Tesla admite o que o seu Full Self-Driving pode estar a provocar acidentes nos seus carros
O Full Self-Driving da Tesla tem sido um dos argumentos da marca para mostrar a sua evolução e a sua capacidade de inovar. Este sistema de ajuda de condução quer dar a liberdade de condução aos utilizadores. Agora, a NHTSA concluiu que o Full Self-Driving pode estar a provocar acidentes nos carros da Tesla.
Têm sido muitos os casos em que os carros da Tesla têm estado envolvidos em acidentes de viação. Na maioria dos casos a culpa é apontada ao Full Self-Driving, que tem comportamentos anormais e que os condutores não esperam que aconteçam.
Esta entidade reguladora dos EUA veio agora revelar as suas conclusões de uma análise preliminar. Do que revelou o Full Self-Driving está envolvido em muitos destes casos e pode provocar acidentes de viação, que como se tem visto, são perigosos para os condutores dos carros da Tesla.
Das informações partilhadas, fica claro que este sistema está a ter um comportamento anormal e a provoca os acidentes. o Full Self-Driving pode "exceder os limites de velocidade ou atravessar cruzamentos de forma ilegal ou imprevisível, o que aumenta o risco de um acidente".
A solução deste problema foi, entretanto, encontrada e estará pronta para ser aplicada. A Tesla irá atualizar mais de 363.000 carros e instalar uma nova versão do Full Self-Driving, via OTA, e que corrige o problema identificado pela NHTSA.
Os 362.758 veículos incluem, de acordo com o revelado, certos Model S de 2016-2023, o Model X, Model 3 de 2017-2023 e o Model Y de 2020-2023. Todos estes estão equipados com o software Beta do Full Self-Driving (FSD Beta) ou com instalação pendente.
A NHTSA deverá continuar com a avaliação do comportamento do Full Self-Driving, para detetar mais problemas. A Tesla tem aqui mais uma situação de "recolha" dos seus carros para resolver problemas pendentes. Mais uma vez, e de forma simples, vai tratar da questão com uma simples atualização OTA, que se espera acabe de vez com estas situações perigosas.
Este artigo tem mais de um ano
A evolução tecnológica sempre teve as suas dores de parto e dela ficarão cicatrizes mas também sem isso dificilmente se evoluiria.
Cabe à humanidade ir fazendo escolhas quanto ao rumo que quer seguir.
Programar nunca foi nem sera uma ciência exacta.
Lol?
Isso é verdade veja o caso do Windows… programam muito e não acabam o produto 😛
Li o artigo nao percebi onde é que a tesla admitiu alguma coisa
Se a marca tinha determinada funcionalidade, e essa funcionalidade foi posta em causa pelo regulador. Veio a marca e altera a sua funcionalidade conforme o regulador sugere. Nesse caso, a marca altera o que tinha inicialmente, concorda com o regulador e admite que estava desconforme com as regras. Não entendes assim?
Secalhar o regulador tem um poder de veto, e nesse caso, não há como contestar. Ou contestar depois via judicial, mas até lá com os carros parados ou ” capados”. No prisma que colocas , e muito bem, podemos dizer que o que é luz é ouro . A realidade prova muitas vezes outra coisa. Eu continuo a dizer, desde que o Musk se insurgiu de forma considerada polémica contra a administração Biden, todos os dias aparece um problema novo ou nas suas empresas, ou nas suas decisões etc. Dá que pensar mestre Vítor.
Bom, até agora não havia abertura por parte da marca como há agora, isto diz-nos que alguma coisa mudou. Depois de tudo o que se passou, parece, finalmente a Tesla admite que tem de melhorar em linha com as recomendações do regulador. Isso é um facto muito importante até para o consumidor e não uma derrota.
Alterar uma funcionalidade que necessita/pode ser melhorada não implica o que é afirmado no título.
Não concordo. Aceitar que precisa de ser modificada é aceitar que o regulador tem razão. E por isso vai proceder à alteração. Caso contrário, não o faria, como não o fez até agora, apesar de outras recomendações.
+1
O que foi publicado oficialmente é Totalmente diferente das tuas afirmações e conclusões.
Noticiado na BBC “NHTSA said the system allowed behaviour that could “infringe” on local laws or customs such as driving through a yellow light, travelling straight through an intersection from a turn-only lane or not coming to full stop at a stop sign.
“FSD Beta software that allows a vehicle to exceed speed limits or travel through intersections in an unlawful or unpredictable manner increases the risk of a crash,” it said.
Tesla said it disagreed with the agency’s conclusions but decided to issue a recall “out of an abundance of caution”, according to the filing.
Apesar de haver muitas outras, então ao longo dos últimos 12 meses mais que nunca, o que disseste corrobora o que comentei.
Ora é a Tesla a dizer… ok até estamos em desacordo, mas como os casos já começam a ser relevantes, vamos lá então mudar mais um pouco as regras como vocês sugerem. É um claro anuir face ao sugerido, como atrás referi. Não entendo como não entendes o que foi dito nos comentários.
E até concordo com essa interpretação; mas é uma interpretação e não um facto.
Uma interpretação do facto.
Pegando no que o Pedro disse, o problema é quando se começam a misturar notícias com artigos de opinião. Ou seja, o título é um exagero.
Por aqui os fanboys da Tesla juravam a pés juntos que o problema era dos condutores porque a sua sacrosanta Tesla nunca, porque nunca, falharia em nada nas suas viaturas.
Afinal agora provou-se que o problema é mesmo das carroças da Tesla, seja ele no software, no hardware ou na junção de ambos.
Agora fico à espera de me divertir com as desculpas esfarrapadas dos Tesla fanboys. Vai ser um contorcionismo giro.
Dêem-me só um minuto para ir buscar as pipocas.
Eu não sou fanboy tesla, nem tenho nenhum, nem estou a pensar em ter, mas só por curiosidade, onde se provou isso ?
Será que leu bem o texto, ainda vão só nos preliminares, ou você nos preliminares considera o serviço feito ?
Disfarças muito mal então, LOL!
És claramente pró-Tesla cegamente…
Não, não sou pro-tesla.
Apenas perguntei onde se provou isso, ao que parece você também não sabe.
“A Tesla irá atualizar mais de 363.000 carros e instalar uma nova versão do Full Self-Driving, via OTA, e que corrige o problema identificado pela NHTSA.”
Como diz no artigo “… e que corrige o problema identificado pela NHTSA”. – (aqui as palavras chave são “corrige” e “problema”). Dificilmente a Tesla iria fazer isso se de facto o problema não fosse do lado dela.
Afinal não fui eu que parei nos preliminares, pelos vistos.
Pois, acho que afinal ficou mesmo pelos preliminares, não leu que o relatório era preliminar ?
FSD= Fake self-driving
O Musk contou uma história da carochinha e muitos acreditaram. LOL!
É natural. Afinal de contas o tesla é apenas um carochinha… elétrico.