UE vai dizer adeus ao “modo avião”
Aquando de um voo, solicita-se, antes mesmo do início da viagem, que os passageiros garantam que os telemóveis estão desligados ou no “modo avião”. Depois de alguns anos, a União Europeia (UE) decidiu que vai acabar com esta exigência.
A decisão foi tomada no passado dia 26 de novembro.
Nos anos 90, argumentou-se que as tecnologias de transmissão de sinais e de radiofrequência podiam afetar as comunicações dos pilotos, com pequenas interferências e barulhos. Por isso, tornou-se obrigatório viajar com os telemóveis offline. Portanto, o “modo avião” surgiu para facilitar as comunicações entre a tripulação e os controladores de voo, sem que, para isso, fosse necessário desligar completamente os dispositivos.
Com o passar do tempo, algumas companhias aéreas, como a Ibéria e a Norwegian, continuaram a exigir a utilização do “modo avião”, mas começaram a permitir que os passageiros se conectassem à rede Wi-Fi do próprio avião.
Fim do “modo avião”
No dia 26 de novembro, a UE anunciou que começará a ser possível viajar sem a obrigatoriedade do “modo avião”.
Eventualmente, as companhias aéreas vão começar a garantir ligação às redes 5G dentro dos seus aviões, à medida que a CE for atualizando a decisão de implementação a bordo de aviões. Ora, uma vez que os passageiros precisam de estar com o telemóvel em modo de rede, para que possam conectar-se, o “modo avião” torna-se inútil.
Desde 2008, a Comissão Europeia tem reservado determinadas frequências para comunicações móveis em aeronaves, utilizando dispositivos especiais equipados com "pico-células", que permitem ligações entre a aeronave e as redes de satélite. Por isso, torna-se relativamente simples oferecer 5G num avião. Além disso, em termos de preço dos voos, oferecer um serviço de conectividade 5G é uma grande porta para receitas adicionais.
Agora, com a decisão da UE e a prova de que o “modo avião” não é necessário, cabe às companhias aéreas manter, ou não, a sua obrigatoriedade.
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E quando o 5g falhar?
É para Internet das pessoas que vão a bordo do avião, não para o funcionamento do avião
Dormes.
O teu problema num avião certamente não deveria ser ficares sem internet.
Para mim é bastante útil. É a forma mais fácil, de desligar todas as redes, ao mesmo tempo.
*desligar e ligar
+1
Daí que a utilidade do modo “Avião” se mantem embora faça mais sentido agora chamar-lhe outra coisa qualquer, modo “Silence” ou “Off-Grid” ou sei la!
acho que em vez de acabar de vez, manter como que um modo ‘offline’ seria util manter a funcionalidade.
sempre que guardo informação do smartphone para o pc, ativo o modo avião
+1
É para acabar com a obrigatoriedade de desligar os equipamentos ou colocar em modo de avião durante o vôo, não é para acabar com essa opção nos equipamentos
Uma coisa leva à outra. Se as marcas perceberem que não é necessário ter essa opção deixam de a pôr nos novos equipamentos
https ://www.jn.pt/justica/passageiro-de-aviao-multado-por-ter-o-telemovel-em-modo-voo-10705423.html
Somente para relembrar que alguém já largou 2k por ter o telemóvel em modo voo…
Na sua decisão, o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão sustentara que não está demonstrado que aparelhos naquele estado de funcionamento perturbem “o funcionamento e a segurança da aeronave”, salientando que o próprio comandante do avião, “ao inteirar-se do sucedido, afirmou que a situação não colocou em causa a segurança da aeronave”, nem justificaria “qualquer procedimento criminal contra o passageiro”.
“Na sua decisão, o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão sustentara que não está demonstrado que aparelhos naquele estado de funcionamento perturbem “o funcionamento e a segurança da aeronave”, salientando que o próprio comandante do avião, “ao inteirar-se do sucedido, afirmou que a situação não colocou em causa a segurança da aeronave”, nem justificaria “qualquer procedimento criminal contra o passageiro”.”
Mania de os pilotos acharem que sabem mais que o tribunal de lisboa!
Finalmente, esta medida só peca por tardia.
Vamos ver se os planos 5G não ficam mais caros que comprar pacote de Wi-Fi a bordo, tipicamente são 60-70€ pelo voo todo com capacidade de streaming.
Pessoalmente vejo com melhores olhos Starlink para os aviões, mas vamos esperar para ver os pacotes.
O problema da Starlink é que uma empresa de aviação precisa pagar 6 milhões de dólares, recebem 2 unidades para cada avião e fica a pagar 7000 dólares mensais por cada par de unidades. Para um avião de 400 passageiros, não é problemático. 100 dólares por pessoa e tá feito. Agora para voos de 120-150 a coisa já é mais complicada. Só resta meter mais 700 dólares no preço do bilhete e aumentar os produtos vendidos a bordo em 400%, dando acesso livre a todos os passageiros.
Então tens de ir ver quanto custa a instalação de um serviço tradicional de satelite num avião e os custos mensais pelo trafego. A solução da starlink fica muito mais em conta e com velocidades bem superiores. Hoje em dia qualquer avião de 100 pessoas tem wifi, pelo menos para IM.
Para mim o melhor é a aboliçao da limitação dos liquidos nos aviões… finalmente isso está avançar (na irlanda já irao permitir em bagagens de cabine levar liquidos)
Mas ninguém disse que o modo avião vai acabar. O que vai acabar é a sua obrigatoriedade.
Acredito que os fabricantes o mantenham, pelo menos mais uns bons anos, pelo simples facto de ser muito útil poder desligar todas as redes de um telemóvel com apenas um botão. Não há razão para tirarem isso.