Carros elétricos podem ficar muito mais baratos e há uma razão forte para isso
Lítio. Este é o elemento que nos últimos anos se tornou no chamado ouro branco. O preço deste importante componente para o fabrico das baterias aumentou até 2022. Contudo, algo surpreendente aconteceu e isso poderá significar que o seu carro elétrico pode deixar de ser apenas um sonho e materializar-se muito em breve!
O preço dos carros elétricos está a baixar
Muitas pessoas não têm um elétrico porque ainda é caro adquirir um veículo deste novo segmento. E um dos elementos que mais contribui para os preços altos dos elétricos é o valor da bateria, onde o lítio é o principal elementos.
De acordo com a agência de informação de preços Benchmark Minerals, desde janeiro, o preço do lítio caiu quase 20%. Uma queda acentuada que chegou numa altura em que as vendas de automóveis elétricos crescem. O cobalto, outro material chave em muitas baterias, diminuiu mais de metade. O cobre, essencial para motores elétricos e baterias, caiu no preço em 18%. E tudo isto numa altura em que a procura aumenta e novas minas em locais como os Estados Unidos e o Peru estão a ser apressadas a entrar em funcionamento.
Estas mudanças abruptas de preços têm até confundido muitos analistas que tinham previsto que os preços permaneceriam elevados ou mesmo subiriam este ano, atrasando a transição energética nos transportes, mas também nas energias renováveis.
Em vez disso, a queda dos preços das matérias-primas tornou mais fácil para os fabricantes de automóveis reduzir os preços dos seus produtos elétricos, ou aumentar as margens de lucro.
Uma das primeiras medidas veio no início de janeiro, quando Tesla cortou os preços nos elétricos Model 3 e Model Y, e mais tarde fez o mesmo com o Model S e o Model X.
Nalguns casos, estas reduções ultrapassaram os 10%, acendendo o rastilho de uma guerra de preços que, como podemos ver, também tem outro papel fundamental a desempenhar na redução dos custos dos componentes.
Os especialistas dizem que os preços de componentes como o lítio podem continuar a baixar devido a fatores como a procura mais fraca do que o esperado na Europa e na China, onde as mudanças nos programas de apoio abrandaram um pouco as vendas no início do ano.
Mas outras vozes da indústria disseram que a queda poderia ser devida à entrada em funcionamento de novas minas e fábricas de processamento, que tinham aumentado a oferta e, por conseguinte, reduzido os preços.
A questão é que mesmo após uma queda tão acentuada no preço, os preços do lítio permanecem tão elevados que a extração e processamento do metal é um negócio extremamente lucrativo. O metal adequado para baterias custa entre $5.000 e $8.000 por tonelada a produzir. É vendido por 10 vezes esse montante. Aliás, Elon Musk disse que mesmo que é uma espécie de "máquina de imprimir de dinheiro".
Dadas estas enormes margens de lucro, os investidores estão ansiosos por investir o seu dinheiro em projetos de mineração e processamento. Mesmo os governos estão a dar grandes somas de dinheiro a novos projetos de lítio, o que no papel deveria resultar num aumento da produção, e em preços mais baixos.
Contudo, outros peritos advertem que o oposto pode ser verdade. De acordo com estimativas do governo dos EUA, o fornecimento de lítio precisa de aumentar 42 vezes até 2050 para satisfazer a procura de sectores como os carros elétricos e os apoios estacionários.
Pilha de sódio poderá ser uma alternativa mais barata
O problema, segundo José W. Fernández, Subsecretário para o Crescimento Económico, Energia e Ambiente do Departamento de Estado, reside no processamento deste lítio. O metal é abundante e grandes depósitos de lítio estão a ser descobertos em todo o mundo. Mas o processamento do lítio é muito mais limitado, e está principalmente nas mãos da China.
A maioria das refinarias de lítio encontram-se na China, e poucas empresas fora do país sabem como construir fábricas de processamento de lítio. O quase monopólio de Pequim sobre um recurso essencial alarmou a administração Biden, que atribuiu dezenas de milhares de milhões de dólares para encorajar as empresas ocidentais a desenvolver minas e refinarias de lítio nos Estados Unidos ou em países com os quais partilha laços políticos e económicos estreitos, tais como o Canadá ou o México.
Uma das alternativas que está a ganhar ímpeto é a das pilhas de sódio. Em apenas alguns meses, estes acumuladores passaram da irrelevância para a primeira página das notícias, e querem tornar-se uma opção ainda mais económica e sustentável.
Temos visto um exemplo do impacto que o sódio pode ter com o cobalto. Este material controverso, como mencionado acima, também está a entrar em colapso em termos de preço. Isto deve-se principalmente à explosão da procura de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP), que não deixaram de ver a sua quota de vendas aumentar, permitindo-lhes deslocar gradualmente aqueles com cobalto, afetando a sua procura e preço.
Resta agora ver onde cairá o preço do lítio, que, como nos lembramos, desceu em 2020, com um preço de apenas 5.600 dólares por tonelada, atualmente já está nos 44.700 dólares por tonelada, longe dos seus máximos históricos de 2022, quando atingiu 88.600 dólares por tonelada. O seu carro elétrico pode deixar de ser um sonho, em breve.
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Fonte: Via
Não precisa aumentar necessariamente tanto na que está a aumentar a reciclagem e investimento nas de sódio. Num futuro as de sódio serão mainstream e lítio para muito alta performance
Sobre os diferentes tipos de bateria para carros elétricos: existem vários, com químicas e materiais diferentes, umas que perdem performance e outras podem ganham com o tempo de uso, etc.
A grande maioria do público desconhece a variedade de baterias automotivas.
Eles falam falam falam falam e eu não os vejo a fazer nada, com certeza que fico chateado!
Isso é uma falsa questão, os veículos elétricos não vão baixar de preço/valor, uma vez que a questão, incide nos valores absurdos dos painéis de carbono, utilizados nos veículos elétricos, uma vez que são extremamente pesados devido às baterias de lítio, o carbono aumentou absurdamente nos últimos anos, devido a este facto, basta ver o que se passou no mercado das bicicletas de carbono, a industria automóvel, foi a grande causa do aumento do carbono nos mercados mundiais.
Basta ver o que se tem passado com o mercado a tesla baixou os carros em mais de 10 mil euros e a vw ja anunciou um a 25 mil euros
Mas já baixaram, porque diz que não vão baixar ?
Aumentou devido a este facto ? provas ?
JL, onde baixaram os preços dos carros elétricos é pá, deverá ter ocorrido algum milagre, temos que canonizar quem o fez, será qualquer coisa como inédito na história de Portugal, não seja infantil e não acredite sempre na história da carochinha, fique bem.
Já lhe disseram quem, e vão baixar mais.
E tem outros casos.
O Nissan Leaf quando saiu tinha 110 cv e 24 kwh de bateria custava 36 mil euros.
Hoje com 150cv 40 kwh de bateria, maior, mais espaçoso, com mais tecnologia, custa 34 mil.
Se isto não é uma baixa de preços, não sei o que será…..
A Tesla baixou o preço en 10.000 nos seus automóveis, desde 01 de Janeiro de 2023, assim como outras marcas.
Os carros electricos estão a baixar de preço e os a combustão a aumentar… Sim, porque se pegarmos num SUV popular, tipo o Qashqai, este carro começava nos 25mil € e atualmente o novo começa nos 34mil €… Podemos tambem ir para um 208 (um segmento B)… que aumentau para o preço de um pequeno familiar de segmento C de há 10 anos atrás! Portanto, a continuar assim, daqui por 3 ou 4 anos os electricos ficam ao preço da sua versão a combustão, e mais 3 ou 4 anos o electrico será mais barato. Agora falta é toda a preparação da rede de carregamentos para suportar este aumento de veículos……
Eu sei que é polémico, mas os híbridos plug-in são uma alternativa fantástica por terem baterias bem mais pequenas . O problema é que os fabricantes não têm interesse em gastar o precioso lítio nestes carros até porque há pressao para as zero emissões . Nas minhas mãos um plug-in iria andar toda a semana a zero emissões . Eu faço milhares de kms por ano em pequenas deslocações – e não estou sozinho nisso .Mas o facto é que só há híbridos plug-in de segmento C para cima e mesmo as marcas mais acessíveis , quando os fazem, carregam o carro de extras que não lhes custam praticamente nada , para justificar preços na casa dos 40 a 50 mil euros. Assim não há como.
Os híbridos precisam de espaço para os componentes tradicionais como o motor térmico mas para além disso necessitam de espaço para o motor elétrico e as baterias, logo não consegues ter um carro citadino pequeno e híbrido sem ceder em alguma coisa…
No entanto o grande problema dos híbridos é que possuem as desvantagens dos dois tipos de motores, isto é:
– A circular com a bateria, o carro consome mais que um equivalente 100% elétrico porque têm de carregar o peso do motor a combustão e da gasolina…
– A circular com o motor térmico, o carro consome mais que um equivalente com combustão porque têm de carregar o peso das baterias e do motor elétrico…
– Ter um motor térmico a alimentar um motor elétrico não é económico…
– Contínuas a necessitar da manutenção do motor a combustão…
– A bateria como é mais pequena é mais afetada pela degradação a nível de km…
– Necessitas de parar na bomba na mesma…
– Necessitas de o carregar em casa na mesma…
Assim a melhor opção é escolher um exclusivo: combustão ou elétrico.
Boa
Motor térmico a alimentar motor eléctrico funciona bem a baixas velocidades e trânsito de cidade porque o térmico está a maior parte do tempo desligado. A partir de certa velocidade, como em AE, é melhor o térmico mover directamente as rodas, como no Civic e no Jazz, com resultados muito bons. Tracção 100% eléctrica, como no Qashqai, tem rendimento muito abaixo.
Concordo mas esses carros vão sempre ser caros porque estas a meter as duas tecnologias no carro vai ser difícil ser muito barato mas estou contigo é uma excelente opção.
Continuem a comprar electricos…é o futuro…
https://pplware.sapo.pt/motores/ha-carros-eletricos-novos-a-serem-enviados-para-a-sucata/
Sem qualquer duvida que é o futuro, quem com receios, não compre tesla.
Elétrico bom é elétrico novo. Quando chegar ao fim da vida útil da bateria, o carro vai desvalorizar ladeira abaixo.
é exatamente igual para os motores quando o motor começa com fugas de oleo e chega ao fim da sua vida o carro também passa a valer 0
O que dura mais, uma bateria ou um motor a combustão? Qual faz mais km?
Bateria … Nem tem comparaçao possível sequer… O motor ice é uma engenharia falhada dependente de peças e líquidos de X em X KM. Só o facto de conseguir em alguns casos rodar perto de 1 M de km. Que são raros os casos. Já não falar da soma parva de dinheiro e manutenções mais peças que são obrigatórias de substituir de X em X km. É de rir olha tenta colocar um carro ice com zero km num dinamómetro e um EV…ambos zero km e vê os resultados no mesmo teste ambos com 500 mil e dps vê os resultados …ahhh e esperar que o ice consiga de facto a proeza de rodar 500 mil
O meu sonho é um carro elétrico com uma autonomia descente. Atualmente não compraria um carro elétrico, mesmo que fique mais barato. Não tenho dinheiro para dois carros. Portanto preciso de um carro para o dia-a-dia, e também para passear e viajar.
Isso é verdade,
Faço diariamente poucos kilómetros(17+-), o que qualquer elétrico dava…mas para viajens mais longas “um qualquer” poderia ser difícil. O que requeria ter dois carros, dois seguros etc… Futuramente, penso que irei ainda passar por um híbrido pra trocar pelo V70 e o Corsa. Isto se as baterias não custarem 30K€ como no híbrido Volvo V60 D6! que estive a ver num fórum…
Quantos kms precisa de autonomia e para quantas vezes por mês ?