Bolsas de valores dos EUA caem a pique: “7 Magníficas” da tecnologia são as mais afetadas
O índice S&P 500, que reúne 500 das empresas mais relevantes dos EUA, sofreu uma queda de 7,39% num único mês, recuando para níveis observados há seis meses, precisamente antes das eleições presidenciais nos EUA. O impacto tem sido especialmente severo para as grandes tecnológicas, enquanto as criptomoedas também registam uma forte desvalorização.
Uma perda de 5,5 biliões de dólares nos EUA
De acordo com The Kobeissi Letter, nos últimos dois meses, tanto o índice S&P 500 como o setor das criptomoedas viram desaparecer 5,5 biliões de dólares. A maior parte dessas perdas ocorreu no último mês, com a Nasdaq a apenas 8% de distância de entrar num bear market pela primeira vez desde 2022.
Especialistas apontam para uma mudança brusca na disposição para o risco: passámos de um período de "ganância extrema" para um de "medo extremo", levando muitos investidores a desfazerem-se das suas posições para garantir os lucros obtidos anteriormente.
A firma de investimento Apollo Global Management previu, em Dezembro, uma probabilidade nula de recessão nos EUA em 2025, mas alertou para uma probabilidade de 90% da implementação de novas tarifas aduaneiras, o que acabou por se concretizar.
A política agressiva de tarifas comerciais imposta por Trump e o receio de uma recessão, hipótese que o próprio presidente não excluiu, têm impactado os mercados bolsistas e as criptomoedas, que sentiram um golpe particularmente severo.
A Apple (5%), Microsoft (2%), Alphabet (4%), Amazon (2%), NVIDIA, Meta (4%) e Tesla (15%) registaram perdas significativas. Segundo a CNBC, estas empresas perderam, no total, 750 mil milhões de dólares apenas na última segunda-feira, tornando esse o pior dia da Nasdaq desde 2022. As ações destas gigantes tecnológicas estão agora 14% abaixo dos seus recentes máximos históricos.
Criptomoedas com perdas ainda mais acentuadas
Simultaneamente, o entusiasmo em torno das criptomoedas, que atingiu um pico em 2024, deu lugar a preocupações, especialmente após Donald Trump anunciar a criação de uma reserva estratégica.
A Bitcoin viu o seu valor cair mais de 15% no último mês, passando de 97.000 dólares para os atuais 81.000. A Ethereum sofreu ainda mais, com uma desvalorização próxima dos 28% no mesmo período.
Outras criptomoedas como XRP, SOL e DOGE registaram quedas mais moderadas, entre 3% e 6%, mas a tendência é clara: o mercado das criptomoedas continua altamente sensível às flutuações no setor tecnológico.
A volatilidade dos mercados nos EUA também afetou as bolsas europeias, embora de forma menos pronunciada. O CAC francês e o FTSE britânico recuaram cerca de 0,9%, enquanto o DAX alemão caiu 1,75%. As próximas semanas serão cruciais para determinar a evolução dos mercados financeiros na Europa.
Leia também:
Dizer que se vai taxar e que somos os maiores e vamos fazer a América grande outra vez é muito bonito mas quando levarem um banho de realidade a conversa vai ser outra.
Esta queda já estava mais que prevista, não tem relação nenhuma com tarifas e tretas como sublinhas.
Pois ta claro. Despedir e acabar com departamentos importantes tambem nao ajuda. Ameacar cortar servicos aos aliados historicos e juntar-se a ditaduras sanguinarias tambem nao.
E bom para a Europa. Belo abre olhos que so benificia a Europa. E bom investir no que e nosso e ter boas parcerias la fora.
Ganda Elao!
+1
Claro que não, é tudo coincidência! Só quando o mercado reage bem é que se deve dar o mérito às medidas.
Nota: Eu sempre achei o mercado de acções um mundo à parte que, muitas vezes, não bate com a realidade. Por isso, o seu comportamente vale o que vale.
Bate com a realidade na perfeição, grandes grupos investiram num período que era lógico que a subida ia acontecer e agora retiram os seus lucros.
Não é por tu dizeres que a queda dos mercados não tem nada a ver com as politicas de Trump que a crise nos mercados passa.
Segundo o CNBC “Dow cai 300 pontos com novas tarifas de Trump reacendendo a derrocada do mercado” https://www.cnbc.com/2025/03/10/stock-market-today-live-updates.html
A CNBC (oficialmente Consumer News and Business Channel), é um canal por assinatura da NBCUniversal dedicado a notícias de negócios (Retirado da Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/CNBC)
Em termos de credibilidade espero que todos estejamos de acordo que a CNBC percebe um pouquinho mais de mercados que tu.
O problema não é a descida, foi a subida, é lógico que ao mínimo sinal de quebra tudo ia recolher lucros
cai a pique como nunca, e ja estava previsto? voces desculpam tudo. procura ajuda
Não está a cair a pique como nunca, isso chamar-se-ia Sell off, no entanto políticas protecionistas leva a quedas, já aconteceu no passado
O Sr. Ricardo anda a precisar de ler um livro… “Economia para totós”, aconselho:)
Ricardo ja recebeste o bone vermelho made in china?
Estou admirado de não dizer que a culpa é da esquerda.
+1
Quem estuda e observa os mercados entende.
Também diziam que os preços das acções já tinham incorporado a penalização do efeito das tarifas e vê lá o que aconteceu
Ainda bem que tirei valores dos ETF da XTB a tempo… fonix
o Strumpf está a baixar o mercado para comprar a bom preço.. estratégia de que pode.. estejam atentos
O terramoto está feito o tsunami vem a caminho !
Enquanto uns vendem, eu compro em saldos Daqui a 10 anos, vou colher os frutos.
10 anos? Nem tanto
Estou a ser conservador, e sei muito bem, que bem antes disso vai recuperar e vou rentabilizar bem.
ISSO MESMO!!!!
Época de saldos,
Se fosse na R*ad10 Popu4lr, Wrt*en ou Cont*1ent3 “iam” todos a correr!
Pede 500 milhões, emprestados, com juros de 40%, ao ano.
Investindo, em criptomoedas, deves conseguir 10000 milhões, de lucros anuais. Dá para pagares, o crédito todo, em 2 anos e ainda terem 800000 milhões, em carteira, pelo menos.
está bom para quem tem dinheiro, pode comprar em “saldos” …
tal e qual!
Ainda há 63% acima do real valor, das acções, 30%, nas obrigações e 96%, nas cripto, do que os reais valores. Ainda há muita margem para descer.
Em vez de gastarem nas raspadinhas e totolotos, apliquem esse dinheiro nos “saldos”
E não vai ficar por aqui…
O Donaldinho vai dar cabo da América …o mais certo é as explosões continuarem até á grande explosão final….aí o gajo vai dizer : finalmente chegamos a Marte .
Trump não está preocupado com as bolsas, ou outras assuntos assuntos económicos, como a possibilidade de uma recessão, que se espera que o presidente dos EUA se preocupe. Um exemplo:
– Decretou taxas alfandegárias de 25% sobre as importações de aço e do alumínio que afeta diversos países, como o Canadá e o Brasil.
– A província de Ontário, Canadá, aprovou uma sobretaxa retaliatória de 25% na exportação de eletricidade para os estados do Michigan, Minnesota e Nova Iorque
– Trump fez aquilo que já tinha anunciado se houvesse retaliação – duplicou as taxas alfandegárias, até 50%, sobre o aço e o alumínio canadianos a partir de amanhã. As outras taxas alfandegárias, com o Canadá e o México, estão suspensas ate 2 de abril, mas, em resposta às taxas alfandegárias retaliatórias aprovadas pelo Canadá, Trump diz que: irá impor tarifas tão elevadas sobre os automóveis canadianos que “paralisarão definitivamente a indústria automóvel no Canadá”, reiterando que a “única coisa sensata” que o Canadá poderia fazer para as evitar seria tornar-se o “51.º Estado norte-americano”. Dada a integração da indústria automóvel nos três países, na produção de componentes e montagem, isso também afetará a indústria automóvel dos EUA.
E frisou Trump:
“Tal faria com que todas as tarifas e tudo o resto desaparecessem completamente. Os impostos dos canadianos seriam substancialmente reduzidos, estariam mais seguros, militarmente e de outra forma. Já não haveria um problema na fronteira norte, e a maior e mais poderosa nação do mundo seria maior, melhor e mais forte do que nunca. E o Canadá faria parte disso”.
Os mercados estão a reagir em queda a esta megalomania de Trump, que torna bastante provável uma recessão.
E o sp500 ainda vai rasgar ali mais um sportezinho
O SP500 ainda não caío 10%, e quedas de 10% ocorrem normalmente em cada ano e meio, pelo que estamos perante quedas normais. Claro que as tarifas originaram estas quedas, mas se não fosse isso, mais tarde ou mais cedo tínhamos estas quedas, é normal. O mercado americano subiu muito nos últimos tempos, nomeadamente as tecnológicas, pelo que uma correção é normal. A europa está-se a portar melhor este ano.
Trump e o namorado Musk andam a agitar os mercados. Agora temos de aturar estes 2 charlatães…
Eu vou esperar até começar a subir.
Quando isso acontecer invisto mais uns milhares no all world FTSE.
Estou no long run, para 20 anos, estas subidas e descidas não me afectam.
Só compro, nunca vendo.
Só invisto dinheiro que posso perder,