Preocupado com a economia, Elon Musk quer despedir 10% dos funcionários da Tesla
Embora seja uma das fabricantes com mais sucesso, como qualquer empresa, nem sempre corre tudo bem. Nesse sentido, Elon Musk revelou que a Tesla precisa de reduzir em cerca de 10% o número de funcionários.
Aparentemente, o CEO tem um mau pressentimento relativamente à economia.
Há uns dias, conforme vimos aqui, Elon Musk exigiu que os funcionários regressassem aos escritórios, alegando que o “trabalho remoto não é mais aceitável” e que “qualquer trabalhador que queira trabalhar à distância tem de estar no escritório no mínimo 40 horas por semana”. De acordo com a Reuters, esta exigência não está a ser bem recebida pelos funcionários da Alemanha.
Agora, num e-mail intitulado “Pausar todas as contratações a nível mundial”, Elon Musk informou os destinatários da necessidade de reduzir o número de funcionários em 10%. O comunicado foi enviado aos executivos da Tesla, na quinta-feira, e a Reuters teve acesso ao seu conteúdo.
Sem revelar os motivos para estar a prever um cenário tão arrasador, o CEO da fabricante disse estar com um “muito mau pressentimento” relativamente à economia e que, por essa razão, será necessário garantir cortes de pessoal. De acordo com um relatório anual, no final de 2021, a Tesla empregava quase 100.000 pessoas, incluindo funcionários da empresa e de subsidiárias.
Além dos despedimentos, Elon Musk pediu que as contratações fossem suspensas. Antes desta solicitação, a Tesla tinha cerca de 5.000 ofertas de emprego no LinkedIn para posições de vendas, em Tóquio, para engenheiros, em Berlim, e para cientistas de aprendizagem profunda, em Palo Alto. Mais do que isso, tinha agendada, para este mês, uma feira de emprego online para encontrar funcionários para as suas instalações em Shanghai.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Baixar os prémios aos gestores, não foi considerado?
Por norma quem produz a riqueza da empresa são os trabalhadores, por muito bom que sejam os gestores se não tiverem quem produza, a manta fica curta.
Concordo com verificar produtividade de cada um (de baixo para cima), se estiver excessivamente baixa sai, se não for suficiente, começa a cortar ordenados de cima para baixo.
Nas empresas a sério existem coisas chamadas “performance evaluation”, os prémios são dados conforme métricas claras.
Numa empresa a sério um gestor é avaliado, entre muitas coisas, a mais importante sendo desempenho do seu proprio departamento/equipa.
Deves pensar que multinacionais desta dimensão se regem como as empresas com gestão de vão de escada cá do burgo.
Inclusive empresas onde passei quem não tivesse performance review anual acima de 80% era dispensado.
o ze sabe os outros nada sabem
O Zé já tem mais de 20 anos de experiencia, 15 dos quais lá fora em multinacionais.
os que faliram tb tinham!
É incrivel. Os despedimentos calham sempre aos trabalhadores, que são quem produz e gera riqueza.
Como é que os trabalhadores trabalham sem o patrão que investe o capital e toma o risco e sem os gestores que têm a experiência para meter a maquina a funcionar?
Isso é meio dúbio, o inverso não.
Explicando:
– Maus gestores com bons produtos “legacy” + bons funcionários = bons lucros
– Maus empregados com projectos novos ou bons “legacy” e bons gestores = maus lucros
Isso não é regra, tens alguns casos onde acontece mas a regra não é essa.
Bom ou mau tudo começa em cima.
Ok tens razão no que dizes, mas vê as coisas desta forma. Abres uma padaria com dinheiro de investidores ( pão com sabor a banana ou pastilha elástica, não interessa) e depois de tudo pronto e equipado como vais gerar dinheiro? Envias para lá os investidores? Vais tu para lá? Não, contratas pessoal para que comece a ligar as máquinas que compraste e produzir o pão. Só depois é que consegues vender o pão, através de uma empregada com jeito para o negócio, e começas a gerar dinheiro. Até lá, só o dinheiro dos teus amigos investidores em pão com sabor a banana, não serve de nada.
Ok, então manda um tweet ao elon musk e aos grandes empesários e diz que eles gerem uma padaria.
Então não tens visto que os tesla até tostam como pães quentes?
É a malta do teletrabalho…
😀
Por muito que custe não é invulgar acontecer nas grandes empresas. E existe muitas razões, por vezes houve picos de trabalho que levou a excesso de contratação ou então são áreas que já não fazem sentido…
Qualquer empresa com muito funcionário tem gorduras…
Claro, até porque existem vantagens estaduais conform determinado numero de empregados, simplesmente em tempos de vacas magras onde os lucros não são elevados e até podem ser prejuízos não vale a pena teres menor carga fiscal ou mais beneficios quando o mercado já tratou disso por ti, é preciso ser inteligente e saber quando contratar e quando despedir, senão nenhum negocio se aguentava e as consequencias seriam bem piores.
O oligarca Elon Molusco passa dos dias nas redes sociais, a especular criptomoedas, a anunciar vaporware e a receber biliões do Estado devia mas é ter vergonha na cara! Tem que despedir porque está “preocupado” com a economia diz ele… Está mas é a precisar que as autoridades investiguem os seus “negócios”.
+1
@Fernando, não digas isso, olha que os seguidores do indevido ainda descobrem quem tu és, e vais ter problemas, o que o homem diz é palavra venerada.
Acho que vai começar a dispensar as funcionárias mais roliças e menos assediáveis.
+1
Que comentário mais absurdo loool
Ele só está a precaver o que aí vem… um recessão à seria, como muitos de nós nunca vivemos!
Não acredito nisso, vamos ter uma recessão sim, mas não vai ser pior nem mais longa que a última, apenas ninguém esperava por uma em cima da outra.
o B/%&tA que nos governa tem outra opiniao
Aposto que os que gostam de trabalhar de casa tem afiliacao politica ha esquerda, APOSTO!
Normalmente trabalhar nao e para eles!
Curiosamente eu sou de direita e gosto de ir para o escritório.
Eu tb
Nessas coisas sou 100% liberal. As vantagens jogam para os dois lados. Um empregado deve poder ser despedido na hora, e também deve poder despedir-se na hora. Por exemplo nos EUA isto é prática comum: um tipo arranjou uma proposta de trabalho a ganhar mais ao lado, avisa e no dia seguinte já não põe lá mais os pés. O empresário chega-se ao pé do empregado e depede-o sem mais. Ficam todos bem. Existem vantagens óbvias, pois esse sistema faz com que tendencialmente, em épocas de procura elevada, os bons empregados ganhem muito mais anualmente, uma vez que as empresas têm de pagar mais para os manter e para não correr o risco de incumprimento contratual para com os seus clientes por falta de bons activos humanos. E por outro lado, as empresas não vão à falência por terem de manter empregados desnecessários em épocas de recessão u estagnação económica. Pessoalmente acho que ninguém deve obrigar ninguém a nada e sou a favor da facilidade com que qualquer uma das partes termina o vínculo laboral em função dos seus interesses.
Quem dizia por aí que estava sempre a falir e cheio de tretas empregar 100.000 funcionários até não é mau… se as pessoas não compram os produtos devido a uma crise então temos de salvar o máximo possivel de empregos pois só assim é que no futuro se volta a contratar …
Eu passo a explicar:
– quando ele abre as empresas, promete mundos e fundos a engenheiros (porque ele disso sabe muito pouco, sabe é exigir e comandar) e trabalhadores
– essa malta trabalha muito e bem e ele faz um show nas redes sociais como um maioral fora de série
– quando o trabalho mais difícil foi feito, começa a despedir pessoal para aumentar ainda mais os lucros
O resumo é: explora enquanto precisa, logo abre a porta e mostra a saída. Assim são a maioria das empresas agora. Chama-se trabalho de uso único. Quando ficares grávida ou os homens menos produtivos: Rua. O único ponto de vista é lucro/investidores, o resto da equipa é segundo está malta descartável.
É muito feio dizer isto mas, a verdade é que somos todos descartáveis, profissionalmente falando. Com maior ou com menor dificuldade, as empresas arranjam substitutos para o nosso trabalho, e nós também arranjamos outras empresas para trabalhar. Somos tão descartáveis que, vivemos umas décadas e somos descartados pela morte, para depois sermos reciclados… A questão é: faz realmente sentido impor a nossa presença a uma empresa, ou aturarmos uma empresa na qual tenhamos perdido o interesse? A vida é tão breve que o melhor é não existirem imposições desse genero é contarmos sempre com os imprevistos.
É a “ uberificação “ do mercado de trabalho…
Com razão, basta olhar para este democrata socialista louco que Biden fez em apenas 1 ano e meio para destruir America. Tudo o que ele precisava fazer era nada, ele precisava reverter tudo o que Trump fez: 1) fronteira segura, 2) fez a China e a Europa pagarem partes iguais de defesa e impostos, 3) energia do petróleo independente e poderia vender petróleo para outros, e assim por diante . Há consequências de votação e para quê, porque Trump tinha uma boca grande… A América cometeu um erro ao votar nesse idiota do Biden. Todos os americanos mal podem esperar para votar fora nesses antifas democratas e trazer de volta o mundo econômico esmagador do capitalismo de livre mercado… Coisas que os europeus socialistas e a China comunista não gostam.
Exacto…
O facto de ser o presidente que gastou mais em férias/folgas… Mas nós seus próprios resorts a pagar 3 e 4x mais… Aliás estourou o orçamento anual em 4 meses… Nós seus hotéis é resorts…
O muro… A sério… O empreiteiro que ganhou foi contestado em tribunal pelos concorrentes e teve que refazer a proposta… Mas mesmo assim ganhou… Engraçado como custou 4x mais o metro linear…. É muitas partes já estão a cair foram mal instalados… Mas OK.. Ficou tudo em amigos…
Os mega negócios do filho na Rússia é outros países, não interessa…??? Não dá jeito… Aliás a Trump Tower na Rússia nem sequer é mencionada nesta altura… Não dá jeito….??
Os milhares de milhões desviados para novos oleodutos e plataformas.. Do programa de energias renováveis também não dá jeito… Aliás destruição de uma reserva de índio locais (este sim são naturais de lá) também não dá jeito….
Controlo de fronteiras… A sério…. Tente perguntar a quem realmente vive lá o que esse controlo provocou… Muitos não conseguem ter quem tome conta dos filhos ou mão de obra para coisas básicas como obras, jardineiros etc.
Tente informar em condições…
Antes demais era essencial ser correcto nas notícias…
O que foi escrito pelo próprio foi que a redução seria nas áreas administrativas ou seja os trabalhadores de fabrico de carros bateria e painéis solares não estão incluídos nesta decisão aliás até vão aumentar…
Mas como a moda é distorcer e manipular notícias… Paciência…