Tesla preparou Model Y com maior autonomia e mais barato, mas ainda não é para todos
Com muitas novidades a caminho já no próximo ano, a Tesla tem-se focado agora nas propostas que tem no mercado e que podem ser compradas. As suas duas novas fábricas vão certamente aumentar o ritmo de entregas e isso é muito positivo.
Agora, e do que se sabe, a marca de Elon Musk tem uma novidade a ser preparada. Irá lançar um novo Model Y com uma autonomia maior, mas curiosamente com um preço mais reduzido face ao que existe hoje.
Na recente apresentação da nova Gigafactory do Texas ficou pouco claro o que iria distinguir os carros fabricandos neste novo local. É normal a marca revelar algumas mudanças, mesmo que discretas e muito pouco úteis para os utilizadores.
Agora tudo parece ter ficado mais claro e mais direto para o que mudou. Sabe-se que a Tesla irá apresentar em breve um novo modelo do Model Y, com maior autonomia e com um preço mais baixo que os modelos agora disponíveis para compra.
O que distingue este novo modelo é mesmo a autonomia que este carro irá ter. A marca irá equipar esta proposta com a nova tecnologia de baterias células 4680, que irá garantir uma nova estrutura e uma melhor configuração.
Com esta nova configuração o novo Model Y irá conseguir uma autonomia de 450 quilómetros numa estrutura muito menor. Estas novas baterias são maiores que as normais propostas da Tesla, mas conseguem ter cinco vezes mais capacidade. Assim, e com menos baterias, conseguem mais quilómetros e menos espaço ocupado.
Outra novidade que este Model Y Standard Range AWD vai trazer é o seu preço, que ficará mais baixo. Com uma proposta base de 59.990 dólares, ficará cerca de 3 mil dólares mais barato que a atual proposta, o Model Y Long Range AWD.
Por agora este novo Tesla parece estar limitado nas suas vendas e não está acessível ao público geral. A marca de Elon Musk quer por agora garantir o acesso apenas aos seus funcionários, a quem já entregou alguns carros deste novo modelo.
Este artigo tem mais de um ano
59.990 dólares.
É o que eu digo, elétricos ainda são carros para ricos.
Vai demorar muitas décadas até termos um parque automóvel predominantemente elétrico.
Aquilo é equiparável a um X3 ou GLC por isso também é normal não custar trocos…
O Pessoal gosta de comparar o incomparável… Tendo em conta um qualquer carro de gama média, BMW 320, Mercedes 220, X3, GLC, GLA, etc… anda tudo à volta do mesmo preço, comparar o preço de um tesla com o de um Sandero… é que não dá.
Lamento mas não é, a Tesla não é uma marca premium, os preços são caros porque os carros elétricos são caros. Por exemplo o model Y compete com Kia ev6, Hyundai Ioniq 5, Ford Mach e, etc…
nenhum desses tem possibilidade de 7 lugares
Quanto é que custa um carro a combustão da mesma gama?
a fazer 5s dos 0-100? ou 3.5s ?
Podes ter carros da mesma gama a fazer um a fazer 5s dos 0-100 e outro 3.5s.
A gama de um carro não é definido pelo tempo dos 0-100.
O Dacia Spring (100% eléctrico) custa cerca de 18.000 €
Sim, é ligeiramente mais caro que um a combustão, mas não me parece um preço só para ricos.
O Spring tem design infantil, é lamentável.
Mesmo design que a versão a gasolina….. diferença de 3.500€
Ao design fecha-se os olhos, dá para habituar. O pior é ser um carro muito limitado, só para umas voltinhas em cidade ou estradas secundárias. Para viajar em auto-estradas não serve, era preciso parar quase a cada 100 kms.
https ://cdn.vidaativa.pt/uploads/2019/11/765_360_122958-fresh-fishes-on-ice_1555958606.jpg
Carro eléctrico NUNCA, mas nunca mesmo, vai ser para todos. Em dez anos a tonelada de lítio multiplicou o preço mais de 15 vezes. Quanto mais lítio for extraído, menos lítio sobrará para extrair, logo com preços cada vez maiores.
é uma forma de ver as coisas; as reservas inesgotáveis de Petroleo e Gas é que fazem com que o seu preço esteja sempre próximo do -zero 😉
adoro gente cheia de certezas: “NUNCA, mas nunca mesmo” 😀
mas quem é que te disse, de forma perentória e definitiva, que no futuro o lítio vai ser necessário nos carros elétricos?
nem atualmente é o único elemento utilizado nos carros elétricos quanto mais no futuro…
Correcto, há o sódio, que é muito mais abundante e mais barato, mas no actual estado da tecnologia tem uma densidade energética mais baixa. O que obrigava a acrescentar muito mais peso aos carros, que já com o lítio são pesadíssimos. Por isso ainda não foi utilizado comercialmente.
Grunho, esqueces o desenvolvimento. Daqui a 5 anos tens metade da bateria para o dobro da autonomia, a inteligência humana não para.
Em 10 anos as baterias já nem vão ser de lítio…
Isso é evolução
Atenção à informação. O tamanho das baterias (pilhas) é maior, e são mais densas energeticamente, mas a quantidade de baterias montadas é inferior e a autonomia deste novo modelo é efetivamente mais baixa que os modelos Y actuais. Corrijam isto, até porque, como é obvio, não fazia sentido oferecer mais por menos. Era bom que assim fosse…
Há por aí alguém que tenha uma noção do valor comercial de um carro eléctrico ao fim de 6/8 anos? Ou que já tenha comprado um?
Standvirtual, por exemplo – filtras por ano – filtras por combustivel.
De nada.
A história do Bocage e a última moda!
Ao Bocage no tempo que os alfaiates faziam fatos por medida, e alguém ofereceu pano a metro para mandar fazer um fato! O Bocage dobra o pano e metê-lo ao ombro o qual o trazia sempre! Alguém lhe pergunta, Bocage porque trazes o pano as costa? Responde, estou à espera da última moda! O Boje morreu com o pano as costas e a última moda nunca chegou.
Coments desnecessários e um cheirinho à velha história da raposa e das uvas…”estão verdes” ou seja, não posso ter um elétrico então vou dizer mal.
O carro elétrico veio para ficar e vai ser o futuro. Vão intensificar as restrições aos motores de combustão.
Vai acontecer como nos telemóveis no inicio eram caros e tijolos, agora são elegantes e com uma autonomia considerável. Vão aparecer novas baterias de lítio em estado sólido e lítio + enxofre etc… que vão aumentar bastante a autonomia. É só aguardar….
E o que diz a sua bola de cristal como se vão fazer os carregamentos? É que enquanto for preciso ligar o carro a uma tomada, os carros eléctricos nunca serão o futuro. Isso é o que diz a bola de cristal da lógica e do bom senso.
Caro SM, então toda a industria automóvel que está a gastar triliões na atualização /viragem para o elétrico, está a fazer aposta errada…por causa da “tomada” 🙂 e do seu bom senso! Boa Páscoa!