Airbus A380 executou um voo alimentado por óleo alimentar
O maior avião de passageiros do mundo está a ser utilizado como teste para o uso de combustíveis sustentáveis na aviação. Um Airbus A380 voou alimentado por um combustível 100% sustentável feito a partir de óleo de cozinha.
Este foi o terceiro avião da empresa a voar abastecido a 100% com combustíveis sustentáveis em 12 meses.
De acordo com um comunicado de imprensa, a Airbus realizou o primeiro voo do A380 totalmente abastecido por Combustível de Aviação Sustentável (em inglês, SAF). Neste caso, este foi feito a partir de óleo alimentar e outros resíduos de gordura.
Passavam oito horas e 43 minutos do dia 25 de março, sexta-feira, quando o Airbus A380 descolou do aeroporto de Blagnac, em Toulouse, França. O avião voou durante aproximadamente três horas, equipado com um motor Rolls-Royce Trent 900 alimentado com combustível sustentável.
Posteriormente, um segundo voo aconteceu no dia 29 de março, por forma a testar a descolagem e aterragem de um avião abastecido com combustíveis sustentáveis. Com este, o maior até agora, a Airbus já colocou no ar três aeronaves alimentadas a 100% por SAF, no espaço de 12 meses: em março de 2021, voou o Airbus A350, e, em outubro do mesmo ano, voou o 319neo.
Para o voo que aconteceu no dia 25 de março, o primeiro do A380, a Airbus utilizou 27 toneladas de SAF não misturado. Este foi fornecido pela TotalEnergies e era constituído por óleo de cozinha e outros resíduos de gordura.
Resultados do voo da Airbus muito promissores
A utilização de SAF demonstrou-se promissora e com potencial para reduzir as emissões da indústria de aviação – esta representa cerca de 2% das emissões globais de dióxido de carbono, anualmente.
Aumentar a utilização de SAF continua a ser um caminho fundamental para alcançar a ambição da indústria de zero emissões líquidas de carbono até 2050.
Disse a Airbus, no comunicado, mencionando o relatório Waypoint 2050, que refere que o SAF poderá contribuir entre 53% e 71% para a redução de carbono necessária.
Atualmente, todos os aviões da Airbus estão certificados para voar abastecidos com até 50% de SAF misturado com óleo de parafina. Contudo, o objetivo da empresa passa por conseguir a certificação de voos alimentados a 100% por SAF antes de 2030.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Agora já sei porque me cheirava a fritos no outro dia…
Estes aviões estão estacionados no aeroporto aqui perto de casa, e asseguro que não cheira a nada. Para além do voo do dia 25, ontem fizeram outro ao fim da tarde.
A única diferença que notei foi menor ruído, o que é bastante positivo, pois quando os 380 passam por cima da minha casa a poucas centenas de metros de altura, o ruído é bem superior ao de ontem e do dia 25.
E carros a óleo vegetal? Ate se sente o cheiro a batatas fritas ahahah
Boa ideia, mau timing.
Podiam começar pelo transporte marítimo, era menos arriscado e igualmente necessário…
Faltou esmiuçar que as “outras gorduras” (de Altíssima concentração) eram derivadas das 348 operações de redução de gorduras operadas em pessoas obesas e que deram o seu consentimento para o uso em bem da humanidade!!!
“Óh Joana, estás a fazer batatas fritas? ..Ah não ligues, é um avião da British Airlines a passar.”
Óleos vegetais esses que estão caríssimos. Fogem dos combustíveis derivados do petróleo para se meterem noutros igualmente caros.
Aproveitamento de óleos alimentares usados, reencaminhados para reciclagem.
Qual a percentagem? Mínima… A quantidade de óleos vegetais reciclados da indústria e domésticos são uma proporção ínfima.
Precisávamos de quase todo o óleo alimentares usado no país durante um ano para fazer descolar um A380 uma ou 2 vezes. É pouco, mas sempre é alguma coisa.
É. Depois digam que andam com o cabelo oleoso.
😀 essa está boa 😀
Dia 1 de Abril. Dia das mentiras seus patos 😀
Olha, temos aqui um Sherlock.
Ou dia de Putin. Vai dar no mesmo.
Por acaso é o dia em que um otário de um Rei Francês resolveu, festejar o ano novo dia 1 de janeiro.
Os que se recusaram, vieram a chamar ao dia 1 de Abril( O verdadeiro dia em que se festejava o ano novo por diversos dias seguidos )…o das mentiras..
Portanto nem o Putin tem direito, ao dia, Já um nobre Francês o reclamou..
Sim, conheço a história, mas foi mais cedo, na altura da passagem do calendário juliano para o gregoriano estudo mandado fazer pelo Papa Gregörio XIII e excutado pelo estudioso “italiano” Aloysius Lilius. Foi promulgado pelo Papa em 1582 – século em que sou especialista . Entretanto, após o rei francês adoptar o dito calendário, uma região de França recusava-se a alterar a data para1 de Janeiro e, desde então, foran alvo de piadase enganos o que levou praticamente toda a Europa e países dependentes a usar a data como o dia dos enganos ou mentiras. O eu ter referido Putin, é a brincar, claro, pois o homem mente que se farta e anda um pouco enganado sobre o real apoio que tem nos países vizinhos.
Onde se vende o óleo de fritar?
Então vou começar a vender o meu óleo usado… abram a pestana.
Ao preço que o óleo está, mais valia gasolina
ao menos o óleo não polui tanto…
polui mais..
Basta ver o que acontece nos diesel onde a malta adiciona óleo no combustível 😀
Esta cheira a 1 de Abril…
Peta de 1º de abril azeiteira descarada
Eu sei que antigamente o pessoal metia óleo fula nos automóveis e aquilo funcionava bem.
Era um bocado de gasolina e o resto era óleo.
Várias pessoas me contaram destas histórias.
Resultado, era um cheirete para quem ia atrás daquilo e para acabar com a brincadeira o óleo aumentou de preço e deixou de compensar.
Se é possível fazer isso num avião, com especificações próprias e alta complexidade, não me parece que aqueles motores de alto rendimento habituados a filé mignon se passem a contentar com restos…
Pode muito bem acontecer que a meio do voo, já fartos de comer óleo, decidam fazer greve de zelo…
Atenciosamente, PorcoDoPunjab
Não foi só o óleo ter aumentado como começou a ser fiscalizado, qualquer um pode usar esse tipo de combustivel, mas tem de pagar ISP, depois até se arranjou uma solução para não pagar ISP.
Eu pessoalmente fazia biodiesel, e misturava com gasóleo, não se dava por isso e apenas usava 20 % de gasóleo, mas depois veio a proibição de produzir estes combustíveis sem licença, e acabou….
Estes motores são normalíssimos, trabalham até com lenha se for preciso, o que é necessário é um combustível que ao queimar liberte calor, o combustível que usam (querosene) tem +- o mesmo poder calorífero que o óleo alimentar.
O futuro é óleo alimentar…. LOOOL