Hacker da Tesla descobre o secreto “Modo Elon”… que é incrível (vídeo)
Os carros da Tesla podem fazer mais do que aquilo que "oferecem" atualmente aos condutores? Sim, ao que parece há um modo secreto que dá ao carro um poder de condução autónoma sem precedentes. Mas qual a razão de estar escondido o tal "Elon Mode"?
Modo Elon poderá ser o que usa Elon Musk nos seus carros Tesla
Um hacker de software da Tesla descobriu a funcionalidade de condução "Elon Mode". Esta parece permitir que os veículos elétricos em causa, com Condução Autónoma Total, funcionem sem qualquer controlo do condutor.
O CEO da Tesla, Elon Musk, poderá ter o seu próprio modo de condução super secreto que permite a condução sem mãos nos veículos Tesla. O recurso oculto, apropriadamente chamado de "Elon Mode", foi descoberto por um hacker de software da Tesla conhecido online como @greentheonly.
O hacker anónimo tem investigado profundamente o código dos veículos há anos e descobriu coisas como a forma como a Tesla pode bloquear a utilização dos bancos elétricos ou da câmara central no Model 3, antes de ser oficialmente ativado.
Depois de encontrar e ativar o Modo Elon, greentheonly aventurou-se a testar o sistema e publicou algumas imagens aproximadas do esforço. Ele não partilhou a configuração literal do "Modo Elon" no ecrã, mas afirmou que é real.
O hacker descobriu que o carro não exigiu nenhuma atenção do condutor ao usar o software Full Self-Driving (FSD) da Tesla. O FSD é o sistema avançado de assistência ao condutor baseado na visão da Tesla que está em fase beta, mas que está atualmente disponível para qualquer pessoa que tenha pago cerca de 13 mil euros pela opção.
O software foi objeto de um relatório interno divulgado no mês passado que indicava que o FSD tinha recebido milhares de queixas de clientes sobre travagens bruscas e acelerações abruptas.
O Autopilot da Tesla, o sistema de assistência ao condutor de primeira geração do fabricante de automóveis para autoestradas, exige que o condutor toque no volante para confirmar que está a prestar atenção durante a utilização. Os proprietários queixam-se sobretudo da frequência das verificações do sistema, o que leva alguns a chamar-lhe "chato".
Sistema descoberto vem sem os constantes avisos de mãos no volante e não só!
Os utilizadores do FSD também estão sujeitos a este toque frequente e, por vezes, para "calar" os alertas, o condutor tem de exercer um pouco mais de força no volante o que, nalguns casos, leva mesmo ao desligar inadvertidamente o sistema.
Para além da confirmação da direção com as mãos, os veículos que têm uma câmara interior central (por cima do espelho retrovisor) observam os condutores para se certificarem de que estão a olhar para a frente - mas isso também é bastante exigente.
because of FSD foolishness). So I was more tolerant towards the constant flow of cars passing me on the right and merging in front of me. It also helped that I did not need to watch for the dreaded nag. Overall I spent a bunch of time thinking about it and came up with this: pic.twitter.com/TaPQgClRa9
— green (@greentheonly) June 17, 2023
Alguns condutores descobriram, por exemplo, que não conseguem usar um boné com uma pala mais avantajada sem que o sistema esteja constantemente a avisar para "prestar atenção à estrada", parecendo não conseguir perceber que os olhos do condutor estão a olhar para a frente.
Há relatos que afirmam mesmo que a certa altura, o sistema chegou a desativar e disse que perderia os privilégios FSD se o fizesse mais quatro vezes. Uma espécie de castigo por ser mau cumpridor! Contudo, no teste de quase de mil quilómetros realizado pela greentheonly no modo Elon, não se verificou tal incómodo.
O teste foi realizado no que o hacker afirma ser um veículo de propriedade da empresa, com base no seu comentário de que "não conseguiu um carro que não fosse da Tesla" para tentar no Modo Elon.
No vídeo, parece que greentheonly está a conduzir um Model X antigo, que poderia ser suficientemente antigo para não ter uma câmara interior. Não é claro se este modelo tem a câmara ou como greentheonly teve acesso ao carro.
And also when you kill one AP node, you retain some viz now, so now you can actually see which node does what.
Node A does road layout/signs
Node B does moving object detection as they still display with A dead.Also viz dies at times so you get AP functionality, but empty viz pic.twitter.com/Ldfi7cCPWh
— green (@greentheonly) June 17, 2023
FSD de Musk é uma caixa de surpresas
O hacker referiu ainda que o sistema parece mudar de faixa aleatoriamente e acaba por diminuir a velocidade na sua via. Não se sabe se esta versão do FSD estará disponível para os proprietários regulares.
Greentheonly acrescenta que o software da Tesla está mais seguro do que nunca em comparação com 2017, quando o hacker começou a inspecioná-lo. Apesar da sua capacidade de contornar consistentemente a segurança da Tesla, greentheonly refere no seu tweet que o nível de cuidado que a Tesla coloca no seu software é raro de ver em comparação com outros carros a que já teve acesso, e é um "bom quebra-cabeça que está cada vez melhor".
Este artigo tem mais de um ano
Este Testla deve ser TUGA só sabe andar no lado esquerdo a ultrapassar “formigas”……
Então devia ultrapassar elefantes pela direita ?
Não vi nada de especial…sensacionalismo puro..nas situações mais difíceis teve de recorrer às mãos ….
Eu gostava de tentar perceber qual o gozo de ir num carro sem conduzir… mas pronto…cada maluco, sua pancada!
Nem toda a gente gosta de conduzir, alem disso é uma forma de conforto e descanso.
“Nem toda a gente gosta de conduzir”
Pois, é por causa desses que algumas regras absurdas existem e prejudicam quem gosta de conduzir.
Depois de tirar a carta de condução (todos) e ao fim de um ano, devia ser obrigatório fazerem um teste numa pista própria com todas as condições adversas a condução normal.
Quem não passasse no teste ficava sem conduzir (podia propor novo exame) os que ficassem pelo meio (não passavam nem chumbavam) só podiam conduzir a horas especificas.
De certeza que melhorava em muito, certos disparates que se vê na estrada no dia a dia.
Tirem das estradas os empata f****, que garantidamente sinistralidade diminui.
Tirem da estrada os empatas ? Então há acidentes por causa dos empatas que não gostam de conduzir ?
Quem lhe deu o certificado de melhor condutor ?
Enfim, mais um comentário egocêntrico.
Se sou bom ou mau condutor, não sei, tinha que fazer um teste numa pista própria com todas as condições adversas a condução normal.
Que estou habilitado conduzir, com certeza que sim.
AM —–
A1–30.04.87
A2–30.04.87
A—30.04.87
B1–30.04.87
B—30.04.87
C1–18.05.87
C—24.07.89
D1–24.07.89
D—04.11.92
BE–18.05.87
C1E-18.05.87
CE–24.07.89
D1E-24.07.89
DE–04.11.92
Em 1973 já conduzia só não chegava aos pedais, pois tive o privilégio de ter nascido num seio familiar proprietários agrícolas e oficinas de automóveis, ou seja tudo que faça ruido e provoque poluição passa pelas minhas mãos.
Um forte abraço e não atrapalhe muito o transito.
Não deve ser grande condutor, já que confunde condução com pilotagem.
Tirem da estrada quem não respeita nada nem ninguém e não, não despertes o pequeno ditador que há ti.
Não entendi, está a ser diferente dele em que aspeto ?
E sim, já o fazem, por isso a carta ser por pontos…
Deves ser um artista na estrada, que até mete medo. Então quando se anda na estrada é para se ter conforto e descanso. Isso é meio caminho para a distração, logo origina Buumm.
Tens uma moral para criticar os outros, por isso disse que deves ser dos tais.
A sério? Descansar não quer dizer que vá a dormir, desculpe de o fiz entender tal coisa.
Não se preocupe, o meu carro alerta-me quando acontece alguma distração, e até assume a condução se eu falhar.
“Alguns condutores descobriram, por exemplo, que não conseguem usar um boné com uma pala mais avantajada sem que o sistema esteja constantemente a avisar para “prestar atenção à estrada”,
Zé do boné que é zé do boné, usa sempre a pala para trás!
Ehehehe
Concerteza 70% dos Tugas ficava sem conduzir, esse teste nunca iria acontecer por causa dos lobbys, porque ficavam sem vender automóveis.
Enriquecimento fala mais alto que a prevenção.
Wrong Place
O meu comentário era em seguimento do comentário do “Aindanaoseitudo”.
O “JL” picou-se, deve ser um dos tais.
Eu não comentei nada seu.