveram N de interpretações, por esse mundo fora, desde as 2 da manhã de ontem até este momento 😀
Florian Mueller tem uma teoria que não é totalmente descabida! Na pratica a Apple queimou um cavalo sem resultados imediatos para “obrigar” a comissão europeia a passar de uma investigação preliminar à samsung por abuso de patentes FRAND contra a Apple para uma investigação completa!
Simples, segundo o próprio Fosspatents:
A Apple impediu o tribunal de Mannheim de apreciar o mérito da acção da Motorola, envolvendo patentes NAND, enquanto aguarda pelos resultados da investigação da Comissão Europeia sobre práticas discriminatórias no licenciamento dessas patentes, lesivas da concorrência. Isto porque o Fosspatents reconhece que a Apple não dá ponto sem nó (e que se perdeu alguma coisa na actual decisão do tribunal de Mannheim não foi nada de relevante).
Sim ele refere que a Apple enveredou por uma estratégia arriscada, mas que pode ser a solução.
A ver vamos.
Vitor é uma jogada arriscada! Mas se resultar passa a ser uma jogada de Mestre! Se não pode deixar a Apple em maus lençóis na Alemanha.
É a guerra fria dos smartphones! Vamos acabar com empresas a vender os seus produtos só no bairro.
Boas…
no futuro terá que acontecer o que ja deveria ter acontecido…o fecho de fronteiras!!
cmps
de acordo com a Engadget a Apple já comentou esta situação e ao que parece não há ainda qualquer proibição.
“”This is a procedural issue, and has nothing to do with the merits of the case. It does not affect our ability to sell products or do business in Germany at this time.””
http://www.engadget.com/2011/11/04/german-court-grants-injunction-against-apple-for-infringement-of/
Na verdade isto tudo até é mesmo irrelevante!
Este processo é movido contra a Apple Inc., mas a única companhia da Apple que opera na Alemanha é a Apple “Alemanha”. Logo não há quaisquer consequências no futuro próximo, para a actividade da Apple na Alemanha. Parece ridículo mas é assim, contudo, ao que parece, a Motorola terá tb movido um processo contra a Apple “Alemanha”, mas não se sabe como está.
Na verdade a loja que suporta as compras online não é alemã, pois não existe a Apple.de, mas sim apple.com/de, logo, é uma “vitória” simbólica.
Mas, como é obvio, tudo serve para pressionar a Apple a aliviar o cerco ao Android, pois cada vez mais está perto um “fim trágico” para este SO e para as empresas que se suportaram nele.
Vitor o Fim Tragico não sei Porque?
A Apple tambem não pode gritar vitórias porque não sei se cairá por dentro,neste momento já há baixas de peso na Apple, as saidas de recursos famosos já são de peso.
http://aeiou.expresso.pt/altos-quadros-abandonam-a-apple=f685248
Metaforicamente falando, perdendo provavelmente a sua “liberdade” em prol de royalties.
No que toca às saídas… relembro que à data da saída do iPhone 4… também alguns quadros saíram… e se reparares, a espinha dorsal da empresa matem-se coesa.
?? Fazes ideia de como é que isso se passou e o intervalo temporal em que decorreu!?
Duas dessas pessoas já estavam na companhia há anos e anos, e calmamente passaram a pasta a outros. Decidiram seguir o caminho natural de muitos executivos na Apple, partiram para outros projectos de sucesso – há muitos casos desses na história recente da Apple!
A única pessoa que terá sido uma surpresa foi o homem do Siri – mas a verdade é que mesmo esse caso é normal quando se é adquirido por outras companhias, fica-se até acabar a transição!
Fim tragico Vitor?
Respondi em cima… interpreta de forma metaforica.
Um fim trágico??? Nada fatalista este comentário.
Sim, com a quota de mercado que tem, parece-me mesmo que vem aí um fim trágico….
É como o “fim trágico” da Microsoft.
Calma, foi apenas uma forma de comentar o processo que se arrasta sem que, de forma explicita, se veja um fim claro de forma vitoriosa para a Google, em vez disso, estamos a ver ataques claros à Apple para encontrar um ponto de “troca” para possíveis acordos 😉
Conseguirão?
??? Quem processa o teu pedido é a Apple local (alemã neste caso) – é esta a entidade que é responsável pelo IVA, garantias, etc, etc. A forma como a Apple trata de tudo é mera logística interna.
De qualquer das formas isso não vem ao caso, pois a jurisdição do tribunal só recai sobre empresas que operam no seu território, neste caso só Apple “Alemanha”. Apple Inc é a “empresa mãe” e não tem actividade directa nesse território!
Vitor desculpa mas entras no exagero. Fim do Android? Os investidores da Apple e o Sr que todos sabemos bem queria. Sê razoável. Nem eu por não ser fan do iPhone quero o fim desse aparelho. Quero que eles todos continuem porque assim é que deve ser. Quem não gosta de concorrência só tem duas vias – habiatuar-se ou ir embora.
os executivos chegam de manha ao seu trabalho e sem saberem o que fazer… “ah e tal vamos nos meter com a Apple hehe”
@BrunoM: o teu comentário é para rir ou estás mal informado. A empresa da maçã é que está numa demanda contra o android, é só ler a biografia do Steve J.
Mais informo que a maçã também perdeu um processo em Espanha.
Veja a resposta da NT-K depois de ganhar o processo:
http://www.nt-k.com/blog/
Gostei desta parte:
” Somos una pequeña empresa que como tantos otros en estos momentos de crisis estamos tratando de salir adelante, y nos parece sumamente injusto que una empresa del calibre de Apple tenga que recurrir a su influencia de posición dominante.
Con el archivo de esta causa, reforzaremos la denuncia que hemos realizado el pasado Agosto ante la Comisión Nacional de la Competencia (CNC) y confiamos en que esta entidad resultados rápidamente.
Paralelamente a esto, comenzaremos la correspondiente demanda civil contra Apple por daños emergentes, lucro cesante y daños morales. resuelva
rápidamente.
Já agora vejam o produto deles em http://www.nt-k.com/productos/tableta
Parece um Ipad? Ridículo!
Mas isso do parecer um IPad…. É um tablet com mais ou menos o mesmo tamanho?? Então parece-se sempre com um IPad!!!!! Porque os tablets como já disse e volto a dizer de aspecto são todos iguais!!! Só muda o tamanho do ecrã, o aspect ratio, a disposição dos botões, etc.
O que é realmente importante é saber se as tecnologias por detrás da construção de qualquer tablet estão patenteadas pela Apple. (Isto é o que na teoria deveria ser implementado, mas infelizmente não é) Não é que eu menospreze o trabalho dos designers do IPad ou de qualquer outro dispositivo, mas até agora nunca vi um dispositivo que seja igual de design ao IPad em todos os pormenores que o podem diferenciar dos outros concorrentes, nomeadamente a todos aqueles pormenores que a Apple tanto habitou aos seus consumidores. Os únicos produtos que vi que são copias descaradas do IPhone etc são aqueles produtos chineses tipo o SoPhone, mas esses já não há interesse me processar… (é a china uhhhhh) Agora uma empresa espanhola que se lixe ne!
Quem deu voz a essa história foi o Fosspatents, que reconhece agora que não sabe ao certo o que se passou.
É evidente que o tal tablet não tem a mínima semelhança com o iPad 2. A Apple instaurou uma queixa-crime (num tribunal criminal) por infracção de patentes ???. Não faz o mínimo sentido. Podes ler a sentença que ficas na mesma.
http://fosspatents.blogspot.com/2011/11/translation-and-explanation-of-spanish.html
Aquilo em nada se parece com um IPad, parece mais o HTC Windows Phone Gigante.
http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/2DBD/B1FA/012D/C739/3FDA/4BE7/celular-windows-phone-7-m-20110127.jpg
Sim é mesmo muito parecido. Eu quase não os consigo destinguir (que filme era este? Gémeos? Danny De Vitto e Arnaldo Schwarzneger ou como lá se escreve?)
Agradeço que apaguem as partes repetidas na citação. TKS
Uma pequena nota, o documento está em alemão é suposto lermos? lol
Se quiseres, se souberes e se pretenderes traduzir algo. Se não quiseres, ignora, não deve fazer diferença, verdade?
Es lebe das Proletariat!
Um dia destes só os marroquinos vendem iPhones e galaxy tab
Os contornos de uma cega politica de aniquilação do Android por parte da Apple começam agora a ter as suas consequências , não me admirava mesmo nada que as acções da Apple ainda caiam mais nos próximos dias , e aquilo que eu escrevi a uns tempos e que pelos vistos não foi levado muito a serio , nenhuma empresa neste mundo consegue estar na crista da onda por tanto tempo sem que de facto nada de objectivo o justifique , convenhamos que a Apple não é uma Microsoft e que não pode errar de forma alguma nas suas estratégias como tem parecido ter feito nestes últimos temos .
É mau para todos o mercado deveria se regular por ele proṕrio e não obedecer a caprichos , mesmo que esses caprichos tenham tido origem num homem com talento como Steve Jobs foi .
Penso que só a palavra aniquilar é demasiado forte , para qualquer mortal por muitos méritos e préstimos que tenha feito pela humanidade , nada justifica essa postura esse ódio , que esse sim pode levar a Apple a uma situação extremamente frágil , as fugas de cérebros da Apple vão continuar e isso não é mesmo nada bom para os investidores que começarão paulatinamente a não acreditar que a empresa nos surpreenda com algo de tão fantástico que possa minimizar os estragos entretanto já feitos .
Não se prevêem novos lançamentos e duvido que o Iphone 4s venha fazer alguma diferença , o Sirti ainda está numa fase muito embrionária bem longe do vídeo que servio de publicidade no seu lançamento , sendo assim com um harware que na altura da sua saída já está ultrapassado pelos seus concorrentes , com as crescents dificuldades em encontrar substitutos a Samsung fiáveis e que suportem os volumes das encomendas presumo que neste momento em Cupertino estará alguém com uma grande dor de cabeça sem saber para que lado se irá virar em primeiro lugar .
Esta como é evidente é a minha opinião que tento que seja a mais isenta possível , embora nunca tenha possuído equipamento da Apple a não ser Ipodes reconheço que esta marca é carismática e que os seus produtos são de qualidade , suponho que nada disto seria necessário se este ódio não tivesse de facto encolher a visão das consequências de tal posição .
O que verificamos hoje é que outros players começam a tentar apanhar a carruagem , estando a Apple a perder tempo precioso e recursos numa altura que o lançamento do 4s deveria ter sido de facto o Iphone 5 e que esse lançamento de facto fizesse a diferença e não um simples update de mais do mesmo .
Só como exemplo vemos a Microsoft a lançar o 8 com o objectivo claro de chegar aos dispositivos moveis , já com alianças feitas nesse sector , e o Android a tentar arrumar a casa com o Ice Cream e a conseguir para além desse objectivo , apresentar tantas novidades no SO que ninguém estava a espera que fossem tão profundas ao ponto de parecer um SO completamente novo .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
bem analisado, partilho desse ponto de vista.
Eles (Apple) nem sonham no buraco em que se meteram… Quem será a próxima marca a cair-lhe em cima???
Será mais fundo que o buraco da Madeira 🙂
a Apple deve pensar que inventou tudo. Agora vao começar a processar as outras empresas só por estarem a fabricar smarphones e tables? cambada! seria lindo se a microsoft agora proibisse a utilizaçao de “windows” nos PCs da apple xD
Parece que a Motorola ganhou…a Apple desta vez levou na bolha…
Iso é tudo €€€ e $$$ a circularem… mas já o meu avô dizia:
– Quem semeia ventos, colhe tempestades!
Parece que o pplware não tem grande vontade em divulgar a notícia…