Amazon perde cerca de 100 mil funcionários, em contenção de custos
As gigantes da tecnologia também têm os seus problemas e os da Amazon parece que resultaram na saída de 100.000 funcionários no espaço temporal de três meses.
A empresa está a levar a cabo políticas de contenção e otimização de custos, depois de um surpreendente pico de procura durante a pandemia da COVID-19.
Depois da pandemia, que estimulou largamente o fluxo de vendas e receitas da Amazon e implicou a contratação massiva de novos funcionários, a empresa viu os seus lucros a abrandar. Por esta razão, está a implementar políticas de contenção e otimização de custos: além de estar a atrasar a contratação de mais pessoas em muitos dos seus departamentos, a retalhista está a ser muito seletiva noutros.
Entre março e julho de 2022, a Amazon perdeu quase 100.000 funcionários, a nível mundial. Apesar de parecer um número preocupante, esta taxa de abandono é comum na Amazon, devido à sazonalidade de algumas das suas divisões, como é o caso da logística, onde a rotatividade é elevada, uma vez que muitos dos profissionais têm apenas um ano de contrato.
Embora tenha tido problemas com este método de gestão, por não encontrar pessoas disponíveis para preencher as suas equipas, em algumas regiões, agora, está a aproveitar essa sazonalidade para reajustar a sua força de trabalho. Numa altura em que os lucros estão a diminuir e há menos atividade a que é preciso dar resposta, a Amazon está a otimizar recursos e a deixar os postos de trabalho daqueles que estão a sair vagos.
Além da redução da mão-de-obra, a retalhista está também a restringir as novas contratações e a pedir aos seus responsáveis pelos recursos humanos para serem mais seletivos. A Amazon ressalvou que isto não quer dizer que tenha parado de contratar, significando apenas um processo de seleção mais seletivo.
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IA e robótica.
Os trabalhadores não são necessários.
Ponto final
E de seguida vendes produtos à IA e aos robots. Ponto de exclamação.
Porque é que confundes produtores com consumidores? (<¬ ponto de interrogação)
Oh iluminado, os consumidores também são produtores, seja de produtos, seja de serviços. E, ao produzirem os seus bens, são remunerados. Sendo remunerados, podem comprar outros bens/serviços. Não sendo necessários em determinadas funções, e em massa, é uma massa de gente que, estando nessas funções, certamente não terão qualificações para outras mais qualificadas. Como tal, estarão desempregados, e nessa qualidade, sem rendimentos, ou pelo menos expressivos, apesar de nas funções desempenhadas seguramente a remuneração não será muito elevada. Entendes, ou é necessário fazer um boneco?
Evidente, as pessoas significam erro, subjectividade, etc. Não existem erros nas máquinas, quando avariam substituem-se, sem remorsos. Vejam o que sucedeu no tênis, USOpen, os juízes de linha foram substituídos pela máquina e adivinhem, acabaram os erros. E’ assim que vai ser.
Tem é que ser mais rigorosos… Ainda hoje fiz uma reclamação. Um gajo compra uma cena, cara, com pouca tiragem e vem embalado, literalmente, num saco de plástico. Faz uma viagem lá desde o outro lado do oceano até Portugal e com certeza chega num estado lastimável. Ora bem, depois de uma reclamaçãozita, em vez de oferecerem um “partial refund” (foram 220UDS de artigo, diria 100UDS…) que não seria a minha primeira escolha, mas cá me aguentava, fizeram fica pé que enviariam uma substituição, a qual vão eles pagar portes e taxas de alfandega e tudo mais (são praticamente 50USD). Deixei claro, que só enviaria este quando o outro chegasse e teria que chegar em condições, ser não, outra reclamação seria feita. Agora é aguardar 15 dias.
Anéis do Poder custou mil milhões, penso que sei o motivo das demissões.
É a recessão económica a fazer-se sentir nos EUA, e com tendência a piorar. À medida que o poder de compra vai sendo reduzido, a procura vai reduzir também. A Amazon habitou-se a anos de vacas gordas, com vendas recorde, agora vai ter que levar com a redução na procura. E ainda bem que isso vai suceder, porque se a procura continuasse elevada era uma escalada na inflação.
“Perde” ou depede?
Pela explicação do artigo, simplesmente não volta a preencher postos de trabalho quando estes ficam vagos.
Com contratos de 1 ano, não renovam esses contratos nem contratam substituição
Que luxo, contratos de 1 ano, cá por Portugal os contratos costumam ser bem menores que um ano, se forem de 6 meses muitos já vão com sorte. Claro, depende da área.